BONIFÁCIO COM LUPI
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (3) começa com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), que foi para Brasília acompanhar a cerimônia de posse do ministro da Previdência, Carlos Lupi, presidente do partido de Zé. Antes da solenidade, o alcaide despachou um ofício a Lupi que manifesta o interesse da Prefeitura cabo-friense em zerar filas de serviços do INSS. À coluna Boca Miúda, o prefeito comentou que existe, inclusive, a possibilidade de deslocar servidores municipais para reforçar os atendimentos do INSS na cidade no caso da repartição ter poucos funcionários para atender a demanda. Para José Bonifácio, a prioridade com relação a pasta, no momento, é facilitar a vida do trabalhador da cidade e da Região dos Lagos.
EXPECTATIVAS COM O GOVERNO LULA III
Aproveitando o ensejo, conversamos com José Bonifácio sobre as expectativas dele para com o governo federal sob a presidência de Lula (PT). Bonifácio comentou que deve se tornar presença frequente em Brasília nos próximos meses e fazer visitas a pastas diversas. Uma delas é o Turismo, que será gerido por Daniela do Waguinho (UNIÃO), que também é do Rio de Janeiro. Cabo Frio recebeu, segundo o prefeito, 600 mil visitantes na Praia do Forte para o Réveillon. Com relação à Educação, pasta comandada por Camilo Santana, o objetivo é buscar recursos para instalar ensino em tempo integral, proposta de Santana que também fez parte do discurso de Zé nas eleições de 20. O prefeito também citou a vontade de estreitar laços com o Ministério da Saúde, sobretudo, no que diz respeito à atenção básica e à saúde da família. Sobre a área de Segurança, o plano de Zé é conseguir, junto ao Governo Federal, apoio não para armar a Guarda Municipal, mas para avançar na aquisição de equipamentos para eles e investir na compra de câmeras para fazer um monitoramento eficiente da cidade.
JUSTIÇA POR ROSILENE
Continuando em Cabo Frio, a morte da comerciante Rosilene Silva, conhecida como “Rose do Camarão”, causou verdadeira comoção na Região dos Lagos. Até o mercado do peixe de São Pedro da Aldeia, cidade onde ela morava, decretou luto. Mais um feminicídio na cidade, aliás no primeiro dia útil do ano, foi até destaque no Jornal Hoje, da Globo, nesta terça (3). Apesar do prefeito e das duas únicas vereadoras da Câmara não terem se pronunciado, muitos foram os manifestos de condolências e indignação, incluindo o da vice-prefeita cabo-friense Magdala Furtado (PL). “Cabo Frio avança lentamente no enfrentamento ao feminicídio com a implementação de políticas públicas de segurança, entretanto, ainda possui números preocupantes, demonstrando que essas ações precisam ser mais efetivas de modo a garantir a integridade feminina”, disse ela em trecho de sua postagem. O secretário municipal de Saúde, Janio Mendes, também postou sobre a tragédia. “É importante denunciar, agir e atuar, para que se possa interromper a ciranda violenta. Toda barbárie deve ser denunciada e criminalizada”. A coluna se solidariza aos familiares da vítima.
NADA A COMEMORAR
Ainda em Cabo Frio, que este ano tem orçamento previsto em torno de R$ 1,2 bilhão, uma das coisas mais esperadas pela população é a melhoria da cidade, em todos os sentidos, dos buracos pelas ruas ao abandono da orla da Praia do Forte. Somente em royalties e participações especiais, a previsão é que a arrecadação seja de R$ 500 milhões. E como bem lembrou o vereador Roberto Jesus (MDB), “‘Um novo amanhã’ foi o slogan de Zé Bonifácio nas eleições de 2020. Ele venceu a eleição, mas a pergunta que ficou é, Um novo amanhã para quem?”, destacando que “a população não tem sentido os reflexos dos aumentos de arrecadações que chegam por todos os lados possíveis”. Assim como o ex-secretário de Meio Ambiente, Juarez Lopes, que trabalhou na gestão de Zé Bonifácio (PDT), que em sua página postou que não há nada a comemorar. “Estamos na condição de um balneário chinfrim, com um turismo baseado num excursionismo de quinta categoria, com espaços públicos históricos abandonados sem inserção turística, praias transformadas em shopping center, ruas esburacadas, calçadas deformadas, com uma perda absurda da nossa identidade cultural e nosso patrimônio salineiro entregue à especulação imobiliária. Se tirarmos as nossa praias, o que nos sobra?”, comentou. Como cidadãos, temos mais é que sair de trás do celular e ir cobrar o que é de direito e lutar por uma cidade melhor. Para isso temos as audiências públicas e sessões do legislativo. Jesus disse que vai continuar a cobrar o executivo e que em breve vai divulgar um verdadeiro raio X com os números em arrecadações e as promessas da LOA/2022 que não foram realizadas pelo governo municipal.
INAUGURAÇÃO NO TURISMO
A nova sede da secretaria de Turismo de Armação dos Búzios foi inaugurada no começo da noite desta terça-feira (3). O espaço fica na rua Turíbio de Farias, no Centro, e era um imóvel público que estava abandonado. O prefeito, Alexandre Martins (REP), conduziu a cerimônia ao lado de autoridades, como o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), o vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), e o próprio secretário interino de Turismo, Maycon Siqueira. A inauguração seria na semana passada, no dia seguinte à entrega do Centro de Apoio ao Turista em Manguinhos, mas foi adiada por conta da chuva. Enquanto a nova sede não ficava pronta, a secretaria de Turismo funcionou em uma sala na antiga Prefeitura, na praça Santos Dumont, também no Centro. O prédio novo da secretaria receberá o nome do ex-vice-prefeito de Búzios Aristonil Silveira de Souza. A inauguração emocionou os familiares de Aristonil. Veja os registros:
META DA SEDE PRÓPRIA
No evento de inauguração, em entrevista exclusiva ao Portal RC24h, Alexandre destacou que Búzios, apesar de ser o sexto destino internacional mais procurado, ainda não tinha uma sede da secretaria de Turismo, que funcionava no pórtico (local que passou a ser receptivo turístico e central de informações). “Nada mais justo que uma estrutura para que a cidade seja organizada no questão turismo. A gente não tinha onde receber ninguém. Em breve teremos as secretarias de Serviços Públicos e de Educação, que nunca tiveram sede própria. O caminho é esse, fazer a sede de cada uma e sair do aluguel. O objetivo é ter uma estrutura fixa, independente da gestão”, completou o prefeito.
RAFAEL AGUIAR RECONDUZIDO
Ainda falando de Búzios, a Câmara dos Vereadores realizou sessão extraordinária nesta terça-feira (3) para empossar os integrantes da Mesa Diretora do biênio 2023/2024. A eleição foi realizada em abril de 2021 e o então presidente Rafael Aguiar (REP) foi escolhido para continuar no cargo. Josué Pereira (PL) é o vice-presidente da Casa e Victor Santos (REP) assumiu a vaga de 1º secretário. O 2º secretário eleito na ocasião foi João Carlos Souza dos Anjos, o Dom, que se licenciou do cargo de vereador para assumir a secretaria de Turismo. Agora, a Câmara aguarda o posicionamento se ele vai voltar para a Casa Legislativa. Caso contrário, haverá eleição para segundo secretário. A gente lembra também que uma ação civil pediu a anulação da reeleição de Rafael como presidente da Câmara. Segundo o denunciante, o ex-vereador do balneário Manoel Eduardo da Silva, conhecido como Marreco, a Câmara não obedeceu ao artigo 54 da Constituição Federal e nem a decisão 6524 do STF, que veda conduzir o presidente à reeleição numa mesma legislatura. Será que vem mudança aí?
COMISSÕES PERMANENTES
Na mesma sessão, a Câmara realizou a eleição dos membros das comissões permanentes para o biênio atual. Os presidentes e vice-presidentes de cada comissão serão definidos posteriormente por elas próprias. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), por exemplo, será composta por Josué Pereira, Uriel da Saúde (PROS) e Victor Santos. A Câmara tem ainda as comissões de Defesa dos Direitos Humanos e do Consumidor; de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso; de Ética e Decoro Parlamentar; de Educação, Esporte e Lazer; de Finanças e Orçamento; de Obras, Serviço Público, Saneamento, Meio Ambiente e Pesca; de Seguridade; de Segurança Pública e de Turismo e Cultura.
EXONERAÇÃO DE SECRETÁRIA
A então secretária de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo Isalira Gomes foi exonerada pelo prefeito, Marcelo Magno (PL). A portaria foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (3). Em contato com a coluna, a ex-secretária disse que não aconteceu nada. O prefeito precisou fazer a mudança, a convidou para uma secretaria de Planejamento, mas ela não aceitou. Isalira disse que deixa o governo sem brigas. A Prefeitura também emitiu nota oficial dizendo agradecer a servidora “pelo período em que esteve a frente da pasta, onde exerceu a função com muito amor e dedicação”. O município disse que, em breve, anunciará o nome que assumirá o comando da Educação. A exoneração provocou repercussão imediata, uma vez que o trabalho de Isalira era bem avaliado. Logo, a demora para anúncio do sucessor da pasta pode acabar gerando algum desgaste para gestão. A oposição mesmo já iniciou as críticas afirmando que Isalira foi desligada “por se destacar”. Vamos ver os próximos capítulos.
EVENTO O ANO INTEIRO
Continuando no Cabo, nem só de trabalho vive o homem. A Prefeitura lançou oficialmente em seu site o calendário de eventos de 2023, que está recheado de atrações para o ano inteiro, passando por eventos esportivos, de gastronomia – como os festivais da Lula (imagem) e circuito gastronômico -, literário, entre outros. Marcelo Magno (PL) já havia dito que queria colocar entretenimento além-praia da cidade também na baixa temporada. O novo ano promete. Confira aqui o calendário.
CAJU EMPOSSADO
Em Arraial do Cabo, a posse do vereador Pedro Caju (UNIÃO) como presidente da Câmara para o biênio 2023/2024 foi no domingo (1º). O vice-presidente da Casa até o fim desta legislatura será o Professor Tayron (REP) e Ângelo Shogum (UNIÃO), ex-chefe do Legislativo, assumiu a 1ª secretaria da Casa. Caju disse, no fim do ano passado, que está muito animado e motivado para essa nova missão. A eleição foi realizada logo no início do ano mandato, junto com a de Shogum. Pedro Caju afirmou que o objetivo é trabalhar em conjunto com o Poder Executivo para ajudar o desenvolvimento da cidade e colaborar para que Arraial cresça e prospere. Nesta terça (3), o parlamentar comentou que está “organizando a casa” e que o recesso legislativo vai até fevereiro.
POSSE EM IGUABA
Conforme você leu na coluna Boca Miúda desta segunda-feira (2), o vereador Marciley Lessa (PL) tomou posse da presidência da Câmara de Iguaba Grande. A solenidade contou até com a participação e discurso do prefeito, Vantoil Martins (CID). O parlamentar substitui Baliester Werneck, que teve sucessivos mandatos à frente da Casa. Eleito nos últimos dias de 2022, o chefe do Legislativo terá, nas vice-presidências ao longo do próximo biênio, Marcelo Durão (PL) e Elifas Ramalho (PP). Junior Bombeiro (MDB) será o 1º secretário da Câmara e Roberto Antunes (MDB), o 2º. Na liderança do governo na Câmara, assume Adriano Tikinho (UNIÃO).
COMEÇO DE ANO COM A CORDA TODA
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve na cerimônia de posse do secretariado do governador Cláudio Castro (PL), no Rio, nesta segunda-feira (2). Como você leu na última edição da coluna Boca Miúda, o prefeito chegou a fazer uma transmissão ao vivo nas redes sociais mostrando parte da solenidade. No Facebook, Fábio desejou sucesso ao Estado neste novo ciclo. Enquanto o prefeito ia a capital, em São Pedro, começou uma obra de asfalto no bairro da Estação. Mas não para por aí. A assessoria de Fábio informou à coluna que, nesta terça (3), Pastel já tinha nova agenda no Rio. O ano começou agitado, hein?
MESA DIRETORA EMPOSSADA
A Câmara de Araruama também realizou a Cerimônia de Posse da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. O vereador Nelsinho do Som (PSC) é novo presidente da Casa Legislativa. Em sua página no Facebook, o parlamentar agradeceu a Deus e aos vereadores. O ex-presidente Júlio César Coutinho (PSC) será vice-presidente da Câmara, assim como a vereadora mais votada do município em 2020, Roberta Barreto (UNIÃO). Thiago Moura (CID) e Amigo Walmir (PP) foram escolhidos como secretários da Casa.
CALENDÁRIO DE EVENTOS
A Prefeitura de Araruama liberou o calendário de eventos para 2023. O material traz eventos tradicionais de esporte, como a corrida de São Sebastião (22 de janeiro) e o Campeonato Internacional de Kitesurf (25 a 27 de agosto), e de entretenimento, como Expo Araruama (2 a 5 de novembro). Serão realizadas também novas edições de eventos que começaram no ano passado, como o Araruama Literária (26 a 28 de maio), o Araruama Wine Jazz Festival (27 a 30 de julho) e o Araruama Gospel (20 e 21 de outubro). O aniversário da cidade, dia 6 de fevereiro, terá show com o cantor Vitor Kley.
COMITIVA DE MARICÁ
O prefeito e o vice de Maricá, respectivamente, Fabiano Horta (PT) e Diego Zeidan (PT), e a deputada estadual Zeidan (PT) acompanharam, nesta terça-feira (3), em Brasília, a posse de Anielle Franco como ministra da Igualdade Racial. Nas redes sociais, a deputada escreveu que a nomeação da irmã de Marielle Franco para o cargo recém-criado por Lula (PT) traz “novos ares para a política e esperança para nosso povo”. Fabiano Horta tem acompanhado diversas posses ministeriais em Brasília. Nesta segunda (2), o prefeito compartilhou registros na cerimônias de Alexandre Padilha, secretário de Relações Institucionais, e de Marcio Macedo, que assumiu a secretaria-Geral da Presidência. Horta ainda teve uma reunião com correligionários e a ministra do Turismo, Daniela do Waguinho (UNIÃO).