29/03/2025 — 10:24
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (25)

Marcelo Magno entrega primeira escola em tempo integral do ensino fundamental; Dr Serginho encara manifestação de estudantes; Daniela Soares e Alexandre Martins nomeiam novos secretários; Fábio do Pastel vistoria obra da sede da EMESPP; Fabinho Costa todo orgulhoso dos kits didáticos; Quaquá assume presidência da ABM; Lucimar Vidal visita obra de complexo educacional; Welberth Rezende 'manda recado' aos valentões da cidade; Carlos Augusto em evento de cidades inteligentes... E muito mais!

Compartilhe

A PRIMEIRA INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (25) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito Marcelo Magno (PL), acompanhado de seu vice, Diego Silveira (MDB), e do secretário de Educação, Bernardo Alcântara, entregou oficialmente a primeira escola em tempo integral de ensino fundamental da cidade, a E.M. Inelda Ramos Franco, no distrito de Novo Arraial. A unidade já está em pleno funcionamento. A saber, dona Inelda, falecida há dois anos, foi professora de muitos políticos cabistas e sempre foi militante pelo PDT, assim como seu marido, Paulo Franco, um dos principais responsáveis pela emancipação do município cabista. Aliás, outros pedetistas foram homenageados na cidade também, como Hermes Barcellos – ex-prefeito, que dá nome ao estádio e ao Parque Público da Prainha, onde também tem uma escola, a E.M. Henrique Melman, outro ex-prefeito; ambos oriundos do Partido Democrático Trabalhista, assim como Marcelo já foi, na época da juventude pedetista. “Tomava muito café com ela”, destacou o prefeito, sobre dona Inelda.

“PESSOA MUITO IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO E NA POLÍTICA”

Quem fez coro ao prefeito Marcelo Magno sobre dona Inelda foi Bernardo: “Uma pessoa muito importante aqui na educação e na política, formou muitos jovens. Mas com certeza ela e Paulo Franco estão muito felizes, onde estiverem”, disse o secretário de Educação. Marcelo explicou que a inauguração da escola só não aconteceu antes por dois fatores: período eleitoral e energia elétrica. Mas agora está completa e é uma das maiores da cidade, com 800 alunos. “Está um espetáculo. Tem até quadra de futebol Society, que fica na parte superior, tá muito bonito”. Ainda conforme o prefeito, outras escolas em tempo integral virão naturalmente, essa foi só a primeira.

REUNIÃO COM A PROLAGOS

O vereador de Arraial do Cabo, Bruno Carudo (PSD), recebeu nesta terça-feira (25) em seu gabinete o responsável pelas Relações Institucionais da Prolagos, Pedro Azevedo. Durante a reunião, foram discutidas diversas demandas relacionadas ao município, algumas já apresentadas anteriormente nas sessões da Câmara de Vereadores. Ao fim do encontro, Bruno indicou que novidades poderão ser anunciadas em breve para a população. Vamos aguardar!

PREFEITO ENCARA MANIFESTAÇÃO

Alunos de Cabo Frio protestaram em frente à sede da Prefeitura na tarde desta terça-feira (25), cobrando melhorias nas escolas da cidade. A mobilização foi organizada pela União Cabo-friense dos Estudantes (UCE) e teve como principais pautas o transporte universitário para alunos do IFF e UERJ, a ausência de merenda escolar e a falta de professores. E quem achou que o prefeito, Dr. Serginho (PL), ia ficar incomodado com os manifestantes, se enganou. Apesar da agenda lotada, com 16 reuniões logo pela manhã, ele ainda teve tempo para sair no finalzinho da tarde para conversar com os estudantes. O detalhe é que os estudantes são do IFF, do Governo Federal, e da UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que traziam reivindicações que fogem da alçada do prefeito. Mesmo assim, habilmente, ele foi lá, aproveitou, pegou o microfone, falou diretamente com os estudantes e ainda se comprometeu em garantir ao menos a gratuidade na passagem daqueles que estudam no Instituto Federal Fluminense. Segundo ele, já houve diálogo com a Secretaria de Mobilidade Urbana e com a empresa concessionária para viabilizar a gratuidade do transporte coletivo para estes estudantes. Ele afirmou ainda que, após solicitação feita anteriormente, a linha de ônibus que não chegava ao campus passou a atender o local.
Em relação às escolas municipais, Dr. Serginho disse que autorizou a contratação de aparelhos de ar-condicionado para todas as 826 salas de aula da rede e que lançou um “cinturão de obras” para reformar as unidades escolares da cidade. “Pegamos todas as escolas de Cabo Frio quebradas”, afirmou no vídeo. É o verdadeiro exemplo de fazer um limão com uma limonada. Tem prefeito que morre de medo de manifestação, outros vão para dentro. O Serginho compõe a segunda turma.

AGENDA INTERNA E INTENSA

Vale ressaltar, durante a manifestação, Serginho estava em reunião, aliás foram várias ao longo do dia, com secretariado e outros. Ele começou por volta das 10h e seriam, no total, 16 reuniões. Até o fechamento desta edição, o prefeito cabo-friense já havia tratado de obras no Monte Alegre e ordenamento na Ilha do Japonês; turismo dos meios de hospedagem e ônibus de excursão – os quais vão passar por nova regulamentação; turismo náutico – com ênfase na segurança; projeto arquitetônico do Boulevard Canal – que já tem orçamento, por meio de emenda parlamentar; Centro de Inclusão Social de Deficientes Visuais e programação do “Abril Marrom” (campanha de conscientização sobre a importância de prevenir e combater a cegueira); programa Emprego Já, um balcão de empregos onde as pessoas podem se cadastrar no site da Prefeitura; balanço da secretaria de Assistência Social, com apresentação de números (já foram 594 atendimento de janeiro até agora) e onde discutiu-se uma nova casa de acolhimento; instalação de um complexo esportivo via PAC (programa federal). A conversa também se deu com o legislativo, através do presidente da Câmara, Vaguinho (PL), para discutir a anistia de juros e multas dos contribuintes. E não parou por aí. A agenda ainda seguia até o fechamento da coluna.

FOI SÓ UM SUSTO

O secretário de Governo de Cabo Frio, Victor Escapini, divulgou um vídeo, na noite desta segunda-feira (24), após ter sido medicado no hospital depois de passar mal durante o trabalho. Chegou-se a falar em problema de coração mas, segundo ele mesmo disse no vídeo, ao lado da esposa Mylena, foi apenas um pico de pressão. “Já estou sendo acompanhado e monitorado de perto. Amanhã estarei de volta ao trabalho com força total, pronto para seguir firme na missão de ajudar nosso prefeito, que tem transformado Cabo Frio com muito trabalho e dedicação”.

PROPÔS INVESTIGAR PASMED

O vereador de Cabo Frio, Tatá de Tamoios (PRTB), que chegou a ser fechamento da ex-prefeita Magdala nas últimas eleições, ao que parece, tá longe disso. Sem pestanejar, propôs uma investigação sobre a gestão do Programa de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica aos Servidores Municipais de Cabo Frio, o Pasmed. Na última quinta (20), durante sessão da Câmara, foi aprovado o Requerimento nº 0037/2025, de autoria dele, solicitando informações detalhadas sobre todas as consultas e procedimentos realizados pelo PASMED nos anos de 2022, 2023 e 2024, além de extratos dos pagamentos efetuados e os profissionais envolvidos. A justificativa apresentada por Tatá destaca que a solicitação visa assegurar a transparência e a efetividade do programa, permitindo uma fiscalização adequada de sua execução. Segundo o parlamentar, o acompanhamento dessas informações é essencial para verificar se os recursos estão sendo aplicados corretamente e se as ações do PASMED atendem ao público-alvo de forma eficaz.

ACEITOU CONVITE

A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), nomeou o vereador Anderson Moura (PL) como novo secretário de Governo do município. O anúncio foi feito pelo próprio parlamentar durante a sessão legislativa da Câmara Municipal nesta terça-feira (25). Com a decisão, Moura deixa sua cadeira no legislativo para assumir uma das principais pastas do executivo municipal. Com a saída de Moura da Câmara, a suplente Hérika da Virtuosa (PL) assumirá a vaga, aumentando a representatividade feminina no parlamento araruamense. Agora, o legislativo conta com duas vereadoras: Hérika da Virtuosa e Roberta Barreto (MDB). A experiência política de Anderson Moura é vasta. Ele já ocupou cargos estratégicos na administração pública, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Saquarema, durante a gestão da prefeita Manoela Peres (PL), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Esporte e Lazer de Araruama na gestão de Lívia de Chiquinho. Além disso, em 2022, atuou como Diretor de Trabalho e Renda na Secretaria de Desenvolvimento Social de Saquarema. Moura também tem um histórico eleitoral extenso. Em 2006, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Araruama na chapa de André Mônica e reeleito quatro anos depois, dessa vez ao lado de Miguel Jeovani. Em 2016, tentou a prefeitura da cidade, e em 2018, concorreu a uma vaga na Alerj. Anderson já havia sido convidado para assumir a pasta muito antes, logo que Daniela assumiu a chefia do executivo. O impeditivo era o temor de Chiquinho da Educação, por retaliações. Mas agora a música que toca na cidade é outra, e bem diferente, ao que parece.

“PRECISAVA DE UM TEMPO”

Conversando com Anderson Moura sobre esse receio de assumir por causa de Chiquinho, ele disse não era receio, mas que precisava de um tempo. Ele viu, segundo disse, que aquilo não era uma briga dele, e que a questão também envolve que o mandato de vereador, que é 100% dele, com projetos importantes para colocar em pauta e com o tempo ele foi se aproximando da prefeita. “Fui percebendo nela a vontade e coragem para fazer as mudanças na infraestrutura, modernização de gestão e também um diálogo com a população”, contou. Lembrou que se elegeu numa outra frente partidária e que tinha dúvida de quem seria verdadeiramente prefeito da cidade, mas que com o tempo ele viu em Daniela a coragem a disposição para mudar Araruama.

BUSCANDO INVESTIMENTOS

A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), começou a semana com o “pé direito”. Nesta segunda-feira (24), foi até a capital para uma reunião na secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, ao lado do secretário Uruan Andrade e do presidente do DER, Pedro Ramos. Na agenda, buscar investimentos para impulsionar o desenvolvimento local. Durante a reunião, Daniela apresentou as inúmeras demandas do município e destacou a importância de contar com o governo estadual para as melhorias estruturais da cidade. Desde ontem tentamos, sem sucesso, falar com a prefeita, a fim de saber do que se tratou, mais especificamente. A assessoria dela também não soube informar. Na rede social, Daniela afirmou que “meu compromisso é continuar trabalhando para garantir melhorias e avanços que beneficiem a nossa população”. Disse ainda que, a partir desse encontro, ela possa viabilizar novos planos e recursos para atender as necessidades dos moradores.

NOVO SECRETÁRIO

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), nomeou o coronel da reserva da PM, Gláucio Moreira da Silva, como o novo secretário de Segurança. A criação da secretaria ocorreu por meio da alteração da Lei nº 1.619. O novo secretário tem experiência em segurança pública, com formação na Escola de Formação de Oficiais da PMERJ, MBA em Gestão de Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas e cursos especializados no Brasil e no exterior. Durante sua trajetória, ocupou cargos como Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Especiais do Estado, Superintendente de Segurança da Casa Militar da Prefeitura do Rio e Segurança Pessoal do Governador. Também atuou como subcomandante e comandante de diversos batalhões da PMERJ. Com 30 anos de serviço na PM, assume o cargo com o objetivo de reforçar a segurança no município.

APROVAÇÃO DO PL

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Joice Costa, falou nesta terça-feira (25) sobre a aprovação, na Câmara Municipal, do PL 004/2025, que autoriza o prefeito Alexandre Martins (REP) a quitar despesas de exercícios anteriores. Entre elas, está o programa municipal de transferência de renda Gera Búzios, criado em 2021. “No ano passado, realizamos o segundo chamamento para que as famílias contempladas entregassem sua documentação. Esse processo ficou em análise na Controladoria e, agora, com a autorização da Câmara, essas famílias finalmente poderão receber o benefício. Trata-se de um auxílio da assistência social destinado diretamente às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. É um programa no qual Alexandre acreditou e que, hoje, está em vigor para apoiar nossa população”, explicou a secretária.

EMESPP À VISTA

O prefeito Fábio do Pastel (PL) segue com sua missão de acompanhar as obras da cidade. Nesta terça-feira (25), ele fez uma visita à construção da nova sede da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP), na Nova São Pedro, acompanhado pela equipe da obra. A construção, que já soma mais de R$ 4,7 milhões em investimentos, é uma colaboração entre as secretarias de Obras e Educação. A “grande” inovação? O uso de concreto PVC, material que dispensa pintura e promete deixar o ambiente mais fresco – uma verdadeira revolução no setor de construção local. E assim, com a obra avançando, Pastel segue sua rotina, de olho em cada detalhe, enquanto a cidade se prepara para uma série de inaugurações.

TIRO SAIU PELA CULATRA

Bem que a oposição tentou, mas o tiro acabou saindo pela culatra. Um fake daquelas publicada nas redes sociais – com direito a erros grosseiros de português (isso dói no coração do jornalista) – dando conta de que São Pedro da Aldeia está entre “Poluição e Crimes” e que se destaca na mídia nacional “entre as piore cidade pra ‘si’ viver” (sic), e que “moradores já começam a colocar casas “a baixo” (sic) do preço, revoltou internautas e mexeu com a autoestima da população aldeense. A publicação é anônima e foi 100% rejeição. Muitos mandando a pessoa dar as caras ou mesmo dizendo que “a oposição está no desespero”. Teve vários comentários zoando a tal queda de preço dos imóveis e perguntando onde encontrar tais casas mais baratas, porque não haviam encontrado. Enfim, essa turma que está doida pra desconstruir o prefeito Fábio do Pastel (PL) tem atirado pra todos os lados, mas ainda não obteve êxito.

EVENTO SOBRE A LAGUNA DE ARARUAMA

A Câmara Técnica de Pesca e Aquicultura do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, em colaboração com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, realizará uma apresentação nesta quarta-feira (26), a partir das 9h, na sede da Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória, localizada na Rua Prefeito José Guimarães, em São Pedro da Aldeia. Durante o evento, serão discutidos três temas relacionados à Laguna de Araruama. O primeiro será sobre a Identidade Geográfica da Tainha da Lagoa de Araruama. Em seguida, representantes do INEA apresentarão informações sobre a dragagem da Praia do Siqueira, em Cabo Frio. O evento será concluído com a apresentação dos resultados das análises sobre a qualidade do pescado na região, conduzidas por técnicos da Embrapa.

SÓ ELOGIOS

Em Iguaba Grande, o prefeito Fabinho Costa (CID) está todo orgulhoso da quantidade de elogios que vem recebendo dos pais de alunos da rede municipal pelos kits de material didático distribuídos. Além dos materiais escolares, os alunos também receberão sapatos e meias, assegurando mais conforto e igualdade no ambiente escolar. Os professores também serão contemplados com kits completos para melhor desempenhar suas atividades em sala de aula. “Estamos investindo na educação e no futuro das nossas crianças. A entrega desses kits representa mais um compromisso cumprido pela Prefeitura, garantindo que todos tenham acesso ao material necessário para aprender e se desenvolver com dignidade”.

TOMOU POSSE

O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), tomou posse nesta terça-feira (25) como presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), em cerimônia realizada na sede da entidade, em Brasília. Em seu discurso, Quaquá reafirmou o compromisso de transformar a ABM em um espaço de discussão estratégica sobre o desenvolvimento do Brasil a partir das cidades e também destacou a importância de estreitar a relação entre os governos locais e a União, para “ajudar a formular políticas públicas que fortaleçam o papel dos municípios na federação”. Defendeu, ainda a colaboração entre o Congresso e os municípios, e citou as emendas parlamentares. “A emenda parlamentar que vai para o município não é obrigação, é a riqueza que é construída no município. Ela vai para o governo federal de imposto, precisa voltar para o município para enriquecer o país”. A deputada estadual Zeidan (PT), ex-companheira de Quaquá, e o filho deles, Diego Zeidan, atual secretário de Habitação da cidade do Rio, prestigiaram o evento. Por lá também estiveram o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ); o presidente do União Brasil, Antônio Rueda; Olavo Noleto, da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal; o ex-ministro da Saúde de Bolsonaro, deputado federal Eduardo Pazuelo (PL-RJ); deputados Zeca Dirceu e Jilmar Tatto; o ex-prefeito de São Leopoldo (RS) Ary Vanazzi — então presidente da ABM —e; a filha do presidente Lula, Lurian Lula da Silva.

FICOU INDIGNADO

Ainda em Maricá, Quaquá não teve meias palavras ao anunciar a demissão de um responsável pela manutenção das escolas nesta segunda-feira (24). Ele expressou sua insatisfação com a situação do colégio Antônio Lopes, no bairro Mumbuca: “Então, primeiro nós entregamos os belos uniformes para as crianças, mas eu ouvi coisas, que não tem nada haver com a diretora Eva, e nem com o secretário de Educação, Rodrigo Moura, tem haver com a manutenção. Eu quero determinar o responsável que seja imediatamente demitido. Nós não podemos permitir que a empresa que faz manutenção nas escolas deixe as escolas dessa maneira.” Para garantir o bom funcionamento da rede municipal, Quaquá conta com sua equipe, que percorre as unidades escolares em busca de problemas. E as novidades não param: “Nós estamos comprando aquele terreno ali em frente, onde tem aquele troço horroroso, daquela obra aqui em Itapeba, pra gente fazer o primeiro CEPT. Serão escolas que vão ter ginásio, piscina, as melhores escolas onde a nossa criança vai querer estar na escola.” Além disso, o prefeito quer estimular os professores a manterem o compromisso com o ensino: “Vamos anunciar em breve um adicional para desempenho. Professor que não faltar, que tiver desempenho e que a escola tiver bem no IDEB, vai ganhar muito mais salário. Porque a gente quer uma educação de qualidade para as nossas crianças.” Com decisões rápidas e medidas inovadoras, Quaquá segue determinado a transformar a educação no município.

OBRAS NO COMPLEXO EDUCACIONAL

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), resolveu dar uma passada na Barreira nesta segunda-feira (24) para conferir as obras do Complexo Educacional José Pereira. Curiosamente, a ex-prefeita Manoela Peres (PL) já havia feito o mesmo no ano passado, mostrando o andamento da construção. Agora, foi a vez de Lucimar exibir a fase final da iniciativa: “Aqui será o nosso primeiro complexo educacional em tempo integral a ser entregue para a população do nosso município. Lá em 2022, nós já tínhamos esse sonho que é a escola em tempo integral e ver que pode sair do papel. Acalenta muito o meu coração porque eu sei que a gente está aqui oferecendo o melhor para os nossos alunos e, principalmente, deixando os pais mais tranquilos.” Enquanto isso, Lucimar segue firme, principalmente com esses projetos, garantindo cada vez mais atividades para os alunos.

“AQUI VALENTÃO E COVARDE NÃO SE CRIA”

Em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CID) resolveu dar um recado direto para os valentões que acham que podem bater em mulher. Nesta terça-feira (25), ele deixou claro que na cidade não tem espaço para esse tipo de comportamento: “Os valentões serão tratados no duro rigor da lei. Aqui em Macaé temos a Maria da Penha, que atua com coragem para garantir a segurança das mulheres.” Além disso, fez questão de lembrar que existe um abrigo para acolher as vítimas e que a prefeitura oferece o programa Auxílio Mulheres Livres, com suporte financeiro para ajudar na reconstrução de suas vidas: “Oferecemos o programa Auxílio Mulheres Livres, com apoio financeiro, para que essas mulheres possam recomeçar suas vidas com dignidade. Além disso, oferecemos cursos de qualificação para ajudar as mulheres a se reerguerem e conquistarem sua independência.” E para quem não entendeu, ele reforçou: “Aqui valentão e covarde não se cria. A mulher é tratada com respeito!”. O recado foi dado. Agora é esperar que os tais valentões tenham entendido, né?

SMART CITY EXPO CURITIBA

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), viajou para Curitiba nesta terça-feira (25) para participar do Smart City Expo Curitiba, evento que promete revolucionar as cidades das Américas. Este ano, além de um novo cenário, tem como temática principal: “Transformando Cidades: Construindo Felicidade”. Entre uma palestra e outra sobre inovação e sustentabilidade, Carlos se impressionou com a tecnologia da startup 4Rest, que transforma terras nativas em ativos digitais. Quem sabe, além de boas fotos e discursos inspiradores, ele não retorne com algumas ideias para Rio das Ostras? Afinal, inovação nunca é demais.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias