InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (29)

Alexandre Martins fala sobre a polêmica das obras do centro de Búzios; Marcelo Magno e Manoela Peres em lançamento do prêmio do Sebrae; Magdala Furtado no RC Cast e Miguel Alencar pré-candidato a prefeito; Fábio do Pastel de olho nas obras; A celeuma da ex-procuradora de Araruama na Câmara; Vantoil em reunião do Desenvolve Iguaba... E muito mais!

OBRAS DO CENTRO

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (29) começa por Armação dos Búzios. O prefeito, Alexandre Martins (REP) conversou, por telefone, sobre uma polêmica criada em torno das obras nas rua do centro da cidade. A turma contra participou de audiência pública, nesta segunda (28), intitulada “Em defesa do Centro Histórico da cidade”, que foi solicitada pelo Fórum de Entidades Civis do município, para apresentar propostas alternativas para preservar a identidade local. Não querem calçadão e sugeriram paralisar as obras. Por outro lado, transformar essas vias em calçadão – com objetivo de ampliar a mobilidade de moradores e turistas por ali – é meta do chefe do executivo buziano. Conforme Alexandre, no local que chamam de Centro Histórico, nunca foi feito um tombamento ou padronização de calçada. “Nunca sequer deram manutenção. Fora o problema da água de esgoto – que estamos resolvendo – que saía no pier, ao mesmo tempo que o turista entrava ali. Acessibilidade é outro ponto fundamental, coisa que não tem em todo centro”, disse. Além disso, segundo destacou o prefeito, a população moradora do Centro deu todo apoio à obra. “Em nenhum momento me procuraram para dizer que não queriam isso. Só pra relembrar, fizemos uma enquete cujo resultado foi 95% a favor de piso intertravado e não paralelo. Não tem o que discutir. Eles estão discutindo beleza, não tem legalidade nenhuma”, acrescentou. Alexandre disse que ouviu alguns arquitetos que o apresentaram propostas. “Algumas coisas eu acatei, outras não. Ouvir é acatar tudo que querem? Não é assim que vai funcionar na minha gestão. O que eu entendo que vale a pena melhorar, tudo bem”.

“A TURÍBIO DIRECIONOU ISSO”

Continuando a conversa, Alexandre reforçou que não concorda em refazer o local como rua. “Eu sou calçadão. A Turíbio já direcionou isso (quando foi reformada), não tem conversa”, disse ele. “Isso já era sinalizado lá atrás, quando fizeram a Rua Manoel Turíbio de Farias, que não tem nada de histórico ou ambientalmente correto, botaram um granito impermeabilizando o solo (…) É comum entender que o Centro será, no futuro, um shopping a céu aberto (…) A Turíbio, feita algum tempo – no início dos anos 2000 -, é centro histórico? É a pergunta que tenho que deixar”, colocou (…) Estão reclamando de eu estar fazendo e não estão reclamando de quem não fez. A obra continua a todo vapor e tenho que terminar antes do verão, simples assim”, definiu o prefeito de Búzios.

Projeto da futura UPA da Rasa, escolhido por enquete popular

NOVA UPA À VISTA

Ainda por telefone, Alexandre contou que recebeu boa notícia para a área da saúde. Disse que recebeu uma ligação do governo do Estado avisando que vai liberar a licitação para construção da UPA da Rasa e que o edital deve ser publicado semana que vem. A proposta da UPA é operar por 24h, desafogando o atendimento no Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé, além de ampliar o acesso à rede de saúde.

Integrantes da Associação das Mulheres Caiçaras Buzianas em ação comemorativa do Dia das Caiçaras em março deste ano | Foto: Divulgação

UTILIDADE PÚBLICA DAS CAIÇARAS

Ainda em Búzios, um projeto de lei encaminhado na sessão da Câmara desta terça-feira (29), pretende declarar a Associação das Mulheres Caiçaras Buzianas como entidade de utilidade pública. O PL será analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Essa associação é uma entidade sem fins econômicos que tem como objetivo promover, preservar e difundir a história da comunidade pesqueira de Búzios. Suas integrantes representam as famílias tradicionais buzianas, que tiveram suas vidas ligadas ao mar e à pesca. “A Associação das Mulheres Caiçaras Buzianas tem realizado um belíssimo trabalho de resgate da cultura caiçara em nosso município, por meio de apresentações, pesquisas, visitações e trilhas; do folclore local e da culinária tradicional, com base no pescado”, justifica o vereador autor Marcos Sodré (SDD). Na mesma sessão, foi aprovada a Indicação do vereador Victor Santos (REP) solicitando ao prefeito a construção da sede própria da Associação Cultural Caiçara. A Indicação será encaminhada ao Poder Executivo.

PRÊMIO PREFEITURA EMPREENDEDORA

Os prefeitos de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e de Saquarema, Manoela Peres (PL), estiveram nesta terça-feira (29), no lançamento do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O evento contou com a presença de vários prefeitos do Estado, autoridades públicas, diretores e representantes do Sebrae. Conforme lembrou Marcelo, o prêmio destacará as melhores práticas municipais que contribuíram para um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios. São 10 categorias e cada cidade pode inscrever até dois projetos. “O 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhecerá o esforço transformador das ações da gestão pública e o benefício delas para toda a comunidade”, sintetizou Marcelo nas redes sociais.

EM PROL DA LEGALIZAÇÃO DOS QUADRICICLOS

O presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Pedro Caju (UNIÃO), anunciou que a sessão legislativa da próxima terça-feira, 5, terá a participação dos secretários de Turismo, Meio Ambiente e Ordem Pública. O objetivo é tratar da legalização dos quadriciclos. Nas redes sociais, o vereador convidou os interessados a comparecerem ao momento.

CRITICOU POSTURA DE DEPUTADO E PEDIU PACIÊNCIA

“Tenho me esforçado ao máximo em todos os setores. É muito trabalho, mas não vou desistir. Todos os dias tenho que provar que ela pode estar ali”. A fala é da prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), que completou pouco mais de um mês no cargo e foi a entrevistada do 100º RC Cast. No bate-papo, respondeu muitas perguntas de internautas, principalmente relacionada a obras e a Tamoios. Também falou de como foi sua agenda em Brasília, na semana passada, e lamentou a postura do deputado Fillipe Poubel (PL), que é do mesmo partido e foi um dos que indicou impeachment contra ela, na Alerj. Magdala também pediu paciência à população. Confira a íntegra, no vídeo acima.

MIGUEL PRÉ-CANDIDATO

Ainda em Cabo Frio, o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), anunciou nesta terça-feira (29), aquilo que todo mundo já desconfiava: é pré-candidato a prefeito no ano que vem. Em todas as vezes que ele participou do RC Cast, a gente sempre questionou a ele: “você vem ou não vem candidato?”, mas ele ficava ali, desconversando. No entanto, resolveu assumir que é, sim, pré-candidato a prefeito e fez isso no podcast “Verdades com a Ana”, de Ana Paula Mendes. Já era esperada essa decisão do vereador, que se torna mais um pré-candidato na disputa. Com isso, hoje, já colocam seus nomes como futuros candidatos em Cabo Frio Miguel Alencar, o deputado estadual Dr. Serginho (PL), a atual prefeita Magdala Furtado, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) e Rafael Peçanha (PT). Dizem por aí que o ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT) também teria pretensão de concorrer. 2024 é logo ali!

O CASO PEÇANHA

Aliás, a história com Rafael Peçanha segue gerando bastante burburinho na cidade devido àquela declaração de apoio do deputado federal Washington Quaquá (PT) à Magdala. Na segunda-feira (28), Peçanha esteve com Quaquá e a coluna perguntou sobre o encontro. O ex-vereador declarou que buscou essa aproximação com o parlamentar. A ideia é conquistar cada liderança, porque Quaquá, nas palavras de Peçanha, “fez um movimento padrão na semana passada, com Magdala Furtado, que é, como deputado, sempre se oferecendo para emendas parlamentares, para viabilizar recursos do governo federal”. Apesar de ter procurado essa aproximação, Rafael lembrou que ele tem um apoio na executiva municipal, do presidente estadual do PT, João Maurício, bem como do prefeito maricaense Fabiano Horta (PT), do deputado federal Lindbergh Farias (PT), de Jonas Paulo, que é uma importante liderança do PT a nível nacional e estava na reunião com Quaquá. Ou seja, garante que sua pré-candidatura está consolidada e definida e que ele vai seguir até o final. Sobre a aproximação de Magdala com Quaquá, Rafael disse que se Magdala tentar ser candidata pelo Partido dos Trabalhadores, ela vai ter que disputar as prévias contra ele. E ele está muito confiante que, nas prévias municipais, ele ganhe, porque tem um apoio unânime da executiva do partido em Cabo Frio.

PRISÃO NA PREFEITURA

Um dos assuntos do dia em Cabo Frio foi o homem preso dentro da Prefeitura por tentativa de tráfico de influência na manhã desta terça-feira (29). Quem deu voz de prisão a ele foi o secretário de Governo, Coronel Ruy França. O indivíduo entrou na Prefeitura de tal maneira que sequer se intimidou com o fato de Magdala ter, entre seus principais assessores, vários advogados. Além disso, tem como secretário um coronel da PM linha dura. E aí o pessoal comentou que Ruy França chegou a dizer que estava com saudade de prender alguém, porque faz muito tempo que ele atua na vida política, então ele não tem prendido ninguém. Quando você poderia imaginar que o indivíduo ia dar voz de prisão dentro do gabinete? O indivíduo completamente fake, dizendo que era filho de juiz e desembargadora. E exigiu o cargo de subsecretário de saúde. E aí o pessoal achou esse tom muito estranho. Por isso, o chefe de Gabinete resolveu chamar Ruy França para acompanhar a reunião. Aí o indivíduo pediu essas coisas absurdas e levou uma voz de prisão. Depois chegou a Ruy França e teria até se ajoelhado e pedido: “Pelo amor de Deus, Ruy, me perdoa. Me dá um soco na minha cara, mas não me prende”. Que situação, hein?

AGENDA DE PASTEL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve, nesta terça-feira (29), no bairro Poço Fundo. A visita serviu para acompanhar de perto as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas no entorno da E.M. Flonete Alexandrino da Silva. O trabalho envolve a construção de uma rede exclusiva para as águas pluviais, evitando a saturação da rede já existente. A praça em frente à escola também vai ser revitalizada, além do acesso à Praia do Sol e das calçadas do entorno.

Foto: Renan Freitas

NOVO CIRCUITO DE TURISMO

A Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia realizou, na segunda-feira (28), o lançamento do “Circuito da Aldeia – História e Lazer”. Trata-se de mais um roteiro turístico da cidade. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Sebrae Rio, a Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA/CDL) e empresários locais. O encontro aconteceu no Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos e contou com a presença da secretária da pasta, Claudia Tinoco, e representantes do Sebrae, entre outros. O roteiro irá realçar os principais pontos históricos e turísticos da cidade. O público contará com uma experiência imersiva na história de São Pedro da Aldeia com a visitação à Igreja Matriz de São Pedro, construída pelos jesuítas no século XVI, e a Igreja Sagrado Coração de Jesus, além de destaques como o Canhão histórico, a Casa dos Azulejos, o Obelisco e a Casa da Flor. O Museu Regional do Sal, inaugurado em maio, também estará incluído no passeio, assim como o Museu da Aviação Naval. A Trilha dos Cardeiros, localizada no fim da Praia do Sudoeste, será um dos atrativos, assim como as aulas práticas de canoa havaiana, observação de cavalos-marinhos e a gastronomia e hospedagem do município. Na ocasião, também estiveram presentes os secretários de Cultura, Thiago Marques, de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, de Administração, Roberta Magalhães, o coordenador de eventos, Rodolfo Jotha, o presidente da ACIASPA/CDL, Douglas Trindade, a diretora de eventos da ACIASPA, Vera Peres, o consultor do Sebrae, Jarbas Modesto, e a analista de negócios do Sebrae, Ingrid Castelo.

A CELEUMA DA EX-PROCURADORA

A vereadora de Araruama Penha Bernardes (PL) voltou a fazer críticas, na sessão da Câmara desta terça-feira (29), com relação à ex-procuradora municipal Daniela Camargo. A vereadora voltou a questionar Daniela por ter sido exonerada apenas dez dias depois de deixar o Brasil e o motivo dela ter recebido o salário referente ao mês de julho completo, mesmo que tenha deixado o país antes de terminar o mês. Além disso, a vereadora questionou os valores repassados a Daniela Camargo do fundo da procuradoria, que ultrapassam a marca de R$100 mil por ano. O vereador Oliveira da Guarda (MDB) perguntou se Lívia de Chiquinho (PP) iria abrir um PAD contra Daniela, assim como fez com os guardas civis. Em nota, a Prefeitura informou que não tem gerência do Fundo Geral da Procuradoria. “O Fundo tem gestão própria e contador próprio, de acordo com a lei”, pontuou. “Com relação ao trabalho da procuradora no município, a mesma demonstra, através de produtividade, as suas atividades junto à Prefeitura de Araruama. Todos os questionamentos da vereadora já foram respondidos pelo setor de Procuradoria Geral diretamente à Câmara de Vereadores”, finalizou o município. Os vereadores disseram na sessão que levariam o caso ao Ministério Público, acrescentando também que Daniela continuava advogando enquanto era procuradora e até mesmo usou a Prefeitura para angariar clientes entre os servidores públicos.

DESENVOLVE IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), acompanhou um encontro do projeto Desenvolve Iguaba, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano (SECDEN). A equipe da secretaria observou a participação total dos empresários, que durante o encontro expuseram suas ideias por meio de uma pesquisa, feita no momento. De acordo com o secretário da pasta, Wallace Martins, o projeto pretende compreender melhor as demandas dos empresários e propor políticas de desenvolvimento. O projeto tem por objetivo promover políticas de fomento no comércio local e aproximar o setor público e privado, para que juntos fortaleçam o crescimento da cidade. Além dos empresários e do prefeito, estiveram presentes alguns secretários municipais, representantes da Associação Comercial e CDL de São Pedro da Aldeia, e das seguintes instituições financeiras do município. A data para o próximo encontro será dia 14 de setembro, às 18h, no auditório da Prefeitura.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo