BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (8)

No Dia Internacional da Mulher, vereadora de Araruama volta a expor ataques que diz sofrer de ex-prefeito; a caneta nervosa de José Bonifácio; Alexandre Martins vai "liberar geral" em Búzios; Marcelo Magno recebe atleta em Arraial; as obras do novo cemitério de São Pedro; a volta do público às sessões da Câmara de Iguaba; e muito mais...

1610

HÁ O QUE COMEMORAR?

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, começa com uma reflexão. Se na Ucrânia as mulheres foram vítimas de frases inescrupulosas do deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, o Mamãe Falei, na Região dos Lagos nem mulheres com cargos eletivos estão livres de ataques sistemáticos, principalmente, nas redes sociais. A sessão da Câmara de Araruama desta terça foi marcada por mais um desabafo da vereadora Penha Bernardes (PL) sobre as represálias que tem sofrido, segundo ela, por “dizer o que muitos querem, mas não podem”. Ela afirmou que o primeiro-cavalheiro do município, Chiquinho da Educação, compartilhou em um grupo com os vereadores da base do governo de Lívia Bello (PP) na Câmara, um texto difamando a parlamentar. Entre outras coisas, o texto dizia que ela sabia mesmo era fazer filme pornô, por conta de uma foto íntima vazada da vereadora em 2019 ao lado do então marido. Penha fez duras críticas a Chiquinho, a quem chamou de verme, lixo e ditador. Penha ainda reforçou as acusações de que ele teria afirmado que mandaria matá-la em 2016 e que ele interfere no governo. O companheiro da vereadora, Oliveira da Guarda (MDB), reiterou os xingamentos e apoiou a amada. As informações completas sobre a sessão estão na coluna Política Costa do Sol, do jornal O Dia.

LICITAÇÃO SUSPENSA

Já em relação ao Executivo de Araruama, está circulando por aí a informação de que a Prefeitura teve que suspender uma licitação de obras de drenagem e pavimentação no distrito de Praia Seca. Segundo a decisão do Tribunal de Contas do Estado, o processo, no valor superior a R$10 milhões, tinha alguns indícios de irregularidades. A Prefeitura de Araruama foi procurada para se manifestar, mas não obtivemos resposta até o fechamento da coluna.

MUDANÇA NO TIME

A surpreendente saída de Carlos Cunha da secretaria de Turismo de Cabo Frio não vai ser a única mudança por ora no governo de José Bonifácio (PDT). O prefeito confirmou à coluna nesta terça-feira (8) que vai mexer, por exemplo, no Ibascaf. Carlos Alberto Bebeto” Cardozo, presidente do Instituto, deve ser remanejado para a diretoria da Comsercaf. O objetivo é acelerar o um programa de reciclagem e reaproveitamento de lixo. O prefeito afirmou que os pontos de coletas estão funcionando de maneira muito vagarosa e ele quer potencializar isso, para reduzir o gasto com aterro sanitário. Para isso, inclusive, o prefeito pretende criar novos pontos de coleta seletiva em outros bairros da cidade. Zé adiantou que a mudança não vai ser na presidência da Comsercaf, que continua sob o comando de Heitor Fonseca. Ele disse ainda que vão ter mudanças, sim, no secretariado. Vai ser um “pouco em cadeia”. Ou seja, o cerol ainda vai passar em Cabo Frio. E não é rodízio, não. Nada de tirar daqui, botar ali. É exoneração mesmo.

POR OUTRO LADO

Antes de confirmarmos a história com Bonifácio, a coluna conversou com o Bebeto Cardozo, que, muito discreto, sem querer expor Zé ou o PDT, deixou transparecer certa insatisfação. Apesar disso, ele afirmou que se sente muito realizado e está feliz pelo que está sendo feito pelas pessoas na gestão dele no Ibascaf. Apesar de ter quem diga que ele é subutilizado, Cardozo afirmou que ficaria muito satisfeito de permanecer na pasta. Entre os feitos que o orgulham, está o Pasmed, que reabre sexta (11). O foco dessa reta final da jornada de Bebeto no instituto é a Reforma da Previdência. A gente já sabe qual a vontade de Zé para Bebeto, mas será que ele vai topar a nova empreitada no Governo?

DIPLOMA JOELMA FIDALGO

A Câmara de Cabo Frio iniciou, nesta terça-feira (8), a entrega do Diploma Joelma Fidalgo. Durante a sessão ordinária, quatro mulheres foram agraciadas com a honraria. Nesta edição, por conta das medidas de enfrentamento à pandemia, a cada sessão, dois parlamentares irão prestar as homenagens. A vereadora Alexandra Codeço (REP) entregou o diploma à Tania Catarina Lopes, educadora, fundadora do Movimento Mulheres de Cabo Frio e atuante no enfrentamento à violência urbana e contra a mulher. A segunda homenageada foi a Delegada Titular da DEAM Cabo Frio, Drª Valeska dos Santos Garcez. Ela atuou em diversas cidades como delegada, sempre levando um atendimento específico e diferenciado para as mulheres. A vereadora Carol Midori (DC) entregou o diploma à Maria Teresa Caldara. Na próxima quinta-feira (10), ela também entregará a honraria à Valéria De Oliveira Dantas Céliz. Também estarão presentes as homenageadas dos vereadores Adeir Novaes (REP) e Alexandre da Colônia (DEM). Além do diploma, na mesma sessão, o vereador Léo Mendes (DC) apresentou uma indicação para desobrigar o uso de máscaras em Cabo Frio.

VAI LIBERAR GERAL

Por falar na liberação do uso de máscaras, caso a indicação de Léo seja aceita, Cabo Frio pode ser o quarto município da Região dos Lagos a flexibilizar a obrigatoriedade do equipamento de proteção. Em Búzios, a medida já é uma realidade. O decreto, que deve ser publicado até esta quarta (9) na península, pelo prefeito Alexandre Martins (REP), vai além e libera festas e eventos, derruba o comprovante de vacina e coloca a cidade de volta ao padrão “pré-pandemia”. Portanto, lá em Búzios, a ideia é de volta ao normal. O município já começou, inclusive, uma retomada mais intensa ao turismo, com a volta da temporada de cruzeiros nesta terça.

DE VOLTA À ROTINA

Por falar em volta ao normal, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), volta a atender no PAP de Cem Braças e na subprefeitura da Rasa a partir desta semana. No Posto Avançado da Prefeitura, Alexandre já cumpre expediente nesta quarta-feira (9). Os atendimentos começam às 8h. O momento dedicado pelo gestor terá como objetivo ouvir os moradores, para que possam colocar seus apontamentos e necessidades relacionadas ao bairro. Na subprefeitura da Rasa, o atendimento será às quintas-feiras, começando dia 10.

ENQUANTO ISSO NO LEGISLATIVO

Ainda falando da península, foi encaminhado na Câmara Municipal de Búzios, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei que trata de autorizar a permissão de uso de bem público para transbordo de resíduos sólidos. De acordo com o projeto, a área de 952 m² está inserida na Usina de Transbordo. A autorização será concedida à empresa Sellix Ambiental, em caráter provisório e revogável a qualquer tempo pelo Poder Público. Um outro PL visa revogar o dispositivo da Lei de Reestruturação do CACS/FUNDEB, retirando a representação do Legislativo no Conselho Municipal de Fundos. A justificativa do Poder Executivo é que a “Lei Federal não prevê a participação de membros do Poder Legislativo no referido Conselho”. Os dois projetos foram encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação na sessão.

CAMPEÃO NO CABO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu, nesta terça-feira (8), em seu gabinete, o vice-campeão brasileiro amador de skimboard, Léo Freitas, de 20 anos. Cabista da comunidade da Cabocla, ele vai disputar em agosto, em Laguna Beach, na Califórnia (EUA), uma etapa do mundial do esporte. O atleta confirmou a 2ª colocação no brasileiro na última etapa disputada em dezembro do ano passado, em Ubatuba (SP), quando terminou em primeiro. Atualmente, Léo coordena uma escolinha do esporte na Praia do Leblon, no Rio. O skimboard baseia-se no deslizamento sobre uma fina camada de água, à beira-mar, utilizando uma prancha leve, que tanto pode ser de madeira, espuma ou fibra de vidro.

DIA DA MULHER NA CÂMARA

Na Câmara de Arraial do Cabo, o Dia Internacional da Mulher não passou em branco. Na sessão desta terça-feira (8), o vereador Junior Chuchu (PV) apresentou uma indicação sobre a necessidade da criação da Casa da Mulher no município. O autor da proposta também apresentou um PL que dispõe sobre a criação do Programa de Geração de Empregos para Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, no município de Arraial do Cabo. Como é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, Chuchu disse à coluna que reuniu os vereadores para dar o parecer do PL e informou que ele já foi aprovado.

NOVO CEMITÉRIO NA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia já começou as obras no bairro do Retiro para o novo cemitério público do município. A obra era uma promessa feita pelo prefeito, Fábio do Pastel (PL), visto que o cemitério municipal atual (foto acima), que tem mais de 400 anos, não atende a demanda de São Pedro e sequer tem licença ambiental. Segundo a Comunicação aldeense, será “um novo e moderno cemitério”.

ACOLHIMENTO DELAS

As funcionárias da Prefeitura de São Pedro da Aldeia foram recebidas nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, de um jeitinho todo especial pelo vice-prefeito, Dr. Júlio Queiroz (PSDB), e pelo chefe de Gabinete do prefeito Fábio do Pastel (PL), Moisés Batista. Além de um carinhoso abraço e cumprimento, os representantes do Executivo deram um chocolate para as funcionárias. O ato simbólico foi bem visto pelas funcionárias, que não esconderam o sorriso no rosto ao receber o afago.

HOMENAGENS NA CÂMARA

Estendendo a comemoração ao Dia Internacional da Mulher em São Pedro, a Câmara realizou, na manhã desta terça (8), uma homenagem às servidoras da Casa Legislativa e às mulheres aldeenses. A sessão contou com discursos na tribuna, moção honrosa e de aplausos. Os vereadores Isaías do Escolar (PROS), Jean Pierre (PODE), Franklin da Escolinha (CID), Mislene de André (SDD) e o presidente da Câmara, Denilson Guimarães (SDD), usaram a tribuna para mostrar o reconhecimento da Casa Legislativa às mulheres da cidade. Além disso, a sessão foi marcada pela estreia de um intérprete de Libras, em mais uma iniciativa de acessibilidade realizada pelo Poder Legislativo. A próxima sessão da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia será na quinta-feira (10), às 11h.

LEGISLATIVO DA PRINCESINHA

A Câmara de Iguaba Grande retorna aos trabalhos de sessões com presença de público nesta quinta-feira (10). Desde o início da pandemia, os encontros estavam sendo restritos, com transmissão online e presença somente de vereadores e assessores. A informação foi dada à coluna pelo líder do Governo na Casa, Luciano Silva (CID). A outra novidade é que a Câmara aguarda a chegada do Projeto de Lei do Executivo de reforma administrativa. Ainda não há uma data para que isso aconteça, mas deve ser nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui