InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (21)

Inauguração do PL Araruama bomba na cidade: Penha Bernardes reúne 4 mil no evento, que contou com Manoela Peres, deputados e vereadores; Daniela de Lívia é 'expulsa' de bairro; Alexandre Martins encaminha PCCR ao legislativo; Presidente da Câmara de Cabo Frio repercute matéria sobre afastamento de ortopedista; Cafezinho com PT cabo-friense; Marcelo Magno anuncia data de entrega de pronto socorro; Vantoil Martins discute detalhes do aniversário de Iguaba; Bia de Guga se reúne com população do Balneário; Fabiano Horta assina termo de cooperação com MP... E muito mais!

PAROU ARARUAMA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (21) começa por Araruama, onde a inauguração do diretório do Partido Liberal parou a cidade na noite desta segunda (20). A pré-candidata a prefeita pelo partido, Penha Bernardes, conseguiu reunir cerca de 4 mil pessoas, entre elas a nata do PL e apoiadores de outros partidos. Estiveram presentes os deputados federais Altineu Côrtes (PL), Júlio Lopes (PP), Márcio Canella (União), Renan Jordy (PL) e Otoni de Paula (MDB); os deputados estaduais Dr Serginho (PL) e Pedro Ricardo (PP), assim como o secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas. A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), e a pré-candidata a prefeita saquaremense, Lucimar Vidal (PL), também compareceram – aliás, Manoela tem sido a fiel companheira de Penha nas movimentações de pré-campanha. De Araruama também compareceram os vereadores Oliveira da Guarda (MDB), marido de Penha, e Elói Ramalho (SDD), assim como o ex-prefeito do município, André Mônica (PDT). Teve até vídeo-chamada do ex-presidente Bolsonaro. A pré-candidata a prefeita fez um discurso vigoroso. O clímax foi quando declarou que ela é Penha Bernardes, por causa do sobrenome que herdou do pai, que ela não é “Penha de ninguém”, numa clara alfinetada ao grupo de Chiquinho da Educação, que tem a prefeita Lívia de Chiquinho (REP), a pré-candidata ao cargo, Daniela de Lívia (MDB) – que um dia já foi também Daniela de Chiquinho. Inclusive, quem estava no palanque também era a vice-prefeita Raiana, que já foi de Chiquinho, agora é Alcebíades e está muito engajada na campanha de Penha. Ao que parece, a população está perdendo o medo de Chiquinho de Lívia, o comparecimento das pessoas foi de impressionar, em plena segundona à noite. Teve até motociata em apoio à Penha, passaram fazendo um buzinaço. Já passava das 22h30 quanto terminou o evento. Será que Chiquinho vai conseguir fazer um evento à altura? É aguardar pra ver.

“O POVO QUER GOVERNO PARTICIPATIVO”

A pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), conversou com o Portal RC24h logo após o término do evento de inauguração do diretório do Partido Liberal, que reuniu cerca de 4 mil pessoas na noite desta segunda-feira (20). Ela disse que ficou muito feliz e realizada com tanto eleitor que prestigiou o encontro. Entre as autoridades presentes, o deputado federal Júlio Lopes (PP), que foi direto: “Penha vai deixar esse rapaz aí pra trás, vai dar um banho”, disse, referindo-se ao ex-prefeito inelegível e atual primeiro-cavalheiro da cidade. O deputado estadual Pedro Ricardo (PP) afirmou que o sentimento que ficou muito claro é que a população araruamense quer mudança. Da mesma forma, a vice-prefeita do município, Raiana Alcebíades (PSD), se disse cheia de esperança por ver a população “de verdade” nas ruas em apoio à Penha. Anderson Moura (PL), pré-candidato a vereador, avaliou como um momento de renovação e que a população precisa de um governo participativo.

‘EXPULSA’ DO MUTIRÃO

Se por um lado a pré-candidata da oposição à prefeitura de Araruama tá bombando em suas caminhadas e encontros, por outro pode-se dizer que a situação da pré-candidata da máquina, Daniela de Lívia (MDB), é inversamente proporcional. Além de não ter tanto a simpatia do público quanto sua adversária, Daniela passou por uma saia justa daquelas, nesta terça-feira (21), durante caminhada no bairro Mutirão. Na localidade, moradores insatisfeitos com a atual gestão não deixaram por menos e a “mandaram” embora de lá. Inclusive não tá fácil pra Daniela, que tem encontrando muitas portas fechadas também em outros bairros, mostrando que o governo da prefeita Lívia de Chiquinho (REP) tem deixado a desejar. Aliás, Chiquinho, dizem, está soltando fogo pelas ventas. E não tem outra saída: pra ganhar fôlego, ele vai ter que superar o público de Penha Bernardes, afinal, tem milhares de cargos a sua disposição, não é verdade?

PCCR ENCAMINHADO

Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) encaminhou o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores de carreira do município à apreciação da Câmara Municipal. O documento, aguardado desde 2008, abrangerá em torno de 1.300 servidores e resulta de um processo de diálogo estabelecido com a Comissão de Valorização do Servidor. Com a aprovação pelo poder Legislativo, o PCCR entrará em vigor em 2025, dentro do orçamento previsto para o referido ano. A partir dessa aprovação, os salários dos servidores serão estruturados com base na escolaridade e tempo de serviço, através da progressão horizontal e vertical, respectivamente. Segundo a prefeitura, a conclusão do Plano foi alcançada mediante um diálogo constante entre o prefeito e os servidores, para garantir que cada aspecto fosse ajustado de acordo com as necessidades de cada categoria, focando em uma valorização justa.

VEREADOR COBROU RESPOSTAS

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, Miguel Alencar (União) usou seu tempo de fala na sessão da manhã desta terça-feira (21), para cobrar uma solução para o poder executivo a respeito do pagamento dos 400 funcionários da saúde. Ele mencionou também, o afastamento do ortopedista concursado há mais de 20 anos, Dr. Francis Mello. Miguel afirmou que ficou surpreso quando viu a notícia, principalmente pelo trabalho de excelência prestado pelo profissional e pelo motivo apontado pela prefeitura, de que ele estaria fazendo ‘política para a oposição’. “Atender a população agora é política para a oposição. É impressionante isso, né? Se você não atender quem o governo pede, não funciona. Então você vira a oposição”, ironizou. Por fim, ele convocou os vereadores da casa para se juntarem na intenção de cobrar respostas do governo municipal sobre o assunto.

CADÊ A EMENDA QUE ERA PRA PRAÇA?

Ainda em Cabo Frio, o vereador e líder da oposição, Josias da Swell (PL) foi até a praça do bairro Recanto das Dunas e constatou o total abandono, mesmo após ele ter indicado emenda impositiva de mais de R$ 300 mil para a reforma do espaço. Pasmem, a verba foi direcionada em 2022 e a pergunta que não quer calar é onde está o dinheiro?

PT CABO-FRIENSE x MAGDALA

Nesta terça-feira (21), o Cafezinho com Renata entrevistou o presidente do PT de Cabo Frio, Ricardo Cardoso. O partido soltou uma carta aberta à população que mais pareceu uma nota de repúdio ao apoio que a federação Brasil Esperança (PT-PV-PC do B) dá à reeleição da prefeita Magdala Furtado (PV). Ricardo disse que a carta é pra que todos saibam que a sigla não está satisfeita com essa intervenção de cima pra baixo e não vai apoiar Magdala. Por outro lado “não podemos proibir a militância a fazer o que não quer. Cada um vai no caminho que achar conveniente. “Eu sou de esquerda progressista e não vou caminhar com ela. Não me sinto confortável com essa parceria com o PT”, disse ele. Ainda no bate-papo, Ricardo conta quais serão os próximos passos do partido na cidade e como vai ficar a nominata de vereadores. Confira.

EDUCAÇÃO EM PAUTA

Na noite desta segunda-feira (20), o pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha, se reuniu com os professores Betinho Póvoas, Francisco de Mattos (Chico) e Márcia Rodrigues, para discutir demandas do projeto “Se Cabo Frio Fosse Nossa”. Os professores e colegas de profissão coordenam o setorial de Educação do projeto. Nas redes sociais, Rafael contou que muitas boas ideais surgiram, como por exemplo, a viabilidade real de escolas de tempo integral com atividades eletivas para as crianças e jovens se nutrirem de cultura e esporte no contraturno.

DATA MARCADA

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) realizou nesta terça-feira (21) uma vistoria no novo pronto-socorro de Figueira. A inauguração da unidade de saúde está agendada para o próximo dia 6 de junho, às 18h, na RJ-102. No mesmo dia, será inaugurada a pavimentação das ruas do Parque de Figueira, que fica em frente ao novo pronto-socorro.

BLOCÃO DA OPOSIÇÃO

Ih, galera, a turma se juntou para tomar um café da tarde no Arraial do Cabo, nesta segunda (20). O ex-prefeito Renatinho Vianna (REP), o ex-prefeito Andinho Brito (UNIÃO), que é pré-candidato a prefeito, e aquele que sonha um dia ser prefeito, Ton Porto (PDT). Além disso, também estava lá Arildo Mendes. Depois do café, teve encontro da juventude no Parque das Garças, para discussão de temas como educação, empregabilidade, sustentabilidade e tecnologia. Esse aí é o blocão da oposição que tenta se unir para derrotar o atual prefeito Marcelo Magno. No Arraial do Cabo é assim: a turma se reúne à tarde para tomar um café, come um lasca e breia e faz resenha política. Para quem não sabe, “lasca e breia”, no dialeto cabista, é pão com manteiga. Ou “mantchiega”. Resta saber se essa união de forças vai dar liga e esse bolo vai crescer.

ANIVERSÁRIO DE IGUABA E FEIRA CRIATIVA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Planejamento na segunda-feira (20) para discutir os últimos detalhes sobre o aniversário da cidade. O encontro contou marcou a presença de todos os secretários e chefes de departamentos envolvidos nos festejos. Já nesta terça (21), o secretário de Turismo e Lazer, José Ricardo, realizou uma reunião produtiva na sede da pasta com as organizadoras da Feira Criativa Sol e Lua de Araruama, Tarcila de Oliveira e Mayara Stumbo, para discutir a possibilidade de realizar a feira em Iguaba Grande.

BIA NA PRÉ-CAMPANHA

A pré-candidata a prefeita de São Pedro da Aldeia, Bia de Guga (PSDB), realizou uma visita ao bairro Balneário nesta segunda-feira (20), acompanhada pelo pré-candidato a vereador, Matheus Luckas. O encontro reuniu diversos moradores e teve como foco a discussão sobre o cenário político para as eleições deste ano.

TERMO COM MPRJ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), esteve em reunião nesta segunda-feira (20) com o procurador-geral de Justiça, Luciano Oliveira Mattos de Souza, na sede do Ministério Público no Rio de Janeiro. Durante o encontro, foi assinado um acordo técnico com o objetivo de coibir construções irregulares na cidade. A parceria estabelecida entre a prefeitura e o MP possibilitará uma troca permanente de informações, buscando garantir que o território seja ocupado de maneira adequada e urbanisticamente planejada. Além disso, pretende-se conter o crescimento em áreas que possam gerar problemas no futuro. A assinatura do acordo contou com a presença de Patrícia da Rosa, coordenadora do CAO Meio Ambiente/MPRJ; Fabrício Monteiro, procurador-geral do Município; Joãozinho Maurício, secretário municipal de Governo e presidente estadual do PT; e Celso Cabral Nunes, secretário municipal de Urbanismo.

LANÇAMENTO DO ELAPROTEGIDA

O lançamento do ElaProtegida, uma plataforma de denúncias e gestão pública inovadora voltada para a proteção das mulheres de Maricá, foi divulgado nesta segunda-feira (20). O anúncio foi feito através de um vídeo nas redes sociais, revelando detalhes sobre a implantação da iniciativa, marcada para esta quarta-feira (22), às 17h no Centro da cidade. O ElaProtegida promete revolucionar a forma como as mulheres podem reportar casos de violência e buscar ajuda, oferecendo uma solução eficiente e acessível. A plataforma irá proporcionar um canal seguro para denúncias, além de recursos para a gestão e acompanhamento dos casos pelas autoridades competentes.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo