22/01/2025 — 01:06
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (21)

Alexandre Martins sobe o tom contra oposição e vereadores disparam críticas; Fábio do Pastel assina PCCR da Guarda; Serginho anuncia pagamentos a aposentados e servidores da ativa; Única vereadora de Iguaba, 'Dama de Ferro' está a todo vapor; Habitação de Arraial do Cabo avança na regularização fundiária; Professores descontentes em Araruama; Lucimar Vidal comemora 'zero' casos de dengue; Quaquá vai pra Madri; Carlos Augusto elogia circuito eco-rural de vizinho... E muito mais!

Compartilhe

QUEM FALA O QUE QUER, OUVE O QUE NÃO QUER

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (21) começa por Búzios, onde o prefeito Alexandre Martins (REP) subiu o tom, na noite desta segunda-feira (20), na sua rede social (vídeo abaixo), em resposta ao vídeo divulgado pelo vereador Raphael Braga (PRD), que é de oposição e disse que a cidade está um caos. Um estilo de vídeo bem parecido com o do deputado Nikolas Ferreira (PL), o “Chupetinha”. Mas é aquilo, né? Quem fala o que quer, ouve o que não quer. Tomou uma ‘invertida’ do prefeito. “Desordem era na época em que o secretário de Turismo dizia ‘não venham para Búzios’. Naquele período, sim, a cidade estava em desordem”, citou Alexandre. Isac Tillinger era secretário de Turismo no governo de Mirinho Braga, pai do vereador Raphael, e deu uma entrevista para a rádio CBN que entrou para os anais da história do jornalismo, quando declarou para que não fossem para o balneário porque ele tinha perdido completamente o controle do ordenamento da cidade. Mas como Rafael era um garotinho, certamente ele não tem isso na memória, mas o Alexandre fez questão de lembrar da situação. E tem outra coisa. O Alexandre se elegeu com 10 mil votos de diferença para o projeto político que foi derrotado. Então, esse pessoal que está querendo dar ultimato para Alexandre precisaria ter mais musculatura eleitoral para poder se impor. Ao dar esse ultimato, acabou que Raphael foi obrigado a ouvir poucas e boas. Ao final, o prefeito buziano afirma, com todas as letras, que não vai ceder a chantagem. Eita! Mexe com quem tá quieto…

____________________

LIBERAÇÃO DE CRÉDITO APROVADA

Ainda em Búzios, em que pese o estremecimento entre oposição e governo, a Câmara aprovou a liberação de crédito adicional R$ 1,6 milhão para o Fundo da Saúde. A verba será destinada à regularização do pagamento pelos serviços de hemodiálise prestados ao município e garantir a continuidade do atendimento.

TEVE DISCURSO DE VEREADOR CRITICANDO

A propósito dessa votação do crédito pra Saúde buziana, os vereadores, evidentemente, que não tiveram peito para não aprovar a suplementação porque se tratava da hemodiálise, mas existem também vários pedidos de suplementação orçamentária para a área de serviços públicos. E agora o prefeito quer saber se eles vão aprovar também ou vão criar dificuldades. Uma outra questão, é que hoje teve discurso de vereador criticando, um deles foi o Dida Gabarito (PL), que disparou contra o secretário de Saneamento e Drenagem. Mas fica difícil acreditar nas críticas de Dida, afinal de contas, o secretário desta pasta, até a ocasião da eleição da mesa diretora, era o irmão dele, o Aziel Vieira. Sem falar que Dida também esteve no gabinete de Alexandre Martins, assim como os parlamentares Victor Santos (MDB) e Aurélio Barros (SDD), ratificando o apoio a Anderson Chaves (REP) como presidente da Câmara, e agora se movimentam como oposicionistas. Para quem acompanhou o discurso de Dida, ele parecia ressentido, magoado porque perdeu os cargos e as benesses que tinha no governo. Mesmo o irmão dele não tendo nem formação técnica para atuar na função que estava, visto que não é engenheiro nem urbanista.

CONTRA PREÇOS ABUSIVOS

O Conselho Municipal de Turismo realizou uma reunião ordinária com o Procon de Búzios para debater a questão dos preços abusivos na cidade. Também foram alinhadas estratégias para coibir essas práticas. Inclusive, nesta terça (21), o Procon realizou mais uma campanha educativa, desta vez na Praia da Ferradura (semana passada foi em João Fernandes), com o objetivo de orientar os turistas sobre preços abusivos, vendas casadas, direitos dos consumidores, entre outros. Em poucos minutos de atuação, a equipe recebeu várias denúncias. Na ocasião, o coordenador do órgão, Márcio Lisboa, imediatamente notificou verbalmente o responsável pelo estabelecimento comercial. Participaram da reunião conselheiros e representantes da secretaria de Turismo, Victor Ávila, Patrícia Burlamaqui, o secretário Thomas Weber e Márcio Lisboa.

MOMENTO HISTÓRICO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) assinou o documento referente ao PL Complementar que institui o PCCR da Guarda Civil Municipal. Para marcar esse momento histórico para a categoria, o chefe do Executivo recebeu, nesta terça-feira (21), em seu gabinete, os agentes e secretários envolvidos no processo. Entre eles estavam o secretário de Governo, Luiz Fernando Júnior; de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; de Administração, Roberta Magalhães; de Planejamento e Gestão, Paulo César; além do adjunto de Segurança e Ordem Pública, José Renato Alves. Também marcou presença o guarda e vigilante da Patrulha Maria da Penha, GCM Mauro. Para Pastel, esse PCCR foi um sonho para a Guarda Municipal: “É um processo demorado, naturalmente, mas toda a nossa equipe estava empenhada. Eu digo sempre que estou aqui de passagem, pela população e pelos servidores. Podem ter certeza de que eu vou fazer”. É, Pastel, se falou, tá falado!

RECEBEU GUTEMBERG

Falando em Fábio do Pastel, ele recebeu, nesta segunda-feira (20), o deputado federal Gutemberg Reis (MDB). Os dois tiveram uma conversa bastante produtiva, especialmente em um dos locais que Fábio costuma frequentar: o Pastel e Cia. O encontro teve como objetivo tratar das demandas da Região dos Lagos, que, por sinal, são muitas. A agenda está cheia! Será que aproveitaram para saborear um belo pastel? Com um caldo de cana, a conversa certamente fica ainda melhor.

PAGAMENTO DE SERVIDORES

O prefeito de Cabo Frio, Serginho (PL), usou a tribuna da Câmara, na sessão desta terça-feira (21), para agradecer aos vereadores pela aprovação do Decreto que autoriza repasses mensais do saldo remanescente do Duodécimo, após a quitação dos custos do Legislativo. A prefeitura recebeu de volta R$ 1,3 milhão, praticamente metade do valor total, um dia após o encaminhamento da verba. “Com muito esforço, estamos enxugando a máquina pública para priorizar o pagamento do funcionalismo. No dia 28, pagaremos em dia o salário referente ao mês trabalhado, com os recursos já disponíveis em caixa”. Com relação à antecipação para pagamento dos aposentados, referentes a dezembro, foi anunciado pelo prefeito para o dia 30 de janeiro.

COMEÇOU O TAPA-BURACOS

Ainda em Cabo Frio, Serginho, seu vice, Miguel Alencar (União) e o secretário de Serviços Públicos, Jefferson Vidal, estiveram no início desta tarde, acompanhando o início da operação tapa-buracos, que começou pelo trevo entre os bairros Braga e São Cristóvão, no cruzamento das avenidas Teixeira e Souza e Joaquim Nogueira. O serviço será estendido pela Avenida Teixeira e Souza, sentido Centro, até o bairro Itajuru. Inicialmente, as ações estão concentradas nas vias com maior fluxo de veículos, mas o trabalho será realizado em toda a cidade ao longo das próximas semanas. O trabalho acontece com material cedido pelo DER, por meio de convênio firmado recentemente entre o prefeito, o vice-prefeito e a diretoria do órgão estadual.

46 ANOS DEPOIS

Nesta quarta-feira (22), às 18h, a Prefeitura de Cabo Frio promove um seminário on-line para debater a revisão das leis de zoneamento, uso, ocupação e parcelamento do solo urbano. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais e tem como objetivo esclarecer os impactos das mudanças propostas e incentivar a participação popular nesse processo. As leis em questão, criadas em 1979, serão revisadas pela primeira vez em 46 anos. A legislação de zoneamento estabelece o uso dos terrenos e regula os tipos de construções permitidos em cada área (residencial, comercial ou mista), além de definir índices como coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação. A lei de parcelamento, por sua vez, regula a divisão de terras, incluindo loteamentos e desmembramentos, com a devida autorização do município. O secretário de Gestão Territorial e Economia Azul, Matheus Aragutti, destacou a importância do envolvimento da sociedade no processo de atualização. “Essas leis, que definem onde e como podemos construir e parcelar no município, são fundamentais para o ordenamento urbano de Cabo Frio. Queremos garantir que a população entenda claramente o que está sendo proposto e tenha espaço para contribuir com essa transformação”, afirmou.

DETERMINADA NO TRABALHO

Em Iguaba Grande, a única representante feminina da Câmara Municipal, Suely do Galpão (SDD) – a ‘Dama de Ferro’, mostrou que veio determinada e com muita vontade de trabalhar. Já começou 2025 pensando em projetos e desde o primeiro dia útil do ano está percorrendo bairros, secretarias, gabinete do prefeito Fabinho Costa (CID) e também sentou pra conversar com o ex-prefeito e atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Vantoil Martins (CID). Nesta segunda-feira (20), esteve novamente com Fabinho para levar demandas. “Agradeço a oportunidade de trabalhar lado a lado com Fabinho para melhorar a vida dos nossos cidadãos”. A garota vai longe!

CONEXÃO IGUABA X MACAÉ

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Urbano, Trabalho e Renda de Iguaba Grande, Vantoil Martins, esteve em Macaé nesta terça-feira (21) para se encontrar com o prefeito Welberth Rezende (CID). Além de terem em comum o partido, do qual Rezende é presidente da executiva estadual e Vantoil, o 1º vice-presidente, os dois se conhecem há bastante tempo e possuem larga experiência na administração pública. “Minha agenda hoje foi em Macaé. Welberth é o melhor prefeito do Estado e, diga-se de passagem, também é presidente do Cidadania, o meu partido. Aqui falamos sobre a importante troca de experiências e sobre políticas regionais de desenvolvimento”. Welberth também comentou sobre o encontro: “Tenho certeza de que Vantoil trará muitas alegrias para o povo fluminense e carioca. É um político que fez muito por Iguaba e tem grande potencial. Discutimos aqui sobre o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O secretário de Habitação de Arraial do Cabo, Ayron Freixo, deu prosseguimento, nesta terça-feira (21), ao processo de cadastramento e levantamento técnico das unidades habitacionais no distrito de Monte Alto, como parte das ações da REURB-S. O objetivo da iniciativa é viabilizar a regularização fundiária para os moradores da região, oferecendo segurança jurídica e acesso à documentação de suas propriedades. A ação teve início na Rua Amapá, onde a equipe realizou o primeiro contato com os moradores para apresentar o propósito do trabalho e esclarecer dúvidas. Dificuldades foram registradas devido à ausência de proprietários que residem em outros municípios. No entanto, os profissionais contaram com o apoio de vizinhos para disseminar informações sobre o processo e estimular a adesão da comunidade. O levantamento coordenado por Freixo também foi realizado na Rua Ceará, onde os moradores demonstraram receptividade, facilitando o andamento das atividades. A Rua São Paulo também está prevista no cronograma das ações. Ayron destacou a importância da colaboração dos moradores para o sucesso do trabalho, que continuará ao longo dos meses de janeiro e fevereiro.

IMBRÓGLIO NA EDUCAÇÃO

Em Araruama, a gestão passada de Lívia de Chiquinho (PODE) já está se tornando uma dor de cabeça “daquelas” para a prefeita Daniela de Lívia (MDB). Todas as consequências estão recaindo sobre ela, principalmente em relação à demissão do pessoal da educação, que ocorreu no final do ano passado. Esses profissionais já foram até a porta da prefeitura para cobrar Daniela. Os professores também estão descontentes com o descaso no processo seletivo de 2023, em que foram dispensados sem nenhuma explicação. Contudo, o processo teve continuidade quando, na verdade, deveria ter sido realizado um novo, abrindo oportunidade para todos. O sindicato, por sua vez, questionou o governo em uma reunião realizada entre o SSMA e a secretária de Educação, Luíza Cristina, sobre as demissões dos servidores contratados no final do ano passado. De acordo com Luiza, a demissão ocorreu “com base no juízo de conveniência e oportunidade da administração, já que a contratação temporária não gera direito adquirido à estabilidade”. Além disso, afirmou que prosseguiu com a convocação de novos contratados, pois ainda havia aprovados no cadastro reserva. O sindicato tem trabalhado para garantir aos contratados todos os direitos inerentes ao cargo. Por outro lado, o SSMA tem cobrado da prefeitura a realização de um novo concurso público. E aí, Daniela? Como vai ficar essa história? Os professores estão cobrando.

QUAQUÁ NA FITUR

Já em Maricá, o prefeito Washington Quaquá (PT) está se programando para sua próxima viagem em busca de desenvolver a cidade. Quaquá tem essa característica: sempre retorna com bons negócios. E dessa vez não será diferente. Ele está indo para a Fitur, em Madri, a maior feira de turismo da Europa. O objetivo? Assinar o protocolo que viabilizará a chegada do Puy Du Fou, um dos maiores parques temáticos do mundo, que, inicialmente, deverá atrair cerca de três milhões de turistas para Maricá: “Estamos transformando Maricá em uma economia baseada no turismo, cultura, ciência, tecnologia e agricultura orgânica. Uma economia potente, pensada para aqueles que estão participando do programa Passaporte Universitário e que irão se integrar às empresas que chegarão aqui”, afirmou. A saber, Puy Du Fou é um parque temático histórico. Em Maricá, a ideia é trabalhar a história do Brasil e também de Maricá. O trio responsável por contar a história brasileira será: o carnavalesco Paulo Barros e os atores José de Abreu e Antônio Grassi, partindo do livro símbolo “O Povo Brasileiro”, do antropólogo Darcy Ribeiro – finalizado em sua antiga casa na Praia de Cordeirinho, em Maricá. Agora é arrumar as malas e partiu Espanha!

MP INVESTIGA RECONDUÇÃO

O MPRJ instaurou inquérito civil para apurar possível irregularidade na recondução de Aldair de Linda (PT) para a presidência da Câmara de Vereadores de Maricá para o biênio de 2025/2026. A investigação tem origem no recebimento de denúncias de que o presidente da Câmara não daria continuidade a processos ou denúncias recebidas que contrariem seus interesses. Além disso, Aldair está no cargo há quatro legislaturas seguidas, quando a Constituição Federal determina o limite de duas. A comunicação recebida pelo MPRJ relata, ainda, que, na festa da cidade de Maricá, em seu discurso, Aldair manifestou a intenção de ser presidente pela quinta vez da Câmara. O tema já foi objeto de inquérito civil anterior, já arquivado. Com o surgimento de novas informações, foi, então, instaurado este novo procedimento investigatório. Aldair teria até hoje para apresentar esclarecimentos sobre a representação apresentada.

‘ZERO’ CASOS DE DENGUE

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), alcançou um feito histórico na área da saúde: o município ainda não apresentou nenhum caso de dengue neste ano. Em 2024 fora 924 casos. Para manter esse cenário, Lucimar intensificou as atividades preventivas, promovendo ações educativas e vistorias nos bairros: “A prevenção é o melhor caminho para proteger a saúde da nossa população. Queremos que cada morador seja um agente no combate à dengue, eliminando os focos do mosquito em suas casas e comunidades.” Neste ano, ações realizadas em unidades de saúde, como a Clínica de Olhos, a Clínica da Mulher e a Policlínica, já impactaram mais de 630 pessoas, promovendo sessões educativas e de conscientização. Além do “Dia D” – realizado semana passado e que alcançou cerca de 500 pessoas numa única manhã, estão previstas mobilizações nos bairros de Bacaxá, Jaconé e São Geraldo. Lucimar anda realizando visitas frequentes às secretarias e ao CRAS, mas mantendo como prioridade as iniciativas na área da saúde.

EM CANTAGALO

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), foi até a zona rural de Cantagalo para conhecer a produção de uva, nesta segunda-feira (20). Quem também esteve junto com ele foi o vereador Tiaguinho (CID). Saiu de lá encantado com o que viu “Tive a oportunidade de conhecer um dos tesouros que muitas pessoas de Rio das Ostras nem imaginam que temos tão perto: a produção de uva, que é referência na Região da Baixada Litorânea. Saí de lá com uma experiência incrível”, disse. Será que o turismo eco-rural está no radar de Carlos Augusto? Rio das Ostras além da praia.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo