InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (28)

A agenda de Fábio do Pastel com parlamentares e na Marcha dos Prefeitos, em Brasília; As reuniões de Alexandre Martins; Vantoil Martins vai receber vice-governador nesta semana; A possível nova vereadora de Araruama; Roberto Jesus volta a cobrar transparência da Associação de Blocos Carnavalescos; Daniella Mendes no RC Cast; O pedido de impugnação de licitação para construir escola em Arraial do Cabo... E muito mais!

CORRIDA DAS EMENDAS

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (28) começa com o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), que está em Brasília em busca de recursos para o município. A comitiva é formada também pelo chefe de Gabinete, Moisés Batista, e pelos assessores Edmilson Bittencourt e Felipe Macedo. A agenda do dia incluiu uma reunião com o senador Romário (PL) – na imagem -, em busca de recursos para a saúde municipal. O prefeito também se encontrou com os deputados federais Chiquinho Brazão (UNIÃO) e Gutemberg Reis (MDB).

MARCHA DOS PREFEITOS

Além da visita aos parlamentares, Fábio do Pastel participou, nesta terça-feira (28), da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento contou com a participação do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB). Após a sessão solene de abertura, a programação promoveu a reflexão “Pacto Federativo: um olhar para o futuro” e debates sobre a reforma tributária. A comitiva aldeense deve retornar para o município nesta quarta (29).

IMBRÓGLIO NA CULTURA

Continuando em São Pedro, esquentou o clima sobre o assunto dissolução do Conselho Municipal de Cultura na Câmara. Nesta segunda (27), nenhum representante da prefeitura compareceu à reunião convocada pelo legislativo com a justificativa de que não há ilegalidade na anulação do Conselho, apesar de documentos apresentados pelo fórum de Cultura teriam provado o contrário. A turma ficou decepcionada, inclusive o vereador Jean Pierre (PODE), que é presidente da Comissão de Cultura e líder de governo. Segundo fontes, ele espera que a prefeitura mande um representante à Câmara para responder as denúncias sobre a dissolução do Conselho, sem que haja necessidade de convocar audiência pública. A defensoria pública também participou da reunião e afirmou que vai acompanhar os próximos encontros a fim de constatar se a legislação está sendo cumprida.

REUNIÃO COM PROLAGOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), informou, nesta terça-feira (28), que se reuniu com o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, junto aos vereadores municipais. O objetivo era buscar respostas para as reclamações dos moradores. Na ocasião, segundo Alexandre, a Prolagos informou que irá fazer uma revisão nas bombas de pressurização, para solucionar o problema de falta d’água em alguns bairros.

COMISSÃO DOS ACS’s

Ainda em Búzios, Alexandre recebeu, na tarde desta terça-feira (28), a Comissão dos Agentes Comunitários de Saúde de Búzios a fim de ouvir e responder às solicitações da categoria. A comissão é composta por um representante de cada UBS. A reunião foi um convite do chefe do Poder Executivo aos profissionais, que entregaram a ele uma série de solicitações de melhorias para a classe. Durante o encontro, os servidores apresentaram uma série de reivindicações. Alexandre sugeriu que os representantes passem a integrar a Comissão de Valorização do Servidor, que conta atualmente com servidores de diversos setores da administração pública municipal. Também participaram da reunião os vereadores Josué Pereira (PRTB), Marcos Clayton (PROS) e Dida Gabarito (PRTB) e os representantes da comissão de Agentes Comunitários de Saúde.

PCCR NA CASA

Ainda em Búzios, o PCCR dos servidores do segmento técnico e administrativo da cidade está tramitando na Câmara. O prefeito, Alexandre Martins, enviou ao Parlamento a proposta, que deu entrada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação na sessão legislativa desta terça-feira (28). A proposta define o piso salarial inicial dos cargos do segmento técnico e administrativo, além de prever a promoção vertical (por tempo de serviço) e o incentivo à qualificação (gratificação correspondente à elevação do grau de escolaridade do servidor público em comparação ao requisito inicial de ingresso). O PCCR abrange os cargos de apoio operacional, auxiliar administrativo, cozinheira, operador de máquina pesadas, telefonista, agente administrativo, agente fazendário, cadista, técnico em turismo, instrutor musical e técnico em contabilidade.

VICE-GOVERNADOR EM IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), publicou um convite à população para participar do ato público de início das obras de macrodrenagem no bairro Parque Tamariz, nesta quinta-feira (30), a partir das 15h. O evento terá a participação do vice-governador e secretário Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. A obra é um convênio com o Governo do Estado e possui como objetivo o fim dos alagamentos nos bairros Canellas City e Parque Tamariz. “Essa é uma importante obra em nossa cidade. Já iniciamos a macrodrenagem nos bairros Centro e Iguabela, e vamos continuar trabalhando para acabar, de vez, com os problemas causados pelas chuvas”, comentou Vantoil.

RECONTAGEM DE VOTOS

A Câmara de Araruama deve passar a ter três vereadoras a partir da próxima semana. De acordo com os cálculos de quociente eleitoral feitos pela equipe da coluna Boca Miúda, com a anulação dos votos do PT nas eleições municipais de 2020, a terceira candidata mais votada do Cidadania, Sylvinha Corrêa, deve ser a nova vereadora do município. A recontagem oficial do TRE será em uma sessão no dia 4 de abril, às 14h. Sylvinha, inclusive, foi intimada para comparecer na ocasião. Servidora pública e escritora, Sylvinha foi cabo eleitoral da prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), em 2020. Além disso, ela é ex-sogra do vereador Oliveira da Guarda (MDB) e avó dos filhos mais velhos do parlamentar. Estando eles em lados opostos politicamente, será que vem mais casos de família por aí no Parlamento araruamense ou vai imperar a cordialidade nessa relação? Vamos conferir.

POLÊMICA DO CARNAVAL

O vereador de Cabo Frio Roberto Jesus (MDB) voltou a falar, nesta terça-feira (28), sobre a polêmica envolvendo a distribuição das verbas destinadas à Associação de Blocos Carnavalescos da cidade. O parlamentar afirmou que nem a Prefeitura, nem a própria associação responderam aos ofícios feitos por ele para saber qual destinação foi dada às centenas de milhares de reais investidos pela Prefeitura na festa popular. O vereador disse, inclusive, que tem visto o presidente da Associação de Blocos dizer nas ruas e em entrevistas que a transparência será dada aos recursos, mas pontuou que, até agora, isso não foi feito. Nesse sentido, Jesus pediu à Câmara para se posicionar e ajudar na cobrança de respostas.

INCLUSÃO DIGITAL

Continuando no município cabo-friense, a turma da melhor idade de Tamoios, segundo distrito, recebeu a certificação do curso de inclusão digital através do smartphone. No evento, os secretários adjuntos de Ciência e Tecnologia, Rafael Peçanha, e da Melhor Idade, Ricardo Cardoso. “Tive o prazer de estar na formatura dessa primeira turma, projeto idealizado por minha autoria, mas como ninguém faz nada sozinho, agradeço a parceria da Prefeitura de Cabo Frio por nos ajudar com a infraestrutura e principalmente aos nossos idosos pois sem eles esse projeto não aconteceria, todos merecem o nosso respeito, ainda é pouco mas a força e a união faz toda diferença”, considerou Cardoso.”Hoje celebramos a cerimônia de formatura da primeira turma, com quase 100 alunos e alunas! Levar inclusão digital para todos os lugares e todas as idades é a nossa meta”, acrescentou Peçanha.

SECRETÁRIA ADMITE ALTO CUSTO DA FOLHA E QUE SAÚDE PODE MELHORAR

A convidada do 68º episódio do RC Cast, nesta terça-feira (28), foi a secretária de Fazenda de Cabo Frio, Danella Mendes, que conversou sobre a vida pública e como o município está lidando com as dívidas e os investimentos do município. Daniella contou do início do desafio na pasta diante de tantas dívidas e também falou sobre vários assuntos levantados por internautas. “Cabo Frio é o município que mais tem precatório no Estado. Só perde para o próprio Estado”, destacou. Na entrevista, a secretária de Fazenda admitiu que a folha de pagamento atual está alta, mas que “as gestões anteriores foram completamente negligentes na arrecadação municipal”. Também falou sobre o aumento escalonado do IPTU e em que pé estão as dívidas do município com Estado e União. Daniella disse ainda que a saúde – pasta gerenciada pelo pai, Janio Mendes – precisa melhorar. Confira na íntegra.

CHAMOU NA CHINCHA

Ainda em Cabo Frio, o ex-prefeito Alair Corrêa fez uma provocação daquelas aos pré-candidatos ao Executivo municipal no ano que vem: José Bonifácio (PDT), Dr. Serginho (PL) e Marquinho Mendes (sem partido). “Desafio os pré-candidatos. Se conseguirem me ganhar numa corrida de 5 kms ou trabalhar 12h por dia durante anos, posso repensar meu projeto 2024”, disparou. Segundo Alair, a corrida de quatro anos é cansativa e exige persistência. “Ninguém fez uma corrida mais longa do que eu. Foram 18 anos. Conheço os atalhos, os buracos, os esconderijos dos adversários. 2024 não será a hora da corridinha com o ovo na colher do Marquinho, corrida do saco com o Zé ou a brincadeira do quebra pote do Serginho. A corrida é para valer e quem tiver fôlego, me acompanhe”, disse. Que coisa, hein?

LICITAÇÃO NO TELHADO?

Em Arraial do Cabo, está marcada para sexta-feira (31) a esperada licitação para construção da nova Escola Municipal Francisco Porto. A expectativa é de um investimento de R$ 11.169.914,97 na obra. No entanto, no fim da semana passada, uma empresa de São Paulo pediu a impugnação do edital. O documento pede que haja uma retífica da planilha de composição de custos, efetuando o somatório de forma correta de todos os itens de instalação elétrica da obra. O documento passou a constar no Portal da Transparência da Prefeitura nesta segunda (27). A coluna procurou a Prefeitura para questionar se a licitação seria adiada. O município afirmou que a resposta à impugnação seria publicada ainda nesta terça (28). Porém, até o fechamento deste texto, não obtivemos o posicionamento.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo