07/05/2025 — 11:19
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (6)

Daniela Soares cumpre agenda em Brasília; Marcelo Magno entrega novo "Velho Chico" nesta quarta (7); Alexandre Martins recebe coordenadora de Projetos da Embratur; Dr Serginho faz diversas reuniões setoriais; Fabinho Costa anuncia início do "Estradas Agro"; Fábio do Pastel dá posse na Educação; Lucimar Vidal comemora aniversário de Peres; Quaquá fecha com Ballet Nacional de Cuba; Carlos Augusto acompanha evento de entrega de Cláudio Castro; GM de Macaé pode ser armada nos próximos 2 anos... E muito mais!

Compartilhe

AGENDA EM BRASÍLIA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (7) começa pela prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), que chegou em Brasília na manhã desta terça-feira (6) para cumprir algumas agendas. O foco principal é retirar o nome da cidade do ‘CAUC’, espécie de Serasa dos municípios. A negativação no CAUC – deixada pela gestão anterior, da prefeita Lívia de Chiquinho, referente ao Ibama – impede que os municípios recebam repasses e contraiam empréstimos. Além disso, Daniela teve agenda com alguns deputados como Gutemberg Reis (MDB) – na imagem -, Altineu Côrtes (PL), Luciano Vieira (REP), Murillo Gouvêa (União) e Áureo Ribeiro (SD). “Dependendo do que a gente combinar com eles hoje, teremos alguns encontros com ministros”, disse ela, com exclusividade, à coluna. Daniela foi à capital federal acompanhada da secretária de Planejamento, Dayse Barros. Quem também está por lá é o vereador araruamense Elói Ramalho (SD). O retorno da comitiva está marcado para esta quarta-feira (7).

“VAMOS ARRUMAR A BAGUNÇA QUE DEIXARAM!”

Mais uma vez, a prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), foi alvo de disseminação de fake news. Agora foi em relação ao Sítio Nova Vida. Só que, quando a vice-prefeita e secretária de Política Social, Verônica Januário (Novo), viu o que o ex-prefeito Chiquinho do “Pinóquio” (MDB) publicou em suas redes sociais — dizendo que Daniela queria fechar o Sítio —, Verônica não teve papas na língua e não deixou barato diante de mais uma mentirada dele: “Não é interesse da prefeita fechar o Sítio, e sim apurar as irregularidades. O que a gente quer é melhorar, não acabar com nada.” Ela deixou claro que essas irregularidades no local foram deixadas pela gestão passada da ex-prefeita Lívia de Chiquinho (PODE): “Não vamos fechar o Sítio, vamos arrumar a bagunça que deixaram!” Apesar de não ser a primeira vez que Chiquinho da “Malcriação” faz esse tipo de coisa, quem também já sofreu com isso foi o secretário de Governo, Anderson Moura, em razão de uma fake news divulgada a partir de uma montagem feita com inteligência artificial. É, seu Chiquinho, a coisa tá feia pro seu lado, hein? Agora é você quem sente o barulho do chicote no ar.

ENTREGA DO NOVO “VELHO CHICO”

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e seu vice, Diego Silveira (MDB), estão sorrindo à toa. Quer dizer, não é à toa, mas por ótimos motivos. Primeiro, porque o município completa 40 anos de emancipação no próximo 13 de maio; segundo, porque nesta quarta-feira (7), como um gesto simbólico de presente de aniversário à população, será entregue a nova Escola Municipal Francisco Porto, famoso “Velho Chico” ou “Chicão”. A instituição é tradicional na cidade, por ela já passaram alguns políticos, como o próprio Marcelo. O evento acontece às 18h. A nova estrutura ocupa aproximadamente 3 mil metros quadrados na Avenida Liberdade, ao lado da antiga escola e em frente à sede da Prefeitura, na Praia dos Anjos. Com capacidade para receber até 1.200 estudantes, o espaço mais que dobra o número de vagas disponíveis atualmente. Marcelo e Diego estiveram por lá nesta terça (6), fazendo uma última vistoria. O prefeito, desta forma, já sinaliza ao seu vice como vai ser o futuro, com esse avanço na área da educação. E Diego já vai aprendendo com Marcelo a grandiosidade dos novos investimentos, afinal, 2028 é logo ali.

DESFILE CÍVICO

Quem também esteve por lá foi o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, que destacou a importância do momento e fez um convite à comunidade. “É uma conquista muito esperada por toda a comunidade escolar. Esse novo prédio representa um sonho realizado por estudantes, famílias e educadores. Estamos muito orgulhosos e convidamos todos os moradores para participarem da cerimônia de inauguração. É um marco para a educação pública do município”, afirmou. Falando em Bernardo aproveitou o ensejo e se reuniu com sua equipe, finalizando os detalhes do desfile cívico e cultural que acontece daqui a uma semana, dia 13 de maio, em celebração ao aniversário da cidade. Vão participar alunos e servidores das unidades de ensino, militares, bandas marciais, e representantes da secretaria de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais também fará uma apresentação especial.

PROJETO “VERDINHAS”

O presidente da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, vereador Dieguinho (PL), sugeriu, na sessão do legislativo desta terça (6), a criação do projeto “Verdinhas”, com bicicletas compartilhadas de uso gratuito para a população. A propósito, verde é a cor da gestão atual do governo municipal. A exemplo do case de sucesso das “Vermelhinhas” de Maricá, a ideia é promover a mobilidade urbana sustentável, incentivar a prática de exercícios físicos e diminuir a emissão de poluentes. “Além disso, contribui para a democratização do acesso ao transporte, beneficiando a população de baixa renda e melhorando a qualidade de vida nas cidades”, justificou Dieguinho, em sua Indicação.

‘NOVAS ROTAS’ NA COSTA DO SOL

A coordenadora de Projetos da Embratur, Fátima Pacheco, que é ex-prefeita de Quissamã, esteve nesta terça-feira (6) em Búzios, onde se reuniu com o prefeito, Alexandre Martins (REP), e o secretário de Turismo, Thomas Weber. É que no próximo dia 16 de maio o presidente da autarquia, Marcelo Freixo, estará no município para lançar o Programa Novas Rotas para a Região Costa do Sol. Segundo Fátima, a conversa abrangeu o turismo como vetor de geração de emprego, renda e desenvolvimento, “e sobre as novas oportunidades que estão sendo abertas com essa parceria inédita entre a Embratur e os municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro”. O Programa Novas Rotas representa um marco para o turismo regional, ao promover a valorização dos destinos brasileiros com grande potencial, mas ainda pouco explorados no cenário internacional. A iniciativa busca ampliar a conectividade, atrair investimentos e qualificar a promoção turística, consolidando as cidades Fluminense como um destino estratégico para o Brasil. “Agradecemos ao prefeito Alexandre Martins e ao secretário de Turismo, Thomas Weber, pela recepção e parceria. Temos a certeza de que este será mais um passo importante para o fortalecimento do turismo em uma região rica em belezas naturais, cultura e história — pronta para receber visitantes do mundo inteiro”, disse Fátima Pacheco.

CAUSA ANIMAL DE BÚZIOS

 Búzios ganhou mais uma representante feminina no primeiro escalão. Amanda Mozer é a secretária da Causa Animal, pasta recém-criada pelo prefeito Alexandre Martins (REP). A coluna Boca Miúda, inclusive, já havia adiantado que ela seria uma das opções; antes disso, o nome do vereador Toni Russo (MDB), marido de Amanda, fora ventilado. Ambos são militantes da causa animal há bastante tempo. A propósito do tema, a secretaria vai promover o “Mais que Petz”, voltado ao universo pet e que promete encantar tutores e amantes dos animais com uma programação repleta de atividades, serviços e experiências inesquecíveis. O evento será dias 17 e 18 de maio, na Praça da Ferradura, a partir das 15h. A programação conta com feira de adoção, demonstrações de adestramento, atendimento veterinário, espaço pet friendly, exposição temática e workshops interativos. A entrada será gratuita, com acesso livre para todos os públicos e pets sociáveis.

PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA

A Câmara Municipal de Armação dos Búzios aprovou, nesta terça-feira (6), o PL nº 29/2024, de autoria do vereador Raphael Braga (PRD), que institui o Plano Municipal de Arborização Urbana. A proposta define princípios, diretrizes, metas e instrumentos para o planejamento e manejo da arborização urbana. O texto trata a arborização como bem de interesse comum e estabelece medidas como a obrigatoriedade de, no mínimo, 100 árvores por quilômetro de calçada; levantamento arbóreo a cada dez anos; e regras para manejo, incluindo plantio, poda, transplante e supressão, com acompanhamento técnico. A matéria também determina a elaboração de um Plano Diretor de Arborização Urbana em até três anos, com validade de 20 anos e atualização a cada cinco anos. Prevê ainda ações de educação ambiental, participação comunitária e penalidades para irregularidades. A proposta segue para sanção do prefeito Alexandre Martins (REP) e entrará em vigor 90 dias após a publicação.

MAIO AMARELO, FAZENDA, SAÚDE E CULTURA

Depois de fazer um vídeo de conscientização do “Maio Amarelo”, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, a agenda do prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (PL) seguiu com várias reuniões. Na Fazenda, conversou com o secretário Kleber Ferreira sobre aumentar arrecadação e diminuir gastos e disse que os pagamentos de parcelamentos de dívidas da gestão anterior estão em dia e o FPM, desta forma preservado. Depois recebeu a titular da Saúde, Bia Trindade; na próxima quinta-feira (8) ele se reúne com toda a equipe da pasta para prospectar as melhorias na área. Em seguida, com o secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão – na imagem -, pra falar sobre o Calendário de Eventos, que será lançado por Serginho na quinta-feira (8). Tá todo mundo doido pra saber quais serão as surpresas… É aguardar pra ver. Já nesta quarta-feira (8), o prefeito cabo-friense cumpre agenda no Rio.

FISCALIZAÇÃO NA ILHA DO JAPONÊS

Os secretários Jailton Nogueira (Meio Ambiente) e Davi Barcelos (Turismo) realizaram nesta terça-feira (6) uma fiscalização na Ilha do Japonês, em Cabo Frio. A visita, que ocorreu em meio ao debate sobre o ordenamento na localidade, identificou pontos com descarte irregular de lixo e deve embasar novas ações de limpeza e conscientização. Segundo Jailton, a ideia é intensificar a preservação da área. Davi afirmou que a parceria com ambulantes será mantida, com foco na revalidação de licenças e no turismo sustentável.

CABO FRIO NO BLUE RIO

Ainda sobre Cabo Frio, a Secretaria Municipal de Gestão Territorial e Economia Azul, marcou presença, nesta terça-feira (6), na segunda edição do BlueRio, programa de inovação aberta com multiparceiros voltado à Economia Azul. Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), o evento foi realizado no Salão Nobre do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, e reuniu representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas. Cabo Frio foi o único município do interior do estado a participar do encontro. O BlueRio tem como objetivo lançar desafios estratégicos de empresas parceiras para que startups do mundo inteiro desenvolvam soluções inovadoras, fomentando a sustentabilidade e o desenvolvimento da economia do mar. “Cabo Frio tem atuado de forma estratégica para se consolidar como referência em inovação ligada à Economia Azul. Com nosso patrimônio natural, praias de areia branca e ecossistemas preservados, enxergamos o potencial de aliar desenvolvimento sustentável à geração de emprego e renda. Estamos incentivando projetos em áreas como turismo, pesca artesanal, educação ambiental e tecnologia voltada ao mar. Participar do BlueRio reforça nosso compromisso com a inovação e com a preservação dos recursos marinhos”, destacou o secretário de Gestão Territorial e Economia Azul, Matheus Mônica.

PROGRAMA ESTRADAS AGRO

O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), anunciou nesta terça-feira (6) o início de um novo projeto em parceria com o governo do Estado: o programa Estradas Agro. Ao lado do vice-prefeito Marciley Lessa (PL), a ideia é melhorar todas as estradas vicinais de Iguaba, garantindo mais acesso, mobilidade e desenvolvimento para a zona rural do município. Segundo Fabinho, “nós estamos numa estrada que vamos chamar de Estrada da Integração. Vamos ligar a Sapeatiba Mirim a lagoa do Bulcão. A gente já está começando a fazer essas passagens, a manilhar num local em que cada vez quando chove faz uma bacia intransitável”. E para enfrentar a bacia que não transita, o plano é claro: botar as máquinas pra fora. O prefeito garantiu que as obras vão estar “a todo vapor”.

SAÚDE VAI ATÉ VOCÊ”

Falando em Fabinho, ele anunciou nesta terça-feira (6) que está dando continuidade ao programa “Saúde Vai Até Você”. Quem também esteve presente durante essa divulgação foi a secretária de Saúde, Karin Netto, e o secretário de Pesca, Leandro Coutinho. A ação começou na Secretaria da Pessoa Idosa, onde cerca de 100 idosos foram atendidos, e, durante o dia de hoje, chegou à secretaria de Pesca. A ideia de Fabinho é simples: levar cuidado e prevenção para mais perto de quem precisa. “É muito importante a gente tentar fazer esse diagnóstico precoce. Hoje, na secretaria de Pesca, a gente está tendo esse contato com o pescador, que acaba saindo do trabalho e não tem tempo. A gente sabe de todas as dificuldades, e isso é uma maneira de cuidar com muito mais eficiência da nossa população.” Quem também comentou o programa foi Karin: “Dá oportunidade para aqueles que, por qualquer motivo ou por distância, não podem comparecer à Policlínica. A gente está trazendo o dermatologista até você para atender todos esses nossos pescadores que estão expostos ao sol.” Boa iniciativa do Fabinho!

MARCOU PRESENÇA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve, nesta terça-feira (6), em mais uma cerimônia de posse dos aprovados do concurso público de 2023. As secretárias Danielle Corrêa, da Educação, e Roberta Magalhães, de Administração, também marcaram presença. Pastel aproveitou para compartilhar a sua emoção: “Sei que muitos passaram noites em claro, estudando e se dedicando para alcançar esse sonho. Essa vitória representa mais do que estabilidade profissional; é uma conquista que muda a vida de cada um e, também, de suas famílias”. Ele completou: “Esse vai ser um ganho enorme para a nossa população, especialmente para as nossas crianças”. Pastel sempre busca estar mais presente durante os eventos, principalmente quando se trata de educação — uma área que ele pretende ampliar ainda mais, para que os alunos possam estudar e buscar os seus sonhos profissionais.

AGENDA EM BRASÍLIA II

Falando agora sobre o legislativo aldeense, os vereadores Pedro Abreu (REP) e Márcio Soares (PL), e o ex-vereador Kaká, estão em Brasília. Foram atrás de emendas parlamentares para alguns setores do município. Percorreram alguns gabinetes, entre eles o do deputado Max Lemos (PDT). Max disse que não poderia prometer, mas que vai lutar, inclusive porque admira o trabalho do prefeito Fábio do Pastel (PL). Entre as demandas estão mobiliário para creches e o Fest Verão, evento de torneios esportivos.

ANIVERSÁRIO SURPRESA

Em Saquarema, a prefeita Lucimar Vidal (PL) festejou o aniversário de 71 anos do secretário de Relações Institucionais, Antônio Peres. Ele começou o dia sendo surpreendido por um banquete que tomou conta do local: salgados, bolos, sucos e refrigerantes. Peres agradeceu a todos: “Muito obrigado pelo carinho, pela lembrança e, principalmente, por caminharem ao meu lado todos os dias”. Lucimar também falou: “Hoje é aniversário desse grande amigo e companheiro de caminhada! Foi com seu apoio, os conselhos e as oportunidades que me deu que pude seguir firme, estudar e chegar até aqui.” A cronologia política local encontrou seu ponto de partida no sopro da velinha. Desde então, Lucimar e Peres sempre caminham juntos. Não importa se é aniversário, eleição ou plano educacional: a dupla continua a se organizar, tornando até mesmo a educação de Saquarema em outro patamar.

PARCERIA COM BALLET NACIONAL DE CUBA

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou nesta terça-feira (6) uma parceria com o Ballet Nacional de Cuba. A ideia é trazer o grupo para rodar o Brasil em uma turnê que começa em Maricá, na véspera do Carnaval de 2026. A organização ficará por conta da nova Empresa de Turismo e Cultura, sob comando do ator e gestor cultural, Antônio Grassi. A cidade também ganhará uma sede do Ballet de Cuba, com projeto de um arquiteto conhecido por curvas e homenagens. Antes mesmo de existir sede, já existem planos: vai ter intercâmbio, vai ter jovem indo para Cuba, vai ter dança para todos os lados. A ação faz parte de uma agenda de atividades culturais entre Cuba e Brasil. Inclui também presença garantida no Camarote Favela e no Sambódromo da Sapucaí. Quaquá, sempre com a mala pronta, segue voando atrás de planos. A missão: trazer dinheiro e colocar Maricá no mapa da dança, do turismo e da economia.

NA ENTREGA DE VIATURAS

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), foi um dos aliados de Cláudio Castro (PL) que esteve presente na entrega de viaturas feita pelo governador, num evento nos Arcos da Lapa, nesta terça-feira (6), no Rio. A nova frota é composta por 214 veículos operacionais semiblindados, com o objetivo de ampliar e renovar a frota da PMERJ. Outras autoridades também acompanharam o momento, como o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o deputado e presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), apontado como possível candidato ao governo do estado em 2026.

GM ARMADA EM 2 ANOS

O secretário de Ordem Pública de Macaé, César Reis – imagem -, anunciou nesta terça-feira (6), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, a possibilidade de firmar um convênio com a Polícia Federal para a capacitação e o armamento da Guarda Municipal. A proposta foi apresentada no contexto da 3ª Semana de Segurança Pública, que começou segunda-feira (5). O convite para a participação do secretário partiu do vereador Amaro Luiz (PV), presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa Legislativa. Ele afirmou que a atuação política é essencial para o avanço na área. Durante sua fala, César apresentou dados sobre a criminalidade no município. Segundo ele, Macaé registrou 147 homicídios em 2018. Em 2023, foram 72 casos. No ano passado, o número caiu para 35. Sobre a proposta de armar a GM, o secretário explicou que a medida dependerá da aprovação do Legislativo. Ele também destacou que a mudança deve ser incorporada à Lei Orgânica do Município, com previsão de implementação em até dois anos. A vereadora Leandra Lopes (PT) ressaltou que a função da Guarda é voltada à segurança patrimonial e defendeu o investimento em educação e cultura como formas de enfrentamento à criminalidade. Os vereadores Alan Mansur (CID), Luciano Diniz (CID), Ricardo Salgado (MDB) e Cesinha (CID) manifestaram apoio à apresentação do secretário.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias