05/02/2025 — 04:27
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (4)

Daniela Soares é a primeira prefeita a prestigiar abertura dos trabalhos do legislativo municipal; Novos secretários assumem em Araruama; Fábio do Pastel se reúne com Prolagos e convida prefeitos para atuação conjunta; Secretário de Iguaba se reúne com prefeito aldeense; Serginho de olho no carapicu; Marcelo Magno está radiante com notícia dada pelo Portal; Câmara de Búzios aprova incentivo financeiro a agentes de Saúde; Quaquá assina continuidade do Passaporte Universitário; Lucimar Vidal dá posse na Educação; Carlos Augusto na Alerj; Welberth Rezende entrega certificados... E muito mais!

Compartilhe

“OUTRO PATAMAR”

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (4) começa por Araruama, cidade onde a política tem dado reviravoltas desde que a prefeita Daniela Soares (MDB) assumiu. Além de ter um tratamento bastante educado e cordial com os servidores, totalmente diferente de sua prima e ex-prefeita, Lívia de Chiquinho (PODE) e do ex-primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação (PODE), ela tem mostrado que realmente quer manter o melhor diálogo possível com a Câmara Municipal. Não à toa, conseguiu ter na sua base 15 dos 17 vereadores. E nesta terça-feira (4), um fato histórico aconteceu: Daniela foi a primeira chefe do executivo a prestigiar uma abertura de ano legislativo. Foi lá, discursou, esbanjou simpatia e demonstrou que não é fantoche de ninguém. Um dos parlamentares que afirmou estar “adorando” Daniela foi Elói Ramalho (SD). Por telefone, contou que a principal qualidade da prefeita é saber ouvir. “Ela chamou o sindicato dos servidores pra dialogar, participou da sessão (da Câmara) de hoje, se colocando à disposição de todos os vereadores. É outra vibe”, disse ele, completando que estão todos se sentindo prestigiados. Elói ainda acrescentou que a postura de Daniela mudou o cenário da cidade. “Ela colocou ordem na casa, disse aos servidores que não quer saber de ninguém sendo destratado. É outro patamar, é uma pessoa acessível. Tô me sentindo em Iguaba com o Vantoil Martins (ex-prefeito)”. Seria o início da derrocada do clã Chiquinho? É aguardar pra ver.

NOMEOU QUEM ELA REALMENTE QUIS

Enquanto Chiquinho dá ataques de pelanca sem fim – inclusive soubemos nos bastidores que ele já jogou uns três telefones celulares na parede -, Daniela segue o rito como deve ser, nomeando seu primeiro escalão, falta pouco pra completar o quadro. Entre eles estão o procurador-geral do município, Ronan Gomes; as secretárias de Educação, Valéria Amaral; e de Política Social, vice-prefeita Verônica do Café Capri; e o secretário de Transporte, Aridinho. O curioso é que desses quatro nomeados, dois foram candidatos da oposição: Valéria, que não se elegeu e veio candidata junto com Penha, e Aridinho, que é do PL. Com a subida deste para o executivo, quem assume é o suplente Aparício, também do PL. Outro detalhe nessa história tem relação com Verônica, pois Chiquinho teria “proibido” Daniela de nomear a empresária para qualquer coisa. Desta forma, Daniela demonstra que é ela quem decide o que vai assinar. Uma outra questão é o termômetro de satisfação na cidade, onde o comentário geral é de muita esperança com o mandato dela e as pessoas estão dizendo que Daniela é uma pessoa muito interessante, que passa jovialidade, alegria, dá carinho ao povo. Inclusive a presença dela no “Orla Ativa” (atividades esportivas gratuitas) foi um sucesso tremendo, da mesma forma como na Câmara hoje, isso mexeu com o sentimento do servidor e dos vereadores, porque Lívia passou 8 anos como prefeita e nunca teve uma única reunião com os parlamentares, nem por telefone que fosse. Que coisa, hein?

EDUCAÇÃO DE CARA NOVA

Voltando a falar das nomeações de Daniela em Araruama, a gente conversou com Valéria Amaral, a professora Valéria, sobre a nova função. Disse que a recepção foi muito calorosa e de muito carinho. “Estou muito feliz e admito que é a realização de um sonho ser secretária de educação de Araruama”. Contou que tem muitos planos para o setor e que ficou impressionada com a prefeita, de “como ela é prática, objetiva e direta e determinada. Me identifiquei muito com ela”, descreveu. Valéria fez questão de destacar que foi uma indicação técnica, porque ela é professora de História inclusive. Lembrou também que foi candidata a vereadora com o grupo da oposição, ou seja, não caminhou com a atual prefeita, mas aceitou o convite e falou que vai se dedicar ao máximo para melhorar a educação da cidade.

REUNIÃO COM A PROLAGOS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), tem se concentrado nas reuniões. O gabinete segue movimentado, com discussões intermináveis sobre a lagoa de Araruama. Nesta segunda-feira (3), o encontro foi com a Prolagos, onde a empresa apresentou uma série de estudos para tentar entender a lagoa. Também foram abordadas vistorias realizadas e o cinturão de proteção. A equipe do Gabinete de Ações Pró-Lagoa de Araruama não poderia faltar, com a presença de nomes como o secretário de Governo, Luiz Fernando Júnior, o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, e o procurador-geral, Peter Samerson, além de outros membros da equipe, como o chefe de Gabinete, Fernando Frauches, e a diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas, o gerente de operações, Pablo Meletti, e o corpo jurídico da empresa. E, claro, não poderiam deixar de lado a mobilização regional: Pastel convidou os prefeitos de Araruama, Daniela Soares (MDB); Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP); Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL); Cabo Frio, Dr. Serginho (PL); e Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), para se reunirem nesta quarta (5) e discutir a situação sanitária da lagoa.

PCCR DA GM APROVADO

O presidente da Câmara Municipal, Jean Pierre (PP), informou à coluna “Boca Miúda” que o PL do PCCR da Guarda Civil Municipal foi votado e aprovado nesta terça-feira (4). O projeto foi encaminhado pelo prefeito Fábio do Pastel no dia 10 de janeiro à Casa, que assinou o documento para que fosse incluído na pauta de votação da Câmara. Com a aprovação, a próxima etapa é a sanção da lei pelo prefeito que deve acontecer nesta semana ainda.

HARMONIA ENTRE VIZINHOS

Falando em Pastel, ontem ele recebeu o ex-prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, que é o atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da cidade. Entre um cafezinho e outro, discutiram projetos para a Região dos Lagos. “Foi uma tarde de trabalho ao sabor de um café com meu amigo e prefeito Fábio do Pastel. A pauta principal só podia ser nossa Região dos Lagos”, destacou Vantoil, que também é pré-candidato a deputado em 2026. Pastel disse que é sempre bom estar com Vantoil. “Muito bom ouvir os projetos dele para o futuro da nossa região. Tenho certeza de que coisas boas virão por aí”, disse.

DE OLHO NO CARAPICU

Em Cabo Frio, o prefeito Dr Serginho (PL) resolveu dobrar o tempo de atividade física e agora faz exercício antes e depois do trabalho. Na noite desta segunda-feira (3), depois de uma “corridinha” na orla da Praia do Forte, esticou até o Canto do Forte São Mateus e emendou prosa com um grupo de moradores do bairro Monte Alegre II. A turma tava pescando carapicu, antes de voltar pra casa – Serginho não pode ver um peixe que já fica doido. Daí, pra emendar uma conversa foram dois segundos. Os homens pediram pra Serginho dar uma fiscalizada na questão do lixo no bairro, ele disse que o ordenamento vai chegar lá, e alguns internautas comentaram sobre falta de iluminação. Neste caso, ele explicou que a Prefeitura está sem contrato mas que uma licitação está a caminho.

ENCONTRO DE PRESIDENTES

O secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, Josias da Swell, que é presidente da executiva municipal do PL, foi ao Rio nesta segunda-feira (3) acompanhar a eleição da Mesa Diretora da Alerj. O parlamento fluminense reelegeu Rodrigo Bacellar (União) à presidência e tem como 1º vice-presidente o deputado Altineu Côrtes, que é presidente do PL do Rio de Janeiro. “Parabéns meu líder”, escreveu ele na rede social.

CABANA DO PESCADOR EM FOCO

Acontece nesta quarta-feira (5) uma audiência pública nas proximidades da Cabana do Pescador, que fica na Praia das Conchas, em Cabo Frio. O encontro, marcado para as 16h, vai discutir o imbróglio envolvendo a ocupação irregular do imóvel, cuja demolição foi determinada por decisão judicial de 2018. As partes responsáveis pela Cabana tentam suspender a decisão que determinou a imissão na posse a favor da União Federal e a posterior demolição do quiosque, ocupante de um bem de uso comum do povo e terreno de Marinha sem autorização da Secretaria de Patrimônio da União. A participação remota na audiência não será permitida, dada a importância da discussão presencial. A decisão completa pode ser consultada no site da Justiça Federal 2ª Região, pelo processo 5004586-62.2024.4.02.5108/RJ.

REVITALIZAÇÃO DO BOULEVARD CANAL

Aconteceu na noite desta segunda-feira (3) um encontro realizado para discutir a revitalização do Boulevard Canal, em Cabo Frio. O encontro teve a presença dos secretários de Cultura, Carlos Ernesto (Carlão), de Turismo, Davi Barcelos, de Serviços Públicos, Jefferson Vidal, e da comandante do 25º BPM, coronel Andréia. Além deles, o encontro contou com a participação de diversos empresários e comerciantes locais, todos unidos pelo objetivo de transformar o Boulevard Canal em um espaço mais seguro e atrativo. Confira aqui um trecho desse encontro.

RADIANTE COM NOTÍCIA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), disse que está radiante com a notícia que foi divulgada, em primeira mão pelo Portal RC24h, no fim de semana, que a cidade é a única da Região dos Lagos que tem 100% das praias balneáveis, ou seja, liberadas ao banho, especialmente as praias de laguna. Na conversa, por telefone, ele lembrou que é a primeira vez que isso acontece em décadas, e que está muito feliz. Destacou que foi um trabalho incansável, verificando as bocas de lobos, bem como os despejos clandestinos de esgoto, mandando a equipe da secretaria de Meio Ambiente e Obras cobrar a Prolagos. Disse ainda que esse é um momento muito especial e que a única coisa que Arraial do Cabo tem verdadeiramente de valioso são as belezas naturais e a preservação ambiental, prioridade no governo dele.

CONVÊNIO IFRJ

O vice-prefeito de Arraial do Cabo, Diego Silveira (MDB), e o secretário de Educação, Bernardo Alcantara, assinaram, nesta segunda-feira (3) o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o IFRJ, entregue pelo diretor do campus local, David Barreto de Aguiar. A cerimônia contou também com a presença da secretária adjunta, Ingrid Silveira. O termo garante 14 vagas no curso de pós-graduação em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras, com 50% das vagas destinadas a servidores municipais. Caso não haja procura externa, essa cota pode chegar a 100%. As inscrições começaram nesta terça (4) e vão até 18 de fevereiro (confira aqui).

INCENTIVO FINANCEIRO APROVADO

A Câmara Municipal de Búzios aprovou, nesta terça-feira (4), em regime de urgência e por unanimidade, o Projeto de Lei 010/2025, que autoriza o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE). Segundo o parecer conjunto das Comissões de Constituição e Justiça e de Seguridade, a proposição atende às normativas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e está alinhada à Lei Federal nº 12.994, de 17 de junho de 2024. O projeto segue para a sanção do prefeito.

CONTINUIDADE DO PASSAPORTE UNIVERSITÁRIO

Já em Maricá, o prefeito Washington Quaquá (PT) anda “turbinado” com uma agenda cheia de domingo a domingo. Neste início de semana, a Educação tem o foco preferencial onde o Passaporte Universitário ganhou um novo carimbo. A assinatura aconteceu nesta segunda-feira (3), com mudanças anunciadas, e as vagas serão distribuídas de acordo com novos critérios. Para o curso de Medicina, 30% das vagas serão destinadas a negros. Para as demais áreas, 60% serão para estudantes de escolas públicas. Quaquá reforçou o impacto do projeto: “O Passaporte Universitário já transformou muitas vidas e agora vai garantir ainda mais chances para quem mais precisa. Vamos juntos.” Enquanto isso, o município segue no ritmo acelerado do prefeito, que vem implementando ideias a “todo vapor”. Afinal, quando o gestor está “inspirado”, projeto bom não falta.

POSSE NA EDUCAÇÃO

Em Saquarema, a prefeita Lucimar Vidal (PL) deu posse aos novos servidores da Educação, na manhã desta terça-feira (4). À tarde deu as boas-vindas aos profissionais que chegaram para reforçar as diversas áreas do município. Lucimar era só sorrisos, ela é professora e sabe bem como é a luta da categoria. “É uma alegria ver tanta gente chegando para cuidar do futuro de Saquarema com carinho, compromisso e dedicação. Sei que cada um de vocês vai fazer a diferença na vida de muitas crianças, jovens e de toda nossa população”.

FRANCIANE SEGUE NA MESA DIRETORA

A deputada estadual Franciane Motta (PODE), ex-prefeita de Saquarema, continua na Mesa Diretora da Alerj, cuja eleição aconteceu nesta segunda-feira (3), com Rodrigo Bacellar (União) na presidência. A esposa do ex-deputado Paulo Melo (MDB) agradeceu nas redes sociais. “Quero agradecer a confiança do Rodrigo Bacellar e dizer que continuarei realizando um trabalho empenhado, sobretudo em prol da população do Rio de Janeiro e pela garantia dos direitos de todos”.

NA ALERJ

Falando em Alerj, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), foi à capital nesta segunda-feira (3) para acompanhar as eleições na Assembleia. Com um olho lá e outro cá, claro, não poderia esquecer de seus compromissos na cidade. Carlos, sempre atento, fez questão de destacar que o interior, e especialmente os municípios, precisam de mais “atenção e suporte”. Segundo ele, Bacellar, em seu discurso, abordou a importância de um olhar “mais dedicado” da Alerj para as cidades do interior, afirmando que os deputados devem ser um “braço de apoio essencial” nas áreas de saúde e segurança. Após o importante compromisso na Alerj, o prefeito retornou para Rio das Ostras, onde, com o foco em suas tarefas, o trabalho nunca para, tem energia para dar e vender.

ENTREGA DOS CERTIFICADOS

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), tem um objetivo claro: qualificar a população. Nesta terça-feira (4), ele foi até a cerimônia de entrega de 200 certificados à primeira turma do T-Huet, curso pago pela Prefeitura e que vai garantir a 3,5 mil pessoas o acesso ao novo mercado offshore neste ano. “Costumo dizer que o maior projeto social que a gente pode oferecer é o emprego.” Em seu discurso, Welberth disse que tem trabalhado muito para criar e fechar todo o elo desde o início: “criar a vaga, buscar oportunidade de negócio, qualificar a população e ajudar as pessoas a entrar na vaga de emprego. E se alguém ainda tiver dúvidas sobre o impacto da administração de Welberth, ele deixou claro: a cidade é um dos maiores geradores de emprego do estado, ficando em 2º lugar no ranking de saldo de empregos formais, só atrás da capital. Ou seja, é só sucesso!

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo