InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (8)

Magdala Furtado recebe Sepe Lagos e tem agenda de reuniões a perder de vista; Fabiano Horta se recupera bem de cirurgia no joelho que fez em hospital público de Maricá; As novidades na Saúde de Arraial do Cabo; Fábio do Pastel visita obras no Poço Fundo; A live de Alexandre Martins; A novela interminável da marcação de consultas em Araruama; As reuniões em Iguaba Grande; Câmara de Saquarema volta com transmissões... E muito mais!

REUNIÕES A PERDER DE VISTA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (8) começa por Cabo Frio, onde a prefeita Magdala Furtado (PL) fez reuniões importantes com vários segmentos. A fila estava grande. Ela começou a agenda às 7h30, quando recebeu membros da Associação dos Barraqueiros de praia da cidade. “Temos muito o que avançar nessa pauta. O turismo que desejamos passa pelo ordenamento adequado de nossas praias”. Em seguida, reuniu-se com o vereador Douglas Felizardo (REP) e, após, com membros do IFF, para tratar de parcerias na Educação. Na sequência, recebeu representantes do Sepe Lagos, ponto nevrálgico da Educação e o que mais reclamava da falta de diálogo com o executivo. É que em dois anos e meio, o falecido Zé Bonifácio nunca os recebeu, já Magdala, o fez em menos de um mês da posse como prefeita. Sinal de que está preocupada em resolver logo a questão. Para esta quarta (9), a agenda da chefe do executivo cabo-friense começa pelo setor turístico. Às 8h30 tem reunião com o Convention & Visitors Bureau, que vai apresentar a entidade para Magdala e reforçar a importância do segmento na economia da cidade.

DUAS HORAS DE CONVERSA

Voltando à reunião com o Sepe Lagos, que também contou com o secretário interino de Educação, Alessandro Teixeira, Magdala ouviu atentamente as reivindicações – que não foram poucas, cerca de duas horas de conversa – dos profissionais e se compremeteu a analisar as demandas. Segundo a coordenadora do Sepe, Denize Alvarenga, eles falaram sobre a questão do piso nacional do magistério para as categorias que não foram incluídas, dos profissionais não docentes. Também foi colocada a necessidade de reajuste anual para todos esses trabalhadores, “porque hoje o reajuste é zero. Outro ponto levado em consideração foi o quantitativo dos profissionais contratados no setor, que hoje somam 1.300. “A prefeitura precisa se organizar para o concurso dessas pessoas, das vagas que precisam ser do tamanho da necessidade da rede”, destacou Denize. Após esse encontro, a prefeita marcou nova audiência com o sindicato para daqui uma semana, quando dará as respostas às reivindicações da categoria. O secretário da pasta disse que só o diálogo pode resolver os problemas: “Penso que o diálogo seja o caminho para dirimirmos as pautas e as causas comuns e coletivas. Levar à exaustão essa capacidade de conversar , nas oportunidades em que todos estão predispostos à compreensão, tende a proporcionar bons resultados, sobretudo para os nossos alunos”, reforçou Alessandro.

MAIS UMA NOMEAÇÃO

Continuando sobre Magdala, ela nomeou Anthony Lescaut para assumir como coordenador-geral de Tamoios. O articulador político é cria do segundo distrito, um jovem de 27 anos e que apesar da pouca idade (politicamente falando), foi um dos pioneiros a lutar por melhorias e por igualdade de direito entre a população dos distritos, através das redes sociais.

DEMANDAS DA SAÚDE

O secretário estadual de Saúde, Dr Luizinho, deve vir a Cabo Frio até a semana que vem, a fim de checar de perto as demandas mais urgentes da cidade. A informação foi dada pelo titular da pasta municipal, Bruno Alpacino, que foi o entrevistado do 98º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (8 ). Bruno assumiu a pasta há 15 dias e disse que entre as suas prioridades está a de enxugar a folha do setor e eliminar fantasmas. Confira a entrevista, na íntegra, no vídeo acima.

PROPOSTA DE HOMENAGEM

Ainda em Cabo Frio, o vereador Davi Souza (PDT) propôs a alteração do nome da Avenida Júlia Kubitschek, localizada no Centro da cidade, para Avenida Prefeito José Bonifácio. A justificativa para esta homenagem ao ex-chefe do Executivo cabo-friense, que faleceu no mês passado, é apresentada por Davi da seguinte maneira: “Um cabo-friense da envergadura de José Bonifácio merece uma homenagem à sua altura”. Cabe ressaltar que o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), também propôs a mudança de denominação do Parque Fazenda Campos Novos para Parque Prefeito José Bonifácio.

NA CPI DA ALERJ

Ainda sobre Cabo Frio, o vereador Átila Motta (Avante) esteve na Alerj, nesta terça (8), acompanhando a CPI dos Serviços Delegados e Agências Reguladoras, que neste dia sabatinou presidentes dessas agências, entre eles o da Agenersa, Rafael Menezes. “O convidei para vir fazer uma visita ao Procon da cidade e ver a quantidade de reclamações que a gente tem aí sobre a Prolagos. Ele foi antecioso e ficou de estar presente. Estamos aguardando”. Ainda na Alerj, Átila se encontrou com o deputado Dr Serginho (PL), que elogiou a presença do edil. “Ele mostra que está preocupado com os aspectos voltados à área do saneamento. Foi muito bem recebido e é o único vereador a fazer esse movimento em todo estado. Parabéns, sempre que vier aqui as portas da Alerj estarão abertas”, disse Serginho.

CIRURGIA BEM-SUCEDIDA

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), submeteu-se a uma cirurgia para a reconstrução de um ligamento devido a uma lesão no joelho direito nesta terça-feira (8). O procedimento, que foi realizado com êxito, teve lugar no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. “Encontro-me em ótimo estado. Ainda estou em observação, porém a previsão é de que receba alta médica ainda hoje”, comunicou o prefeito por meio das redes sociais.

NOVIDADES NA SAÚDE

Na semana que vem em Arraial do Cabo, ocorrerá a inauguração da nova recepção do Hospital Geral, o HGAC. Com essa mudança, a triagem será separada. A parte de pediatria será distinta da área dos adultos, visando garantir um atendimento mais rápido e prevenir a aglomeração, o que poderia agravar a condição de pacientes em situações graves. O secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Jorge Diniz, comunicou que a reforma permitirá um aproveitamento mais eficiente dos espaços e maior conforto à população. Sobre a separação das triagens, Diniz afirmou que “resultará em melhorias tanto no tempo de atendimento quanto na qualidade do serviço”. Por fim, ele enfatizou que “a reforma vai muito além da simples pintura das paredes; todo o fluxo está sendo reformulado”. O governo liderado por Marcelo Magno (PL) tem se concentrado significativamente na questão da saúde. O Pronto-Socorro de Figueira, por exemplo, já está 75% concluído em suas obras.

OBRAS NO POÇO FUNDO

Em São Pedro da Aldeia, nesta terça-feira (8), o prefeito Fábio do Pastel (PL) acompanhou de perto as obras que estão sendo realizadas no bairro Poço Fundo. Uma rede exclusiva para águas pluviais está sendo construída no local para evitar a saturação da rede já existente. “Ali é um ponto crítico de alagamento já conhecido pelos moradores, e agora vamos dar fim a isso. O nosso objetivo é levar qualidade de vida à população, e o saneamento básico é um dos caminhos para que os aldeenses tenham mais dignidade e qualidade de vida”, comentou Fábio.

LIVE DE ALEXANDRE

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) realizará mais uma de suas lives na noite desta terça-feira (8). Nesta semana, os destaques são os eventos e as inaugurações que já ocorreram e as que estão previstas. Entre eles, destacam-se a Semana da Juventude e o Degusta Búzios, que prometem agitar a península no próximo fim de semana. As principais informações da live do chefe do Executivo buziano serão apresentadas na próxima edição da coluna Boca Miúda.

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Em Búzios, durante a semana em que se comemora o Dia Mundial da Juventude, a cidade sediou a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal voltado para essa área. O encontro ocorreu na segunda-feira (7), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda. Na ocasião, foram escolhidos os membros do Conselho Municipal da Juventude, com representantes da sociedade civil. Participaram da reunião representantes do Projeto Zezinho, da Associação Raízes e da Associação dos Corredores de Búzios. Do Poder Público, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, e representantes das Secretarias de Lazer, Esporte e Educação, Ciência e Tecnologia. Lucas Moura, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, será o presidente titular do Conselho. A vice-presidente escolhida foi Claudete Mosqueta, do Projeto Zezinho. Como secretária-geral, foi eleita Isabel Cristina Soloaga, da Secretaria de Lazer e Esporte. Durante a reunião, também foi realizada a eleição da Comissão para a Organização da Conferência Municipal da Juventude. O próximo encontro do Conselho de Juventude está agendado para o dia 21 de agosto. Na ocasião, eles vão discutir a 3ª Conferência Municipal da Juventude, marcada para 25 de setembro.

A NOVELA DO PAM

Em Araruama, dentre as situações mais prolongadas e incômodas para a população, destaca-se a dificuldade na marcação de consultas no PAM. A condição insatisfatória voltou a ser alvo de comentários na cidade. Um vídeo registrado na manhã desta segunda-feira (7) apresenta um cidadão que, ao chegar para agendar consultas, não encontrou disponibilidade para nenhuma das especialidades necessárias. É amplamente conhecido que o número de vagas no PAM de Araruama é extremamente limitado. Ocorre que, apesar disso, a base da prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), e a própria Prefeitura tendem a afirmar que os moradores chegam no dia anterior para realizar o agendamento porque preferem esperar em fila, já que “não existe tal necessidade”. No entanto, quando essa abordagem não é adotada, ocorre precisamente a situação que foi mencionada: escassez de vagas. A intensa competição pelos atendimentos somente ressalta um número de vagas que se mostra claramente insuficiente para suprir a demanda. Até quando a administração municipal ignorará essa realidade evidente?

TURMA DA MEDICINA

A história em Araruama envolvendo a vereadora, a secretária e a vice-prefeita matriculadas em um curso de medicina na cidade continua repercutindo. As pessoas estão ansiosas para descobrir como elas estão custeando a mensalidade do curso, se recebem bolsa ou pagam do próprio bolso. O fato é que o valor da mensalidade é muito alto para que possam cobrir com seus respectivos salários, que variam entre R$ 9 mil e R$ 11 mil, de acordo com o Portal da Transparência. Será que este é mais um caso de Robin Hood às avessas em Araruama, onde a juventude menos favorecida perde a oportunidade de ter bolsas de estudo em favor de pessoas com melhores condições financeiras, semelhante ao que aconteceu com unidades residenciais do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Areal? A dúvida permanece. Além disso, junto com Kátia Gonçalves, Raiana de Chiquinho e Roberta Barreto, coordenadoras do Hospital Municipal Jaqueline Prates também constam entre os alunos do curso, que é em tempo integral. Como será que essa turma administra seu tempo para cursar Medicina e ainda cumprir com suas obrigações remuneradas com dinheiro público? Com essa habilidade excepcional, sem dúvida a administração pública promete na terra da Praça do Blindex.

REUNIÃO DE COMERCIANTES

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Iguaba Grande convida os comerciantes do município a participarem do 1º encontro do projeto “Desenvolve Iguaba”, que acontecerá nesta quarta-feira (9), a partir das 18h, no auditório da Prefeitura. O encontro tem como objetivo promover a interação entre a secretaria e o comércio local, visando escutar as demandas dos comerciantes e oferecer novas oportunidades, como cursos e palestras voltados para o crescimento dos negócios. Os interessados em participar devem efetuar a inscrição por meio do link.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A secretaria de Fazenda de Iguaba continua empenhada em promover a divulgação da Audiência Pública destinada à apresentação das reformas do Código Tributário Municipal. O evento está agendado para a sexta-feira (11), às 16h, no plenário da Câmara. Conforme destacado pelo secretário Jorgino Fabiano, a reformulação se torna necessária para assegurar a equidade tributária. “Com esta nova reforma, almejamos atingir a equidade tributária, reconhecendo o esforço dos bons pagadores, daqueles contribuintes que mantêm suas obrigações em dia. Dessa maneira, seremos capazes de conceder descontos efetivos aos que estão em dia com o município, como uma forma de retribuir o compromisso que têm demonstrado em contribuir para o crescimento da nossa cidade”, comentou Jorgino.

TRANSMISSÕES DE VOLTA

As últimas duas sessões da Câmara Municipal de Saquarema não puderam ser transmitidas ao vivo devido a contratempos técnicos ligados à conectividade de internet. Em comunicado, o parlamento assegurou que na próxima sessão, todas as questões técnicas serão devidamente resolvidas, possibilitando o retorno à transmissão contínua das atividades legislativas.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo