InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (31)

Policlínica de Arraial é inaugurada e Marcelo Magno comenta situação de Renatinho e adiantamento de salários e 13º; Bastidores de Marcio Galo se entregando na 126ª DP depois de cinco dias foragido, em Cabo Frio; Alexandre Martins vai criar auxílio financeiro para estudantes de Búzios; Vantoil quer mudar código de obras de Iguaba; Joelma Fidalgo é homenageada postumamente pela Câmara de Cabo Frio; Prefeitura de São Pedro se posiciona sobre contrato com a Setransol; Bastidores sobre a preferida de vereador de São Pedro; Maricá organiza atividades para a Semana da Visibilidade Lésbica; Terminal de Macaé é desmontado após anos de abandono e muito mais...

POLICLÍNICA INAUGURADA E SALÁRIO NA CONTA
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e toda sua equipe pareciam bem satisfeitos com a entrega da Policlínica Municipal. Também pudera, né? Especialidades de ponta serão oferecidas na unidade, que não deve em nada a clínicas particulares. Coisa fina! E tem mais notícia boa hoje. O prefeito adiantou o salário dos servidores, que já caiu na conta, e de quebra anunciou que dia 15 de setembro vai pagar metade do 13º do funcionalismo público e, ainda, vai depositar o 13º salário referente a 2017, que não foi pago pela gestão anterior, de Renatinho Vianna (REP). Falando em Renatinho, pelo telefone questionei Marcelo como ele via a situação de foragido de seu adversário, ele foi discreto e disse que “prefere não se envolver no assunto”. Já sobre as contas de Natinho, que estão prestes a serem julgadas, MM foi ponderado: “Os vereadores até me perguntaram, mas procurei não me meter. Inclusive elas foram aprovadas pelo TCE. Não posso levar para o lado pessoal independente do motivo. Eu como prefeito não posso fazer isso”, disse Marcelo feito um lorde inglês. Haja maturidade política, hein?! Já sobre a inauguração da Policlínica, mesmo debaixo de chuva, o clima não atrapalhou alegria: “Estou muito feliz, o povo também está feliz. É a primeira de muitas outras inaugurações, pode ter certeza. A população confia mais quando vê as coisas funcionando”, disse ele.


VOTAÇÃO DAS CONTAS NÃO ROLOU
Já sobre as contas do ex-prefeito de Arraial Renatinho Vianna (REP) que seriam votadas pelos vereadores na sessão da Câmara desta terça-feira (31), a sessão nem aconteceu. Faltou quórum para apreciar as contas, já aprovadas pelo TCE. Apenas o presidente da Casa, Shogum (PSL), e os vereadores Cleyton Barreto (PV), Juliano do Distrito (PSD) e Ayron Freixo (REP) apareceram no parlamento. Os outros sequer justificaram a ausência. O líder do Governo, Júnior Chuchu (PV), no começo da noite explicou que estava no Rio com agenda com prefeito da capital, Dudu Paes, e disse ainda que Caju foi acompanhar a esposa em um procedimento médico. Fato é que, mesmo que os edis não tenham reprovado as contas do ex-prefeito na sessão, não é nada confortável a situação de Renatinho, que continua foragido da Justiça por contada Operação Parque Livre.

Marcio Galo no cartaz de procurados da Polícia Civil

‘VAI CANTAR DE GALO NA CADEIA’
Falando nessa operação, o ex-secretário de Ordem Pública de Arraial do Cabo, Marcio Veiga, conhecido como Marcio Galo, que era considerado foragido da Justiça desde a última sexta-feira (27), se entregou na 126ª DP, em Cabo Frio, no fim da manhã desta terça (31). De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Ruchester Medeiros, titular da 132ª DP, Marcio Galo se apresentou na delegacia cabo-friense acompanhado de advogados, “após ter sido descoberto na cidade, nas adjacências de um escritório de advocacia durante campana realizada pelos policiais da 132ª DP”. Até o momento, foram presos sete dos 12 alvos da operação, são eles: Márcio Galo, os PMs Sandro Motta e Alexandre Pereira Mota; o ex-funcionário da prefeitura Marcos Vinicius Barbosa, o ex-chefe do parque Ranieri Ribeiro; e os bombeiros militares Michel Marques Carrir e Marcos Alexandre Ozório. Entre os foragidos Renatinho Vianna, ex-prefeito de Arraial do Cabo, Márcio Croce Brasil, ex-secretário do Meio Ambiente, e André Luiz Cavalcanti de Oliveira, ex-chefe do Parque Estadual da Costa do Sol.

AJUDA DE CUSTO PARA OS ESTUDANTES
O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), disse, com exclusividade ao Portal RC24h nesta terça-feira (31), que está pensando em criar um auxílio financeiro para os estudantes com a suspensão do vale card. Pela Lei do benefício, aprovada na gestão anterior, ele só era válido até que as aulas presenciais voltassem. “A gente está bolando aqui a ideia de um kit alimentação e um vale card social”, explicou Alexandre, que ressaltou que Búzios foi o único município da região a dar esse benefício financeiro às famílias dos estudantes. A necessidade é justamente porque, em muitos dos casos, o valor do vale card foi incorporado aos orçamentos das famílias. “Está em análise de como vamos fazer, mas a ideia é dar algum tipo de ajuda”, disse Martins. O prefeito vai fazer uma reunião com a secretária de Assistência Social, Joice Costa, para verificar o projeto.

REUNIÃO COM PESCADORES
Ainda sobre Alexandre Martins, um grupo de pescadores de Búzios chamou o prefeito para uma conversa junto com os vereadores nesta segunda-feira (30). Segundo Martins informou ao Portal RC24h, o grupo solicitou que fosse revisada a legislação municipal que, para o pescador artesanal da península, acaba sendo mais restritiva até do que a federal. A revisão de marcos, pontos de referência e distanciamento estão entre as solicitações. Alexandre disse que os vereadores devem analisar o pedido feito pela categoria e discuti-lo na Câmara. Até aqui, Executivo e Legislativo fazendo seus papéis.

NOVO CÓDIGO DE OBRAS
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), falou por telefone na tarde desta terça-feira (31), com o Portal RC24h sobre o novo código de obras do município, que foi debatido durante reunião no gabinete. Segundo o prefeito, o projeto, que está na fase final, vai trazer novidades para os empreendedores da construção civil. Trata-se de uma revisão do código de obras vigente e estabelece novas normas para uso e ocupação do solo, dinamizando a construção no município, gerando mais empregos e negócios no setor. O projeto deve seguir ainda essa semana para a Câmara e o prefeito espera que os parlamentares façam uma rápida análise e coloquem, o quanto antes, em votação, porque o objetivo, segundo revelou Vantoil, é gerar empregos: “Com essa mudança, nós esperamos potencializar uma das principais vocações de Iguaba Grande que é a construção civil”, disse o prefeito. Martins destacou ainda que serão geradas oportunidades para toda a cadeia produtiva na área, como, por exemplo, vagas para pedreiro, eletricista, bombeiro hidráulico, carpinteiro, pintor e, até mesmo, os comerciantes, donos de lojas de material de construção que terão as lojas aquecidas pela movimentação. A reunião desta terça contou com a participação do secretário de Planejamento, Eron Bezerra, do engenheiro Douglas Thomas e do técnico em edificações Casemir Vieira.

HOMENAGENS A JOELMA
Grande parte da sessão da Câmara de Cabo Frio desta terça-feira (31) foi de homenagens à Joelma Fidalgo, filantropa da cidade que faleceu no domingo (29), vítima de complicações da COVID-19. Foram três projetos de lei dedicados à ativista social. O Projeto de Lei 294/2021, proposto pelo vereador Vanderson Bento (PTB), altera o nome da Praça da Cidadania, localizada na Praia do Forte. O local passaria a se chamar Joelma Fidalgo. Ele utilizou a tribuna para falar do carinho pela ativista, com quem conviveu por muitos anos. O parlamentar Felipe Monteiro (PDT) também destacou a relevância dela para a cidade e apresentou o Projeto de Lei 299/2021. O documento altera a nomenclatura da Rua Vinte e Cinco, no bairro Parque Burle, que também passa a denominar-se Joelma Fidalgo. A substituição da placa ficará a cargo do Executivo. Outros vereadores utilizaram a tribuna para discursar sobre a vida da Tia Joelma, como era carinhosamente chamada. Roberto Jesus (MDB) propôs um minuto de silêncio e os parlamentares Alexandra Codeço (REP) e Luís Geraldo (REP) relembraram momentos de luta pelos direitos da mulher e da inclusão social das minorias, bandeiras que ela bravamente carregou durante toda a vida. Além disso, o Projeto de Lei 298/2021, de autoria de Léo Mendes (DC) foi colocado em pauta nesta terça-feira (31). O documento considera como Patrimônio Cultural Imaterial no Município de Cabo Frio o projeto voluntário de doação de livros denominado “Árvore do Saber”, idealizado por Joelma. Todas as homenagens são justas e merecidas.

ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia se posicionou sobre a contestação da oposição sobre o contrato assinado com a Setransol. O município informou que a gestão municipal não paga pela confecção dos cartões de transporte, apenas pela recarga referente às passagens necessárias a cada funcionário que solicitou o benefício. O total do repasse à Setransol ficou no valor de R$ 159.617,30 para este mês de setembro. Portanto, o valor de R$1.915.407,60 é estimado para 12 meses. Tem gente na oposição, inclusive, que tem sofrido com descrédito e sendo desconstruída na internet. Dizem por aí que só detonam a gestão de Fábio do Pastel (PL) para promover a volta de Cláudio Chumbinho (PDT). Será?

A HISTÓRIA SE REPETE
Mudam os atores, mas a trama é a mesma. A turma da praça do Canhão deixou de falar do prefeito e voltou suas atenções para um vereador com nome exótico que trocou a esposa pela amante. O que estão dizendo por aí é que a mulher fez de tudo por ele, se engajou na campanha e tal, mas não teve jeito: foi trocada pela “outra”. Essa outra inclusive seria casada também. Agora começou a briga pelos bens. Dizem que o tal vereador comprou um carro no nome do sogro que a traída agora quer ficar com o automóvel. Vai vendo… É como diz o ditado: “quando a gente se casa é meu bem pra lá, meu bem pra cá. Quando separa é meus bens para lá, meus bens para cá”. Que coisa, né?

Foto: Prensa de Babel

RIO UNA É PAUTA EM BÚZIOS
O diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, esteve nesta terça-feira (31) na Câmara de Vereadores de Armação dos Búzios prestando conta das ações da concessionária no município e apresentando os investimentos para os próximos cinco anos. Durante a reunião, Freitas reforçou que o projeto de transposição dos efluentes tratados para o Rio Una está descartado pela concessionária. Participaram da reunião o presidente da Casa, Rafael Aguiar, os vereadores Aurélio Barros, Gugu de Nair, Josué Pereira, Niltinho, Raphael Braga, Uriel da Saúde.

PAPO DE QUARTA
O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) vai realizar, nesta quarta-feira (1º), uma live com a participação do médico e deputado federal Chico D’Angelo (PDT). O tema será “COVID 19: A pandemia não acabou!”. Cid Magioli, médico da família e servidor público, também participa do “Papo de Quarta”, comandado pelo presidente do Sindicato, Luís da Saúde, que será transmitido a partir das 19h, na página do SSMA.

VISIBILIDADE LÉSBICA
A Prefeitura de Maricá iniciou uma série de atividades para marcar a Semana da Visibilidade Lésbica. Na sexta-feira (3), será realizado o Sarau da Visibilidade respeitando todos protocolos sanitários da pandemia. O encontro, com roda de conversa, música e poesia, será na Casa dos Conselhos, no Centro, e será disponibilizado álcool gel para todos os participantes que obrigatoriamente deverão usar máscaras de proteção. A programação continua até sábado (4) com lives transmitidas nas páginas do Facebook do Fórum LGBT e da secretaria. Entre os temas estão as políticas públicas, reflexões sobre a luta das mulheres lésbicas, respeito à diversidade, entre outros

TERMINAL LAGOA VAI AO CHÃO
O início dos anos 2000 ficou marcado pelo boom dos royalties do petróleo, que regou com muitos recursos os cofres municipais. Em Macaé, duas práticas foram muito fortes: o inchaço da máquina pública e obras faraônicas que se tornaram “elefantes brancos”. Quinze anos após a conclusão da obra, o Terminal Lagoa vai ao chão. A estrutura, na entrada do bairro Pecado, foi pouco utilizada para o objetivo original: a integração no transporte público. Agora, indo ao chão, aumenta a coleção de desperdícios que desapareceram ou estão degradados. Outros dois terminais – Novo Hospital e Barra – desapareceram, o Parque da Cidade está daquele jeito, o Terminal Central precisou ser completamente refeito, o Ginásio Municipal segue em situação precária, o Estádio Claudio Moacyr, parece que em pouco tempo voltará a ser o antigo campo do Barra. Quem paga por isso? Obviamente, a população macaense.

TEPOR VAI SER ASSUNTO EM MACAÉ
Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Macaé desta terça-feira (31), o vereador Edson Chiquini (PSD) anunciou que o engenheiro José Eduardo Carramenha, consultor do projeto do novo Terminal Portuário de Macaé (TEPOR), virá à Casa no próximo dia 14 de setembro para falar sobre o empreendimento. Fruto de debates há anos no município, o projeto do TEPOR, que começou a sair do papel em 2020, é de responsabilidade da EBTE, empresa do Grupo Vale Azul que também é responsável pela construção do Complexo Logístico de Macaé (CLIMA). O total de investimentos no TEPOR seriam na casa de 1,4 bilhão de dólares, o que, na cotação atual, equivaleria a 7,2 bilhões de reais. O empreendimento tem grande importância para os empresários macaenses e é promessa de empregos há anos.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content