InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (3)

Magdala Furtado convida e Roberto Jesus aceita ser secretário de Governo; Miguel Alencar dá nota 7 para o governo; Vantoil Martins e Welberth Rezende no comando do Cidadania estadual; Vereador se recusa a pedir desculpas por fala misógina em Araruama; Fabiano Horta anuncia ampliação do RBC Mumbuca; O recálculo de rota na programação do MPBúzios; Planejamento Verão em Arraial; Bispo cidadão honorário de Saquarema; E muito mais...

DE LÍDER DA OPOSIÇÃO A SECRETÁRIO DE GOVERNO

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (3) começa com o vereador de Cabo Frio Roberto Jesus (MDB), que confirmou ao Portal RC24h que aceitou convite para assumir a secretaria de Governo de Magdala Furtado (PL). Aliás, tínhamos antecipado, na edição do dia 20 de setembro, que o vereador estava entre as especulações para a vaga. Durante o governo José Bonifácio (PDT), Roberto Jesus foi um altivo opositor e, de certa forma, se isolou na Câmara. Questionado se isso seria um empecilho para sua relação com o Legislativo, já que é a secretaria de Governo que cuida dessa ponte entre os poderes, Jesus minimizou e declarou que a Segov tem outras atribuições. “A secretaria de Governo tem uma competência muito maior do que só essa articulação junto ao poder legislativo. Ela tem uma competência, uma função muito forte, que é também junto ao todo secretariado”, pontuou. Roberto Jesus declarou ainda que, como sempre esteve do lado de cá cobrando as coisas, não poderia ser “covarde” ao ponto de receber um convite desse e se negar a oportunidade de tentar estar do outro lado, ajudando. Segundo disse, o isolamento na gestão anterior veio de uma falta de diálogo do governo anterior, diferente do atual. “Em relação ao diálogo com a Câmara, eu acho que a gente não vai ter problema”, arrematou.

NARIZ TORCIDO PARA O ‘CHEIROSO’

Apesar de Roberto Jesus pintar essa calma, o clima nos bastidores da Câmara não é nada parecido com isso. Inclusive, o vereador teria dito a colegas que não existia nada sobre uma ida dele para o governo Magdala Furtado na manhã desta terça-feira (3). Dizem que Roberto Jesus é muito, de certa forma, intransigente e que ele não deve ter vida nada fácil junto aos colegas do parlamento. Até mesmo teve quem dissesse que se negaria a abrir diálogo com Jesus. Além disso, uma outra questão por aí: os pepinos do novo cargo. Os gastos da Expo Cabo Frio, segundo fonte da coluna, já ultrapassaram a casa de R$ 1,2 milhão. A pasta responsável pelos eventos é justamente a secretaria de Governo. Ou seja, a assinatura será de Roberto Jesus nos papéis com a aprovação desse orçamento, no momento em que a cidade de Cabo Frio alegadamente passa por dificuldades financeiras, após anunciar em coletiva que teria que “apertar os cintos”, com direito a escalonamento de pagamento e tudo. Será que é o momento para um evento desse porte? Ainda mais com o aniversário da cidade e festas de fim de ano se aproximando. Só Jesus na causa mesmo. Em tempo, André Jacaré (MDB) é o primeiro suplente do MDB e deve assumir a vaga que Jesus deixar na Câmara.

MIGUEL ALENCAR NO RC CAST

Por falar na Câmara de Cabo Frio, o vereador Miguel Alencar (UNIÃO), chefe do Legislativo, foi o convidado do RC Cast desta terça-feira (3). Na entrevista, ele chegou a dar nota 7 para o governo de Magdala Furtado. O parlamentar comentou ainda sobre a agenda badalada que teve em Brasília, incluindo as emendas parlamentares que conseguiu e a festa concorrida e vipérrima da posse de Luís Roberto Barroso como presidente do STF. Além disso, Miguel comentou sobre o Projeto de Lei de sua autoria para passar a denominar como Praça Maria Clara Lis Valentim Garcia, a praça do Teatro Municipal Inah De Azevedo Mureb. A homenagem estava no expediente da sessão da Câmara desta terça e foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

UM NOVO CIDADANIA?

Com a ida do ex-deputado estadual Comte Bittencourt para a presidência nacional do Cidadania, o prefeito de Macaé, Welberth Rezente, foi escolhido para sucedê-lo no posto de presidente estadual da sigla. Para completar esse diretório, o prefeito iguabense Vantoil Martins como vice do Cidadania no Rio de Janeiro. É interessante esse movimento de dar esse poder de decisão não apenas para as prefeituras que o partido ocupa no estado, mas para lideranças que vêm de duas cidades do interior, protagonizando as decisões do Cidadania. O partido atravessa uma crise com a saída de Roberto Freire da presidência nacional e esse reposicionamento, pelo menos a nível de Rio de Janeiro, mostra um indício de reconstrução da sigla.

ALMOÇO DOS IDOSOS

Em Iguaba Grande, a terça-feira (3) foi com uma comemoração daquelas em prol do Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado no domingo (1º). A iniciativa foi uma parceria das secretarias de Turismo e Saúde e setor de Postura. Os secretários Carla Valle e Marcelo Durão estiveram presentes na ocasião, na Lagoa de Bulcão, junto com os pacientes do Centro Geriátrico.

‘NÃO VAI TER RETRATAÇÃO’

O vereador de Araruama Magno Dheco (PP) se recusou a fazer uma retratação sobre a fala que fez na sessão de quinta-feira (28). Na ocasião, ele questionou se uma munícipe que tecia recorrentes críticas contra ele gostaria de “ter um momento íntimo” com ele. Dheco chegou a questionar se a mulher seria apaixonada por ele. A vereadora Penha Bernardes (PL) usou a palavra na sessão desta terça (3) para incitar um pedido de desculpas de Magno, chegando até a dizer que, caso não houvesse retratação, faria uma Moção de Repúdio ao vereador. O vídeo acima mostra como Penha fez uma abordagem bem assertiva e firme, lembrando que os vereadores precisam ter decoro e não podem rebater as críticas dessa forma. Além disso, questionou como falar algo parecido em pleno século XXI. Tentando uma abordagem mais pedagógica, Penha chegou a pedir empatia ao vereador, questionando como seria se um homem falasse assim com a mãe dele, as filhas ou mesmo a esposa. Nada surtiu efeito. O vereador reiterou suas críticas e disse que não tinha o objetivo de ofender nenhuma mulher além da cidadã em questão. Que coisa, hein!?

GESTÃO DEMOCRÁTICA EM PAUTA

Ainda em Araruama, a Câmara recebe, nesta quarta-feira (4), às 14h, uma Audiência Pública para tratar da gestão democrática das escolas. O Sindicato dos Servidores Municipais (SSMA) ajuizou uma ação e conseguiu que fosse refeita a Comissão de Gestão. O grupo refez a minuta para tratar da gestão democrática no município e a audiência serve justamente para mostrar o resultado desse trabalho.

AMPLIAÇÃO DA MUMBUCA

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) anunciou a ampliação do programa RBC Mumbuca. Os atuais 42 mil beneficiados serão 93 mil. A entrega de cartões, segundo Horta, será em novembro e contemplará todos os inscritos no CadÚnico até julho de 2023. “A Renda Básica de Cidadania gera renda, melhora a vida das pessoas e impacta positivamente a economia de Maricá. Seguimos trabalhando para tornar nossa cidade cada dia mais justa e igualitária”, escreveu o prefeito.

RECALCULAR ROTA SEM PERDER O BRILHO

Enquanto o município de Cabo Frio gasta até o que não tem para fazer a Expo Cabo Frio, um bom exemplo vem da península de Armação dos Búzios. A Prefeitura reconheceu, na hora de fechar a programação do MPBúzios, que era preciso recalcular a rota. O evento tinha uma lista dos sonhos para se apresentar por lá. Nomes como Dijavan, Marisa Monte, Caetano Veloso, todos da primeira prateleira da MPB, chegaram a estar entre os cotados. No entanto, a questão orçamentária pesou para que fosse feita uma programação ainda estilosa, porém mais econômica. Leoni, George Israel e Milton Guedes vão se apresentar no evento, que será realizado entre os dias 12 e 14 de outubro, pegando o feriadão de Nossa Senhora Aparecida. De repente, seria interessante para a Prefeitura de Cabo Frio olhar para o lado na hora de buscar boas inspirações de como recalcular a rota de forma elegante, sem precisar, por exemplo, penalizar os servidores que mantêm o funcionamento da máquina em giro.

VOLTA ÀS PRESSAS

O secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, o Tutu, precisou antecipar sua volta da Feira Internacional de Turismo (FIT), que ocorre em Buenos Aires, na Argentina. O pai de Tutu faleceu nesta terça-feira (3) e ele precisou voltar para o Brasil. A coluna manifesta seus sentimentos ao secretário e sua família. Sobre o evento, Cristiano disse que a FIT foi um sucesso. “Búzios presente, com um stand próprio, instagramável, lindo, promovendo a nossa cidade, os nossos atrativos, os nossos equipamentos turísticos”, afirmou. O stand recebeu, por exemplo, Marcelo Freixo, presidente da Embratur. O secretário também fez várias reuniões com empresas aéreas, com o objetivo de aumentar a malha aérea para o Rio de Janeiro. “Búzios é um dos principais destinos do Rio de Janeiro. Depois da capital, nós somos o segundo”, lembrou Marques.

LDO NA CÂMARA

Ainda falando de Búzios, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi encaminhado na sessão da Câmara desta terça-feira (3). A matéria de iniciativa do Poder Executivo estabelece as metas e diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2024. O Projeto de Lei será analisado na Comissão de Finanças e Orçamento. A LDO estabelece, no mínimo, 1% da receita corrente líquida do orçamento municipal de 2024 para reserva de contingência a ser destinada para passivos contingentes, outros riscos e eventos fiscais imprevistos e demais emendas adicionais. Além disso, permite até 50% de remanejamento do orçamento municipal pelo prefeito, a partir de créditos suplementares, sem prévia autorização do Legislativo. O prazo para envio da proposta orçamentária à Casa Legislativa é 15 de novembro, conforme a Lei Orgânica Municipal.

PLANEJAMENTO PARA O VERÃO

A Prefeitura de Arraial do Cabo realizou, na tarde desta terça-feira (3), uma reunião para planejar o Verão 2024, que está se aproximando. O objetivo foi discutir as principais demandas da alta temporada, período em que o município recebe um intenso fluxo de turistas. Em pauta, a mobilidade urbana, entrada de ônibus de turismo, pronto atendimento no hospital, ordenamento do Turismo Náutico, ações de flanelinhas e os preços de estacionamentos, além da limpeza em todo o período. Durante a reunião, também foi enfatizado o pedido sobre a integração entre os órgãos responsáveis pelo ordenamento na cidade. O encontro, realizado na Câmara Municipal, contou com a presença de autoridades, como os secretários de Turismo, Júnior Chuchu; de Segurança Pública, Magda Fraga; e de Serviços Públicos, Saulo Vidal; o diretor de Eventos, Max Magalhães; o responsável pela Comtrans, Ciro Júnior; o presidente da Funtec Ambiental, Maycon Victorino e os vereadores Ayron Freixo (REP), Tuquinha (PSDB) e Shogum (UNIÃO). Representantes da secretaria de Governo, da Guarda Municipal, de Postura, da Fipac, além de taxistas, donos de jardineiras e bugueiros também estiveram presentes.

CIDADÃO HONORÁRIO

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), esteve, junto com o secretário de Educação, Antônio Peres, em uma visita ao bispo Abner Ferreira, atual presidente da Assembleia de Deus em Madureira. Segundo publicação nas redes sociais nesta terça-feira (3), o objetivo foi entregar ao líder religioso o título de Cidadão Honorário de Saquarema, concedido pela chefe do Executivo. Os pastores Silênio e Miqueias e Pedro Ivo estiveram junto com os Peres na ocasião.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo