06/08/2025 — 15:18
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (5)

Daniela Soares dispara contra Chiquinho da Educação, em entrevista à rádio RCFM: "O traidor é ele"; Dr Serginho fala sobre prisão de Bolsonaro e vistoria "Alfredão"; Alexandre Martins recebe presidente da Enel Rio; Fábio do Pastel na abertura da Conferência da Saúde; Fabinho Costa coloca a mão na massa, ou melhor, nos cocos; Turismo de Arraial se reúne com Procon de olho na conduta dos guias; Saquarema lança programa "Entre Nós"; Quaquá prestigia entrega de honraria à primeira-dama de Maricá; Câmara de Macaé debate pessoas em situação de rua nesta quarta (6); Rio das Ostras lança "Agosto Lilás"... E muito mais!

Compartilhe

ABRIU O JOGO, SEM RODEIOS

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (5) começa pela prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), que deu uma entrevista exclusiva e bombástica durante o programa “Renata Cristiane Online”, da rádio RCFM 88,7. Além de contar o início e os percalços da entrada na vida política após uma carreira consolidada na área de finanças. No bate-papo, também apresentou novas metas para o município e não fugiu das polêmicas políticas que têm agitado os bastidores da cidade. Sem rodeios, a prefeita foi direta ao apontar o que considera ser o principal nome por trás das tentativas de desestabilização de sua gestão: Francisco Ribeiro, o Chiquinho da Educação (MDB), ex-prefeito de Araruama. “O traidor é o Chiquinho”, afirmou ao comentar os episódios que marcaram o rompimento entre os dois (vídeo abaixo). Ela ainda contou que ficou surpresa com a postura da prima, Lívia de Chiquinho (PODE), que se afastou completamente após os primeiros sinais de desavença. “Quando o Chiquinho começou a tramar contra mim, a minha prima simplesmente se afastou”, disse. Falou ainda sobre as fake news, anunciou nova UPA e o programa Segurança Presente, do Estado. Por fim, Daniela participou do quadro “LIKE E DESLIKE”, que convida os participantes a revelarem, sem filtros, o que mais gostam e o que definitivamente não fazem questão de esconder que não gostam. “O meu like vai para essa equipe de prefeitos da Região dos Lagos. O meu deslike vai para fake news e milícias digitais”, declarou.

DISPOSIÇÃO QUE MUITO MARMANJO NÃO TERIA

Importante ressaltar que Daniela, ao disparar contra Chiquinho inelegível teve coragem, mesmo sendo uma mulher com aparência relativamente “frágil”, foi forte, corajosa e com disposição que muito marmanjo não teria no lugar dela. “Eu não vou aceitar ser um fantoche”, disse. Contou ainda que o sentimento dela pela prima e ex-prefeita Lívia é de mágoa. E que, acima de tudo vai honrar seus eleitores e seu grupo político – que era de Chiquinho mas agora está 100% com ela. “Entendi que fui usada. “Vou honrar esse grupo com trabalho e não favorecendo interesses pessoais de ninguém. Eu quero ser um exemplo para as pessoas”. Não só em Araruama, mas outros políticos da Região dos Lagos estão surpreendidos, positivamente, com a performance de Daniela, até o momento. Teve ex-prefeito que, certa vez em reunião com ela, disse que antes, a cidade parecia a Coréia (isolado e com regime político autoritário). E que já era a terceira vez que ele era recebido no gabinete da prefeita. Quanta diferença, hein? Falando nisso, outro destaque: a entrevista com a prefeita araruamense foi a mais comentada em todos os chats, tanto do YouTube, quanto do Instagram e Facebook. Os cortes (veja aqui no Instagram: fake news, segurança e saúde) também deram uma repercussão tremenda. O que ficou claro é que a entrevista de Daniela Soares motivou seu grupo e seus eleitores, ao passo que deixou completamente baratinada a oposição, leia-se Chiquinho/Lívia.

SOBRE PRISÃO DE BOLSONARO

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), usou as redes sociais nesta segunda-feira (4) para se posicionar sobre a prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro (PL). Na publicação, ele afirmou que a comemoração por uma eventual detenção do ex-mandatário representa, na verdade, um risco aos direitos individuais de todos os cidadãos. “Se você comemora a prisão de Bolsonaro, saiba que seus direitos também estão sendo relativizados. Não tem nada de jurídico nisso…”, escreveu o prefeito em seu perfil oficial na plataforma X. A declaração gerou repercussão entre apoiadores e críticos, reacendendo o debate sobre politização do Judiciário e liberdades civis no Brasil. No Instagram, foram centenas de comentários, com opiniões diversas: “Já era para estar preso há muito tempo”; “Apoiado prefeito… Inteligência é pra poucos”. E por aí vai.

OBRAS DO ALFREDÃO AVANÇAM

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), realizou nesta terça-feira (5) uma visita técnica às obras de reforma do Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto – o “Alfredão”, localizado no bairro Portinho. A reestruturação do espaço está sendo coordenada pela Secretaria da Cidade e promete transformar completamente o equipamento esportivo. Durante a visita, o prefeito acompanhou a fase de instalação das barras de ferro que irão sustentar a nova cobertura do ginásio. As obras incluem a recuperação total da estrutura, reconstrução de alvenarias e divisórias, colocação de novos pisos e revestimentos de parede, além da modernização das redes elétrica, hidráulica, sanitária e mecânica. O projeto prevê ainda pintura geral, instalação de novos equipamentos esportivos e a substituição completa de janelas, portas, ferragens, vidros, grades e portões. A entrega da obra está prevista para até o fim deste ano.

SESSÃO SOLENE

A campanha “Agosto Lilás” foi oficialmente aberta em Cabo Frio na manhã desta terça-feira (5), em uma sessão solene na Câmara Municipal que marcou a retomada dos trabalhos legislativos do segundo semestre. A iniciativa, que integra a mobilização nacional contra todas as formas de violência contra a mulher, reuniu parlamentares, secretários municipais, o vice-prefeito Miguel Alencar (União), representantes da rede de proteção e membros da sociedade civil. O “Agosto Lilás” é realizado em alusão à Lei Maria da Penha e tem como objetivo ampliar o debate público sobre a violência doméstica, fortalecer os canais de denúncia e dar visibilidade às políticas de acolhimento. Durante a solenidade, a secretária-adjunta de Políticas Públicas da Mulher, Bárbara Caetano, destacou que o combate à violência não é uma pauta exclusiva das mulheres e dirigiu seu discurso diretamente aos homens presentes, sobretudo aos vereadores. A secretária também apresentou dados sobre o trabalho desenvolvido de janeiro até agora: mais de 500 mulheres em situação de violência receberam atendimento psicológico, social e jurídico.

ENERGIA ELÉTRICA NA PAUTA

Nesta segunda-feira (5), o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) recebeu o presidente da Enel Rio, Francesco Moliterni, e a equipe técnica da concessionária para discutir melhorias no fornecimento de energia elétrica na cidade. Durante o encontro, foi anunciado o início de um mutirão com mais de 1.500 podas de vegetação em contato com a rede elétrica, visando minimizar quedas de energia durante o verão e os meses de ventos fortes, como agosto e setembro. Além disso, a administração municipal firmou o compromisso de realizar o recondutoramento de 10 km de cabos de média tensão ainda este ano, reforçando a rede elétrica que atende mais de 32 mil clientes no município. O prefeito destacou que a gestão está vigilante, cobrando melhorias e acompanhando cada etapa do processo para assegurar um serviço de qualidade à população.

NOVO COMANDO

A 127ª Delegacia de Polícia de Búzios está sob nova direção. O delegado Dr. Lauro Coelho assumiu oficialmente o comando da unidade com o objetivo de reforçar a segurança pública e ampliar a integração com as forças locais, especialmente diante da aproximação da alta temporada, período de grande fluxo turístico no município. Com ampla experiência em delegacias da Região dos Lagos, Dr. Lauro chega para dar continuidade ao trabalho desenvolvido e fortalecer as ações de combate à criminalidade. Ele substitui a delegada Flávia Monteiro de Barros, que esteve à frente da unidade por sete meses e foi transferida para a 14ª DP, no Leblon, Rio de Janeiro. Durante sua gestão em Búzios, Flávia se destacou pela atuação firme no enfrentamento à violência contra a mulher e ao tráfico de drogas, além de estabelecer uma relação de confiança com a população local.

CONFERÊNCIA DE SAÚDE

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), participou nesta terça-feira (5) da abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no Ministério Cristão Aprisco, no Centro. A secretária de Saúde, Maria Márcia, também esteve presente. “Esse é um momento muito importante para a gente ouvir a população e construir juntos os próximos passos da saúde no nosso município. A participação de vocês é fundamental”, destacou o prefeito. Com o tema “A qualidade de vida começa na saúde: resgatando os princípios básicos do SUS”, a conferência tem como objetivo planejar ações para o período de 2026 a 2029. O evento debateu seis eixos temáticos, incluindo financiamento, qualidade no atendimento, princípios do SUS, participação popular, gestão de pessoas e inovação digital na saúde.

VALORIZAÇÃO DAS MULHERES, SAÚDE E CENÁRIO POLÍTICO

Durante a sessão desta terça-feira (5), na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, temas como combate à violência contra a mulher, saúde pública e o atual cenário político marcaram os pronunciamentos dos vereadores. O vereador Moisés Batista (SD) destacou a importância da campanha Agosto Lilás e propôs a criação da Semana de Valorização das Mulheres e Meninas no município. Já Pedro Abreu (REP) homenageou o colega Márcio Soares (PL) com uma Moção de Aplausos – imagem -, em reconhecimento ao seu aniversário e aos serviços prestados à cidade. Paulo Santana (PP) abordou a conjuntura política e social do país, enquanto Jackson Souza (PODE) cobrou melhorias na saúde e reafirmou seu compromisso com a fiscalização dos serviços públicos. O presidente da Casa, Jean Pierre (PP), prestou apoio aos ambulantes que enfrentam dificuldades para obter licenças de trabalho. Encerrando os discursos, o vereador Zezinho Martins (REP) fez um paralelo entre a crise nacional e os desafios vividos pela população aldeense, com ênfase na área da saúde.

COM A MÃO NA MASSA

O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), colocou “a mão na massa” nesta terça-feira (5), participando de uma ação de manutenção na orla da cidade e acompanhando de perto a limpeza dos coqueiros. Durante a iniciativa, os cocos retirados foram destinados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a outros órgãos do município. Ele ajudou a turma a acondicionar os frutos e foi pessoalmente levar para a garotada dos CRAS de Vila Nova e Cidade Nova. “Vai ter água de coco pra geral hoje. Vamos juntos! Cuidar da nossa gente é a nossa missão”, declarou.

INCLUSÃO PRODUTIVA

O secretário de Planejamento e Gestão de Projetos de Iguaba Grande, Vinícius Lavalle, participou nesta terça-feira (5) de uma reunião estratégica com representantes do Sebrae-RJ para impulsionar a inclusão produtiva no município. O encontro, realizado na sede da Secretaria de Educação, reuniu diversas pastas da administração municipal em uma força-tarefa voltada à geração de oportunidades e ao fortalecimento da economia local. “A convite da Secretaria, participamos de uma reunião conjunta com o Sebrae-RJ, tendo como pauta principal a Inclusão Produtiva em Iguaba Grande”, destacou Lavalle. Estiveram presentes representantes das secretarias de Planejamento, Pesca, Agricultura, Integração Governamental, Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social — todas unidas por um objetivo comum: promover ações que ampliem o acesso ao mercado de trabalho, qualificação e empreendedorismo para a população de Iguaba.

DE OLHO NOS GUIAS DE TURISMO

O secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu, e representantes do Procon participaram de uma reunião com artesãos, empresários e o vereador professor Tayron (PL) para tratar de condutas adotadas por guias de turismo no município. Durante o encontro, o grupo relatou práticas como a cobrança de comissões sobre vendas e a coação de visitantes a consumirem em estabelecimentos específicos. As autoridades orientaram os presentes sobre os procedimentos para formalização de denúncias por meio dos canais oficiais. O monitoramento das situações relatadas continuará sendo realizado pelos órgãos competentes.

VISITA TÉCNICA

O presidente da Câmara de Arraial do Cabo, vereador Dieguinho (PL), visitou nesta segunda-feira (4) o Posto de Saúde e a Creche Municipal Vicente Rodrigues, no Morro da Boa Vista. A ação faz parte do acompanhamento dos equipamentos públicos. Durante a visita, ele conversou com profissionais das unidades, verificou melhorias nas estruturas e destacou a importância do atendimento à população. “Estamos presentes nos bairros, lado a lado com quem faz a diferença. Nosso compromisso é garantir um atendimento cada vez mais humano, digno e eficiente”, afirmou Dieguinho.

PROGRAMA DE ACOLHIMENTO

A cidade de Saquarema deu um importante passo na proteção às mulheres com o lançamento do programa “Entre Nós”, realizado nesta segunda-feira (4). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a OAB Mulher, com foco no acolhimento de advogadas e estudantes de Direito que sejam vítimas de violência doméstica. Presente no evento, a secretária municipal da Mulher, Márcia Azeredo, destacou a importância da ação. “Hoje celebramos o lançamento desse programa, uma iniciativa da OAB Mulher em parceria com a Secretaria da Mulher para oferecer acolhimento especializado a advogadas e estudantes”, afirmou. O atendimento será prestado pela OAB Mulher na Sala do Projeto Violeta, localizada no Fórum de Saquarema. O local oferecerá escuta qualificada, apoio psicológico, orientação jurídica e encaminhamento à rede de proteção, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município.

MEDALHA CHIQUINHA GONZAGA

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), participou na noite desta segunda-feira (4) de uma sessão especial na Câmara Municipal do Rio para prestigiar sua esposa, a primeira-dama Gabriela Lopes, homenageada com a Medalha Chiquinha Gonzaga. A honraria é concedida a mulheres com atuação em causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais. “A sessão especial na Câmara Municipal do Rio só confirma o que eu já sempre soube: do privilégio de ter essa mulher maravilhosa, forte, linda e inteligente que tenho ao meu lado”, disse o romântico Quaquá. Após o evento, a turma foi degustar o famoso polvo com bacon de Benfica.

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

A Câmara Municipal de Macaé realiza, nesta quarta-feira (6), às 18h, uma audiência pública de grande relevância social: o foco será discutir as políticas públicas de Assistência Social voltadas às pessoas em situação de rua. O encontro, que acontece na sede do Legislativo, promete reunir representantes de órgãos públicos, especialistas e membros da sociedade civil, com o objetivo de ampliar o debate e buscar soluções mais humanas e eficazes para esse público vulnerável. A iniciativa partiu de um requerimento da vereadora Mayara Rezende (REP), presidente da Comissão de Assistência Social e Defesa do Consumidor. “Vamos discutir uma das áreas mais sensíveis da nossa cidade. Esta audiência é fundamental para dar voz a quem mais precisa, ouvir os profissionais que atuam na ponta e construir, em conjunto, políticas mais justas e inclusivas para Macaé”, destacou a parlamentar.

AGOSTO LILÁS

A Prefeitura de Rio das Ostras inicia, nesta quarta-feira (6), a campanha “Agosto Lilás”, em comemoração aos 19 anos da Lei Maria da Penha. A ação, organizada pelas secretarias de Segurança Pública (SESEP) e de Assistência Social, inclui atividades de conscientização, orientação ao público e distribuição de panfletos. Entre os dias 11 e 28 de agosto, serão realizadas palestras sobre o combate à violência contra a mulher. No dia 15, haverá uma apresentação aberta ao público na Câmara Municipal. As demais ocorrerão em unidades da Prefeitura, voltadas a guardas civis e servidores da SESEP. “O nosso efetivo enfrenta desafios diários para atender à população. Essa semana de palestras é mais uma ação que prepara e municia os nossos agentes para uma atuação mais efetiva em Rio das Ostras”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias