InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (9)

Os bastidores do encontro de Fábio do Pastel, Vantoil Martins, Marcelo Magno, Alexandre Martins, Manoela Peres e Ramon Gidalte em São Pedro da Aldeia; José Bonifácio não é convidado, participa de evento político no Rio e sindicato protesta sobre concurso na sessão da Câmara; Tenente-coronel Oliveira no RC Cast; Arraial aprova política de bem estar animal; a situação de Grasiella; vereadores de Búzios aprovam contas de Mirinho; hospital de São Vicente segue rendendo em Araruama... E muito mais!

ENCONTRO DE PREFEITOS

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (9) começa com um café da manhã entre prefeitos da região realizado em São Pedro da Aldeia. Além da troca de experiências, que é muito sadia na gestão pública, eles conversaram sobre investimentos do Governo do Estado. Participaram os chefes do Executivo de cinco cidades da Região dos Lagos – o anfitrião, Fábio do Pastel (PL); o de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID); o de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL); o de Búzios, Alexandre Martins (REP); e a de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO). Além deles, o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (CID), também marcou presença, assim como secretário de Educação de Saquarema, Antônio Peres, e o assessor especial da Prefeitura de São Pedro Edmilson Bittencourt. Chamou a atenção a ausência do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e a chefe do Executivo de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP). Lívia informou que estava em uma reunião com o secretariado na ocasião. Já José Bonifácio disse à coluna que não foi convidado e ainda alfinetou dizendo que, como Cabo Frio não recebe investimentos do estado, não tinha porque ter sido chamada.

NADA CONTRA ZÉ

Por outro lado, quando soubemos que Zé Bonifácio não tinha sido chamado ao encontro, conversamos com Marcelo Magno, articulador dessa reunião, para saber o porquê. Segundo o prefeito cabista, ele não convidou porque foi reunião dos prefeitos que estão alinhados e que apoiam Cláudio Castro (PL) à reeleição. No entanto, Magno fez questão de salientar que ele não tem nada contra Zé, pelo contrário, “muito carinho e admiração”.

ENCONTRO PROVEITOSO

A coluna conversou com o prefeito iguabense, Vantoil, que disse que foi um encontro muito produtivo e foi o primeiro de uma série de outras reuniões para “conversarmos e trocarmos experiências sobre gestão”. A iniciativa partiu de Marcelo Magno e o próximo encontro será dentro de 30 dias em Búzios. Vantoil destacou que os prefeitos têm interesses iguais e que a Região dos Lagos é muito aflorada para o turismo. Além disso, há uma lagoa que une os municípios e as concessionárias de energia, água e esgoto são, praticamente, as mesmas em toda a região (Enel, Prolagos e Águas de Juturnaíba). Martins também lembrou da proximidade de uma eleição e afirmou que é momento oportuno para um encontro tão interessante. Sobre a experiência pessoal no encontro, Vantoil destacou poder conhecer melhor projetos desenvolvidos em Saquarema em áreas como saúde e educação.

CEMITÉRIO NOVO

Após a reunião, a chefe do Executivo saquaremense Manoela Peres continuou em São Pedro da Aldeia e foi levada pelo prefeito da cidade, Fábio do Pastel, até as obras do novo cemitério municipal, no bairro do Retiro. Como dá para ver pelas fotos acima, o projeto promete entregar um espaço bem moderno. Segundo a Comunicação aldeense, a tecnologia empregada no local é um diferencial da estrutura. Segundo a Prefeitura, a conclusão desta primeira fase da obra está prevista para aproximadamente 15 dias..

ÔNIBUS NAS RUAS

Por falar em São Pedro da Aldeia, a terça-feira (9) foi marcada ainda como o primeiro dia da Prefeitura operando o transporte público através de ônibus alugados. Fábio do Pastel publicou um vídeo mostrando a apresentação dos ônibus no fim de semana. Na noite desta segunda (8), o prefeito postou foto da última reunião para alinhamento com os motoristas que trabalharão no novo sistema de transporte coletivo, vereadores e secretários envolvidos. “Prometi que estaríamos atentos e estamos”, escreveu o prefeito após apresentar os novos horários do transporte público após moradores reclamarem de algumas linhas antes anunciadas.

REPERCUSSÃO POLÍTICA

Ainda em São Pedro da Aldeia, o ex-prefeito e candidato a deputado federal Cláudio Chumbinho (UNIÃO) se posicionou, nesta terça-feira (9), sobre o ataque sofrido pelo atual gestor do município, Fábio do Pastel, no sábado (6). Chumbinho disse que nada justifica qualquer tipo de agressão, seja verbal ou física, e prestou solidariedade ao prefeito. Cláudio ainda sugeriu que Fábio busque justiça. No meio político, o candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT) também já tinha manifestado apoio a Fábio, no domingo (7), lamentando “profundamente” o ato e dizendo que “a violência na política tem que acabar” e que “esse tipo de conduta não pode ficar impune”.

EVENTO NO RIO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve no Centro da cidade do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (8) para participar de uma reunião de planejamento do início da campanha de mais de 500 candidatos a deputado estadual e federal da coligação “Pra Mudar Com Quem Sabe Governar”. A coligação é formada pelos partidos PDT, PSD, Patriota e Agir. O grupo é encabeçado pelo candidato ao Governo pelo PDT, Rodrigo Neves. Participaram do encontro ainda os prefeitos Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, e Axel Grael (PDT), de Niterói. Cabo Daciolo (PDT), candidato ao Senado, também esteve presente.

PROTESTO NA CÂMARA

Já em terras cabo-frienses, teve protesto na sessão da Câmara desta terça-feira (9). Os vereadores deram inicio à tramitação do Projeto de Lei Complementar 002/2022, de autoria do Executivo e que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos municipais. A aprovação desse PLC é a condição que o prefeito, José Bonifácio, deu para homologar o concurso público de 2020. Manifestantes de entidades sindicais, como Sepe Lagos, Sindsaúde, Sindicaf e Associação dos Fiscais, ergueram fiaxas e cartazes ao longo da sessão. O documento que trata do PCCR foi enviado à Câmara no mês de junho. Desde então, foram realizadas reuniões e uma audiência pública com representantes sindicais para tratar do tema. O Projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

DE SAÍDA DO MDB

O ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, anunciou nesta segunda-feira (8) que está deixando o MDB, que era presidido por ele na cidade. Marquinho disse não poder mais confiar na sigla após o vereador cabo-friense Roberto Jesus (MDB) ter sido impedido de homologar candidatura a deputado estadual na convenção partidária emedebista. Marquinho argumentou que não poderia permanecer mais na sigla depois de ter apalavrado que o edil teria uma vaga para disputar a eleição e, na Hora H, nada. Marquinho adiantou que vai ficar sem partido por enquanto. Em fevereiro, ele havia dito à coluna que era pré-candidato à Prefeitura de Cabo Frio pelo MDB em 2024. Roberto Jesus, por sua vez, chegou a fazer uma live para contar a história e denunciou uma suposta “trama” para tirá-lo da eleição. Será?!? Fica o questionamento…

APLICATIVO ‘REDE MULHER’ E 190 DIGITALIZADO

O convidado do RC Cast desta terça-feira (9) foi o comandante do 25º BPM (Região dos Lagos), tenente-coronel Leonardo de Oliveira, que além de anunciar queda nos quatro indicadores de violência (letalidade, roubo de veículo, roubo de rua e roubo de carga) daqui, anunciou duas grandes novidades que certamente vão ajudar a manter esses números em baixa, assim que implementados. Um deles é o Rede Mulher, aplicativo que está sendo desenvolvido pelo governo do Estado e vai funcionar de forma semelhante ao 190, porém de modo voltado estritamente ao apoio à mulher vítima de violência. O outro é a digitalização do contato via 190, que dará mais celeridade no atendimento às ocorrências. No entanto, ainda depende de convênios e parcerias tecnológicas. Tenente-coronel Oliveira recém assumiu o comando do 25º, no final de julho último, e já é conhecido pelo jeito humanizado de conduzir os trabalhos da corporação. Aos 46 anos de idade e 26 de Polícia Militar, o comandante afirma, categoricamente, que é preciso vocação para atuar nesse meio. “É cansativo mas gratificante quando se vê esses índices de criminalidade reduzidos”. Confira na íntegra.

POLÍTICA APROVADA

Em Arraial do Cabo, a Câmara aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei que institui o programa de bem-estar animal. O PL visa o desenvolvimento de ações que promovam a proteção, defesa e preservação dos animais da cidade, através de adoção responsável e controle da população de cães e gatos, baseado em métodos de esterilização permanente. O texto também reforça a responsabilidade no trato com os animais, como vacinação, registro geral, apreensão e destinação, fixação de multa em caso de maus tratos, transporte, programa de conscientização da população a respeito da guarda responsável, infrações e penalidades. O Projeto de Lei segue para apreciação do prefeito Marcelo Magno (PL) e deve ser sancionado e publicado nos próximos dias. Para o secretário do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, a aprovação denota o compromisso do governo em “fazer uma política pública estruturante sobre a causa animal, com definição de objetivos e dotação orçamentária”. A cidade trabalha para inaugurar a clínica animal, que será fixada no distrito de Monte Alto. Neste mês, a secretaria responsável recebeu parte dos equipamentos que vão auxiliar os profissionais no espaço.

INELEGÍVEIS E OUTRAS AÇÕES

Ainda sobre o município iguabense, demos na coluna anterior que a ex-prefeita da cidade, Grasiella Magalhães (PP) foi sentenciada à inelegibilidade por fraude em cota de gênero pela justiça eleitoral, decisão essa que ainda cabe recurso. Além de Grasiella, outra que ficou inelegível pelo mesmo tempo de Grasiella, oito anos, foi a então “candidata laranja” a vereadora, Jackeline da Silva Hermida a qual, conforme consta da sentença, teria apenas emprestado o nome para que o partido cumprisse a cota de gênero (não houve prestação de contas de campanha da candidata, que teve um voto). Esta é a terceira vez que Grasiella é declarada inelegível. Nas outras duas foi por contas rejeitadas – tanto pelo TCE quanto pela Câmara Municipal – da gestão 2013, e antes disso, por tentativa de exercício de terceiro mandato consecutivo pelo mesmo grupo familiar, já que seu sogro (Oscar Magalhães) foi prefeito da cidade entre 2009 e 2012 e a candidata exerceu o cargo por dois mandatos a partir de 2013, antes de ter sido cassada em 2019. Grasiella também tem outras ações, como por improbidade administrativa, na famosa CPI das Quentinhas que investigava fraude em licitações de refeição para funcionários. O currículo é farto.

ESQUENTA PRA FLIG

Em Iguaba Grande, o secretário municipal de Educação, Jales Lins, acompanhou, nesta terça-feira (9), a equipe de suporte da secretaria nas atividades da FLIG Itinerante, que aconteceu nas unidades de Educação Infantil. Durante todo o dia a turma da Tia Carol visitou as escolas, levando animação e brincadeiras através de apresentações teatrais. A propósito, a Feira Literária de Iguaba Grande (Flig) acontece na sexta (12), a partir das 13h, e no sábado (13), a partir das 9h, na Praça da Estação.

CONTAS APROVADAS

A Câmara Municipal de Búzios aprovou as contas de gestão da administração financeira do prefeito Mirinho Braga, referente ao exercício de 2012. A votação foi na sessão ordinária desta terça-feira (9) e acompanha o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento. Embora o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) tenha emitido parecer contrário à aprovação das contas, a Comissão deu parecer favorável “com base nos argumentos da defesa do ex-prefeito Mirinho Braga”. De acordo com Regimento Interno da Câmara, são necessários 2/3 dos votos dos vereadores de Búzios para derrubar o parecer do Tribunal de Contas. As contas de gestão de 2012 foram aprovadas por unanimidade (9 votos); e o parecer do TCE-RJ, rejeitado.

RIO UNA EM DEBATE

A proposta da transposição do esgotamento sanitário de Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para o Rio Una foi um dos principais assuntos discutidos na audiência pública, realizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, na última sexta (5). A preocupação é com a contaminação da Praia Rasa, em Búzios, comprometendo a fauna e o turismo locais. “Precisamos analisar com mais transparência e cuidado essa questão para buscarmos uma solução que, de fato, represente um ganho, não só para os municípios individualmente, mas para toda a Região e, consequentemente, o Estado do Rio”, afirmou o presidente da comissão, deputado Gustavo Schmidt (Avante). A Comissão vai formar um grupo de trabalho para aprofundar a análise dos problemas apresentados no encontro. Estiveram presentes o presidente da Colônia de Pescadores Z-23, Dominique Souza, e a presidente da Comissão de Direito Animal da OAB-Búzios, Carolina Mazieri, o vereador Niltinho de Beloca (PROS), o presidente da Prolagos, Pedro Freitas; além de representantes da prefeitura de Búzios, da UFF e da sociedade civil. O Inea foi convidado, mas não enviou representantes.

É LICITAÇÃO OU ADESÃO DE ATA?

Lá em Araruama, as obras do Hospital de São Vicente continuam dando pano para manga nas sessões da Câmara. Nesta terça-feira (9), a vereadora Penha Bernardes (PL) rebateu a afirmação da base na sessão anterior de que havia sido feita uma licitação para as obras e disse que as intervenções foram tocadas após a Prefeitura fazer uma adesão à ata. A parlamentar questionou não ter sido feito um processo mais transparente para as obras. Quem não gostou nada do desmentido foi Amigo Walmir (PP), que havia dado a informação errada na semana anterior e se sentiu lesado por isso, fazendo um discurso forte contra o secretário de Obras, Cláudio Barreto, que pediu desculpas ao vereador por mensagem ao longo da sessão, segundo Walmir. Em nota, a Prefeitura de Araruama informou que a ata já existia e pertence à secretaria de Obras. “De acordo com a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop) foi adquirida na época para abranger a manutenção de todos os prédios públicos municipais sempre que se fizer necessário. É um registro de preços, modalidade na qual só se utiliza quando necessário”, explicou o município.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ALERJ

O assunto continua rendendo na cidade e, em nome do movimento “Desperta São Vicente: Saúde é Vida”, o Pe. Adriano Cézar, pároco da paróquia local, convidou a população e autoridades, por meio de vídeo nas redes sociais, para uma audiência pública da Comissão de Saúde da Alerj nesta sexta-feira (12), às 18h. O encontro será na Igreja Assembleia de Deus (ADME). O religioso agradeceu a acolhida da deputada estadual Marta Rocha (PDT), presidente da Comissão de Saúde da Alerj, e do Pr. Marcos Ramalho, que receberá a audiência na igreja dele.

CASO MINHA CASA, MINHA VIDA

Como Araruama tem colecionado polêmicas para dar e vender, tem mais uma por lá. Penha Bernardes anunciou na sessão desta terça que foi chamada para depor na Polícia Federal sobre o suposto esquema de favorecimento ilícito de indicados da prefeita Lívia de Chiquinho (PP) e aliados dela na distribuição de unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A parlamentar, que era presidente da Câmara na época que a polêmica estourou, recebeu a intimação, que é resultado da denúncia protocolada por ela na PF em 2019. Penha também denunciou o caso ao MPF. Ao RC Cast na última semana, o procurador do caso, Leandro Mitidieri, disse que não havia nada que ele pudesse falar sobre o assunto.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo