CARNAVAL DE UMA NOVA HISTÓRIA
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (25) começa por Cabo Frio, onde o prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (PL) anunciou a programação do Carvaval da cidade que, segundo ele, “vai começar a fazer uma nova história em Cabo Frio”. O evento aconteceu no Charitas e logo na chegada, Serginho foi recebido com uma banda de marchinhas tocando o hino da cidade. No total, serão 32 eventos com artistas locais e 56 blocos de arrastão. Na Praia do Forte, a passarela da folia tem início às 16h, com o primeiro trio saindo às 18h e outro às 21h30. As atividades, tanto de música quanto as comerciais têm que encerrar à 1h. Na Praia do Peró, terá palco na praia com apresentação artística a partir das 16h, indo até meia-noite. Na Praça do Moinho, também no bairro do Peró, tem atividade recreativa a partir das 16h, para as crianças. Na Praia das Palmeiras, os bailinhos infantis acontecerão todos os dias, a partir das 16h. Já no bairro da Passagem a pegada vai ser mais tranquila, com MPB, a partir das 16h. Em Tamoios, no segundo distrito, serão dois palcos, uma no Pontal de Santo Antônio e outro na Praça de Unamar. A folia começa a partir das 18h, com shows começando às 21h30. Serginho ressaltou que os blocos terão apoio da Prefeitura tanto nos corredor da folia quanto nas comunidades. O prefeito também destacou como será a segurança, com drones com câmeras de reconhecimento facial e revista nos acessos às praias, entre outros. Confira, abaixo, a entrevista que ele deu à coluna:
_______________
CIDADE E MOBILIDADE URBANA
O Portal RC24h também conversou com o vice-prefeito e secretário da Cidade, Miguel Alencar (União). Ele contou que o exemplo que Dr Serginho está dando empolga todos a fazerem o melhor. Destaque de Miguel para o Carnaval em parceria com o Estado, “com grande aparato de segurança e isso alegra todos nós”. O vice-prefeito frisou ainda o fato de todos os principais pontos da cidade terem eventos para os foliões, nos mais diversos ritmos. “A Prefeitura está fazendo um Carnaval valorizando o artista cabo-friense”, disse ele, completando que este ano foi um pouco corrido e tiveram 50 dias para organizar tudo, mas “ano que vem será muito melhor”. Já o secretário de Mobilidade Urbana, Josias da Swell, disse que sua equipe está integrada com outras secretarias e que a missão está sendo cumprida. Josias alertou para o ordenamento do trânsito e pediu que motoristas evitem cometer irregularidades, como estacionar carro em local proibido ou em cima das calçadas. Será multado. Outro alerta: não pagar flanelinha e ficar de olho no “golpe do estacionamento”, onde um boleto com QR Code é colocado nos veículos estacionados. O pagamento do rotativo é feito somente em dinheiro ou cartão.
SAÚDE, CULTURA, EVENTOS E MULHER
Já a secretária de Saúde de Cabo Frio, Bia Trindade, que comanda a pasta da Saúde, destacou que a secretaria fortaleceu os setores de urgência e emergência, além de colocar mais ambulâncias. “Abrimos mais leitos no hospital municipal São José Operário e reforçamos a comunicação entre as unidades hospitalares pra diminuir o tempo de casos ortopédicos e facilitar a vida do folião”. O chefe da Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, disse que o Carnaval deste ano é organizado, planejado e seguro, com destaque para o investimento feito pelo prefeito nos artistas locais. “A Cultura de Cabo Frio está sendo valorizada. Estou muito satisfeito da forma como isso está sendo conduzido pelo Serginho”. Quem também conversou com a gente foi o secretário de Eventos, Weverton de Andrade, a quem coube a “missão” de resgatar o folião que preferiu ficar em casa nos últimos carnavais. “Por muitos anos o poder público abriu mão de tomar conta do Carnaval e Serginho nos orientou a capitanear esse evento. Esse ano a gente vai entregar algo bem bacana pra população”. A secretária da Mulher, Bárbara Caetano, destacou que Carnaval é diversão, mas que “não é não”. Inclusive a equipe da secretaria vai trabalhar em conjunto com a PM e a Patrulha Maria da Penha (da Guarda Municipal) em casos de violência.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE
A Câmara Municipal de Cabo Frio, receberá a Audiência Pública de apresentação do Terceiro Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente ao exercício de 2024 da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião acontece nesta quarta-feira (26), a partir das 15h, e contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Casa Legislativa. No relatório, a Secretaria Municipal de Saúde deve detalhar os recursos aplicados no período, auditorias realizadas ou em andamento, além da oferta e produção de serviços públicos na rede própria, contratada e conveniada.
AGRESSÃO A IDOSO EM CABO FRIO GERA DEBATE ACALORADO NA ALERJ
A agressão a um idoso de 69 anos em Cabo Frio, após uma discussão sobre o corte de uma árvore, se tornou pauta na sessão ordinária desta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O caso gerou forte embate entre parlamentares, já que o acusado, Lucas Muller, é assessor do deputado estadual Flavio Serafini (PSOL). O deputado Rodrigo Amorim (PTB) usou a tribuna para criticar Serafini e anunciou que levará o caso ao Conselho de Ética da Casa. A iniciativa recebeu apoio dos deputados Felipe Poubel (PL) e Douglas Gomes (PL), que cobraram explicações sobre a agressão ao idoso José Rivaldo. Diante da repercussão do caso, Flavio Serafini anunciou a exoneração de Lucas Muller. Em nota, ele explicou que a decisão foi tomada para garantir que a investigação ocorra de forma imparcial. Lucas Muller, que também foi candidato a vereador em Cabo Frio e recebeu mais de mil votos, segue afirmando que agiu em defesa da namorada e que o vídeo divulgado apresenta apenas um recorte da situação. Confira a matéria, na íntegra, aqui.

PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), fez uma reunião com o secretariado, nesta terça-feira (25) para finalizar os ajustes para os festejos de Carnaval. Nas vésperas da festa, a movimentação no gabinete foi intensa. A reunião foi para garantir que a saúde, a segurança, a fiscalização, o trânsito e a limpeza estejam em ordem. Afinal, como diz o ditado: “Antes de cair na folia, é melhor arrumar a casa.” Com atividades até próximo dia 8, as celebrações têm início na sexta-feira (28), com eventos programados para diversas regiões, incluindo o Centro e os distritos. Neste ano, foliões vão contar com apresentações musicais, blocos de rua e espaços voltados para diferentes públicos, como crianças e idosos. Além disso, de acordo com a Prefeitura, o evento também inclui reforço na segurança e espaços preparados para o lazer dos moradores e turistas.

PARCERIA COM A FIPE
Marcelo Magno e seus secretários também participaram, nesta terça, do “Seminário In Company”, projeto de modernização da gestão e fortalecimento da governança para resultados, realizado no Centro Cultural Manoel Camargo. O evento é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em parceria com o governo municipal, com o objetivo de realizar um diagnóstico completo da administração da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, visando o aprimoramento e o planejamento estratégico das ações da pasta, tornando mais eficiente a gestão dos contratos, a revisão das normas e regulamentos. No contrato, também está prevista a adequação da Secretaria à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e à Lei de Acesso à Informação, além da criação de um plano para acompanhar e avaliar o desempenho educacional dos alunos da Rede Municipal. “Esse é mais um passo importante para o aprimoramento da Educação no município. Um dos principais resultados esperados é o desenvolvimento de uma ferramenta que permitirá um controle mais eficiente da gestão educacional e de seus indicadores, buscando melhorar a classificação do IDEB, além do foco nas boas práticas administrativas e no atendimento à legislação”, afirma o secretário de Educação Bernardo Alcântara. O evento foi ministrado pelos professores e advogados Thiago Dias e Hugo Carvalho e voltado para os servidores da Secretaria de Educação de Arraial.

“IMÓVEL LEGAL”
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), anunciou o envio do Projeto de Lei que institui o programa “Imóvel Legal”, que permitirá́ a regularização de construções concluídas até́ dezembro de 2024, sem licença para construção ou que ainda não possuem o habite-se. O objetivo do projeto não é tratar da posse ou propriedade dos terrenos, mas sim da regularização das edificações já existentes que não possuem a documentação exigida. Com a aprovação da lei, os moradores poderão colocar seus imóveis em conformidade, garantindo mais segurança jurídica e valorização para suas construções. “Sabemos que muitas famílias de Iguaba Grande sonham em ter seus imóveis regularizados, mas enfrentam dificuldades devido à burocracia e aos custos elevados. Com o Programa Imóvel Legal, vamos mudar essa realidade”, afirmou Fabinho. O projeto agora segue para tramitação e apreciação das autoridades competentes. Assim que aprovado, a Prefeitura divulgará os critérios e procedimentos para que os interessados possam aderir ao programa.
CAFÉ E PARCERIA
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Iguaba Grande, Vantoil Martins, estava mais uma vez em sua rotina de encontros. Nesta terça-feira (25), ele não perdeu a chance de tomar um cafezinho pela manhã com o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL). A conversa? Claro, sobre o desenvolvimento da região. Vantoil, com seu estilo único, disse: “Pessoal, hoje estou tendo a honra de estar aqui em Cabo Frio, essa belíssima cidade que está sendo recuperada pelas mãos do Serginho. É recíproco. É um prefeito que está desenvolvendo a esperança e o orgulho não só do cabofriense, mas também da nossa região.” E, como não poderia ser diferente, essa parceria tem gerado bastante comentário. Quando o assunto é política local, lá está Vantoil, sempre pronto para discutir. Veja o vídeo.

REAJUSTE DE AUXÍLIO
Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) assinou decreto de reajuste no valor do benefício destinado aos universitários assistidos pelo Programa Municipal de Assistência Universitária, o UNIBÚZIOS. O valor do benefício foi atualizado para R$ 343,64 por universitário. O novo valor, que entra em vigor, retroativo a 1º de janeiro de 2025, foi estabelecido a partir da alteração no Decreto nº 1.870, de 21 de março de 2022, que regulamenta o programa.

PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR
A Câmara Municipal de Búzios promulgou a Lei nº 1.991/2025, de autoria do vereador Victor Santos (MDB), que institui o “Programa de Apoio ao Acesso ao Ensino Técnico e Superior para o Jovem Buziano”. O objetivo é ampliar as oportunidades aos jovens de baixa renda do município, garantindo suporte para ingresso e permanência no ensino técnico e superior. A legislação deverá beneficiar jovens que atendam a requisitos como residência mínima de dois anos no município e conclusão do ensino médio em escola pública ou instituição privada com bolsa integral. De acordo com o texto, o programa será viabilizado por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino técnico e superior, públicas e privadas, que disponibilizarão vagas ou bolsas de estudo parciais e integrais. A responsabilidade pela implementação e fiscalização do programa será da Secretaria Municipal de Educação, que garantirá a transparência e o cumprimento dos critérios estabelecidos. Além disso, o Poder Executivo terá 60 dias para regulamentar as normas complementares necessárias para a execução da iniciativa.


CPI APROVADA
A Câmara de Araruama aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (25), um requerimento de abertura de uma CPI para investigar suposta denúncia de enriquecimento ilícito do ex-secretário municipal de Obras, Cláudio Barreto. O vereador Lineker Vieira (CID), autor da proposta, conseguiu a assinatura de 14 dos 17 vereadores no requerimento. “A Câmara vem recebendo muitas denúncias a respeito desse assunto e chegou o momento da gente dar início a esse processo”, disse. Segundo parlamentares, há suspeitas de que Barreto tenha realizado movimentações financeiras incompatíveis com sua renda oficial.

MANUTENÇÃO A “TODO VAPOR”
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (MDB), tem se mostrado incansável na “organização” da cidade. Não se passa um dia sem que ela esteja por lá, diretamente envolvida nas obras. E nesta segunda-feira (24), não foi diferente. Ela acompanhou a manutenção da estrada de Praia Seca, com a presença do coordenador da secretaria Estadual da Infraestrutura, Adriano Mattos. A promessa é proporcionar mais facilidade e segurança aos motoristas e, para isso, ela fez questão de agradecer aos parceiros: “Eu quero agradecer ao secretário Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, e ao governador Cláudio Castro (PL). Isso prova a parceria entre o governo municipal e o estadual, que trará muito mais benefícios para a nossa Araruama”. Daniela tem estado tão presente que, na última sexta (21), já tinha recebido Uruan para discutir mais investimentos para a cidade. A prefeita, claro, não perde uma oportunidade de garantir que tudo esteja em andamento — e de conferir tudo pessoalmente.

REUNIÃO COM CENTRO POP
Ainda em Araruama, a vice-prefeita e secretária de Políticas Sociais, Verônica Januário (NOVO), percorre todos os cantos da cidade com muitas agendas. Nesta segunda-feira (24), não foi diferente. Ela marcou presença em uma reunião com a equipe do Centro POP para discutir um novo projeto voltado para pessoas em situação de rua. A proposta é criar uma ponte entre aqueles que buscam oportunidade e empresas dispostas a oferecer uma chance. Enquanto isso, Daniela segue concentrada nos compromissos do gabinete e nas obras que quer entregar. Já Verônica, entre uma reunião e outra, mantém a rotina movimentada.

TOMOU INVERTIDA DO PT
O ex-prefeito Chiquinho da Educação (PODE), ou como é carinhosamente conhecido nos dias atuais, “Chiquinho do Pinóquio”, anda espalhando diversas fake news quando o assunto é a prefeita Daniela Soares (MDB). Só que, desta vez, ele se deu mal e ouviu uma resposta bem concreta do PT municipal. Lembram quando Chiquinho afirmou que Daniela se filiaria ao PT? Pois esse foi o motivo de o partido enviar uma nota de repúdio em relação às fake news espalhadas pelo “FakeQuinho”: “Nosso partido vem a público manifestar o mais veemente repúdio contra a disseminação de fake news e os ataques direcionados à comunidade LGBTQIA+, em especial ao nosso companheiro Felipe Castañeda, que tem sido alvo de discurso de ódio, violência e desinformação. Repudiamos veementemente qualquer forma de intolerância e nos solidarizamos com todas as vítimas de discriminação.” E o recado foi dado! Acontece que, ao contrário do que Chiquinho propaga, a prefeita segue firme no MDB, sem qualquer intenção de mudar de partido. E, como se não bastasse, Chiquinho agora terá um programa chamado “Hora da Verdade”. Ou será que vai ser a “Hora da Mentira”? Ele fará um pronunciamento em suas redes sociais no próximo dia 10 de março sobre o que anda acontecendo. O que podemos esperar? É aguardar pra ver.

TERMO DE COMPROMISSO
Em São Pedro da Aldeia, o secretário de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, participou de uma reunião na sede da secretaria nesta segunda-feira (24), para formalizar um termo de compromisso com o Projeto Cavalos-Marinhos, da Universidade Santa Úrsula. O encontro contou também com a presença do secretário Adjunto de Pesca, Breno dos Santos, além de representantes dos municípios de Iguaba Grande, Araruama e do próprio projeto. Durante a reunião, os municípios firmaram o compromisso de fiscalizar e proteger os cavalos-marinhos localizados na lagoa de Araruama. O objetivo é garantir maior segurança para a espécie, por meio do monitoramento contínuo dos animais.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
A prefeitura de São Pedro da Aldeia realizará uma audiência pública nesta quarta-feira (26) para a prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2024. O evento acontecerá na plenária da Câmara Municipal, às 14h30, e abordará os dados dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. A apresentação será feita pela controladoria-Geral e pela secretaria Municipal de Saúde. As audiências públicas são um mecanismo de transparência na gestão fiscal, conforme estabelecido nas Leis Complementares nº 101, de 2000, que trata das metas fiscais, e nº 141, de 2012, que exige a apresentação de relatórios quadrimestrais pelos gestores do SUS. Os dados apresentados durante a audiência estarão disponíveis no Portal da Transparência do município.

QUAQUÁ FALA SOBRE ‘QUEDA DE POPULARIDADE DE LULA’
O prefeito de Maricá e vice-presidente do PT, Washington Quaquá, afirmou, em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta terça-feira (25), que a agenda do governo Lula “está errada” e “não devia ser uma agenda só de reforma fiscal”. Para o petista, a gestão “na macroeconomia vai bem”, mas é preciso “criar coisas novas” e “dialogar com o Brasil profundo”. Quaquá fez duras críticas ao núcleo duro do governo e defendeu a possível indicação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para um cargo na Esplanada dos Ministérios, apesar de divergências. “Ela é uma pessoa que tem posição, estatura, defende o PT e não é daqueles que bajulam simplesmente o presidente Lula”, afirmou. “Nós adoramos o Lula, mas achamos que é preciso recompor ministérios com pessoas que tenham condições de dialogar com Lula e ter independência, que não sejam só bajuladores, como nós temos muitos hoje no núcleo central do governo”, completou. Quaquá também apontou caminhos para o PT, que, segundo ele, só discute pautas de comportamento, além de defender a candidatura de Lula em 2026″. A íntegra dessa entrevista você confere aqui.

COMISSÃO DE SAÚDE DA ALERJ
O deputado estadual Pedro Ricardo (PP), saquaremense e médico cardiologista, foi eleito presidente da Comissão de Saúde da Alerj, nesta segunda-feira (24). A primeira reunião do grupo aconteceu nesta terça (25). Para o deputado, “assumir a presidência da Comissão de Saúde é uma missão desafiadora e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade de atuar no fortalecimento do sistema público de saúde do nosso Estado”, afirmou. Pedro Ricardo destacou ainda que o foco será garantir o uso cada vez mais eficiente dos equipamentos hospitalares, ampliando o acesso e elevando a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, com foco no bem-estar de todos os cidadãos”, frisou o deputado.

SUPEROU PREVISÃO EM MAIS DE R$ 768 MILHÕES
A Câmara Municipal de Macaé realizou uma audiência pública virtual, nesta segunda-feira (24), sobre as metas fiscais da Prefeitura de Macaé no último trimestre de 2024. O orçamento de 2024 superou a previsão inicial em mais de R$ 768 milhões, arrecadando R$ 4,7 bilhões contra a previsão de R$ 3,9 bilhões. O secretário de Fazenda, Carlos Wagner de Moraes, e o controlador-geral, Edilson Santana, apresentaram os dados, destacando um aumento de 43% na arrecadação própria, impulsionado principalmente pelos impostos sobre o ISS e o ICMS. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis também teve um aumento de 75,4%. O presidente da Câmara, Alan Mansur (CID) – imagem, enfatizou a necessidade de continuar trabalhando com responsabilidade, considerando a dependência do petróleo e o elevado gasto com pessoal, que representa cerca de 40% das receitas próprias. Edilson informou que as principais despesas do município são com saúde (33,6%) e educação (28,6%), acima dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Carlos mencionou os R$ 70 milhões investidos em obras e infraestrutura como parte da estratégia do governo.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Câmara Municipal de Rio das Ostras promoverá, nesta quinta-feira (27), às 9h, o 60º Fórum de Planejamento e Orçamento. A audiência pública tem como objetivo demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2024. Durante o fórum, serão apresentados dados sobre as receitas e os valores destinados a diferentes áreas, incluindo Saúde e Educação. A realização do fórum segue as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece a obrigatoriedade da prestação de contas sobre o desempenho orçamentário da administração pública a cada quadrimestre.