InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (28)

Magdala Furtado: mamãe ou madrasta? FPM de Saquarema está bloqueado e vira assunto na sessão da Câmara de Araruama; Vantoil Martins bate martelo sobre candidato a vice; Marcelo Magno apresenta novo projeto de escola em Figueira; Alexandre Martins se reúne com CPRv para feriadão; Fábio do Pastel acompanha manutenção em estrada da zona rural; Fabiano Horta recebe pré-candidato de Nova Iguaçu e apresenta políticas públicas... E muito mais!

MAMÃE OU MADRASTA?

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (28) começa por Cabo Frio, onde a prefeita Magdala Furtado (PV) tá passando a foice e o machado (com perdão do trocadilho quase comunista) e exonerou o secretário de Meio Ambiente, Rubens Bello, que foi indicação de seu partido. Ninguém entendeu nada, nadinha, de nada. Até porque Bello disse que foi pego de surpresa. Teve quem dissesse que ele chegou a ir trabalhar quando foi comunicado. Fato é que ninguém sabia da exoneração e o motivo. Ele tomou conhecimento da “novidade” pelo presidente da executiva municipal do Partido Verde, Júnior do PV. Aliás, Júnior, levou um chá de cadeira, até o fim da tarde, esperando para conversar com a prefeita, pois também desconhecia o porquê da demissão. Recorremos aos vereadores da base. Qual foi a surpresa? Também foram surpreendidos pela demissão. Aliás, teve edil afirmando que não consegue falar com SuperMag há duas semanas. Até o líder do governo na Câmara, Léo Mendes (MDB), não sabia da decisão, assim como não soube dizer quem estava no radar para assumir a pasta. Diante de tanto mistério ficam as conjecturas no ar: Será que o secretário deixou de cumprir alguma determinação da prefeita? Ou teria tomado alguma medida que ela não gostou? Façam suas apostas. Porém, salta aos olhos a forma como o governo age ao demitir. Deveras desconcertante. Na verdade, é um dado revelador de caráter. Mostra o quanto fria é Magdala. Nada maternal, para quem tenta emplacar imagem de “mamãe Mag”. Tá mais para “mamãe má”. Ou má de madrasta, isso sim!

ESTÁ BEM NA FITA

Só que em meio a esses vereadores da base que não estão conseguindo sequer terem seus telefonemas atendidos pela prefeita Magdala Furtado, quem está bem na fita com ela é o vereador Átila Motta (PC do B), que conversou com ela na noite desta segunda-feira (27). Embora não soubesse da demissão de Rubens Bello, tem conseguido o impossível, como, por exemplo, o avanço das obras no bairro Jardim Caiçara, onde reside. Inclusive deu uma andada pelo bairro ontem para ver o andamento das obras na praça e as trocas de tubulações da Rua França. Átila, claro, está comemorando, feliz da vida, porque a prefeita está fazendo tudinho que ele pede. Olha que isso é raridade, hein? Qual será a magia que ele usa?

NOVA CABO FRIO WATER PARK

Acontece nesta quarta-feira (29) a reunião do Conselho do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) sobre a instalação, nos próximos anos, do Nova Cabo Frio Water Park, parque aquático que poderá ser instalado na chamada ‘zona de amortecimento’ dentro do PECS, entre as praias das Conchas, Brava e Ilha do Japonês, no Peró. Uma das pautas da discussão será a não apresentação do licenciamento do projeto, bem como a não realização de um debate em cima do assunto.

DESASSOREAMENTO DE CANAL

Ainda sobre Cabo Frio, o deputado e pré-candidato a prefeito, Dr Serginho (PL), anunciou em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta segunda-feira (27), a chegada de uma máquina anfíbia do Inea para desassorear o Canal da Pedra, no bairro Nova Califórnia, segundo distrito da cidade. O parlamentar destacou que a máquina vai melhorar o fluxo de água, “contribuindo significativamente para acabar com as enchentes que ocorrem no bairro e na zona rural”, disse Serginho, destacando a parceria com o governador Cláudio Castro (PL) e o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. O desassoreamento continuará até o Rio São João e também está sendo realizado no Rio Marimbondo.

TÁ BLOQUEADO

O município de Saquarema está impedido de receber repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O bloqueio foi feito no último dia 21 de maio. Normalmente isso acontece por conta de pendências não resolvidas junto à União. Fato é que esse bloqueio gerou preocupação pela cidade, que já enfrenta denúncias de desvios de recursos públicos e de improbidade administrativa da prefeita Manoela Peres (PL) por supostas fraudes em contratações. A coluna entrou em contato com a prefeitura para saber um posicionamento, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.

ENCONTRO COM AS PRÉ-CANDIDATAS

Falando em Saquarema, a pré-candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL), realizou uma reunião com as pré-candidatas a vereadoras. O evento contou com a presença da atual prefeita Manoela Peres (PL) e da vice-presidente da Câmara, Dr. Raquel (SDD), que também é pré-candidata a vice-prefeita. O foco do encontro foi a discussão de estratégias para o período de pré-campanha e a relevância da participação feminina na política.

NA CÂMARA

E não é que o assunto do bloqueio do FPM de Saquarema chegou à Câmara de Araruama? Isso depois que Chiquinho da Educação (MDB), marido da prefeita e ex-prefeito inelegível, disparou a notícia nos grupos políticos (de Saquarema a Búzios). Aliás, é quase uma obsessão dele disseminar notícias negativas da cidade vizinha. Voltando ao legislativo arauamense, os vereadores criticaram Manoela Peres, por “irresponsabilidade da gestão” e alertaram para possíveis impactos financeiros que poderiam afetar a estabilidade dos serviços públicos e o cumprimento das obrigações administrativas da cidade. O vereador Rodolfo Buda (PODE) mencionou a recente controvérsia em torno do projeto “Conexão do Futuro” e criticou a falta de gestão administrativa e transparência na condução dos assuntos municipais. Os vereadores Luiz do Táxi (PRD), Amigo Walmir (PP) e Magno Dheco (PP) também se manifestaram, ressaltando a inadimplência do município de Saquarema com o governo federal. Ou seja, um comportamento que demonstra completa falta de ética, de civilidade política, de respeito aos princípios democráticos. Sem falar que parece comentário de “Candinha despeitada”. Meteram o pau na prefeita saquaremense por ela estar frequentando Araruama ao invés de cuidar da cidade dela. No entanto, ao invés de tratarem dos problemas de Araruama, ficaram dando pitaco na vida política alheia. Hipocrisia, que chama?

PREFEITO É QUE BATE O MARTELO

Sobre Iguaba Grande, conversamos com o pré-candidato a prefeito, Fabinho Costa (CID), herdeiro de Vantoil Martins (CID), o atual prefeito, para saber como está essa situação de quem vai ser o candidato a vice dele. A gente deu aqui na coluna que a única certeza era que seria candidato do PL e que seriam duas opções: o presidente da Câmara, Marciley Lessa, e o ex-candidato a prefeito, Washington Tahim. Conversamos com Fabinho por telefone e ele foi taxativo: “quem decide é o prefeito Vantoil”. Ligamos pra Vantoil, que estava em reunião. Mas, ao que tudo indica e conhecendo o prefeito – que é daquele político que dá a palavra e não volta atrás -, a expectativa é que seja Marciley, embora o chefe do executivo iguabense não tenha proclamado publicamente.

DEU O QUE FALAR

Ainda sobre Iguaba, está dando o que falar a denúncia do MPF contra a ex-prefeita da cidade, Grasiella Magalhães, e outras três pessoas envolvidas no esquema apurado pela CPI das Quentinhas, instaurada em 2017 pela Câmara Municipal de Vereadores. As investigações mostraram que, entre 2015 e 1017, a gestora se associou a três pessoas da mesma família para fraudar licitações de quentinhas servidas para servidores públicos, simulando uma falsa situação de concorrência e desviando verbas federais em benefício próprio. A denúncia foi proposta na Justiça Federal pelo procurador da República Leandro Mitidieri e faz referência a dois contratos de fornecimento de quentinhas, um para servidores da secretaria de obras e serviços e outro para plantonistas e pacientes da unidade de pronto atendimento municipal. Somadas, as contratações chegavam à bagatela de R$ 1,4 milhão.

NOVA UNIDADE

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, apresentaram nesta terça-feira (28) à equipe da Escola Municipal Vera Felizardo o projeto da nova unidade. A turma ficou pra lá de animada e não perdeu tempo em registrar o momento. A escola será construída próximo ao novo Pronto-Socorro, no distrito de Figueira. O projeto visa atender a demandas antigas da comunidade escolar, com uma estrutura moderna, acessível e sustentável. Com 16 salas de aula, quadra poliesportiva, parquinho, auditório, biblioteca, sala multifuncional, enfermaria, refeitório, laboratório de informática e mais, a nova unidade promete suprir as necessidades educacionais da região. A previsão é de que a obra seja licitada até o início do segundo semestre.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Câmara Municipal de Arraial do Cabo realizará uma audiência pública no dia 18 de junho, às 15h, para debater o Projeto de Lei nº 23/2024, que trata das Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2025 e demais providências. A audiência representa uma oportunidade crucial para os cidadãos conhecerem e discutirem as propostas para a gestão financeira do próximo ano, promovendo transparência e participação popular no processo orçamentário.

FERIADÃO COM SEGURANÇA

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) recebeu nesta segunda-feira (27), em seu gabinete, a visita do capitão Renan Barros e do coronel Cleiton Nascimento, do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV) da Região dos Lagos, para fortalecer os laços de segurança do município, principalmente durante o feriadão de Corpus Christi. Durante a conversa, foi discutido o apoio do policiamento do CPRV, bem como possíveis intercâmbios de informações para o monitoramento da cidade. O secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, e o gerente da Coordenadoria Integrada dos Órgãos de Segurança Pública, subtenente Wedson Cedro, também participaram da reunião. Na ocasião, Alexandre abordou a proposta da construção de uma nova base do CPRV no Trevo de Búzios, em Campos Novos. Ele destacou que esse seria um ponto estratégico, pois já há um estudo do local, do projeto de construção e um processo em andamento, faltando apenas os últimos ajustes para iniciar as obras.

PL APROVADO

O Projeto de Lei 24/2024, proposto pelo presidente da Câmara de Armação dos Búzios, Rafael Aguiar (PL), que autoriza o repasse do incentivo financeiro adicional anual aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e aos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), foi aprovado nesta terça-feira (28). O projeto agora aguarda a sanção do prefeito Alexandre Martins (REP). O texto estabelece que o Incentivo Financeiro Adicional estará vinculado ao repasse do Governo Federal, conforme previsto no Decreto Federal 8.474/2015. A obrigação do município cessará se os repasses do Ministério da Saúde forem interrompidos. O valor repassado pela União será distribuído entre os ACSs e ACEs em exercício ativo, e o pagamento ocorrerá anualmente, em dezembro. Para receber o incentivo, os agentes deverão cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Município, com a aprovação do Conselho Municipal de Saúde. As metas específicas da Secretaria Municipal de Saúde serão definidas por Decreto Municipal. Agora, cabe ao Poder Executivo regulamentar a lei.

ESTRADAS AGRO RJ

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, estiveram presentes nesta segunda-feira (27) nas obras de recuperação e manutenção da Estrada do Botafogo. As atividades fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio do programa “Estradas Agro RJ”. O objetivo é recuperar estradas vicinais na zona rural de São Pedro da Aldeia. O trabalho de patrolamento e limpeza começou no início da Rua da Torre, no Botafogo. Aproximadamente 250 km de estradas rurais serão beneficiados com os serviços. Para o início das obras, foram utilizados dois caminhões, uma retroescavadeira e uma motoniveladora. O governador do Estado, Cláudio Castro (PL), com a ajuda do secretário de Agricultura do Estado, Dr. Deodalto, e o deputado estadual Valdecy da Saúde (PL), forneceram o maquinário e o material necessário para o serviço.

CRESCIMENTO NA ARRECADAÇÃO

A controladora-geral de São Pedro da Aldeia, Danielle Prudente, e a chefe de gabinete da secretaria de Saúde, Sandra Peres, realizaram nesta terça-feira (28) uma apresentação na Câmara Municipal, revelando as contas públicas referentes ao 1º quadrimestre de 2024. O foco da exposição foi destacar o compromisso com a transparência dos dados fiscais, visando tornar públicos os investimentos realizados durante o período mencionado. Um dos pontos altos da audiência pública foi o aumento na arrecadação dos recursos próprios. Comparado ao 1º quadrimestre de 2023, o município registrou um crescimento de 19,45% nos primeiros quatro meses de 2024, totalizando aproximadamente 38 milhões de reais em tributos arrecadados. A Secretaria de Saúde superou o mínimo estipulado pela Constituição Federal, que é de 15%, atingindo o índice de 17,38% de investimentos. No período em questão, mais de 14 milhões de reais foram destinados à Saúde aldeense. O relatório apresentado tem como base os dados do Sistema Integrado de Gestão Fiscal (SIGFIS).

REFERÊNCIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Nesta terça-feira (28), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), recebeu a visita do empresário e ex-vereador Tuninho da Padaria, que é pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu pelo PT. Ele foi mais um entre tantos outros políticos e gestores do Estado e do Brasil que têm Maricá como referência em vários programas, como a moeda social Mumbuca, por exemplo. Nas andanças com o político iguaçuano, Horta também apresentou o programa dos Vermelhinhos, que trata do transporte público gratuito na cidade.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo