27/12/2024 — 00:56
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (24)

José Bonifácio no boteco em plena segunda-feira, enquanto trade segue com 'o pé atrás' com relação a leilão do aeroporto; Fábio do Pastel assina lei do banco de medicamento; O balanço da saúde de Arraial do Cabo; Alexandre Martins recebe novos párocos; André Mônica contesta pontos da desapropriação de estádio em Araruama; A reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Iguaba... E muito mais!

Compartilhe

NO BOTECO COM ZÉ

Não é ‘sextou’ ainda, mas a coluna Boca Miúda desta terça-feira (24) começa por Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT) foi flagrado num boteco em plena ‘segundona’. Pode isso, Arnaldo? Brincadeiras à parte, o chefe do executivo cabo-friense foi prestigiar a inauguração de um novo estabelecimento na Rua Porto Alegre, que é um dos principais circuitos de bares e gastronomia da cidade. Zé disse que quis conferir de perto a primeira noite de funcionamento do espaço. Fez a social e bateu papo com o proprietário e a clientela. E, em seu perfil, ainda convidou geral pra conhecer o lugar.

Fachada do Aeroporto Internacional de Cabo Frio
Edital de licitação para concessão do Aeroporto Internacional de Cabo Frio é contestado pelo trade | Foto: Bárbara Lopes/Agência O Globo

REUNIÃO DO TRADE

Ainda falando de Cabo Frio, o trade turístico vai se reunir com a Prefeitura nesta quarta-feira (25) para discutir o edital do leilão de concessão da empresa que comandará pelos próximos 26 anos o Aeroporto Internacional da cidade. A turma do trade está tensa com esse assunto há algum tempo, como divulgado aqui na edição anterior da coluna. Para começo de conversa, os empresários contestam o edital, que teria sido redigido por empresa interessada em participar do certame. Só que a tal empresa é focada nos negócios off-shore, não na regulação dos voos comerciais. O que o trade quer saber mesmo é que medidas estão sendo tomadas para que todas as empresas interessadas possam concorrer com as mesmas chances de êxito, bem como quais critérios estão sendo utilizados para garantir que a vencedora da licitação tenha uma atenção especial aos voos comerciais, sem descuidar do serviço de cargas e off shore. Outro questionamento é quais investimentos de divulgação e infraestrutura da cidade estão previstos para atrair pessoas a comprar passagens aéreas para visitarem Cabo Frio. A conferir.

CHOROU AO SE LEMBRAR DA DITADURA

O 55º episódio do podcast do Portal RC24h, nesta terça-feira (24), trouxe como convidadas a secretária de Meio Ambiente de Cabo Frio, Rosalice Fernandes, e a adjunta da pasta, Marcella Santanna. Invasão de terrenos e venda irregular de lotes foram a pauta principal. Inclusive disse que em Tamoios, no segundo distrito, a coisa está pior ainda. Rosalice, que está há sete meses a frente da pasta, tem uma longa jornada pela frente. A mais espinhosa está sendo agora, no combate à invasão de terrenos e construções irregulares nos dois distritos da cidade, com situações, inclusive de ameça de morte aos fiscais por parte de grileiros. A suspeita é de que haja uma quadrilha especializada nisso, nos moldes da capital, onde há participação de milicianos. Ex-presa política e torturada no período da ditadura quando era deputada estadual, Rosalice, que também é jornalista, contou um pouco de sua história profissional e pessoal durante a entrevista, além de lembrar dos horrores daquela época. Chegou a chorar ao se lembrar do triste episódio. Confira na íntegra.

BANCO DE MEDICAMENTOS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), assinou a Lei Nº 3.090, de 28 de dezembro de 2022, que cria o Banco de Medicamentos no município. O objetivo é favorecer, de maneira complementar, as necessidades de medicamentos da população. Cidadãos ou empresas que possuem remédios não utilizados, dentro do prazo de validade, podem doá-los à Farmácia Municipal, que fará a redistribuição, gratuitamente, aos usuários que necessitam. Os medicamentos doados precisam estar em bom estado de conservação, contendo embalagem com bula e prazo mínimo de 45 dias antes da data de vencimento. Os itens deverão ser entregues na Farmácia Municipal, Rua Antônio Benedito Siqueira, nº 387, Centro, na sede da Secretaria de Saúde.

SERÁ QUE VEM O TRI?

Por falar em saúde, a coluna conversou, nesta terça-feira (24), com o secretário da área em Arraial do Cabo, Jorge Diniz. O objetivo foi fazer um panorama do setor. Entre os destaques apontados por Jorge estiveram as obras do Posto de Saúde Hermes Barcellos, que deve ser entregue novamente à população no próximo mês, e o Pronto Socorro de Figueira, a ser inaugurado no próximo semestre. O secretário falou ainda sobre o Centro de Reabilitação Municipal, a modernização das salas de dentistas dos postos de saúde e revelou que a Policlínica Municipal realizou mais de 11 mil atendimentos apenas no primeiro semestre de 2022. Ainda sobre essa unidade, agora, são 28 especialidades médicas oferecidas por lá. O destaque são os serviços de reumatologia e geriatria implementados esse ano no município. Além dos atendimentos médicos, a policlínica ainda oferece acompanhamento de nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Não a toa, a cidade faturou o prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Saúde e Bem Estar por dois ano seguidos. Será que vem o tri em 2023?

NOVOS PÁROCOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), usou as redes sociais nesta terça-feira (24) para falar sobre uma visita que recebeu dos novos párocos de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia. São eles, respectivamente, padre Douglas, e o vigário paroquial, Padre Lucas. Alexandre escreveu que ambos são “homens de Deus, escolhidos para levar a Sua palavra e transformar vidas”. O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, acompanhou a visita.

QUESTIONAMENTOS PERTINENTES

O ex-prefeito de Araruama André Mônica (PDT) usou as redes sociais nesta terça-feira (24) para fazer apontamentos bem concisos a desapropriação do estádio Guanabara, anunciado na semana passada pela prefeita Lívia de Chiquinho (PP). André se colocou a favor da medida, mas ponderou que a desapropriação não deveria ser feita com recursos específicos da educação, uma vez que existe dinheiro dos royalties livre que poderia ser usado para essa finalidade. Além disso, André se posicionou contra a mudança de nome do estádio para Rei Pelé. Isso porque, atualmente, ele leva o nome do ex-prefeito e ex-procurador do Estado Mário Castanho, figura importante de Araruama. Como a coluna já pontuou em outras ocasiões, o clã Chiquinho tem essa característica de passar por cima do que é da cidade e sugar o que podem de fora. André defendeu homenagens a Pelé, e lembrou que, por exemplo, no Rio de Janeiro, a Av. Radial, que dá acesso ao Maracanã, será chamada de Av. Rei Pelé, mas que o estádio segue homenageando Mário Filho.

REUNIÃO DO CCS

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Iguaba Grande fez uma reunião na manhã desta terça-feira (24). A presidente do grupo, Zane Machado, fez a entrega de moções honrosas aos policiais militares, guardas municipais e participantes ativos do Conselho. Na ocasião, o Tenente-Coronel Oliveira, Comandante do 25º BPM, parabenizou a todos, anunciou a entrega de uma caminhonete para a 7ª Companhia e frisou que o Conselho de Segurança Pública é “o espaço mais democrático para a formulação de políticas públicas para a segurança da cidade”.

RECOMENDAÇÃO DO MP

O MPRJ recomendou que o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), exonere um irmão de vereador que ocupa função gratificada na Prefeitura. A recomendação foi expedida pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Macaé nesta segunda-feira (23). O documento solicita a exoneração, em um prazo máximo de 10 dias, de Wilson Oliveira Souza, gerente da Prefeitura e irmão do vereador Reginaldo de Oliveira Souza, o Reginaldo do Hospital (PODE). A nomeação é investigada por um inquérito civil instaurado para apurar a prática de nepotismo por parte do Poder Executivo municipal. A Recomendação destaca que Macaé celebrou, em 2015, um TAC com o MP no qual se comprometeu a não efetuar novas nomeações para quaisquer cargos comissionados ou funções de confiança e gratificadas de cônjuges, companheiros e parentes em linha reta colateral ou por afinidade até o terceiro grau de vereadores e do procurador-geral da Câmara de Macaé. Vamos ver o que sai disso daí.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo