InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (9)

Marcelo Magno de olho nas obras nos distritos; O disse-me-disse sobre José Bonifácio; RC Cast traz Raquel Trevisan; Vantoil Martins na expectativa pelo aniversário de Iguaba; A Moeda Social de Búzios e os novos projetos para grávidas; O veto de Lívia de Chiquinho que gerou indignação na Câmara; Palestra sobre Caminhos de Darwin em São Pedro; A repercussão da morte de David Miranda... E muito mais!

OBRAS NOS DISTRITOS

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (9) começa por Arraial do Cabo, onde teve início uma nova fase do Projeto Água para Todos, nos distritos. O prefeito do município, Marcelo Magno (PL), foi acompanhar o andamento da obra junto à Prolagos. A concessionária começou a fazer a ligação da adutora que foi implantada em Novo Arraial à adutora já existente, em Figueira. O próximo passo será a instalação de 17km de extensão de rede. Estiveram na visita técnica o secretário de Turismo, Junior Chuchu, e os vereadores Alexandre Galego (REP), Pedro Caju (UNIÃO), Ayron Freixo (REP), Professor Tayron (UNIÃO), Neném da Cabocla (PV) e Tukinha (PSDB).

MAIS OBRAS

Por falar em obras nos distritos, a construção do Pronto-Socorro, em Figueira, sonho antigo da população, está a todo vapor. Marcelo Magno também aproveitou para vistoriar o andamento dos trabalhos por lá. Estiveram na visita técnica os vereadores Galego, Pedro Caju, Ayron Freixo, Professor Tayron, Neném da Cabocla e Tukinha.

PREPARATIVOS PARA FESTA

Aliás, faltam poucos dias para as festividades em comemoração ao aniversário de 38 anos de emancipação político-administrativa de Arraial do Cabo. O prefeito da cidade foi fazer uma visita técnica ao local do evento. A comissão, formada pelo secretário de Turismo, Junior Chuchu; pela secretária de Segurança Pública, Magda Fraga; pelo diretor de eventos, Max Magalhães, e pelo chefe da coordenadoria do COMTRANS, Ciro Pereira, tratou dos últimos detalhes do evento, que será realizado entre os dias 12 e 14 deste mês.

FEDEU EM NIKITI

O escândalo envolvendo o ex-vereador Ton Porto (PDT), cujo o nome aparece numa listagem funcionários fantasmas da prefeitura de Niterói, continua rendendo no Cabo, e ao que parece, vai continuar a sangrar o prefeitável. Isso porque o vereador niteroiense Douglas Gomes (PL) discursou sobre o caso na sessão da Câmara de Niterói, nesta terça-feira (9). O parlamentar afirma que são mais de R$ 400 mil em um ano, e assegurou que vai cobrar de volta aos cofres públicos da cidade essa dinheirama recebida pelo Ton e seu grupo. Que situação constrangedora, hein?! Com que “cara” Ton vai pedir voto amanhã em Arraial depois dessa denúncia? Fica complicado se fazer de “honestíssimo” diante dessa situação.

BOATARIA QUE CANSA

Em Cabo Frio, mais uma vez – a enésima – um boato de que o prefeito José Bonifácio (PDT) estaria internado por conta da piora em seu estado de saúde chegou à redação do Portal RC24h. Isso está acontecendo dia sim, dia não. Hoje, por exemplo, foi dia sim, porque ele não apareceu para o evento de entrega do cartão da moeda social Itajuru no bairro do Jacaré. É preciso ter muito cuidado para apurar esse tipo de notícia, e a situação está ficando muito desagradável. É importante que a população tenha acesso a essas informações, afinal de contas o Zé está realmente doente, fazendo tudo que é necessário para continuar a vida normal e comandando o município. Todos sabem que ele luta contra um câncer há mais de três anos. Com a boataria tomando conta fica difícil, complicado e cansativo para quem é da imprensa quase todo dia ter que apurar a informação de que Zé piorou, foi internado e uns até exagerando, dizendo que ele faleceu.

EXPANSÃO DA MOEDA ITAJURU

Conforme a coluna Boca Miúda já havia adiantado, a Moeda Social Itajuru enfim chegou para mais 500 famílias de Cabo Frio. O programa de transferência de renda está disponível, a partir desta terça-feira (9), para moradores do bairro Jacaré. A entrega aconteceu na Praça do Pomar, onde os beneficiários receberam os cartões carregados com 220 itajurus, valor que será depositado mensalmente. Estiveram presentes na cerimônia o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves, os secretários de Cabo Frio, de Saúde, Janio Mendes; e de Governo, Betinho Araújo, e o vereador cabo-friense Jean da Autoescola (PL), além de outras autoridades municipais.

BATE…

O secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, Jefferson Buitrago, procurou o Portal RC24h nesta terça-feira (9) para comentar sobre as acusações do vereador Roberto Jesus (MDB) sobre uma suposta “caixa preta da Mobilidade Urbana”. Segundo Jefferson, a pasta não tem caixa preta nenhuma e “todo dinheiro que entra na Mobilidade Urbana é contabilizado pela Prefeitura”. Buitrago alega que o parquímetro pode, eventualmente, dar defeito, como, às vezes, dá defeito no caixa eletrônico, como o celular fica fora do ar. Além disso, segundo ele, a maioria dos pagamentos é feito em cartão e o pouco dinheiro que entra, em espécie, no parquímetro é auditável pelo Tribunal de Contas, Ministério Público ou por quem é de direito. “Eu não entendi a história da caixa preta”, disparou. O secretário ainda disse que “para fazer oposição, o cara tem que se preparar e não é falar a primeira besteira por aí, sem saber do que se trata”.

…REBATE

Em tréplica, Roberto Jesus disse a coluna que “os valores que eu trouxe a público são dados reais e comprovados”. “Acontecer o que aconteceu na sessão de quinta-feira passada, uma articulação da base para reprovar um requerimento que busca transparência, é no mínimo duvidoso”, continuou Jesus. O parlamentar afirmou que as contas da Prefeitura deveriam ser públicas, mas não são. “Nem com um pedido nosso solicitando informações de quanto o município tem em caixa nós consigamos ter acesso, porque a base do governo reprovou”, disparou o vereador. Jesus ainda fez uma provocação: “Ele deve estar chateado comigo porque numa fiscalização no Centro de Reabilitação Municipal, no Novo Portinho, eu flagrei a filha dele que tinha assinado o ponto até o final do mês e nem lá ela estava”. Que coisa, hein?

OBRAS EM CABO FRIO

Na manhã desta terça-feira (9), o secretário de obras de Cabo Frio, Vanderson Bento, foi às ruas para vistoriar as obras que estão em andamento em vários bairros da cidade e aproveitou para ouvir moradores. O bairro do Jacaré foi o primeiro a ser visitado. Em sequência, Vanderson passou pelo Guarani e finalizou o cronograma no Manoel Corrêa. Durante as idas nos bairros, o secretário esteve acompanhado também de sua equipe de engenheiros e fiscais de obras que conduzem o progresso e estudo das operações.

TEATRO VEM Aí

Os vereadores de Cabo Frio Miguel Alencar (UNIÃO) e Davi Souza (PDT) fizeram uma publicação conjunta nesta terça-feira (9) para anunciar que o Teatro Municipal está a um passo de receber o alvará de funcionamento. Os parlamentares foram ao Quartel Central do Corpo de Bombeiros para tentar viabilizar a reabertura do Teatro Municipal. Eles receberam, das mãos do Cel. Guijarro, diretor de serviços técnicos da corporação, e do Cel. Luz, comandante do 5° CBA, a lista de exigências para a emissão da autorização de funcionamento. “Hoje, só depende que a Prefeitura comprove que cumpriu essas exigências”, explicaram. O local está fechado desde 2017.

RECURSOS INTERNACIONAIS E AMPLIAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NAS DISCUSSÕES AMBIENTAIS

A bióloga e secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Raquel Trevisan foi a entrevistada do podcast desta terça-feira (9). Raquel, que recém assumiu o novo cargo, já avisou que a revisão quinquenal vai acontecer em 1º de junho, com os 13 municípios da Baixada Litorânea e as concessionárias de água e esgoto. Raquel tem trabalhado bastante junto ao presidente do consórcio, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e o vice-presidente, prefeito de Iguaba, Vantoil Martins. Segundo ela, as verbas são importantes para que o trabalho se desenvolva e uma das metas é trazer recursos internacionais e aumentar participação social nas discussões. “A gente está em momento de mudança. É importante ter consciência que todos devem ter participação”. Confira na íntegra.

CONTAGEM REGRESSIVA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) está na contagem regressiva para o aniversário da cidade, comemorado em junho. Isso porque a data também significa um cronograma de inaugurações e lançamentos de pedras fundamentais. Numa entrevista a uma rádio local, nesta terça-feira (9), Vantoil também fez um balanço geral sobre o seu governo desde quando assumiu mandato tampão, há quatro anos. Entre os destaques, falou sobre “burocracia zero” para a instalação de empresas na Zona Especial de Negócios (ZEN). Ainda no assunto de política econômica, Vantoil comemorou o aquecimento do mercado comercial na cidade, que já conta com grandes empresas (como Sicoob, Casa e Vídeo, Drogaria Pacheco) e têm outras por vir (como Caixa, Santander e Supermarket).

MOEDA SOCIAL E NOVOS PROGRAMAS

A Prefeitura de Búzios iniciou a semana com mais uma inauguração: a nova sede da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. A cerimônia, na noite desta segunda-feira (8), contou com a participação do prefeito, Alexandre Martins (REP), da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, do secretário do Idoso, Nilton César e os vereadores Josué Pereira (PL) e Dom de Búzios (PROS), além de demais autoridades do Poder Executivo Municipal. A anfitriã da noite, Joice Costa, anunciou diversos programas que a prefeitura lançará por meio da secretaria. Entre elas, o “Kit Natalidade”, uma assistência a mães que não tem condições de comprar as peças de saída do hospital para seus bebês recém-nascidos, e o “Colinho de Mãe”, com bolsa, banheira, fralda, kit e roupinha para os bebês. Além disso, será implantada uma Moeda Social no município, a Gera Búzios. O foco é uma política de transferência de renda, aprovada na Câmara Municipal, por meio da qual será disponibilizada a moeda social, que ainda possibilitará um giro econômico para o município.

DISCUSSÃO NA CÂMARA

Por falar em Búzios, na sessão da Câmara desta terça-feira (9), os vereadores falaram sobre o transporte alternativo da cidade. Recentemente, a Cooperbúzios anunciou o aumento de 25% no valor das passagens das vans em Búzios, passando de R$ 4,00 para R$ 5,00, a partir do mês de junho, sob justificativa de aumento do combustível e peças de manutenção. Os vereadores questionaram, entretanto, a qualidade do serviço oferecido: más condições de alguns veículos; lotação em determinados horários, com passageiros sendo transportados em pé e trechos que não são atendidos. O presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Samuel da Byke (PROS), disse que pretende realizar uma reunião com os presidentes das cooperativas Cooperbúzios e Coopergeribá na próxima segunda-feira (15), às 15 horas no plenário da Casa. A população poderá participar. Além do aumento das passagens e condições das vans, os vereadores Raphael Braga (UNIÃO) e Josué Pereira (PL) também falaram da necessidade da licitação do transporte público na cidade.

VETO GEROU POLÊMICA

A vereadora de Araruama Penha Bernardes (PL) foi às lágrimas na sessão da Câmara desta terça-feira (9) ao lembrar da filha durante uma justificativa contra o veto da prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), a um Projeto de Lei. O PL criava o programa de equoterapia para crianças com deficiência do município. Penha lembrou que a filha, Isabella, que faleceu há quatro meses, tinha síndrome de Down e que um projeto como esse poderia ajudar mães com filhos nessa condição. A vereadora apontou falta de empatia da prefeita. Mesmo sendo da base, o autor da proposta, Aridinho Martins (UNIÃO), também mostrou descontentamento com atitude de Lívia e, em tom de desabafo, disse que fez sua parte. O momento está disponível acima. O veto de Lívia foi mantido pela Câmara. Apenas Penha, Oliveira da Guarda (MDB) e Aridinho se posicionaram contra.

PAPEL DE MÃE

Aliás, por falar em Penha, na tarde desta terça-feira (9), a parlamentar deixou um pouco os afazeres de vereador de lado para vestir a roupa de “supermãe” e foi prestigiar a filhota na festa de Dia das Mães da escola. Teve apresentação e aquela festinha de praxe. Depois da tensão mais cedo, olha o sorrisão da vereadora com a pequena Isadora.

DESFILE CÍVICO

Conforme você leu na coluna Boca Miúda desta segunda-feira (8), o município de Saquarema completou 182 anos de emancipação político-administrativa. A comemoração contou com desfile cívico e a prefeita, Manoela Peres (UNIÃO), marcou presença. Nas redes sociais, a chefe do Executivo disse que “foi uma celebração linda em cada detalhe: músicas, coreografias, apresentações e figurinos” e ainda agradeceu pela participação e dedicação da galera.

PALESTRA DOS CAMINHOS DE DARWIN

A visita de Charles Darwin à Região dos Lagos durante sua expedição à América do Sul, em 1832, foi um dos temas de palestra realizada nesta segunda-feira (8), no Cine Estação, em São Pedro da Aldeia. A exposição teve a presença dos servidores da secretaria de Turismo e foi ministrada pela geóloga, idealizadora do projeto Caminhos de Darwin, Kátia Mansur. A iniciativa teve como objetivo a qualificação dos turismólogos da pasta para melhor atender turistas e visitantes do município. Antes da palestra, os servidores percorreram a Trilha dos Cardeiros, na Praia do Sudoeste, com Kátia Mansur e o geólogo Jhone Araujo. Durante o trajeto, os pesquisadores realizaram um estudo geológico do local, colheram amostras, dados e fotografias das formações rochosas características da trilha. A visita técnica também serviu para qualificar a equipe da Secretaria de Turismo para o atendimento na visitação guiada ao local, com monitores da pasta.

MORRE DAVID MIRANDA

O ex-deputado David Miranda (PDT), faleceu aos 37 anos nesta terça-feira (9) no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde agosto de 2022 para tratar inicialmente de uma infecção gastrointestinal, que evoluiu para um quadro de sepse, devido a infecções sucessivas. Em abril de 2022, David Miranda esteve em Cabo Frio para o evento de lançamento da pré-candidatura a deputado estadual de Janio Mendes (PDT) e concedeu entrevista exclusiva ao Portal RC24h. Na entrevista, disponível acima, ele falou sobre a mudança de partido do PSOL para o PDT e alertou que o problema da política hoje é que a maior densidade do que acontece não é acompanhada pelo povo brasileiro. Nas redes sociais, autoridades da área de cobertura do Portal se posicionaram sobre a morte de David, como o vereador de Cabo Frio, Davi Souza (PDT), correligionário do ex-deputado. Além dele, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), escreveu que o ex-deputado era “um democrata que por muitos anos se dedicou a vida pública e lutou pelos ideais da justiça e igualdade social”.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo