20/01/2025 — 14:01
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (4)

Clima eletrizante em Araruama: troca de farpas entre pré-candidato e ex-prefeito dá o que falar; Fechamento de Alexandre Martins e Cláudio Castro deixa oposição desorientada; Agentes de Saúde protestam contra Magdala Furtado, que não pagou piso nacional; Vantoil Martins entrega sede própria da Seduc; Marcelo Magno tem uma terça-feira abençoada; Fábio do Pastel resenha com vereadores e pré-candidatos; Manoela Peres entrega clínica odontológica nesta quarta (5); Fabiano Horta visita alunos em Itaipuaçu; Flic passa a ser Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio... E muito mais!

Compartilhe

“SEU M3RD4”

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (4) começa por Araruama, onde o clima de pré-campanha tem andado um tanto quanto eletrizante. É tiro, porrada e bomba, pelo menos em se tratando de troca de farpas entre o pré-candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC) e o coronel da cidade, o ex-prefeito inelegível Chiquinho da Educação (MDB). Acontece que numa postagem de Sérgio, nesta segunda-feira (3), ele chama Lívia de Chiquinho (REP) de “Prefeita da ordem desumana”, haja vista a enxurrada de reclamações sobre a saúde municipal. Pronto! Foi o suficiente para o primeiro-damo botar a metralhadora giratória pra torar. A propósito do post do empresário, ele explica que teve informação de “uma notícia lamentável da UPA de Araruama”, onde uma mulher chegou com princípio de trombose, acompanhada do marido, o qual foi impedido de entrar com ela no atendimento. Chiquinho respondeu com um quente e dois fervendo (veja nos prints abaixo), com indiretas que envolveriam o pré-candidato em esquemas supostamente ilícitos em governos passados. Na reposta, Sérgio disse que estava ansioso pelo “posicionamento” de Chiquinho. E ainda o chamou de “seu m3rd4″ ,”seu bosta” e o taxou de “bandido condenado por extorsão”. Diante da invertida de outro homem, o marido da prefeita se calou. Será que temeu? Dizem que Chiquinho só é valente com mulher. Em Araruama é assim: eita atrás de vixe. Folhetim político melhor, não há.

_______________

“PENHA”TENHO UM EXÉRCITO NA RUA”

Por outro lado, a situação da vereadora Penha Bernardes (PL), pré-candidata a prefeita de Araruama, parece estar mais “confortável” em relação a ser o alvo de Chiquinho sem Educação. Já ouviu tanto as poucas e boas do político, que é preferível nem comentar aqui. Só que Penha tá crescendo em simpatia da população, que inclusive já afirma que se ela ganhar, será “a prefeita do povo”. Nesta segunda-feira (3), ela fez reunião no bairro Fazendinha. A vice-prefeita da cidade, Raiana Alcebíades (PSD), e outros pré-candidatos a vereadores também estiveram presentes. O objetivo do encontro foi analisar o cenário político local e elaborar propostas por meio do diálogo com a população. Durante o evento, Penha discutiu as dificuldades de enfrentar a base do atual governo – que é maioria na Câmara -, destacando o apoio recebido de seus seguidores: “Antes eu tinha Deus, minha família e um grupo de amigos que acreditava em mim. Hoje eu tenho um exército na rua.”

REPERCUTIU À BEÇA

Em Armação dos Búzios, a repercussão do anúncio de que o prefeito Alexandre Martins (REP) avança estrategicamente sobre o PL, o encontro dele com o governador Cláudio Castro (PL), sem dúvida nenhuma, foi o assunto mais comentado na cidade junto à classe política nesta segunda-feira (3), logo para começar a semana eletrizante. Inclusive trouxemos outros detalhes sobre esse encontro. Na conversa, o governador disse para Alexandre, se justificou praticamente, que todo mundo achava que ele não ia conseguir voltar à cadeira de prefeito, por isso o partido teve que se posicionar e escolher Rafael Aguiar. Mas com o retorno do prefeito, a situação mudou, até porque ele apoiou Castro quando este candidato à reeleição. Ou seja, o apoio é oficial e, ao que parece, isso fez a oposição sentir muito o golpe. Quando Alexandre inaugurou a praça na noite passada, todo o grupo dele estava motivado, feliz; por outro lado, a oposição baratinada, sem saber o que fazer, muitos perfis fakes nas redes sociais, promovendo ataques, querendo descredibilizar a informação desse fechamento. Agora é ver como é que vai ser o desdobramento dessa briga pelo PL em Armação dos Búzios. Quem será que vai vencer essa queda de braço? Até o presente momento, não há dúvida que quem vence é Alexandre.

MODO TURBO

E olha que Alexandre Martins está no modo turbo real. Entregou a Praça da Marina, na noite de ontem (imagem), e hoje, terça, já partiu para o Rio de Janeiro onde iria tratar de partidos políticos. Em seguida, partiu Brasília, como havíamos adiantado aqui na coluna. Na capital federal, vai em busca de emendas parlamentares para tentar engrossar o orçamento municipal, além de também acompanhar o processo do bloqueio dos royalties de petróleo: a arrecadação do município caiu muito – de cerca de R$ 23 milhões para R$ 8 milhões, fator que vem dificultando o orçamento municipal. Importante destacar que Alexandre disse pra nós, ontem mesmo, que até o final dessa semana ele teria outras novidades. Não quis revelar o que é, mas o clima de mistério ficou instalado. É como diz um amigo querido lá de Búzios, “o português é esperto”. Então, não dá pra duvidar da capacidade de Alexandre de se articular politicamente.

ENFIM, A POSSE

Nesta segunda-feira (3), finalmente, os concursados da Câmara de Búzios tomaram posse. A gente deu aqui, no fim do mês passado, que os novos servidores estavam contrariados com a demora, já que havia sido anunciada uma data e depois a outra. Durante o evento, o procurador do legislativo, Rafael Tartari, parabenizou os servidores pela conquista, além de pedir desculpas pela demora na posse. Falando em legislativo, nesta terça-feira (4), um novo projeto de lei, o 35/2024, de autoria do vereador Victor Santos (MDB), foi apresentado, propondo a criação da Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino e do Dia da Mulher Empreendedora Buziana. O objetivo é destacar o papel das mulheres empreendedoras, valorizar suas contribuições e fomentar o empreendedorismo feminino. O PL será avaliado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Se aprovado, o Dia da Mulher Empreendedora Buziana será celebrado em 19 de novembro, coincidindo com o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, e a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, que será realizada na mesma semana.

PROTESTO: CADÊ O DINHEIRO?

Já em Cabo Frio, o governo Magdala Furtado (PV) dá um passo pra frente e dois pra trás. Na manhã desta terça-feira (4), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Cabo Frio fizeram protesto em frente à Prefeitura contra a falta de repasse do piso nacional da categoria e sobre o processo seletivo. Os manifestantes reivindicam o pagamento imediato da equiparação do piso com o valor de dois salários mínimos, conforme determina a lei federal. Segundo a categoria, o município já recebeu os recursos da União para arcar com as despesas, mas ainda não os repassou aos trabalhadores. O Portal RC24h questionou a administração municipal. A resposta foi que o secretário de Saúde, Bruno Alpacino, recebeu representantes dos ACS e um novo encontro acontecerá nos próximos 15 dias, onde será apresentado à categoria a viabilidade financeira do município sobre o pagamento desse benefício. Ué, mas a verba já não foi repassada? Ou seja, ao que parece, vão ter que esperar sentadinhos pra não cansar.

VETO REVOLTA VEREADOR

E os desmandos de SuperMag não param por aí. Na sessão do legislativo cabo-friense, nesta terça-feira (4), o vereador Davi Souza (PP) ficou revoltado e usou a tribuna pra dizer que não há explicação para o veto de Magdala Furtado à lei que pede a capacitação presencial para os auxiliares de classe que atuam na rede municipal de educação e que cuidam dos alunos PCDs e crianças com autismo. A lei foi proposta pela parlamentar juvenil Julia Vitória, que tem autismo. “Esse veto diz muito sobre o que pensa o atual governo sobre inclusão e diversidade. Não faz o menor sentido a prefeita não colocar a lupa em um assunto tão importante”, disse Davi. A cidade hoje conta com cerca de 622 auxiliares para uma rede com mais de 1.573 estudantes PCDs. “A lei brasileira diz que cada PCD tem que ter um auxiliar, fora os auxiliares das classes infantis. Essa conta fecha?”, questionou o vereador que, ao final, fez um apelo para a derrubada do veto e por pressão popular. “Essa pauta não é sobre partidos ou sobre eleições municipais, ela é sobre humanidade, empatia, inclusão”. A ver até a próxima sessão, na quinta (6), como será o desenrolar disso.

PEDIDO DE TOMBAMENTO

Continuando em Cabo Frio e o mês em que se comemora o Meio Ambiente – que anda tão desvalorizado na cidade -, o vice-presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CMUPAC), Lucas Muller, entregou pedido de tombamento da área da Companhia Salina Perynas – 1.170.000,00 m2, antes que a especulação imobiliária vença essa queda de braço que vem sendo travada há tempos. O valor histórico é inestimável, remonta ao início da exploração do sal, no início do século 19. O pedido abrange o valor de patrimônio histórico centenário, ambiental e científico da área e engloba a fábrica, o conjunto histórico da casa do ex-governador Miguel Couto, a Capela Santa Rosa de Lima, esquadros de salinas e o horto com 5 mil espécies de restinga. A ideia é que futuramente o local se transformasse num parque público, com Museu de Sal e local de pesquisa científica universitária. A solicitação foi entregue nesta terça-feira (4) à presidenta do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (IMUPAC), Helvia Vorcaro. Também estava presente Almicen Garcia, que também assina a pesquisa e o pedido de tombamento.

NOVA SEDE DA SEDUC

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), acompanhado pelo secretário de Educação, Cássio Rodrigues, inaugurou nesta segunda-feira (3) a nova sede da Secretaria de Educação, no bairro Cidade Nova. A cerimônia, que faz parte das comemorações do aniversário de 29 anos da cidade (8 de junho), contou com a presença do vice-prefeito Alexandre Carvalho (PL), do secretário de Governo, Jales Lins, e representantes do legislativo. A estrutura, em homenagem à professora Zilda de Oliveira Santos, abrigará a parte administrativa da secretaria, oferecendo atendimento ao público. O projeto visa promover a integração entre os profissionais da educação, com um conceito de espaço aberto e janelas de vidro. O prédio possui elevador, ambientes climatizados, recepção espaçosa, banheiros acessíveis, cozinha com copa, estações de trabalho, sala de reuniões, energia solar, entre outros recursos.

TERÇA-FEIRA ABENÇOADA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), teve um início de terça-feira (4) abençoada. Ele recebeu a imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus, durante visita de membros da paróquia em seu gabinete. O objetivo foi abençoar a prefeitura e todos os que trabalham e frequentam o local diariamente. A iniciativa antecede as comemorações do dia do padroeiro da Paróquia de Arraial, que ocorrerá nesta sexta (7).

REUNIÕES NA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) participou de uma reunião no último domingo (2) com o pré-candidato a vereador Jonas do Caminhão. O encontro teve como objetivo discutir propostas políticas e avaliar o panorama eleitoral para as próximas eleições. Já nesta segunda-feira (3), Pastel recebeu em seu gabinete o vereador Chimbiu (SDD) e os jovens Lucas Gomes e Jonatas Gabriel (imagem). Durante a reunião, eles conversaram sobre questões relacionadas ao bairro Colina.

LICENÇA 4.0

O secretário adjunto de Fazenda de São Pedro da Aldeia, Gustavo Amoêdo, e o diretor de Desenvolvimento, Sandro Boutch, estiveram presentes nesta segunda-feira (3), no Fórum da Construção Civil, que aconteceu na sede da Firjan, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o município recebeu o certificado da Firjan pela implementação parcial do projeto “Licença 4.0”. A iniciativa, que é inédita no estado fluminense, tem como objetivo analisar e identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento de obras, a fim de simplificar as etapas e a redução dos prazos de tramitação. No município, o projeto é conduzido por uma comissão composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Antonio Nepomuceno, além de Gustavo Amoêdo e Sandro Boutch.

RESENHA NA ALERJ

Ainda sobre São Pedro da Aldeia, a vereadora Mislene de André (PL) – pré-candidata à recondução ao cargo nas eleições deste ano, esteve na Alerj, nesta terça-feira (4), e foi recebida pelo amigo deputado Dr Serginho (PL), pré-candidato a prefeito de Cabo Frio. Acompanhando a parlamentar, seu marido, o ex-vereador aldeense André de Gilson. Serginho teceu loas a Mislene, lembrando que ela é uma lutadora pelos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência e que está sempre pedindo por São Pedro da Aldeia. Tá em alta conta, hein?

CLÍNICA ODONTOLÓGICA MUNICIPAL

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), juntamente com o secretário de Saúde, João Alberto, vai inaugurar nesta quarta-feira (5), às 18h, a Clínica Odontológica Municipal, localizada em Bacaxá. A unidade está situada na Rua Professor Souza. O novo equipamento de saúde do município contará com dois setores principais: a Odontoclínica, onde serão realizados serviços de profilaxia, restauração e extração simples, e o Centro de Especialidade Odontológicas, que oferecerá tratamento de endodontia, cirurgia oral de menor complexidade, estomatologia, prótese dentária, entre outros serviços. Manoela, que é dentista, inspecionou o novo equipamento de saúde do município nos mííínimos detalhes.

RESENHA DE PRÉ-CANDIDATOS

Ainda sobre Saquarema, a pré-candidata a prefeita Lucimar Vidal (PL), reuniu-se com o pré-candidato a vereador Raphael Sanzana em um café da manhã nesta segunda-feira (3). O encontro teve como foco a discussão sobre a trajetória na educação ao longo dos últimos anos. Durante a conversa, foram abordadas as mudanças de perspectivas para o município e as experiências de Lucimar como professora e diretora na rede municipal de ensino em Saquarema.

VISITA À CRIANÇADA EM ITAIPUAÇU

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), e o secretário de Governo e presidente estadual do PT, João Maurício, que é pré-candidato a vice-prefeito, realizaram uma visita à Escola Municipal Carlos Manoel Costa Lima, em Itaipuaçu, nesta terça-feira (4). A visita teve como objetivo acompanhar as melhorias realizadas na escola e encontrar-se com alunos e responsáveis.

PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO ESTADO

A Feira de Literatura e Cultura de Rio das Ostras a partir de agora é, oficialmente, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio. A Alerj aprovou nesta terça-feira (4) o projeto de lei da deputada Marina do MST (PT) que pedia este reconhecimento oficial da Flic aos parlamentares fluminenses. “A FLIC busca desde seu início a popularização e democratização da cultura, realizando o evento em área periférica e bastante populosa para atingir o máximo de pessoas possíveis, fomentando a leitura e a cultura, justamente para os que mais sofrem com pouco acesso a ela”, explicou Marina do MST.

VIVA O VIRA-LATA!

O Dia do Vira-Lata agora faz parte do Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A data a ser comemorada anualmente em 31 de julho foi estabelecida pela Lei 10.394/24, de autoria da deputada Índia Armelau (PL), aprovada pela Alerj e sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL), conforme publicado no Diário Oficial desta terça (4). O objetivo da data é promover a adoção de animais sem raça definida (SRD), conhecidos popularmente como vira-latas. A deputada foi motivada a propor a lei após adotar seu segundo cão, chamado de “caramelo platinado”, que encontrou abandonado em frente à academia que frequenta. Apesar de 42% dos cães de companhia no Brasil serem vira-latas, muitos desses animais passam anos em abrigos antes de serem adotados. A adoção de cães adultos SRD é prejudicada pela preferência por animais de raça.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo