A Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, por meio da Búzios Film Commission, participou nesta quarta-feira (3) de uma audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados para discutir a regulamentação das film commissions no Brasil e o papel do audiovisual no fortalecimento do turismo.
Durante o encontro, o município apresentou sua experiência no uso estratégico das produções audiovisuais para promover Búzios e gerar impacto econômico positivo para a cidade.
O coordenador da Búzios Film Commission, Leandro Araujo, destacou que o turismo cinematográfico cria um legado duradouro, mantendo a atratividade de um local mesmo após o término das filmagens. Ele defendeu a criação de uma política nacional para film commissions, com processos padronizados que ofereçam previsibilidade às produções, sem comprometer a identidade cultural de cada destino.
A audiência reuniu representantes da Embratur, Ministério da Cultura, SPCine, RioFilme e outras film commissions, com o objetivo de subsidiar o parecer sobre o Projeto de Lei 1384/24, que regulamenta o setor. Nesse contexto, a Búzios Film Commission foi apresentada como caso de sucesso, por facilitar filmagens e consolidar o município como destino para produções nacionais e internacionais, fortalecendo tanto a cultura quanto o turismo local.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.