24/01/2025 — 05:42
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (8)

Vantoil Martins quer tirar consórcio da saúde do papel; Fábio do Pastel debaixo de chuva; Aquiles e Chiquinho selam dobradinha nesta quarta (9); Entrave sindical em Araruama; Marcelo Magno tem pauta com Bombeiros; Audiência da Covid em Cabo Frio e Peró no foco do turismo; PLC de estacionamento em Búzios vai pra CCJ; Manoela Peres recepciona criançada... E muito mais!

Compartilhe

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL É A SAÍDA PARA A SAÚDE

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (8), começa por Iguaba Grande, onde o prefeito Vantoil Martins (CID), fez uma teleconferência com o Ministério Público que pode começar a tirar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea do papel. A ideia tem sido conversada há tempos entre os municípios, e, se concretizada, seria excelente ferramenta para que usuários da saúde pública tenham acesso a melhores tecnologias e a diagnósticos mais rápidos, além de desafogar as demandas individuais (de cada município). Além de ser vantajosa no custo dos serviços. Além de Vantoil, participaram o secretário de Saúde de Iguaba, Valdeci Júnior; o subsecretário de Governo, Luiz Fernando Paixão; e o diretor jurídico de Saúde, André Eduardo. “Desde quando assumimos estamos nessas tratativas e reuniões para poder tirar do papel a ideia de termos um Consórcio Intermunicipal de Saúde. Acredito que todos os perfeitos e gestores tenham o mesmo pensamento. Devemos olhar por toda nossa região e buscar aumentar a qualidade do sistema de saúde para todos os moradores”, disse o prefeito iguabense.

ACOLHIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA

Continuando em Iguaba, pela manhã Vantoil foi conferir de perto o Ônibus Lilás, que como demos aqui na coluna, esteve na cidade nesta terça para prestar serviço a mulheres que vivenciaram ou vivenciam situação de violência, como acolhimento e orientação com Assistentes Sociais, Psicólogas e Orientação Jurídica. O trabalho é fruto de parceria entre a secretaria municipal de Assistência Social e a Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro.

DEBAIXO DE CHUVA

Ainda sobre a Princesinha dos Lagos, antes da reunião, nem a chuvarada parou os trabalhos da equipe da prefeitura. Vantoil, com alguns secretários e vereadores, percorreu a cidade e parou em Nova Iguaba para acompanhar o serviço de concretagem numa via do bairro, na localidade conhecida como Casinhas Populares. O estado mandou o concreto e a Prefeitura entrou com a preparação da rua com malha de ferro, bombeamento e aplicação.

DEBAIXO DE CHUVA II

Falando em chuvarada, quem também foi pra rua, nesta terça (8), ver os possíveis prejuízos foi o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), acompanhado dos secretários de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, e de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira. Voltaram ao Canal do Mossoró, no Centro, onde estiveram ontem, para checar serviço de desobstrução dos pontos mais críticos, de forma a facilitar o escoamento mais rápido da água.

SERÁ QUE AGORA VAI?

Após décadas de má conservação e consequentes transtornos à população num dos momentos mais difíceis da vida que é se despedir de um ente querido, a Câmara de São Pedro da Aldeia aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar que regulamenta e disciplina a instalação e funcionamento dos cemitérios particulares. A matéria será enviada para sanção do prefeito Fábio do Pastel (PL). Para o presidente da Casa, vereador Denilson Guimarães (SDD), autor do PL, a proposta visa “amenizar os impactos sociais que a precariedade do cemitério público municipal vem causando na população aldeense durante décadas, fato inclusive rotineiramente divulgado na grande imprensa nacional”. Conforme o projeto, os cemitérios privados deverão reservar 5% da área útil destinada aos jazigos para uso exclusivo das autoridades municipais. “A reserva das sepulturas correspondentes à porcentagem prevista ajudará a resolver o problema da falta de vagas no cemitério municipal.

MOÇÕES PARA SEGURANÇA E SAÚDE

Também na sessão desta terça (8), o vereador Fernando Mistura (PRB) entregou Moção de Aplausos ao CB-PM Bruno Tavares de Miranda pela sua atuação em prol da Segurança Pública da população na área do 25º BPM. De autoria do vereador Chimbiu (SDD), também foi entregue Moção de Aplausos à dra Renata Graças Vargas Sampaio, médica radiologista que atua no atendimento de pacientes da Rede SUS da Região e tem colaborado com o resultado precoce de alterações caudas pela COVID-19. A próxima sessão da Câmara será quinta-feira (10), às 11h.

JOGANDO TODO MUNDO COM TODO MUNDO?

Nesta quarta-feira (9), tem compromisso político certo entre os pré-candidatos a deputado federal Aquiles Barreto (PSD) e a deputado estadual Chiquinho da Educação, para selar uma dobradinha em Cabo Frio. Na edição de segunda (7) da coluna, noticiamos que Aquiles não teria gostado muito da articulação de Chiquinho com outro pré-candidato a federal, o ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho. O que Aquiles explicou é que o fechamento dele com Chiquinho é apenas em Cabo Frio. Chiquinho, por sua vez, esclareceu que está trabalhando com Aquiles em Cabo Frio, Chumbinho em São Pedro e ainda com o vereador Russo (Avante) em Araruama. Tá com a bola toda, né? Agora, então, a pergunta que não quer calar é sobre como fica Janio Mendes (PDT) nessa história. É que já tinha sido anunciado que Mendes e Aquiles fariam uma chapa em Cabo Frio. Pelo visto, essa dobradinha azedou ou será naquele estilo hit Marília Mendonça, sabe qual é? “Eh infiel”…

CHIQUINHO NO PSD

Outra questão posta nessa situação é que, embora Eduardo Paes (PSD), tenha vindo sábado (5) em Araruama, para a inauguração da escola, saiu com a medalha Tupinambá no peito e tudo mais, a ficha de filiação assinada por Chiquinho ficou para depois. Tentamos entender como é que fica esse cenário, mas o que a gente conseguiu confirmar é que é certo que o Chiquinho vai, sim, para o PSD. Tá batido o martelo. Mais do que isso, ele deve assumir a presidência do partido no município de Araruama.

A QUESTÃO É QUE…

Acontece que essa chegada na janela do partido de Chiquinho de Educação cria um ambiente completamente desconfortável para duas pessoas: o vereador licenciado de Araruama Elói Ramalho e a suplente, que está no cargo, Valéria Amaral. A segunda, de certa forma, nem tanto porque mal esquentou a cadeira ainda. Já Elói deixou o Legislativo com uma postura bem beligerante em relação ao Governo, inclusive ganhou da prefeita, Lívia Bello (PP), a alcunha de moleque político. O comentário em Araruama é que para Elói tem duas saídas: a primeira é a expulsão; a segunda é o “adeus”. Ambas podem colocar a vaga do vereador na Câmara em risco, já que o mandato pertence ao partido. A gente tentou conversar com Ramalho para saber se ele tem uma terceira opção, mas ele não respondeu ao nosso contato. Uma coisa é certa, vem conflito por aí.

ENTRAVE SINDICAL

Ainda em Araruama, tem um grupo de professores daqueles que fizeram a manifestação por conta da falta de transparência em relação aos recursos do Fundeb na câmara no ano passado que está bem insatisfeito com o Sindicato dos Servidores do Município (SSMA). A alegação da turma do magistério é que o sindicato não tem “chegado junto” em relação às pautas de educação e tem deixado muito a desejar no que se refere à organização de movimentos e tudo mais. Eles dizem, inclusive, que estão conversando com a galera do Sepe da Costa Litorânea, de Saquarema, para tentar trazer o sindicato da educação para o município. O presidente do SSMA, Luís da Saúde, porém, disse à coluna que o sindicato tem sim se engajado na luta dos profissionais da educação e sempre participa dos movimentos, inclusive, mandando ofícios para Prefeitura. Acontece que, segundo ele, existe um pequeno grupo dos professores que tem ligações com o Sepe e está querendo criar ali uma rivalidade. De qualquer forma, haverá uma assembleia do SSMA nesta segunda (14), para deliberar e traçar estratégias de atuação nesse ano. Fato é que, enquanto as entidades sindicais se digladiam, a prefeita Lívia Bello (PP) e o seu boy magia, Chiquinho da Educação, “continuam passeando a tarde inteira entre os girassóis”, como diz a música da banda Blitz.

BOMBEIROS DO CABO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu, nesta terça-feira (8), em seu gabinete, o comandante do Corpo de Bombeiros, José Carlos Torres. Na pauta, a inauguração do posto de Guarda Vidas na Praia Grande e a obra de ampliação do Posto Avançado do Bombeiro (PABM), localizado no Pórtico de acesso à cidade. Também participaram da reunião o Subcomandante Operacional do 18º GBM Cabo Frio, Jeferson Porto, e o tenente Gabriel Monteiro, comandante do PABM.

PRAIA DO PERÓ PRESENTE

A Praia do Peró, em Cabo Frio, vai receber o projeto “Verão #tônoRio”, da secretaria de Estado de Turismo, a partir da próxima quinta-feira (10). Até domingo (13), o contêiner instagramável da Setur-RJ ficará posicionado ao lado do local onde fica hasteada a Bandeira Azul, das 10h às 20h. Nos quatro dias do evento, 20 artesãos cabo-frienses, sendo cinco por dia, poderão expor, diariamente, seus artesanatos ao lado da estrutura montada. A ideia central do projeto é que o turista tenha um ambiente de informação turística, em que possa consultar os atrativos dos diversos destinos do Estado do Rio. Ainda no estande, o visitante vai poder registrar a sua presença por meio de imagens de drone e ainda acompanhar as apresentações de artistas locais, das 17h30 às 19h. A programação está no Portal RC24h.

COMITÊ COVID

O “Comitê Covid” da Secretaria de Saúde vai apresentar nesta quarta-feira (9), dados do cenário atual da pandemia de Covid-19 em Cabo Frio. A reunião acontecerá às 10h na Casa Legislativa e em razão das medidas de enfrentamento à doença, será transmitida pelo Facebook e Youtube da Câmara. De acordo com a secretaria, será analisada a evolução do cenário epidemiológico no município, além da apresentação das medidas aplicadas pela gestão atual e o avanço da vacinação.

PLC DO ESTACIONAMENTO

A Câmara de Búzios recebeu, nesta terça-feira (8), o PLC que estabelece condições especiais para a emissão de autorização, em caráter provisório, da atividade de estacionamento e guarda de veículos que contrariem as normas urbanísticas vigentes, comprovadamente existentes até a data de publicação da referida Lei Complementar. A proposta de iniciativa do Poder Executivo foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A matéria também foi assunto da audiência pública realizada na segunda-feira (7) no plenário da Casa Legislativa, com a participação dos secretários de Meio Ambiente e Urbanismo Evanildo Nascimento e de Obras e Saneamento Miguel Pereira.

COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

Ainda sobre o legislativo buziano, um Projeto de lei do vereador Victor Santos (REP) quer instituir o “Maio Laranja” no município para conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O projeto estabelece que as escolas municipais fixem cartazes com o número do Conselho Tutelar e da Delegacia da Mulher; do ‘disk 100’ (número para denúncia de abuso, violência e assédio sexual infanto-juvenil) e outras informações que contribuam para a denúncia. “A informação é fundamental para que as pessoas denunciem”, disse o parlamentar. O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

VOLTA ÀS AULAS EM SAQUAREMA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM) passou parte desta segunda-feira (7) vistoriando as escolas que voltaram às atividades presenciais no município. Além disso, na ocasião, Manoela também conferiu o recebimento dos kits escolares. O registro da visita foi publicado pela prefeita nas redes sociais. Porém o que a galera da educação quer mesmo saber é sobre o reajuste do magistério de 33,23%, anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A galera do Sepe já tá em cima do laço, esperando um posicionamento da Prefeitura em relação ao assunto. O que será que vem por aí? Porque se tem dindin para consultoria de “BLÁ-BLÁ-BLÁ” de R$ 24 milhões, há que se ter para reajuste de salários dos professore, não é verdade?!

ALERJ AFASTA VANDRO FAMÍLIA

A Alerj cumpriu a determinação do TSE e decidiu pelo afastamento do deputado Vandro Família (SDD). A reunião do grupo aconteceu nesta terça-feira (8) e os 13 deputados que compõem o colegiado votaram favoravelmente. O TSE já havia emitido, em novembro do ano passado, decisão pela cassação de Vandro por irregularidades nas eleições de 2018. Com o afastamento, o deputado Coronel Jairo (SDD) assume o mandato em definitivo. Ele ocupava a vaga de suplente de Rodrigo Bacellar, que deixou a Alerj para assumir a secretaria de Estado de Governo. A vaga de Bacellar, então, seria ocupada por Paulo Baggueira (SDD), que deverá decidir se deixará o cargo de vice-prefeito de Niterói, para o qual foi eleito em 2020. Caso Bagueira não assuma, a vaga caberá à Paula Tringuelê, que é a terceira suplente do Solidariedade. Vandro Família é responsabilizado pela distribuição irregular de 217 cestas básicas a servidores públicos de Magé, em 2018. Para quem não se recorda, Vandro é padrinho político dos ex-vereadores de São Pedro da Aldeia, Bruno Costa (que foi presidente da Câmara e candidato a prefeito derrotado) e Naldinho Linhares. E agora? Será que vai dar ruim para os afilhados?

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo