BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (28)

A repercussão do vandalismo LGBTfóbico na Câmara de Cabo Frio; José Bonifácio no RC Cast; Fábio do Pastel vistoria obras; Alexandre participa de exposição; polêmica na Câmara de Araruama; a live bombada de Vantoil; jornada formativa LGBT em Arraial do Cabo; o grande destaque do WSL em Saquarema; e muito mais...

1145

MAIS UM ATAQUE

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (28) começa com o lamentável episódio de mais um ataque a comunidade LGBTQIA+ em Cabo Frio. Em pleno Dia Internacional do Orgulho, desta vez foi o prédio da Câmara Municipal que amanheceu pichado com inscrições LGBTfóbicas. A coluna procurou o presidente do Legislativo de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), que lembrou que a pichação foi bem semelhante ao que foi feito em outros prédios na semana passada. “Ficamos estarrecidos com esse tipo de pensamento em pleno 2022. Ao invés de discutirmos avanços, estamos retrocedendo. É lamentável e me compadeço a cada pessoa que se sente agredida com o ato. Foi feito o boletim de ocorrência e vamos acompanhar as investigações até que os responsáveis sejam identificados e punidos conforme a lei”, disse Miguel.

POSIÇÃO DO LÍDER DE GOVERNO

Por falar no assunto, a Câmara de Cabo Frio não tem um representante ligado diretamente e com lugar de fala a pautas sociais de minorias, como os LGBTs. Essa sempre foi uma falta apontada pelos movimentos sociais da cidade. Apesar disso, alguns parlamentares do meio progressista transitam em nome de classes não representadas. Um deles é o líder de Governo na Câmara, Davi Souza (PDT), que comentou a situação à coluna afirmando que “o vandalismo que tem acontecido nos prédios públicos de nossa cidade é apenas a ponta do iceberg, que é o que tem acontecido no nosso país, em relação às minorias”. “É muito triste ver mais um ato de LGBTfobia num dia que deveria ser sinônimo de luta e respeito. Eu espero que essa senhora seja identificada e responsabilizada por esse ato”, pontuou Souza.

RC CAST ESPECIAL

Como não podia deixar de ser, o episódio especial do Dia Internacional do Orgulho do RC Cast nesta terça-feira (28), com as participações da atleta buziana Dara Augusta e do presidente do Grupo Iguais, Rodolpho Campbell, também comentou sobre o assunto. Além disso, a entrevista falou sobre o crime de ódio sofrido por Dara que foi vítima de um crime LGBTfóbico e racista recentemente. Dara, que nunca tinha passado por um episódio tão grave, disse que se sentiu mal porque, em pleno século 21, a cor de pele ainda pode ser um problema para algumas pessoas. Já Rodolpho comentou sobre projetos sociais e alguns eventos realizados pelo Grupo Iguais e já adiantou que no dia 4 de setembro a Parada LGBT de Cabo Frio estará de volta na orla da Praia do Forte com percurso no trio e apresentações no palco, com o tema “Vote com orgulho, defenda sua cidadania”. Confira na íntegra:

ZÉ NO RC CAST

Por falar no podcast do Portal RC24h, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), será o próximo convidado da jornalista Renata Cristiane. Na entrevista, Zé deve falar de sua longa trajetória política, os próximos passos da gestão dele, sem escapar de polêmicas, como a homologação do concurso público, e o projeto recém-lançado projeto de relançamento do governo, o “Refazer Cabo Frio”. O próximo RC Cast será nesta quinta-feira (30), às 15h30. Não dá para perder.

LULISTAS ESTÃO ON

Nesta segunda-feira (27), aconteceu no Clube São Cristóvão, em Cabo Frio, o 1º Encontro Regional Lagos com Lula. E o local encheu bastante. Vale destacar que foi uma iniciativa de militantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. “Pessoas vindas de diversas cidades da Região dos Lagos, representantes de variados sindicatos e movimentos sociais, bem como integrantes de diferentes partidos, tais como PT, PV, PSB e PC do B, que inclusive se uniram na organização do evento. Meu agradecimento ao presidente estadual do PT, meu amigo Joãozinho, que esteve conosco prestigiando essa reunião, e minha gratidão mais do que especial aos companheiros Adriano Brisola e Ricardo Cardoso, bem como à companheira Vanessa Veiga Martins, que foram incansáveis em todos os momentos de preparação do encontro. Vamos juntos para o estado do Rio e o Brasil voltarem a sorrir!”, postou no Facebook o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Rafael Peçanha. O encontro serviu para juntar os Lulistas que andavam dispersos e ansiosos por movimento político que pudesse aglutinar gente em torno do nome do petista. Agora há um grupo e espera-se que essa turma ajude a enfrentar a extrema direita e o pensamento conservador que domina a cidade e região.

DE OLHO NAS OBRAS

De Cabo Frio para São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) vistoriou obras nesta terça-feira (28). O chefe do Executivo esteve na Baleia para acompanhar os serviços de manutenção da Escola Municipal Elízio Ignácio Rangel. As obras no local estão na etapa de revestimento, com a colocação de pisos, louças e azulejos. O objetivo é garantir melhorias estruturais e conforto aos alunos e profissionais da escola. O prefeito também acompanhou serviços de saneamento em bairros como Alecrim. Segundo interlocutores do governo, é o maior problema no município.

A NOVA POLÊMICA DA CULTURA

Ainda em São Pedro da Aldeia, a reunião do Conselho de Cultura na Casa da Cultura nesta segunda-feira (27) teve um quiproquó daqueles. Segundo relato que circulou na web, após uma discussão, uma das representantes da Prefeitura, a coordenadora de políticas públicas LGBT, Paula Azevedo, teria ameaçado partir para as vias de fato com uma representante da sociedade civil. O Fórum de Cultura até publicou uma nota de repúdio com relação ao episódio, que não repercutiu nada bem na Aldeia. Em contato com a coluna, Paula Azevedo confirmou que, durante a reunião, se exaltou, mas negou agressão. Em dado momento, a representante da sociedade civil disse que estava tudo armado entre Paula e o secretário de Cultura, Thiago Marques, e que era um golpe. Paula disse que apenas se levantou para pedir respeito e negou qualquer ataque – físico ou verbal. “Ninguém me procurou. Não sei como tomou essa proporção toda”, disparou Paula.

HERÓIS DO MAR

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) participou da abertura da exposição “Heróis do Mar” no Espaço Cultural Zanine na noite desta segunda-feira (27). Alexandre esteve acompanhado do secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi. Segundo o prefeito, o evento representa os pescadores da cidade sob um novo olhar e vai permanecer até o dia 8 de julho, das 9h às 18h. “Oportunidade única para quem pretende se conectar ainda mais com a cultura buziana. Tá bonita de ver”, destacou Martins.

CÂMARA DE BÚZIOS

Já na sessão Legislativa desta terça-feira (28), os vereadores de Búzios aprovaram o projeto de lei que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Inclusão às Pessoas com Nanismo. O projeto é de autoria do vereador Gugu de Nair (UNIÃO) e segue para sanção do prefeito.

FÓRUM EM BÚZIOS

O LXXVII Fórum dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro foi realizado em Armação dos Búzios entre os 24 e 26 de junho, na Igreja Metodista, no Centro da cidade. O encontro foi realizado pelo Conselho Tutelar buziano, junto com a Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Turismo e de empresários locais. Com o tema, os desafios para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, o evento contou com a presença de personalidades ilustres como: Murillo Digiácomo, Procurador de Justiça do Estado do Paraná, e Carlos Nicodemos, advogado especialista em Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente, ex-presidente do CONANDA, ex-presidente do CEDCA/RJ, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CFOAB). Da Prefeitura, participaram a secretária de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, Joice Costa, a subcoordenadora de Políticas da Criança e do Adolescente, Érica Rodrigues, e a secretária de Educação, Carla Natália.

MINHA CASA, MINHA VIDA EM PAUTA

O assunto agora é Araruama, porque a sessão da Câmara nesta terça-feira (28) rendeu, sobretudo, em relação a ação ajuizada pelo Ministério Público Federal sobre irregularidades na distribuição de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida cometida pelo governo de Lívia de Chiquinho (PP). Os vereadores da oposição, Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB), que fizeram a denúncia ao Ministério Público em 2019, repercutiram a ação e lembraram, por exemplo, a denúncia de que havia funcionários exigindo propina dos beneficiários para poder receber as unidades habitacionais.

SAIA JUSTA

Em defesa do Governo, como bom líder na Câmara, o vereador Luiz do Táxi (PL), disse que, se tinha funcionário pedindo propina, os vereadores deveriam dizer seus nomes na sessão. Oliveira da Guarda falou quais eram os nomes, mas a vereadora Penha Bernardes deu uma invertida no irmão lembrando que Luiz do Táxi ajudou Oliveira e Penha a fazer o dossiê a ser enviado ao Ministério Público em 2019, na época em que “Chiquinho não atendia as ligações de Luiz”. O nobre edil poderia ter dormido sem essa, né? Os vereadores da oposição se comprometeram a ler na íntegra a ação do Ministério Público na sessão de quinta-feira (30). Sobre a ação do MP, o município disse, em nota, que desconhece o assunto.

E OS TAPETES DE SAL DO DISTRITO?

Outra polêmica citada por Oliveira da Guarda na sessão da Câmara desta terça-feira (28) foi a falta de envio de sal para a festa de Corpus Christi em São Vicente. De acordo com o parlamentar, a prefeita não enviou o material para que os fiéis vicentinos confeccionassem tapetes de sal por conta do líder religioso católico do distrito ter participado das manifestações contra o fechamento do hospital de São Vicente. A situação repercutiu muito mal nas redes sociais para a Prefeitura, que foi criticada pelo não envio do sal grosso. Procurada pela coluna, a Prefeitura de Araruama disse que a festa ocorreu normalmente na praça João Hélio e no Centro da cidade e não comentou sobre São Vicente.

REPERCUSSÃO DAQUELAS

Em Iguaba Grande, repercutiu bastante a live de anúncio da segunda etapa do Programa Iguaba Melhor (PIM). Conforme já era possível analisar pelos números expressivos de espectadores simultâneos na transmissão, o sucesso foi tremendo nas redes sociais. Na página do Facebook, a publicação chegou a 2 mil comentários, ultrapassou 700 reações e teve ainda algo próximo a 400 compartilhamentos. Sucesso acachapante, ainda mais se considerada a população de Iguaba, que é de algo próximo a 28 mil habitantes. A moral do prefeito está em dia, hein?

JORNADA FORMATIVA

Arraial do Cabo recebeu nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal, a Jornada Formativa em alusão ao Dia do Orgulho LGBTI. O seminário foi organizado com o objetivo de esclarecer, informar e orientar a população sobre Leis que, ao serem cumpridas, ajudam no combate ao preconceito e a LGBTIfobia. “O Centro de Cidadania procura realizar um trabalho educativo durante esses encontros, ajudando a disseminar a informação, melhorando a qualidade dos atendimentos e fazendo com que o município de Arraial do Cabo e Região sejam referências no combate a LGBTIfobia e qualquer outra forma de discriminação”, disse Théo Silveira, coordenadore do Centro. A Jornada foi realizada pelo Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II em parceria com a Prefeitura de Arraial do Cabo, com apoio do Grupo Arraial Free, Aliança Nacional LGBTI e Unegro RJ.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da FUNTEC, informa que a Audiência Pública de encerramento da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) ganhou uma nova data. O desfecho do plano, que, ao todo, realizou seis Câmaras Técnicas e reuniu a população para a revisão e o desenvolvimento de estratégias político-urbanas, foi adiado para uma análise dos coletados nos encontros e posterior apresentação na audiência de encerramento. A nova Audiência Pública do instrumento está prevista para às 10h na Câmara Municipal, localizada na Avenida da Liberdade, s/nº, Praia dos Anjos.

ESPAÇO PARA SOLIDARIEDADE

O Mundial de Surfe em Saquarema deixou mais que espetáculos nas ondas da Praia de Itaúna. O surfista e ex-BBB Pedro Scooby assistiu, do camarote, ao momento que um vendedor de biscoito teve suas mercadorias confiscadas. Pedro, de imediato, chamou o ambulante para subir e causou frisson nas redes sociais. Lacrou demais e roubou a cena no evento. Gente boa demais, né não?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui