back to top
domingo, outubro 6, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (20)

Justiça eleitoral confirma que Andinho Brito não poderá concorrer; Coligação de Alexandre Martins pede impugnação de Rafael Aguiar; MP Eleitoral pede impugnação de Washington Quaquá; Magdala Furtado atrai 5 mil em primeiro comício; Fábio do Pastel cancela entrevista em respeito a luto na cidade; Mesmo com friozinho, Fabinho Costa atrai multidão em Iguaba; Penha Bernardes recebe apoio de Romário; Rômulo Gomes apresenta propostas para Saquarema... E muito mais!

NÃO VAI PODER CONCORRER

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (20) começa por Arraial do Cabo, onde a justiça eleitoral ratificou que o ex-prefeito Andinho Brito (União) está impedido de concorrer nas eleições majoritárias de outubro. A certidão que confirma a impossibilidade em se candidatar a prefeito saiu nesta segunda-feira (19). A decisão foi baseada no fato de que suas contas, julgadas pelo legislativo, permaneceram sem alteração, o que inviabilizou sua candidatura. Andinho foi investigado por infrações durante as eleições municipais anteriores, especificamente em relação à distribuição de benefícios em período vedado, uma prática proibida pelo artigo 73 da Lei das Eleições. A situação se assemelha à do ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB), que tem condenação no TCE e outras duas na Câmara de Vereadores, com reprovação das contas, e acabou desistindo da candidatura. No caso de Andinho, a defesa do ex-prefeito ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de recorrer da decisão.

EDUCAÇÃO É PRIORIDADE

Falando em campanha eleitoral, a do prefeito Marcelo Magno (PL) à reeleição e seu vice, Diego Silveira (MDB) segue a todo vapor. Nesta segunda-feira (19), ambos foram vistos em frente à Creche Municipal Vicente Rodrigues, onde estavam gravando material de campanha. A escolha do local não é por acaso: sob a gestão de Magno, a educação é uma das prioridades. A cidade conseguiu aumentar em 400% o número de vagas nas creches municipais.

EXPO INCLUSÃO

O secretário de Educação de Arraial, Bernardo Alcântara recebeu nesta terça-feira (20) a Equipe de Inclusão para conversar sobre a 4ª Expo Inclusão, que acontece nesta terça e quarta (21), na quadra da Secretaria de Educação. O evento, que também celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, visa sensibilizar a todos sobre a importância da inclusão e do respeito às diversidades. “Discutimos mais diretrizes para continuar avançando na Educação Inclusiva no nosso município”, destacou.

PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO

A coligação “A Força do Trabalho” (PP, REP, SDD e Federação PSDB/CID), do prefeito Alexandre Martins (REP) entrou com Ação de Impugnação de Registro de Candidatura de Rafael Aguiar (PL), que concorre à majoritária na coligação “Búzios Vai Melhorar” (MDB, PODE, PL, PRD, DC, Mobiliza, Avante e União). Apesar de outras irregularidades apontadas, o motivo principal da AIRC se baseia na condenação de Rafael pelo TCE por improbidade administrativa enquanto presidente do legislativo municipal (excesso de servidores comissionados – quase nada de efetivos – e consequente dano ao erário), considerada irregularidade insanável e que leva à inelegibilidade. Já Rafael disse que nunca teve as contas rejeitadas “por qualquer motivo que seja”. A defesa de Rafael argumenta que a ação movida pelo atual prefeito “é infundada e configura um abuso do direito processual”.

FOI UMA REPOSTA?

E nesta terça-feira (20), um dia após o pedido de impugnação da candidatura de Rafael, a Câmara de Búzios aprovou o Projeto de Resolução que cria a Comissão Organizadora para Concurso Público do Legislativo. Como tem que ser e como pede a Constituição. Embora o presidente da Casa tenha dito que não tenha nada que justifique sua impugnação, foi claramente uma resposta à ação impetrada contra ele.

PEDIU INDEFERIMENTO

Quem está em situação parecida com a de Rafael Aguiar é o candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT). O MP Eleitoral pediu a impugnação do registro de candidatura dele por rejeição do TCE das contas relativas ao período em que foi prefeito do município. O tribunal constatou irregularidades nas contas do ex-prefeito, com imputação de débito, por ato que causou prejuízo ao erário. Neste caso, com dolo, já que ele foi alertado pelo órgão sobre a irregularidade mas seguiu fazendo uso das verbas de forma indevida. O acórdão foi publicado em setembro de 2021.

MARATONA DE HORTA

Falando em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) está no usual ritmo acelerado para entregar as obras do viaduto do Flamengo até o final do ano. Ele foi conferir de perto, nesta segunda-feira (19), o andamento das obras que vão ligar a entrada da cidade com o entroncamento da RJ-106 com a 114, sentido Itaboraí e Região dos Lagos. Horta esteve com o diretor de obras da Somar, Camacho, para vistoriar as estruturas. Pra completar o dia, Fabiano pedalou no Centro para celebrar o Dia Nacional da Bicicleta.

“NUNCA TIVEMOS”

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), candidata à reeleição, fez seu primeiro comício de campanha na noite desta segunda-feira (19), em Tamoios, ladeada pelo seu candidato a vice, Léo Mendes (MDB) e pelo ex-prefeito e presidente do MDB municipal, Marquinho Mendes. Magdala representa a coligação “União do Bem”, formada pela Federação Brasil da Esperança (PV, PT, PCdoB), Avante, PRTB, PSB, PDT e MDB. Segundo os organizadores, o evento reuniu cerca de 5 mil pessoas. No discurso, Magdala lembrou que além de primeira prefeita da cidade, ela é do 2º distrito e “conhece de perto as necessidades locais”, aproveitando pra enumerar as obras que realizou por lá. “Hoje, Tamoios está recebendo uma creche em período integral, que nunca tivemos, terá uma clínica de olhos, que nunca tivemos, temos também as reformas das escolas, a iluminação da orla e de ruas que nunca tivemos, entre tantas ações”, destacou Magdala. Marquinho, por sua vez, afirmou que “o povo já escolheu a prefeita”.

EM SÃO CRISTÓVÃO

Um dos candidatos a prefeito da oposição, Rafael Peçanha (Rede) caminhou e panfletou junto a comerciantes e moradores de São Cristóvão em seu quarto dia de campanha, nesta segunda (19), ao lado de sua vice, Leila Tomazinho (PSOL). Rafael estava acompanhado de candidatas e candidatos a vereadores da Federação PSOL-REDE, militantes do PT, de outros partidos e apartidários, demonstrando capilaridade política. Nesta terça (20) teve mais caminhada, com corpo a corpo no Grande Peró.

LANÇAMENTO DE PEDRA FUNDAMENTAL

Ainda em Cabo Frio, o procurador-geral de Justiça do Estado, Luciano Mattos, vem à cidade para participar da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do prédio do Ministério Público, que será construído na Rua Ministro Gama Filho, no Braga, em frente ao Fórum. O evento está marcado para a próxima segunda-feira (26), às 11h.

CANCELOU ENTREVISTA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), tomou a decisão de cancelar uma entrevista que estava agendada para esta terça-feira (20), com a jornalista Ana Paula Mendes, em respeito ao falecimento da mãe do ex-prefeito Cláudio Chumbinho (REP), Dona Pedrina Chumbinho. Em comunicado, Pastel destacou que, neste momento de dor, é essencial demonstrar respeito e solidariedade a Chumbinho, um de seus adversários na corrida eleitoral. “Ele passa por um momento de luto que merece todo o nosso respeito. Não considero apropriado falar sobre questões eleitorais neste exato momento”, afirmou o prefeito. A atitude de Pastel foi vista por muitos como um gesto de empatia, mesmo em um cenário de disputas eleitorais.

PEGOU MAL

Por outro lado, nem todos os candidatos tiveram a mesma postura. Muitos deles continuaram nas ruas em festa, mesmo com a família de Chumbinho em luto. Inclusive a candidata a prefeita, Bia de Guga (PSDB), fez um evento de campanha na noite desta segunda-feira (19), em frente ao comitê eleitoral do próprio Chumbinho. “Enquanto ele velava sua mãe, a Bia de Guga realizou um comício fracassado. Assim se pratica a política na Aldeia. Paralisar ao menos por um dia as atividades, nem pensar. Solidariedade a gente vê por aqui”, disse um internauta. Que coisa, hein? Pegou mal esse comportamento.

COMÍCIO EM IGUABA

Em Iguaba Grande, mais um comício foi realizado, desta vez no bairro Sapeatiba Mirim, na Praça da Bíblia, nesta segunda-feira (19). O candidato a prefeito, Fabinho Costa (CID), atraiu uma multidão para acompanhar seus projetos para o município. Nem mesmo o friozinho do pé de serra iguabense desanimou; com palavras fortes, Fabinho e seu vice, Marciley Lessa (PL), comprometeram-se a “trabalhar incansavelmente”. Além deles, cerca de 25 candidatos tiveram a oportunidade de participar do comício, mostrando seus planos para a cidade. Fabinho está bastante concentrado durante a campanha, alinhando estratégias e acompanhando de perto o trabalho do prefeito Vantoil Martins (CID), que o está apoiando nessa jornada.

APOIO DE ROMÁRIO

Em Araruama, a vereadora e candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL), deu início à sua campanha eleitoral. Nesta segunda-feira (19), divulgou vídeo do senador Romário (PL), que fez uma declaração pública, destacando sua gratidão pelos votos recebidos na cidade e manifestando seu apoio à candidatura de Penha. Ele ressaltou a importância de priorizar áreas como saúde, educação e segurança. A candidata agradeceu o apoio do senador e reforçou seu compromisso em trabalhar por melhorias na cidade, destacando a importância da união para alcançar esses objetivos.

VISITA NA ÁREA RURAL

Já a concorrente de Penha, Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), começou a terça-feira (20) na zona rural, na tentativa defirmar o diálogo com os produtores. Até andou de trator. Na pauta, a importância da agricultura sustentável. Uma de suas propostas para o produtor rural também é apresentar a Patrulha Mecânica Agrícola. Daniela afirmou que os produtores enfrentam dificuldades para manter as estradas internas de suas propriedades e que, com esse novo projeto, vai facilitar o escoamento da produção. Em relação à sua campanha, Daniela foi até as ruas realizar suas caminhadas nos bairros Itatiquara, Morro Grande e Califórnia. Conversou, principalmente, com os comerciantes, analisando as propostas. Até que a moça está engajada, sabendo das coisas.

AGENDA MOVIMENTADA

Em Saquarema, a candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL), junto com sua vice, Dra. Raquel (União), estão com a agenda de campanha cheia nesta semana. Na quarta (21) e na quinta-feira (22), fazem caminhada entre o Retiro e o Rio de Areia. O “sextou” (23) vai ser logo pela manhã, às 10h, quando elas caminharão com o senador Romário (PL), no centro de Bacaxá. Às 19h, elas estarão em um comício em Rio de Areia, recebendo a prefeita Manoela Peres (PL), o presidente do PL municipal, Antônio Peres, e demais candidatos a vereador. Lucimar está com aquele pique só na correria para sua campanha, enquanto a oposição também já está se movimentando.

DESTA VEZ, APRESENTOU PROPOSTAS

Enquanto isso, do outro lado, o candidato a prefeito, Rômulo Gomes (Novo), também está focado em sua campanha. Só que dessa vez ele apresentou suas propostas, ao invés de só ficar apontando “os erros da atual gestão”. Nesta terça (20), Rômulo afirmou que a cidade precisa valorizar mais os profissionais da área e a qualidade do ensino. Ele mencionou, ainda, as mesmas propostas que o concorrente, Paulo Melo (MDB) também quer implementar em seu plano de governo, como criar “uma política séria de planos de cargos e salários”. Rômulo pretende expandir programas como o EducaSaquá, garantindo que todos os alunos, inclusive os da EJA, recebam o benefício.

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo