InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (31)

Marcelo Magno comemora título de Capital Nacional do Mergulho para Arraial do Cabo; Documento exposto indica 'mobilização fake' de Magdala Furtado; Vantoil Martins recebe encontro da Rede Lagos de Desenvolvimento; Alexandre Martins aprova auxílios na Câmara para pacientes de clínica e mulheres vítimas de violência; A polêmica envolvendo o ano letivo de São Pedro da Aldeia; Lívia de Chiquinho consegue vitória parcial na Justiça... E muito mais!

CAPITAL NACIONAL DO MERGULHO

O presidente Lula (PT) sancionou e Arraial do Cabo é, oficialmente, a Capital Nacional do Mergulho. É por esse assunto que começa a coluna Boca Miúda desta terça-feira (31). O prefeito cabista, Marcelo Magno (PL), comemorou o título, em conversa por telefone com nossa equipe: “É um sinal de que a cidade está andando, né? Se tivesse a cidade morta, não estava ninguém falando nada”. A bem da verdade, os cabistas, com sua paixão, já declaravam o município como tal. Mas a decisão do governo federal ratifica esse status. “As pessoas já olham Arraial do Cabo de outra forma. Quando faz isso, pega a cidade e coloca na frente do processo”, analisou o prefeito. O Projeto de Lei para o título surgiu após uma conversa do chefe do executivo com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB).

VAI ROLAR COMEMORAÇÃO?

O prefeito adiantou à coluna que ainda não há uma definição sobre eventos para comemorar o título, mas a equipe está verificando a possibilidade. A Prefeitura não sabia quando sairia a decisão. “A gente vai tentar fazer alguma coisa, sentar com a turma da Comunicação”, declarou. Além do título, Marcelo comentou da satisfação de receber, na semana que vem, pesquisadores sobre baleia jubarte. De acordo com o prefeito, eles foram atraídos por não imaginarem ser tão forte a passagem dos animais pelo município. “Eles estavam igual São Tomé, só acreditaram depois que viram”, brincou. Se a turma do Beco da Fofoca falar que é sorte, o prefeito rebate, já de antemão: “É nada. É Deus, sempre foi. É trabalho”, concluiu. Agora, é partir para o mergulho!

CAFÉ COM O SERVIDOR

A Câmara de Arraial do Cabo teve uma segunda-feira (30) atípica. Os servidores do legislativo cabista foram recebidos com um belo café da manhã, em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro. O presidente da Casa, vereador Pedro Cajueiro (UNIÃO), claro, fez questão de participar do momento. Fazer um afago no funcionário dá aquela alegriazinha, né?

LOTADO POR OFÍCIO?

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), lotou o Costa Azul Iate Clube nesta segunda-feira (30) com sua coletiva de imprensa para tratar dos primeiros 100 dias de governo, situação que você viu na última edição da coluna Boca Miúda. Apesar de inegável a quantidade de gente no espaço, que recebeu entre 1.500 e 2.000 pessoas, circulou na internet, na mesma noite, um memorando circular, assinado pelo chefe de gabinete, Vitor Meirelles, endereçada aos secretários municipais, dizendo que todos os servidores estavam convocados para comparecer ao evento. Essa convocação, conforme você vê abaixo, deixou um clima bem indigesto em setores da imprensa, que questionaram a organicidade do evento e o que se viu na última noite. Fato é que pegou muito mal esse tipo de postura e deu um tom de fake à mobilização vista. No local, os servidores do município tiveram que assinar uma ficha com o nome completo e sua função dentro da gestão. Essa postura mostra até mesmo um amadorismo por parte do governo Magdala e aquele mole muito tranquilo para que a oposição deite e role em cima. Que fase, hein? A coluna Boca Miúda procurou a Prefeitura no fim da tarde desta terça-feira (31), mas não obteve retorno.

