Armação dos Búzios foi tema do “Estrelas na TV”, programa da Rede TV, nos três primeiros sábados deste mês de março. Ao todo, três blocos de aproximadamente 30 minutos sobre a cidade foram ao ar. O principal assunto abordado foi o turismo do balneário, que se auto intitula “o mais badalado do Brasil”.
Os convidados foram o prefeito da cidade, Alexandre Martins (REP), e os secretários de Turismo e da Mulher e do Idoso, Maycon Siqueira e Daniele Martins.
No primeiro bloco, o diretor e apresentador, Wagner Oliveira, conversou com Alexandre sobre as dificuldades em administrar a 5ª cidade mais visitada do Brasil. O gestor disse que é extremamente prazeroso acordar todos os dias e saber que está à frente de um município como Búzios.
Alexandre fez questão de falar que a cidade não é só praia, apesar de ser o ‘carro-chefe’ do turismo local. Inclusive, mencionou o fato de, recentemente, a Praia do Forno ter conquistado o selo ambiental da bandeira azul.
Durante o bate-papo, ele exaltou bastante a cultura local, mencionando que Armação dos Búzios também é uma cidade de quilombolas, caiçaras e pescadores. Além disso, o prefeito destacou que o município tem muitos eventos valorizando a gastronomia, natureza e, até mesmo, a vida noturna.
Assim como ele, o segundo convidado, o secretário de turismo, destacou que o município é visitado por turistas de todas as partes do mundo. “Recebemos mais de 70 nacionalidades por ano em Búzios”, disse o secretário.
Por ano, cerca de 2 milhões de pessoas passam pelo balneário. Neste Carnaval, aproximadamente 400 mil visitantes frequentaram o local, que tem 50 mil moradores.
Maycon também falou sobre a maior dificuldade de sua gestão, que é manter a cidade “viva o ano inteiro”. Assim como para o prefeito, o secretário afirma que é desafiador manter sempre o padrão que os visitantes merecem, já que a infraestrutura deve garantir acolhimento a todos, independente de suas culturas.
Por último, a entrevistada do último bloco foi Daniela Martins. Ela falou sobre vários assuntos relacionados à violência contra a mulher e investimento em políticas públicas para combater esse tipo de crime.
No último ano, o município foi alvo de vários crimes contra a mulher, sendo que alguns ganharam destaque nacional. Por isso, a secretária afirmou que vem trabalhando continuamente para atender e acolher todas as vítimas deste crime. Ela pontuou ainda os tipos de violência e explicou a importância de procurar ajuda.
As gravações foram feitas em etapas e transmitidas nos últimos dias 4, 11 e 18. As entrevistas na íntegra podem ser conferidas nos seguintes links:
Secretária da Mulher e do Idoso.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).