CRISE ENERGÉTICA
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (21) começa pela crise energética que aflige o estado do Rio de Janeiro, incluindo a Costa do Sol. Após semanas de intenso calor e dias de fortes chuvas, moradores estão precisando lidar com os transtornos provocados pelos constantes picos de energia desde a última sexta-feira (17). Em resposta, munícipes de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e Maricá estão realizando protestos com direito a queima de pneus e pichações na sede da Enel, concessionária responsável pelo serviço de energia na região. A situação se agravou a ponto de virar destaque na Alerj, onde os deputados debateram as atitudes da Enel diante da crise. Segundo o líder do governo da Alerj, Dr. Serginho (PL), a assembleia abriu uma CPI para apurar o caso. Ele afirma que uma das causas do problema seria a redução do número de funcionários. Agora, o objetivo é “apurar a responsabilidade e cobrar soluções”. Responsáveis pela concessionárias foram convocados. Em nota, a Enel justifica que todo o transtorno foi provocado pelas chuvas do último sábado (18) e que 90% dos clientes já tiveram a energia estabilizada. O que nos resta é aguardar e torcer para que a situação seja resolvida, afinal, o verão ainda nem chegou.
EMPRÉSTIMO SUSPENSO
A justiça suspendeu um empréstimo de R$ 17,5 milhões à prefeitura de São Pedro da Aldeia junto ao Banco do Brasil que seria para investimentos em iluminação pública. A coluna entrou em contato com o procurador-geral do município, Peter Samerson, para saber do assunto. Ele confirmou que de fato houve a suspensão, mas o procurador disse que vai contra-argumentar. “Vamos adotar as medidas jurídicas cabíveis e demonstrar a legalidade da contratação, mostrando que ela atende a todos os requisitos legais”, disse Samerson. Ainda conforme ele, o juiz de primeira instância indeferiu o pedido de tutela de urgência da ação civil pública, que foi protocolada pela esposa do vereador de oposição Isaías do Escolar (SDD), Ana Cláudia. O tribunal deu efeito suspensivo para o empréstimo porém abriu vistas para que o município apresente contrarrazões, ou seja apresente os argumentos defendendo a importância e a legalidade do empréstimo. Agora, é aguardar para ver.
ESPECULAÇÃO OU VERDADE?
Falando em São Pedro da Aldeia, um encontro de celebração mostrado na foto, por ocasião da festa de 55 anos de casamento do sr Valério e dona Beth, pais do procurador-geral do município de Cabo Frio, David Figueiredo, que também é advogado da prefeita cabo-friense Magdala Furtado (PL). Ela esteve por lá prestigiando, juntamente com o assessor Emanoel Fernandes, o filho Juninho e com o ex-prefeito aldeense e pré-candidato ao cargo ano que vem, Cláudio Chumbinho (REP). A atmosfera é de amizade e relação positiva, inclusive na classe política o comentário é que Magdala – pela imagem se vê – apoia Chumbinho no projeto político dele para 2024. E o clima de confraternização na casa do seu Valério demonstra que essa especulação está muito próxima da verdade. O detalhe é que o atual prefeito aldeense, Fábio do Pastel (PL) é colega de partido de Magdala, que apoia o principal adversário dele.
CADÊ O BOLSA ATLETA?
Na sessão da Câmara de Cabo Frio desta terça-feira (21), o vereador Josias da Swell (PL) voltou a criticar as contratações feitas pela prefeita Magdala Furtado (PL). O parlamentar lembrou que programas esportivos como o Bolsa Atleta e aulas no contraturno das escolas – lei criada pelo mesmo edil – estão parados. Segundo Josias, ex-prefeito Bonifácio (PDT) sancionou a lei, porém argumentava que não havia orçamento para contratação de professores. Já o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), é outro que anda bem decepcionado com o desprestígio do relevante projeto criado por ele (Bolsa Atleta), que foi aprovado, sancionado e tem emenda destinada. Aliás, Miguel, em sua última entrevista ao RC Cast, declarou que o pagamento do programa iniciaria na semana seguinte, mas eis que passados mais de três meses, nada aconteceu. Enquanto isso, segundo líder da oposição, a prefeita já contratou R$ 8 milhões em portarias com salários gordos, sem função técnica, numa distribuição desavergonhada de cargos de confiança. Um verdadeiro escárnio com o erário público. Josias também aproveitou para denunciar a questão do estacionamento rotativo. Alta temporada chegando, finais de semana bombando de turistas, mas não há solução nem transparência no contrato com a empresa. O recado que fica é: Magdala não só não faz nada de diferente, como, ao que parece, piora o que já era ruim.
