‘FREIXO É FAKE E CASTRO É FRACASSO’
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (30) começa por Cabo Frio, onde o candidato ao governo do RJ, Rodrigo Neves (PDT) acionou a metralhadora giratória contra seus concorrentes Marcelo Freixo (PSB) e Cláudio Castro (PL), durante seu discurso nesta terça-feira (30), quando fez campanha em Cabo Frio. Disse que um é fake e o outro, se continuar, é a continuação do fracasso. O ponto de encontro foi a praça Porto Rocha, onde falou a apoiadores, e também caminhou pelo centro da cidade. Foi acompanhado do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) e candidatos a deputado federal Aquiles Barreto (PSD) e Davi Souza (PDT) e a deputado estadual, Janio Mendes (PDT). Confira no vídeo abaixo.
DISPAROU CONTRA OPONENTES
Em sua fala, disse que o candidato do PSB “é uma tragédia” e que está parecendo um político fake. “Ele sempre pregou contra a fé cristã e, de repente, apareceu de joelho na igreja da Penha abrindo campanha”, disparou. E não parou por aí. “Fez oposição dura ao Lula durante oito anos e agora virou Lula desde criancinha”, continou o pedetista. Neves também se voltou duramente contra Castro. “É um escândalo, são 27 mil cabos eleitorais pagos com dinheiro público para levantarem bandeiras nas ruas das 92 cidades”, disse, completando que seu oponente está “tentando comprar a eleição com seus deputados amigos”. Além das críticas, cometeu uma gafe durante a entrevista à coluna quando disse que era um absurdo até hoje a Região dos Lagos não ter um polo da Uerj. Ao ser lembrado que a Uerj está vindo para Cabo Frio com alguns cursos, incluindo medicina, Neves disfarçou e disse “está chegando mas ainda não chegou”, disfarçou.
AQUELE APERTO DE MÃO
A imagem acima, foi de uma situação um tanto inusitada, para não dizer constrangedora, durante a passagem de Neves durante seu discurso na Praça Porto Rocha. Em dado momento, enquanto falava, deu aquele aperto de mão em Aquiles Barreto, candidato do PSD, sob o olhar atento (e quase fuzilador) do candidato a deputado federal de seu partido, o vereador cabo-friense Davi Souza. Pegou mal, hein? Depois de Cabo Frio, o candidato pedetista cumpriu agenda em São Pedro da Aldeia, em Saquarema (no distrito de Bacaxá) e agora à noite estaria em Araruama, para lançamento da candidatura a deputado federal de André Mônica (PDT).
PESQUISA
Ainda sobre Rodrigo Neves (PDT), apesar dos esforços que tem feito para tentar ir para o segundo turno com Freixo ou Castro, numa pesquisa do Ipec que saiu nesta terça-feira (30) ele aparece tecnicamente empatado com o ex-governador Wilson Witzel (PMB), que teve a candidatura impugnada.
WASHINGTON REIS INELEGÍVEL?
Por três votos a dois, o Supremo Tribunal Federal rejeita o recurso apresentado pelo ex-prefeito de Duque de Caxias e candidato a vice-governador de Castro, Washington Reis (MDB). Ele tentava reverter uma decisão da Justiça de 2016 em que foi condenado por crime ambiental e loteamento irregular. Dessa maneira, Reis pode ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O político ainda pode reverter a decisão com base nos embargos infringentes. Reis foi condenado em 2016 a 7 anos, 2 meses e 15 dias de reclusão, e 67 dias por crimes ambientais e loteamento irregular. Além disso, o MPF relatou que o ex-prefeito fez afirmação falsa sobre a legalidade do loteamento em placa afixada diante dele.
O FUJÃO
O candidato a deputado federal, Jefferson Vidal (PODE) deu o maior furo nesta terça-feira (30) no RCCast, o podcast do Portal RC24h. Essa não é a primeira vez que Vidal corre da entrevista com Renata Cristiane. Pede espaço, mas chega na hora H, arruma uma desculpa e foge. Nos grupos de whatsapp da cidade não faltou comentários do tipo “se cagou de medo das perguntas”. O motivo da sua fuga, não soubemos dizer, mas concomitante a isso, também circulou um áudio dizendo que “devido a situação de procura grande, o muro de Aquiles baixou para receber a turma de Jefferson”. Será? O áudio dizia ainda que só estão aceitando trabalhadores. Eita treta! Tem ainda aqueles que dizem que Jefferson já se considera eleito e no salto alto. Vai vendo…
O ESTRATEGISTA
Como homem afrouxou, convidamos em cima da hora o estrategista político da BaseLab, Paulo Loiola, que foi o responsável pela estratégia vitoriosa da campanha de Bonifácio em 2020 e hoje atua em mais de 30 campanhas eleitorais pelo Brasil. Paulo falou sobre pesquisas, debates, entrevistas dos candidatos e comentou ainda sobre a postura agressiva de Neves contra Freixo. Vale conferir.
DESCASO COM O MANGUE?
O ativista ambiental de Cabo Frio Lucas Muller publicou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (30) para falar sobre um ofício em defesa do Mangue da Ogiva que teria sido, praticamente, ignorado pelos nobres edis. Dos 17 parlamentares da Casa, segundo Lucas, apenas três assinaram o documento, depois de mais um mês da última audiência pública. Além de Roberto Jesus (MDB), Rodolfo de Rui (SD) e Douglas Felizardo (Avante) foram os outros signatários. Nas palavras de Lucas, os outros 14 vereadores estão “do lado da especulação imobiliária”.
OBRAS NA ESTRADA DA CAPIVARA
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), anunciou, nesta terça-feira (30), que as obras de drenagem e pavimentação do segundo trecho da estrada da Capivara irão começar em breve. A obra foi anunciada na segunda fase do Programa Iguaba Melhor (PIM). Serão 1.440 metros, ligando a rotatória até a Lagoa do Bulcão. “O objetivo é entregarmos essa obra até o final do ano. A estrada da Capivara é uma importante via da cidade. Em 2019 realizamos a obra de 2.200 metros do primeiro trecho, com recursos próprios, e agora poderemos iniciar essa segunda fase, trazendo mais dignidade para a nossa população”, declarou o prefeito Vantoil. Nas redes sociais, Martins destacou que a obra deve trazer ganhos ao ponto turístico, que tende a ser mais visitado.
TRANSIÇÃO EM CURSO
Ainda de Iguaba, o secretário de Administração, Miqueias Gomes, participou, na noite desta segunda-feira (29), do evento de aniversário de 3 anos do Instituto Histórico, Geográfico e Ambiental do município. O evento na Câmara da cidade contou com a participação de várias famílias fundadoras de Iguaba. A ida de Miqueias ao evento faz parte da transição entre secretarias, já que ele assumirá a Cultura nos próximos dias.
RENOVOU COM VILLA-LOBOS
Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins renovou o convênio com a Escola de Música Villa-Lobos, Núcleo Avançado Tom Jobim, junto à Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios. Na ocasião, Alexandre elogiou o trabalho dos professores e do diretor Marcus Vinícius Rodrigues pela dedicação e desempenho à frente da Escola. O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico Luís Romano Lorenzi também participou do momento e disse que a cultura da música em Búzios está viva: “A história da música é algo que nos move, afinal a audição percebe a combinação dos elementos sonoros dando sensibilidade a nossa alma e espírito transcendendo o tempo e deixando marcas para nossas gerações, nossa missão está só começando e essa missão que nos foi dada está sendo levada muito a sério”.
PROJETO EM BÚZIOS
E por falar em Luís Romano, lembram que ele tinha falado que queria se encontrar com o historiador Elísio Gomes, que o prefeito José Bonifácio (PDT) ignorou solenemente? Pois aconteceu. Ele pediu o contato de Gomes à coluna para poder encontrá-lo e trocar ideias do projeto de construção do Museu de Búzios. Para quem não se lembra, Elísio Gomes propôs a instalação de um sítio arqueológico – museu a céu aberto – como medida compensatória ambiental em área de preservação nas imediações do shopping Park Lagos (e bancado pelo empreendimento), mas Zé disse que não ia assumir a responsabilidade pela manutenção do espaço. Romano, que não e bobo nem nada, tratou de “convocar” o historiador e se encontraram nesta terça (30) para começar a discutir o projeto. Vem coisa boa por aí.
PROJETOS APROVADOS
Ainda em Búzios, a Câmara aprovou, nesta terça-feira (30), o projeto de lei que institui a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais no município. A matéria, de autoria do vereador Victor Santos (REP), segue para sanção do prefeito. De acordo com o projeto, a campanha deverá ser realizada anualmente na terceira semana do mês de agosto. Também foi aprovado, em primeiro turno, O Projeto de Lei Complementar que trata da proposta de criação e concessão de auxílio-uniforme aos integrantes da Guarda Civil Municipal. A matéria do Poder Executivo dá direito ao auxílio os servidores da Guarda Civil Municipal que estejam em efetivo exercício da função e que sejam obrigados a utilizar a farda ou uniforme para trabalhar. Servidores cedidos, que ocupam cargo em comissão e/ou que estiverem de licença não terão direito ao benefício. O pagamento do auxílio-uniforme será realizado uma vez por ano, em parcela única, tendo março como mês de referência. O valor será definido por meio de Decreto do Prefeito. O PLC ainda deve ser votado em segundo turno.
MOVIMENTANDO O CABO
Em Arraial do Cabo, o destaque é para a movimentação que tem feito o prefeito Marcelo Magno (PL), com sua reuniões de apoio aos candidatos dele, como Cláudio Castro (PL) para governador e Dr Serginho (PL) para deputado estadual. E esses encontros têm ficado bastante cheios, como o que aconteceu nesta terça-feira (30).
CAMPANHA SINAL VERMELHO
A superintendência de Sustentabilidade e Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher de Arraial do Cabo realizou, nesta terça-feira (30), a distribuição de adesivos nas farmácias parceiras da Campanha Sinal Vermelho. Ao todo, oito estabelecimentos aderiram à campanha. O objetivo é ajudar mulheres em situação de violência domestica e familiar, nos termos da Lei Maria da Penha. A Campanha Sinal Vermelho é um recurso silencioso de denúncia que virou lei no estado do Rio de Janeiro em março de 2021. É um pedido de ajuda caracterizado pelo desenho de um X na palma da mão da vítima para pedir socorro em qualquer farmácia cadastrada. Ao ver o pedido de ajuda os funcionários imediatamente acionam a polícia para acolhimento e assistência à mulher.
CONFERINDO ESCOLA
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve, no bairro da Baleia, nesta terça-feira (30), conferindo o início das aulas da Escola Municipal Elizio Ignácio Rangel, que foi reinaugurada nesta segunda (29). Nas redes sociais, Fábio escreveu que “falar para as crianças é uma responsabilidade enorme. Elas olham pra gente e se inspiram. Somos responsáveis por formar cada uma delas para ser o futuro da nossa cidade”. O prefeito declarou também que “foi incrível ver a alegria nos olhos de cada criança descobrindo os novos espaços e como as suas salas ficaram”.
RAIANA NO GAME
A vice-prefeita de Araruama, Raiana Alcebíades, a Raiana de Chiquinho (PSD), conseguiu registrar sua candidatura a deputada estadual para as eleições deste ano. Lançada pelo ex-prefeito araruamense Chiquinho da Educação (UNIÃO) após a constatação de que não havia viabilidade para ele manter candidatura própria, Raiana é a aposta do grupo político para conseguir uma vaga na Alerj. No caminho, porém, está a oposição, que tem procurado caminhos para pedir indeferimento da candidatura. Segundo dados da Justiça Eleitoral, a vice-prefeita participa das eleições pela segunda vez e não declarou patrimônio.
PALESTRA EM ARARUAMA
O Comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Oliveira e a equipe da Patrulha Maria da Penha do 25ºBPM, Sargento Diogo e Sargento Brito, participaram de um evento de combate a violência doméstica e familiar no Colégio Estadual Cívico Militar Sargento Antônio Carlos Oliveira de Moura, em Araruama, nesta terça-feira (30). Na ocasião, foram apresentadas as ações do Programa da Patrulha Maria da Penha da PM, do CRAM e da Guarda Civil do município. Ao final do evento, os alunos fizeram uma apresentação cultural.