O secretário de Saúde de Búzios, Leônidas Heringer, esteve recentemente reunido com a secretária estadual de Saúde, Dra. Cláudia Silva, e a direção do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ). O encontro também contou com a presença de Aristides Oliveira, representante do Ministério da Saúde.
A pauta principal da reunião foi a nova política de financiamento da Atenção Especializada proposta pelo Ministério da Saúde. A proposta ministerial prevê uma mudança significativa na lógica de financiamento: a transição do modelo atual de pagamento por procedimento para um modelo baseado em linhas de cuidado integral.
Segundo o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, essa nova abordagem tem o potencial de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, ao focar em uma assistência mais holística e centrada no paciente: “A mudança proposta é um desafio enorme, mas representa uma necessária mudança de paradigma”.
A secretária estadual de Saúde, Dra. Cláudia Silva, ressaltou a importância da discussão e da colaboração entre os diferentes níveis de governo para a implementação bem-sucedida dessa nova política: “Estamos empenhados em trabalhar juntos para garantir que essa transição ocorra da forma mais eficiente possível, beneficiando toda a população do estado”, afirmou.
O representando o Ministério da Saúde, Aristides Oliveira, enfatizou que a mudança é fundamental para modernizar e tornar mais eficiente o sistema de saúde brasileiro: “A adoção de linhas de cuidado integral permite um acompanhamento mais próximo e contínuo do paciente, resultando em melhores desfechos clínicos e maior satisfação dos usuários”.
A reunião foi considerada produtiva por todos os participantes, que se comprometeram a continuar trabalhando em conjunto para enfrentar os desafios e garantir a implementação eficaz da nova política de financiamento da Atenção Especializada.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).