PROTEÇÃO ANIMAL
Em Cabo Frio, a vereadora Carol Midori (PP) deu mais um passo do seu Projeto de Lei que cria a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. O PL entrou para o expediente da Câmara nesta terça-feira (21). Em seguida, irá para a CCJ e outras comissões, antes de dar voltar à sessão para votação. Se aprovado, vai para sanção da prefeita. Confira no vídeo acima.
ORDENAMENTO DE PUBLICIDADE
Falando em Câmara cabo-friense, outro PL que integrou a pauta da sessão ordinária desta terça foi o que ordena a publicidade em bens de uso comum. De autoria do vereador Douglas Felizardo (Avante), o documento proíbe a colocação de placas, estandartes, plaquetas, bandeiras, banners, cartazes e panfletos em postes, pontos de ônibus, iluminação pública e árvores. No caso de campanhas de interesse público, as peças poderão ser afixadas, com autorização prévia do órgão competente, que definirá o prazo de permanência e a data de retirada. O ordenamento da publicidade tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, tendo em vista o respeito ao interesse coletivo, as necessidades de conforto ambiental e as prerrogativas individuais, a garantia dos padrões estéticos da cidade, dentre outros. O PL prevê sanções em casos de descumprimento, a serem regulamentadas pelo Executivo. O documento foi encaminhado para a análise da CCJ.
AUTONOMIA EM ÁREA AMBIENTAL
Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) esteve, na manhã desta terça-feira (21), na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, onde teve um encontro com o reitor, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega. A agenda serviu para a assinatura de um termo de cooperação técnica que dá autonomia à Prefeitura da área pertencente à UFF, que compreende a praia da Ponta da Farinha – que ganhará uma instalação da Guarda Ambiental – e o Morro do Governo, onde a UFF possui licença para utilização com o projeto de Usina de Energia Fotovoltaica. “Agradecemos imensamente essa parceria. Neste acordo, a prefeitura terá responsabilidade sobretudo em ampliar os trabalhos de preservação da área e quem sai ganhando é a população, pois potencializamos o turismo e a proteção ao meio ambiente”, declarou Vantoil. Acompanhando o prefeito neste encontro estavam os secretários de Planejamento, Eron Bezerra, de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, e o subsecretário de Governo, Luiz Fernando Lima.
CRAQUE NA ÁREA
Depois que Vantoil Martins voltou de Niterói após assinatura do termo de cooperação, ele, que é flamenguista roxo, teve um encontro e tanto. Recebeu em seu gabinete o ex-jogador de futebol Ailton, do Flamengo, que atualmente é coordenador das equipes de base do Fluminense. O atleta, que também jogou pelo Tricolor e pelo Botafogo, está na região revendo amigos e parou Iguaba para uma visita especial ao prefeito. Almoçou com Vantoil e aproveitou para fazer um tour pela cidade, onde ele também tem alguns terrenos. Vantoil o levou para ver o Mirante da Pedreira – que será inaugurado em breve – e outros locais. “Ele gostou bastante de tudo o que viu e demonstrou estar bem impressionado com o crescimento do município”, disse o prefeito iguabense.
DIA DE REFLETIR E CELEBRAR
Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) celebrou o Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), junto ao Movimento de Cultura Negra da cidade. O evento contou com roda de vivência, troca de experiências, samba e feijoada – que, aliás, Marcelo foi dar uma conferida de perto no fogão, logo depois que chegou. “A data de hoje marca a luta contra o racismo e a desigualdade e reforça a importância da cultura afro-brasileira e a implementação de políticas públicas, para tornar a nossa sociedade mais justa”, disse ele na rede social.
CIDADE DO AUDIOVISUAL
Ainda sobre Arraial, como já vimos falando aqui, a cidade está na contagem regressiva para a inauguração do Centro Cultural, que acontece na semana que vem. Aliás a cultura tem sido uma das grandes bandeiras de Marcelo Magno, a exemplo do LiterArraial e outros tantos eventos do setor. Mas o município pode se tornar referência na locação de séries e streamings e vai ter o “Encontro audiovisual”, no próximo sábado (25), para tratar do tema. O evento terá a presença de atores, diretores, produtores, autores e cineastas de grandes filmes e séries brasileiras. Aliás, o superintendente de Eventos, Max Magalhães, que é ator, é o grande articulador disso tudo e tem feito um grande esforço para que a cidade seja usada como cenário em séries e filmes de grandes produtores.
PRÉ-CANDIDATO EM BÚZIOS
Em Armação dos Búzios, o empresário e ex-deputado federal Bernardo Ariston teve o nome aprovado, por unanimidade, como pré-candidato a prefeito do balneário pelo Partido dos Trabalhadores. O anúncio foi feito no último domingo (19). Nas redes sociais, Ariston afirma que o momento é de trabalho e de alinhamento político. “Estou aberto para o diálogo e para somar, portanto, deixo claro que estou preparado para esse desafio e para ir até o fim. Quero contribuir para uma nova realidade e poder lutar por mais justiça social e pelo desenvolvimento socioeconômico da cidade”, disse.
ATIVIDADES NÁUTICAS E AUDIÊNCIA PÚBLICA
Continuando em Búzios, a Câmara Municipal aprovou, nesta terça (21), em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar que regulamenta a exploração comercial de atividades náuticas nas praias do balneário e institui o Passeio Náutico Turístico Cultural. A matéria é de iniciativa do poder executivo e ainda deve ser votada em segundo turno. O PLC estabelece o limite de autorizações por atividade náutica no município e as exigências para exploração da atividade noturna; cria o Selo de Cadastramento – que atestará a regularidade da embarcação – e sua Taxa de Expediente; além de proibir a promoção e venda de passeios náuticos nos logradouros públicos de Búzios. As penalidades previstas para o descumprimento da lei são multa, suspensão da atividade e cancelamento da autorização. Ainda sobre o legislativo buziano – que passou a terça sem internet e por isso não pode transmitir a sessão -, vai ter audiência pública para discutir a apresentação do Plano Municipal pela Primeira Infância. O evento está agendado para as 14 horas desta quarta-feira (22).
CASAMENTO COMUNITÁRIO
Ainda sobre o município buziano, o domingo (19) foi de descontração para os 34 casais inscritos no Casamento Comunitário que deve acontecer até dezembro, que ganharam um belo passeio de escuna da Prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda. Segundo a titular da pasta, Joice Costa, tratou-se de um presente pré-casamento aos casais. “Foi um momento de descontração, onde os casais tiveram a oportunidade de interagir uns com os outros enquanto apreciavam as belezas naturais do roteiro”, disse ela.
ENCONTRO DE MULHERES
De Araruama, o destaque é para a vereadora, pré-candidata a prefeita e gravidíssima, Penha Bernardes (PL). O barrigão de oito meses não é motivo de cansaço para a política, muito pelo contrário, parece que é mais uma mola propulsora do trabalho dela. Nesta terça (21) foi para a rede social convocar a mulherada para o Encontro Estadual do PL Mulher do Rio de Janeiro, que acontece no próximo sábado (25), no anfiteatro do Riocentro. Na ocasião, haverá a posse da presidente Chris Tonietto e presença de Michele Bolsonaro, além de outras autoridades.
AUXÍLIO FINANCEIRO PÓS-CHUVA
Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) enviou à Câmara, nesta terça-feira (21), um Projeto de Lei que cria um auxílio financeiro de até R$ 3 mil para ajudar as famílias mais vulneráveis e os agricultores que sofreram prejuízos por conta da última tempestade, ocorrida no fim de semana. Além disso, Manoela – juntamente com outros prefeitos – entrou com ação coletiva para que a concessionária Enel restabeleça a energia em vários bairros afetados, assim como “faça o trabalho preventivo e de manutenção adequada da rede e, principalmente, nos forneça um serviço de mais qualidade”, disse a prefeita. Inclusive, por conta desses transtornos, a Prefeitura teve que cancelar as inaugurações do Centro Dia do Idoso e da nova Praça Santo Antônio, em Bacaxá, que ocorreriam nesta quarta (22) e quinta (23), respectivamente. Uma nova data será divulgada em breve.