_______________

ENCONTRO REDE LAGOS

O município de Iguaba Grande recebeu, nesta terça-feira (31), um encontro da Rede Lagos de Desenvolvimento. A iniciativa conta com agentes de seis municípios da Baixada Litorânea: Iguaba, Arraial do Cabo, Saquarema, Silva Jardim, Casimiro e São Pedro da Aldeia. A ideia é promover um intercâmbio de experiências e, como o próprio nome já sugere, desenvolver as cidades. O prefeito de Iguaba, Vantoil Martins (CID), recebeu o grupo junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wallace Martins e o titular da pasta de Planejamento, Eron Bezerra. O chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública e Serviços Públicos, Fábio Costa, acompanhou parte da agenda. Wallace, que esteve com os agentes durante todo o encontro, explicou à coluna que a rede se encontra mensalmente em cada cidade. Na reunião, além do acompanhamento dos indicadores de desempenho de cada município, foi apresentado a Central de Monitoramento de Iguaba, como um “case” de sucesso. “Aproveitamos a oportunidade também para visitarmos a obra do futuro mirante. Os colegas ficaram encantados com o local e sua potencialidade turística”, acrescentou o secretário. O vice-prefeito de Silva Jardim, Marcos João (SDD), secretários, subsecretários e servidores dos municípios envolvidos, além de representantes do SEBRAE estiveram no encontro.

_______________

NOVO VEREADOR NA CASA

Ainda falando de Iguaba Grande, na sessão da Câmara desta terça-feira (31), Fabrício Torquato (REP) foi empossado como vereador na vaga que, até então, pertencia a Elifas Ramalho (PP). O ex-parlamentar foi cassado por decisão da Justiça por conta de fraude à cota de gênero cometida pelo partido dele nas eleições de 2020. Com isso, houve uma retotalização dos votos que acabaram por eleger o primeiro vereador do Republicanos nesta Legislatura em Iguaba. Com a saída de Elifas, ficou desfalcada a mesa diretora da Câmara iguabense. O ex-vereador era o 2º vice-presidente da Casa. Com isso, o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Luciano Silva (CID), assumiu, provisoriamente, o lugar de Elifas e uma votação na próxima sessão parlamentar vai escolher o ocupante definitivo da vaga deixada por Ramalho.

DOSSIÊ MULHER 2023

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda de Iguaba Grande, Cláudia Souza, esteve, nesta terça-feira (31), no Fórum de Lançamento do Dossiê Mulher 2023, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A agenda foi ao lado da coordenadora Ive Maria, do setor de Políticas para Mulheres. Segundo a secretária, o Governo do Estado apresentou o documento que é “importantíssimo” e “poderoso”. “Só o Estado do Rio tem esse levantamento, mostra que está sensível às causas de violência contra a mulher. Para Iguaba, é de extrema importância para saber os números e desenvolver as políticas públicas, as ações em cima de indicadores”, afirmou Cláudia. O evento tinha muitas autoridades, como desembargadoras, defensoras públicas, delegadas, e secretárias estaduais.

AUXÍLIOS APROVADOS

Dois projetos de lei de autoria do prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), foram aprovados na sessão da Câmara desta terça-feira (31). Ambos tratam de auxílio financeiro a moradores. O primeiro autoriza o Poder Executivo a conceder benefício aos usuários do Projeto Beija-Flor para aquisição de medicamentos. O valor poderá ser substituído quando houver estoque do medicamento prescrito ao requerente. De acordo com o projeto, os pacientes serão, preferencialmente, os portadores de autismo e epilepsia refratária, podendo se estender a outras patologias. O valor do auxílio será estabelecido por ato do Poder Executivo. Já o outro PL cria o Programa Búzios Por Elas, com auxílio às mulheres vítimas de violência que tenham renda per capita mensal de até ½ salário mínimo e que dependam financeiramente do agressor. O auxílio pecuniário será concedido pelo período de três meses, podendo ser prorrogável uma única vez, mediante parecer técnico do CEAM. As propostas seguem para sanção e publicação da lei.

PROJETOS EM TRAMITAÇÃO

Ainda falando do parlamento buziano, a coluna Boca Miúda tem acompanhado o Projeto de Lei do vereador Dom de Búzios (SDD) que propõe o tombamento de prédios históricos da cidade. As matérias estão em tramitação na Casa Legislativa e atendem a uma reinvindicação do segmento cultural do município. Tanto é assim que, nesta terça-feira (31), a comunidade da Assembleia de Deus na Rua das Pedras lotou a Câmara para celebrar a indicação de que o prédio da instituição seja tombado.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA E VIÁRIA

Por falar em Búzios, o secretário de Turismo, Cristiano Marques, participou, nesta segunda-feira (30), de uma reunião com a equipe técnica de sinalização do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) do Rio de Janeiro. Ao lado do assessor Enzo Lorenzi, o encontro teve como objetivo discutir o avanço do projeto de mobilidade urbana e sinalização turística e viária da cidade de Búzios. Cristiano enfatizou que este projeto representará um salto significativo para o município, elevando o turismo da cidade. A iniciativa contempla a instalação de placas de sinalização e QR-Codes, permitindo que tanto os moradores quanto os visitantes tenham acesso rápido e fácil a informações cruciais sobre atrativos turísticos. Segundo a Prefeitura, a abordagem tem o objetivo de aprimorar experiência de todos que passam pela cidade de modo mais acolhedor e conectado com as necessidades do público.

POLÊMICA DO ANO LETIVO

Nas últimas semanas, circulou uma história de que a prefeitura de São Pedro da Aldeia estaria em busca de reduzir o ano letivo de 2023 para não precisar pagar os salários de servidores contratados referentes ao mês de dezembro e também reduzir os custos com 13º deles. Em nota, a Prefeitura esclareceu que a secretaria de Educação elaborou um documento que tratava “sobre uma mudança de calendário, acarretando em uma diferença de apenas quatro dias de aula”. De acordo com o município, essas aulas seriam repostas em três sábados letivos e um dia complementação de aprendizagem. “Dessa forma, o encerramento seria no dia 8 de dezembro”, sustentou a nota. “No entanto, embora a decisão seja discricionária, a secretaria partiu do princípio de uma gestão democrática e buscou a recomendação do Conselho Municipal de Educação (CME). Destacamos que o encerramento do ano letivo foi mantido no dia 15 de dezembro, conforme recomendação do CME”, finalizou a Prefeitura.

https://www.youtube.com/watch?v=4t8-itc9s14

TURISMO A TODO VAPOR

A secretária de Turismo de São Pedro da Aldeia, Cláudia Tinoco, foi a entrevistada do 112º podcast do Portal RC24h, nesta terça-feira (31). No comando da pasta desde janeiro deste ano, Cláudia contou que foi o próprio prefeito Fábio do Pastel (PL) que pediu a cessão dela ao então prefeito de Cabo Frio, Zé Bonifácio (PDT), já que ela é concursada da prefeitura de Cabo Frio. E ela aceitou de pronto. “Pegar um governo de realizações é muito mais fácil”, disse. Cláudia falou de sua relação com Pastel e disse que trabalhar com quem gosta do trabalho, “seja ele qual for”, é fator de motivação e que isso “eleva a popularidade dele”. Falou da Bandeira Azul – e adiantou a data do hasteamento, dia 23 de dezembro – bem como de outras ações que vêm alavancando o setor na cidade. “O turismo sustentável é importantíssimo. Pensar na preservação de forma mais ampla é fundamental para o setor, assim como trabalhar alinhado com as outras secretarias para isso”. Confira na íntegra, no vídeo acima.

VITÓRIA NA JUSTIÇA

A Justiça de Araruama disse “não” ao pedido de cassação dos mandatos da prefeita Lívia de Chiquinho (REP) e Raiana de Alcebíades (PSD) por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. A ação levava em conta o aumento de cerca de 300% do gasto com publicidade na televisão em pleno ano eleitoral. Apesar disso, o juiz Maurílio Teixeira de Mello Junior, determinou que Lívia e Raiana devem pagar multa, respectivamente, de 60 mil e 40 mil UFIR, que é a Unidade Fiscal de Referência. Com a UFIR (federal) valendo R$ 1,06, o montante é igual a R$ R$ 63.600,00 para Lívia e R$ 42.400,00 para Raiana, que, apesar de não ter cargo público na época, foi beneficiária desse aumento ilegal.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo