EM BRASÍLIA
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (25) começa por São Pedro da Aldeia. O prefeito Fábio do Pastel (PL) está em Brasília e conversamos com ele quando passava das seis da tarde. “Aquela loucura de Brasília, sabe como é, né? Teve uma agenda com o deputado federal e líder do PL, Altineu Côrtes, que o ajuda fazendo essa interface com o Ministério das Cidades. Também fez uma agenda na sede do PL para reafirmar a candidatura dele como pré-candidato a prefeito e aproveitou para gravar um programa de TV na sede do partido, com o presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto. Ainda visitou alguns gabinetes de deputados. Pastel disse que nesta quarta (26) vai ser correria de novo, tem previsão de ser recebido pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. Ele está indo buscar recursos para infraestrutura e obras em diversas áreas do município. O prefeito lembrou que no ano passado ele também esteve na capital federal apresentando o projeto da nova Orla da Lagoa, ligando o Centro à Praia da Pitória. Como é um projeto de alto valor, segundo ele, é preciso ajuda do governo federal. “Quem não é visto, não é lembrado”, disse. E é esse papel que ele sempre faz, de ir a Brasília, visitar gabinetes e ministérios com o objetivo de reforçar o orçamento municipal para conseguir o avanço em obras, para construir mais UBS, postos de saúde, pavimentar ruas. Por outro lado, destacou que está lá mas com a cabeça aqui em São Pedro da Aldeia. É que nesta terça teve início de uma obra muito importante, que ele fez questão de destacar, que é o início da pavimentação da Rua da Colina, uma via extensa, onde foram despejadas, hoje, 12 carretas lotadas de massa asfáltica. Ele adora acompanhar esse tipo de momento, então para ele foi uma frustração não poder estar na cidade
PEJOTIZAÇÃO DA SAÚDE
A sessão da Câmara Municipal de Cabo Frio pegou fogo nesta terça-feira (25), dia em que o legislativo aprovou, por unanimidade, o PL do executivo de readequação ao piso nacional do magistério, após longo e tenebroso inverno, depois que o executivo empurrou com a barriga o envio do projeto de lei até onde não deu mais. O executivo, através da secretária de Educação, Rejane Jorge, até quis inverter o jogo, colocando a culpa de ainda não ter reajustado o salário do professor em cima dos vereadores. Mas quem acompanhou essa novela sabe que a prefeitura deveria ter enviado o PL no início de abril, mas só o fez mais de um mês e meio depois. Só que teve uma condicionante nessa mensagem da prefeita Magdala Furtado (PV), junto com o estudo de impacto financeiro: a readequação do piso só seria possível fazendo a terceirização da folha de pagamento da Saúde, ou seja, pejotizando o setor por meio de contratação de Organização Social. Inclusive o executivo já publicou chamamento para qualificar empresas na possibilidade de implantar Organizações Sociais para administrar a Saúde, segundo disse o presidente do legislativo cabo-friense, vereador Miguel Alencar (União). “Para decidir pela terceirização pra qualquer área tem que solicitar autorização, não pode passar sem debate no legislativo”, disse Miguel, lembrando que a única exceção, por lei, é com relação à UPA de Tamoios. “Não pode colocar edital e decidir pejotizar a folha salarial de qualquer setor que seja”, acrescentou. É aguardar pra ver.
QUASE NÃO CONSEGUIU FALAR
A sessão também foi acompanhada pelo Sepe Lagos, o sindicato dos profissionais da Educação, que fizeram paralisação de 24h nesta terça, justamente por conta do não pagamento do piso, entre outras reivindicações, como o reajuste salarial, que não acontece há dois anos. Em dado momento, a turma levou um puxão de orelha do presidente da Casa, por fazerem barulho durante a fala do líder de Magdala na Câmara, vereador Átila Motta (PC do B). O cara quase não conseguiu falar, a cada palavra vinha um início de vaia. A gente entende o lado dos professores, mas todos têm o direito de fala num espaço democrático, não é verdade? “Agora que vocês já desestressaram, já cantaram música, vamos deixar o nobre vereador retomar a fala”, disse Miguel Alencar. Enfim, Átila conseguiu seu lugar de fala e agradeceu à prefeita pela entrega de UBS no Monte Alegre, ocorrida nesta segunda-feira (24). Voltando à questão da Educação, Miguel também fez questão de destacar, em sua fala, que essa pauta começou pelo vereador Rodolfo de Rui (PL), presidente da Comissão de Educação na Câmara a qual, aliás, vai passar de provisória a permanente em 2025, conforme legislação interna.
NOVO SECRETÁRIO
Falando em governo Magdala Furtado, o executivo tem novo secretário de Relações Institucionais e Captação de Recursos. O ex-deputado e diretor da Rádio Litoral, Bernardo Ariston foi nomeado no último dia 19, no lugar de Alan Silva. Por telefone, Bernardo contou que foi um convite do PT, partido ao qual é filiado e cuja legenda é federada com o PV de Magdala e com PC do B. A propósito, ele era pré-candidato a prefeito de Búzios pelo Partido dos Trabalhadores, mas abriu mão do projeto.
SEM COMANDO E SEM ENERGIA
E a secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio, hein? Mês de junho acabando, o Mês do Meio Ambiente, e a pasta segue sem comando. O curioso é que anunciou que o Fundo Municipal será usado para fazer um deck no Pontal de Santo Antônio, em Tamoios. Para que esse dinheiro do fundo, que deve ser utilizado para preservação ambiental, seja desviado para o setor de obras, deve ter passado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. Vai um conselho para esse conselho: presta atenção no que está acontecendo com essa movimentação toda, de triangulação com a ONG Ecovida e outros personagens que, ora respondem pela entidade, ora pelo Meio Ambiente de Cabo Frio. Ah, e outra informação que chegou para a gente aqui. Apesar do Fundo Municipal de Meio Ambiente ser milionário, a sede da Secretaria está sem luz elétrica. Assim nos disseram. Que coisa!
ALAIR PROFETA
O ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PMB) foi para as redes sociais e na sua lista de transmissão compartilhou um texto em que faz previsões sobre votação nas eleições desse ano. Ele foi direto e reto, que todos já sabem que ele apoia a Serginho e isso não é novidade. Essa notícia nós demos em primeira mão, em janeiro deste ano. Mas a novidade desta vez são as previsões quase astrológicas de Alair. Ele aponta que Dr Serginho (PL) deverá ter bem mais que 70 mil votos. E essa análise dele vem em cima do que ele diz como experiência própria. Ele resgata que foi o deputado recordista da Alerj em 2010, quando obteve 80 mil votos, e tempos depois, Serginho conseguiu 120 mil. Depois ele disse que foi o prefeito mais votado da história de Cabo Frio e que ele acredita que Serginho vai bater esse recorde. Será? A gente fez questão de registrar essa nota para ver se essa profecia irá se cumprir. Se for cumprida, Alair poderá ser alçado à categoria de profeta cabo-friense.
BUSCA E APREENSÃO, ALÉM DE MULTA
Em Arraial do Cabo, teve mais um desdobramento da operação “A Toque de Caixa”, da polícia civil, que desmantelou organização criminosa para desvio de dinheiro público na época do governo de Renatinho Vianna (REP), tendo como cabeça o pré-candidato Marquinhos de Nicomedes. Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de Jerry Anderson de Araújo Silva, o Jerry da Coca-Cola, apontado como o ‘laranja’ usado no esquema que desviou mais de R$ 6,5 milhões dos cofres do município através de obras fantasmas, entre os anos de 2018 e 2020. Para além da operação, mais um prejuízo para Nicomedes, que tomou um contra da justiça eleitoral por propaganda eleitoral antecipada negativa, numa entrevista a um talk show da cidade, onde afirma que a campanha do prefeito Marcelo Magno (PL), a quem chama de “vagabundo”, é financiada pelo PT, e que o irmão do prefeito, Thiago Fantinha, que é atual secretário de Governo é “um marginal que fica ameaçando as pessoas na rua armado”. Essa é mais uma das tantas que Nicomedes tem aprontado, as multas já somam R$ 60 mil.
CONFERÊNCIA AMBIENTAL
Continuando em Arraial, o secretário de Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, participou nesta terça-feira (25) da 4ª Conferência do Meio Ambiente, no Centro Cultural Manoel Camargo. O encontro teve como tema “Arraial e a sustentabilidade global: avanços, desafios e compromissos”. Entre os projetos apresentados estavam o Ambiente Jovem, Agente do Futuro, Semente do Amanhã, Não Alimentação de Aves, Separar para Reciclar, Mares Limpos, Natureza Limpa, Pirólise/Biochar, Óleo do Bem, Agente Natureza, Conhecer para Amar e Amar para Preservar. A Semas também compartilhou os resultados da capacitação de taxistas, guias de turismo, É tempo de plantar e Guarda Mirim Ambiental, além de projetos futuros como Nossa Sede, Turismo Azul, Bandeira Azul, Trilhas e Vida nas restingas. O evento ressaltou o desafio de conciliar o turismo com a preservação ambiental, sendo as iniciativas de construção de uma cidade sustentável cruciais para garantir o futuro do turismo como atividade econômica.
LANÇAMENTO BOMBOU
Ainda no Cabo, bombou o lançamento da pré-candidatura de Ayron Freixo (REP), vai tentar emplacar mais um mandato no legislativo. O evento foi realizado num hotel da Prainha, no último sábado (22), e contou com a presença de amigos, familiares e várias lideranças, como o prefeito Marcelo Magno (PL) e o presidente do MDB municipal, Diego Silveira. “Estou ansioso para fazer história, vamos?” postou ele em sua rede social.
INAUGURAÇÕES NA PENÍNSULA
Já em Armação dos Búzios, na próxima quinta-feira (27), às 18h, o prefeito Alexandre Martins (REP) realizará a inauguração do Centro Especializado em Odontologia e Centro de Fisioterapia de Búzios, localizados na Rua Eduardo de Azevedo, em Manguinhos. As novas instalações prometem oferecer cuidados de saúde de alta qualidade à comunidade buziana, com equipamentos de última geração e estrutura moderna. Além disso, em anúncio feito nesta terça (25), Alexandre confirmou que a nova maternidade de Búzios será inaugurada em breve. O espaço contará com tecnologia avançada, profissionais especializados e foi projetado para garantir conforto e segurança tanto para as mães quanto para os bebês.
PROJETO DE RESOLUÇÃO
O presidente da Câmara de Búzios, Rafael Aguiar (PL), encaminhou nesta terça-feira (25) o projeto de Resolução 16/2024, que propõe a regulamentação da Nova Lei de Licitações e Contratos dentro do Poder Legislativo local. O texto visa estabelecer diretrizes claras para diversas áreas, incluindo o papel do agente de contratação, da equipe de apoio, da comissão de contratação, gestores e fiscais de contratos. Além disso, o projeto define critérios para pesquisa de preços, procedimentos de compra e institui o Plano Anual de Contratações. Este plano será um documento consolidado que engloba todas as compras e contratações planejadas ou prorrogadas pela Câmara no próximo ano, abrangendo bens, serviços, obras e soluções de tecnologia de informação. O projeto agora segue para análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara.
FORMATURA PROERD
Em Iguaba Grande, a garotada do 5º ano de três escolas municipais participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nesta segunda-feira (24). Durante a cerimônia, foram premiados os alunos destaques e a melhor redação de cada escola. O Proerd foi criado em 1992, pela PMERJ e desde 2002 está em todos os estados brasileiros. No município iguabense, é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, nas turmas de 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. O programa é ministrado por policiais militares que trabalham de forma lúdica o objetivo do projeto que é transmitir uma mensagem de valorização à vida, a importância do combate às drogas e à violência.
E TOMA-LHE OBRAS
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), dedicou o dia desta terça-feira (25) à inspeção de diversas obras em andamento pela cidade. Acompanhado pelo presidente da Somar, Jorge Heleno, ele iniciou a visita vistoriando as obras do Barroco, localizadas em Itaipuaçu. Durante a inspeção, o prefeito destacou a complexidade e a demora das obras, enfatizando a necessidade de trabalhos extensivos de drenagem. Em seguida, Horta dirigiu-se às obras no entorno do campo do Jardim Atlântico, abrangendo partes do Parque Vera Cruz e do Loteamento Territorial. Ele ressaltou a importância das grandes galerias em construção para mitigar os frequentes problemas de alagamento, especialmente diante dos eventos climáticos cada vez mais intensos.
CONEXÃO SAQUAREMA-FINLÂNDIA
A subsecretária Municipal de Saúde de Saquarema, Ana Paula Duarte, e o presidente da Prima Qualitá, Matheus Neto, receberam na última sexta-feira (21) representantes do governo da Finlândia. A comitiva finlandesa, que esteve em Arraial na semana passada, visitou o Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth e o Centro de Imagens, ambos na Cidade da Saúde, para conhecer as estruturas e os serviços oferecidos aos cidadãos de Saquarema. Os representantes da Finlândia incluíam Heidi Virta, Senior Director Latin American da Business Finland, agência do Ministério da Economia Finlandês; João Ratton, Advisor da Business Finland Brazil; e Rafael Murgi, Coordenador de Assuntos Econômicos e Comerciais. Durante a visita, conheceram os setores do hospital e os procedimentos adotados na unidade, que é uma das maiores do interior do Estado do Rio de Janeiro e referência em atendimento de média e alta complexidade. Além da inspeção das instalações, os representantes finlandeses apresentaram soluções adotadas na Finlândia que podem ser implementadas em Saquarema para melhorar o atendimento aos pacientes e facilitar o trabalho dos profissionais de saúde.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Ainda sobre Saquarema, a Câmara Municipal realizou nesta terça-feira (25) uma Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025. O evento aconteceu no Plenário Carlos da Silveira. Na próxima quinta (27), às 10h30, está prevista uma Sessão Extraordinária para a votação da LDO para o ano de 2025.
LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA
O pré-candidato a prefeito de Saquarema, Paulo Melo (MDB), lançou sua pré-candidatura nesta segunda-feira (24), no Diretório Municipal do MDB, em Bacaxá. Diversos políticos estiveram presentes, incluindo a sua esposa, a deputada estadual Franciane Motta (União). O encontro teve como objetivo discutir projetos futuros para a cidade e ouvir os moradores.
DANIELA NAS RUAS
A pré-candidata a prefeita de Araruama, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), acompanhada pelo pré-candidato a vice-prefeito, Rogério Esperança (REP), participou nesta segunda-feira (24) de uma caminhada pelo bairro Praça da Bandeira. O encontro contou com a presença de diversas lideranças políticas locais. O objetivo principal da iniciativa foi realizar um diálogo direto com os moradores da região, ouvindo suas demandas e discutindo propostas políticas voltadas para o desenvolvimento do município. Já nesta terça (25), Daniela dirigiu-se ao Centro da cidade para um encontro com os comerciantes locais. Durante a visita, ela teve a oportunidade de entender melhor as necessidades e os desafios enfrentados pelos empresários da região.