O Instituto Butantan recebeu na manhã desta terça-feira um lote de 12 mil litros de Insumo Farmacêutica Ativo (IFA), vindo da China e suficiente para a produção de 20 milhões de doses da CoronaVac. É a maior remessa de matéria-prima para imunizantes contra a Covid-19 já recebida pelo instituto.
A produção com base nesses insumos deve levar de 15 a 20 dias. Assim que prontas, as doses da vacina serão enviadas ao Ministério da Saúde e redistribuídas a todos os estados por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Ao todo, o Butantan já liberou 53,1 milhões de doses da CoronaVac ao PNI, número que deve chegar a 83 milhões até o esgotamento da matéria-prima já disponível para o instituto. O contrato fechado com o governo federal prevê a entrega de 100 milhões de vacinas até 30 de setembro.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que acompanhou a chegada do lote de IFA no Aeroporto Internacional de Guarulhos, afirmou que o Butantan deve atingir essa entrega antes de 30 de agosto, isto é, com mais de um mês de antecedência.
*Com informações dO Globo.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.