InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (30)

Magdala Furtado recebe Alessandro Molon e Prefeitura recua sobre combinado do Carnaval; Marcelo Magno vistoria últimos ajustes da Praça do Sindicato; Alexandre Martins faz reunião sobre entrega do Mercado do Pescador; Grupo de Vantoil Martins deve enfrentar PSB; Bia de Guga cutuca situação após chuvas em São Pedro; Povo 'pede socorro' a Penha Bernardes em Araruama; Paulo Melo compartilha novo capítulo do 'Conexão'; Fabiano Horta tem resultado positivo na Saúde; Jovem denuncia ter sido agredido por ex-prefeito de Silva Jardim... E muito mais!

MAGDALA MAIS À ESQUERDA?

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (30) começa por Cabo Frio. Uma semana depois do deputado Bandeira de Mello (PSB) ter agenda com a prefeita Magdala Furtado (sem partido), quem esteve no gabinete da Prefeitura foi o ex-deputado Alessandro Molon (PSB). Apesar de na ocasião da visita de Bandeira o próprio ter dito que não havia nada de concreto em Magdala desembarcar no Partido Socialista Brasileiro, a vinda de Molon voltou a levantar especulações. Segundo a prefeita postou na rede social, o assunto foi relativo a “questões sérias e fundamentais” para o futuro da cidade, mas isso não quer dizer que não falaram de futuro político-partidário. Fato é que Magdala anda flertando pra caramba com lideranças mais progressistas e à esquerda. Lembrando que nesta segunda teve encontro com o deputado licenciado Daniel Soranz (PSD), atual secretário de Saúde do Rio. E também os encontros com o PT – leia-se Washington Quaquá e Lindbergh Farias, tanto aqui quanto em Brasília. Sem falar nos “jovens maduros” secretários de Cultura, Marcio Sampaio; e Comunicação Acy Chagas, que são indisfarçavelmente petistas. A prefeita não diz nem que sim, nem que não. Mas há sinais. E como há. Seria uma tentativa de nacionalizar as eleições municipais? Resta saber se a população vai entender desta forma.

EX-SERVIDOR PROTESTA EM INAUGURAÇÃO

Nesta terça-feira (30) em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (sem partido), junto com a secretária de Mobilidade Urbana, Daniele Sales e a secretária-adjunta de Meio Ambiente, realizou na avenida Nilo Peçanha a criação de nove vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, pessoas idosas e vagas rotativas para cargas e descargas. Durante a gravação de um vídeo no local, Magdala foi alvo de protestos, que segundo relatos, até parou de gravar. A insatisfação desta vez foi de um ex-servidor da prefeitura, que entre as palavras de ordem, como “fora Magdala”, “não paga, mas faz eventos milionários”, o principal questionamento à prefeita foi em relação ao pagamento das rescisões trabalhistas que a chefe do executivo ainda não pagou. Durante o protesto, alguns transeuntes o aplaudiram em apoio.

CARNAVAL: PREFEITURA DE CABO FRIO RECUA

Parece que a novela do Carnaval cabo-friense está se aproximando do final. O capítulo desta terça (30) começou com uma reunião dos secretários de Cultura, Márcio Sampaio, e Governo, Roberto Jesus, os donos dos blocos S.A. e o presidente da Associação dos Blocos Carnavalescos de Cabo Frio (Abaccaf), Joir Reis, que por sinal, estava bem “calminho” durante o vídeo em que confirmou junto à prefeitura, que está tudo certo para o Carnaval de 2024. Ao que parece a prefeitura recuou e entraram em um consenso, já que até a noite desta segunda (29), o presidente estava bem firme em seu posicionamento. Segundo Márcio Sampaio, o que ficou definido é que agora, a Abaccaf terá um espaço reservado na área do Bolsão da Juju, e que poderão cercar e colocar shows com a cobrança de ingressos desde que não seja com a estrutura da prefeitura. Agora, vocês imaginam se o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), resolve ceder um pedacinho da praia de Copabacana para cada bloco da cidade poder privatizar seu próprio Carnaval? Como seria? Será que a população que não tem acesso poderia participar da festa mais democrática do ano? Neste caso, nem a praia seria mais democrática…

INAUGURAÇÃO EM ARRAIAL

Em Arraial do Cabo mais uma obra será inaugurada. O prefeito Marcelo Magno (PL) realizou nesta terça-feira (30), a última inspeção da reforma da Praça Victorino Carriço que estava desativada há oito anos. Segundo a prefeitura, a revitalização conta um novo palco, parquinho, quiosques, estacionamento, banheiros públicos e uma arquibancada. A inauguração está marcada para a próxima quinta-feira (1).

GASTANDO COM A OPOSIÇÃO

Falando nisso, um vídeo que estava circulando, nesta terça (30), nos grupos de WhatsApp de Arraial do Cabo mostra o dia em que o ex-prefeito Andinho (MDB) lançou a pedra fundamental da Praça do Sindicato que seria transformada num teatro municipal. Ele ainda falava no seu discurso dos planos que ele via para o local. Na sequência, o também ex-prefeito Renatinho Viana falando que ia resolver aquele problema. No final das contas, quem vai entregar o espaço, devolvê-lo ao povo é Marcelo Magno. A turma do ‘Verdinho’ compartilhou esse vídeo como se fosse gol de bicicleta. A saber, verdinho é a turma de Marcelo. É que no Cabo os grupos políticos se dividem por cores, como times de futebol. No caso do Renatinho, o time é amarelo. No caso do Andinho, o time é laranja. E no caso do Marcelo, verde. Se prepare que vai ser um festão do tipo pré-Carnaval, hein? E é claro, a turma do governo não vai parar de gastar oposição por causa disso.

ROUND 2

O Procon de Arraial do Cabo fará um mutirão de atendimento na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (31) para auxiliar os moradores na formalização de denúncias contra a Enel, concessionária responsável pela energia na região. Esse evento já estava no radar do prefeito Marcelo Magno (PL) que nesta segunda (29), como mostramos aqui na coluna, recebeu manifestantes e disse que inclusive iria pedir a participação também da Defensoria Pública. Uma verdadeira força-tarefa. E esse é apenas o segundo passo para tentar dar fim a essa novela sem graça a que o povo assiste há tanto tempo. E olha que já rolou multa milionária da Prefeitura contra a concessionária por tantos danos. É aguardar pra ver.

PESCADO E CULTURA

O Mercado do Pescador de Búzios, que vai ficar na Praça dos Quilombolas, na Rasa, será inaugurado no início de março e o prefeito Alexandre Martins (REP) reuniu pescadores, representantes dos remanescentes quilombolas e marisqueiras, na tarde desta terça (30), para acertarem todos os detalhes. No encontro, Alexandre destacou a importância de transformar o local em ponto de fomento cultural, lazer e retorno econômico à comunidade, ou seja, conciliar os aspectos culturais com as necessidades econômicas da região. “Este é um passo importante para consolidar um espaço que não apenas comercializa pescado, mas também promove a cultura local e o desenvolvimento econômico sustentável. Estamos comprometidos em preservar as tradições e memórias que moldaram nossa identidade única”, enfatizou o prefeito.

RESPEITO RELIGIOSO

Tem início na noite desta terça (30) o “Encontro de Respeito Religioso”, organizado pelo secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, que aliás botou a mão na massa pra deixar tudo perfeito. O evento, que ocorre também nesta quarta-feira (31), busca fomentar políticas públicas municipais que garantam o direito à liberdade de credo. Com a participação de membros da sociedade civil e líderes religiosos, a iniciativa destaca o compromisso da administração com a diversidade religiosa. A programação inclui abertura, exposição de objetos religiosos, exibição de documentários, rodas de conversa e lanche fraterno, visando promover respeito e compreensão entre diferentes crenças.

SERÁ QUE VAI?

Em Iguaba Grande, ao que tudo indica, o adversário que o grupo de Vantoil Martins (CID) deverá enfrentar nas eleições de outubro será Marco Antônio, que está filiado ao PSB. Para quem não conhece, Marco Antônio já foi vereador em Iguaba e conseguiu a proeza de ter o seu mandato cassado com apenas 4 meses. Ele foi eleito em 2004 para o mandato de 2005 a 2008, se tornando presidente da Câmara na ocasião, mas foi cassado do cargo por quebra de decoro parlamentar e uso indevido do veículo da Câmara, já que o carro do parlamento foi flagrado em um quiosque na Praia de Ipanema, em pleno carnaval. Logo depois, no mês seguinte ele também perdeu o mandato de vereador, por 6 votos a 2. Quem é das antigas de Iguaba, lembra muito bem dessa história. Inclusive, Marco Antônio talvez tenha entrado para os anais da história política desse país como um dos vereadores que teve o mandato cassado a jato. Pelo menos, a gente nunca ouviu falar de ninguém que tenha sido cassado em 4 meses de mandato de vereador e muito menos da presidência da Câmara. Pois é, é ele que vai disputar a eleição contra Fabinho Costa, que atualmente é chefe de gabinete e secretário de Segurança Pública de Iguaba e o representante do grupo Vantoil Martins para as eleições. Aliás, o prefeito iguabense, que não gosta de deixar nenhuma ponta solta, esteve reunido com o deputado federal pelo PSB, Bandeira de Mello, uma liderança muito importante e respeitada em todo o estado, além de ser flamenguista, assim como ele. Ou seja, ao que tudo indica, até o PSB entra rachado nessa disputa entre o prefeito de Iguaba e seu grupo político. Ah, tem mais um detalhe nisso tudo. As pesquisas mostram que Vantoil está com 96% de aprovação no governo dele. Marco Antônio vai ter um desafio e tanto, hein? Será que vai dar? Será que agora vai?

MORADORES COBRAM REINVINDICAÇÕES

A ex-vereadora e pré-candidata à prefeita de São Pedro da Aldeia, Bia de Guga, abordou nesta segunda-feira (29) nas redes sociais os impactos das intensas chuvas ocorridas no último domingo (28), mencionando vários pontos de alagamento no município. Ela destacou as dificuldades enfrentadas por muitas famílias devido a casas inundadas, apontando fatores como loteamentos próximos à antiga salina e a falta de manutenção nas redes de drenagem. Diversas pessoas foram às ruas realizando um protesto para reivindicar seus direitos em relação a enchente. Bia ressaltou a necessidade imediata de atendimento às famílias afetadas, recordando sua proposta de estabelecer um comitê de crise permanente, envolvendo áreas como assistência social, serviço público e defesa civil. Concluiu instigando a comunidade a refletir sobre a implementação de medidas eficazes diante das inevitáveis chuvas futuras para proteger a população local.

POVO PEDE SOCORRO

Em Araruama, a vereadora e pré-candidata à prefeita, Penha Bernardes (PL), recebeu vídeos de moradores afetados pelas fortes chuvas no último domingo (28). Uma residente de São Vicente, no segundo distrito, pediu socorro devido a vários pontos de alagamento. A gestão atual da prefeita, Lívia de Chiquinho (REP), enfrenta críticas pelos gastos públicos na inauguração do “Botânico das Asas”. Um detalhe que chamou a atenção foi o busto de uma águia feito em bronze, avaliado em R$ 133 mil. A população demonstra preocupação, alegando que a prefeita não prioriza demandas essenciais, como saúde, educação e pavimentação de ruas não asfaltadas, contribuindo para o problema do lamaçal. Penha destaca a importância de a prefeita assumir seu papel e se conectar com a população, especialmente diante das adversidades causadas pelas chuvas anuais.

DE OLHO NAS CONEXÕES… DE NOVO

Em Saquarema, o ex-deputado e pré-candidato à prefeito Paulo Melo (MDB) intensificou suas críticas à atual gestão da prefeita Manoela Peres (PL). Nesta terça-feira (30), Melo compartilhou uma reportagem da Rede Globo sobre o programa “Conexão do Futuro”, orçado em R$ 326 milhões, que enfrenta nova polêmica. A prefeitura contratou a empresa Tetch Rio Consultoria, cujo sócio administrador, Ericson Baptista Costa Machado, não possui registro na Receita Federal. Os contratos, embora atribuídos a Bruno Silva de Azevedo, responsável pelas finanças do programa, são, na realidade, da empresa Excellence, aparentemente vinculada à Tetch Rio. Essa última, com capital social de R$ 2 mil, ganhou contratos superiores a R$ 2 milhões, incluindo serviços de design gráfico para a Revista Periódica e Online no valor de mais de R$ 1 milhão por dois anos. A prefeitura admitiu suspeitas de irregularidades, decidindo vetar contratos que não cumpriram o Compromisso Administrativo de Ajustamento de Conduta (CAAC).

MP MIRA INSTITUTO DE PESQUISA

O Ministério Público Eleitoral protocolou uma solicitação de liminar urgente na Justiça de Saquarema, buscando a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Ágora. A ação se baseia na alegação de que entidades responsáveis por pesquisas eleitorais devem registrar os dados junto à Justiça Eleitoral até 5 dias antes da divulgação. Essa é a terceira vez na Região dos Lagos que o Instituto Ágora enfrenta a retirada de uma pesquisa devido à falta de registro. Apesar desses contratempos, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), mantém uma elevada aprovação governamental, superando os 92%, conforme destacado na última sexta-feira (26) na coluna “Boca Miúda”. Lucimar Vidal, Subsecretária de Educação e pré-candidata à prefeita, lidera as pesquisas eleitorais. Vale ressaltar que o Instituto Ágora enfrenta críticas, incluindo a decisão judicial que destaca a falta de credibilidade da instituição. Diante dessa situação, há sugestões de que o grupo da prefeita considere a busca por outro instituto para publicar pesquisas, considerando a jurisprudência já estabelecida, resultando na retirada das pesquisas conduzidas pelo Ágora da esfera pública.

SALDO POSITIVO NA SAÚDE

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) compartilhou em suas redes sociais, nesta terça-feira (30), os avanços na área da saúde registrados em 2023. A cidade testemunhou um aumento significativo nos exames de endoscopia e colonoscopia, atingindo quase 300%. O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara implementou a realização desses exames em agosto de 2023, resultando em um aumento considerável na média mensal de endoscopias, passando de 80 para 317. Essa expansão teve impactos diretos na redução do tempo de espera e na otimização dos diagnósticos, desempenhando um papel crucial no processo de tratamento e cura. O acesso aos serviços do hospital ocorre por meio da Central de Regulação Municipal ou encaminhamento de outros serviços de saúde, evidenciando a integração dessas práticas para beneficiar a comunidade local.

ANÚNCIO DE NOVAS CRECHES

Ainda sobre Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) está conduzindo uma série de obras para a construção de novas creches. Em uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (29), Horta anunciou que até o final de 2024 serão entregues 10 creches, proporcionando a abertura de centenas de novas vagas para crianças. Uma delas é a creche Jardim de Infância Municipal Professora Mara Rejane Gomes Bueno, localizada no bairro Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu. Este esforço destaca Maricá não apenas pela abundância de recursos, mas também pelos investimentos realizados de maneira coerente.

IMAGINA SE A MODA PEGA?

A Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança que possam ter registrado uma agressão feita pelo ex-prefeito de Silva Jardim, Jaime Figueiredo, contra um jovem de 21 anos. Figueiredo é atual secretário de Governo da cidade. O caso teria acontecido na madrugada de segunda-feira (29) e, segundo testemunhas, a vítima teria feito uma cobrança ao político, que teria revidado com um soco. O caso foi registrado na 120ª DP e o rapaz, encaminhado para fazer exame de corpo de delito. Ainda de acordo com a polícia, outros envolvidos serão intimados a prestar depoimento. Agora, imaginem se a moda pega?

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo