AGENDA CORRIDA EM BRASÍLIA
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (20) começa com o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), que está em Brasília. Ao longo do dia, Fábio teve reuniões com o secretário de Assuntos Federativos da Presidência, André Ceciliano, e com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Entre os vários projetos do município, está a captação de recursos para o projeto Orla Centro/Pitória. “Vamos criar uma rota no centro da nossa cidade com vista da nossa lagoa, conectando a entrada de São Pedro da Aldeia às praias da nossa península e tendo assim um ambiente propício as atividades físicas e momentos de lazer”, explicou Fábio. Conforme você leu na coluna desta segunda (19), Fábio chegou em Brasília e já se encontrou com o deputado Altineu Côrtes (PL) no aeroporto. Por telefone, ele contou que, na agenda da primeira noite, teve “um jantar para tratar de negócios”. O retorno a São Pedro deve ser na quinta (22), com o asfaltamento da Rua Rio de Janeiro, no bairro Praia Linda. Na agenda na capital, Fábio foi acompanhado pelo secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano de São Pedro, Fernando Frauches, e pelo assessor especial Felipe Macedo.
CHEIO DE PROJETOS
Já no início da noite desta terça, Pastel mostrou o secretário de Obras, Fernando Frauches com uma mochila cheia de projetos, com planilhamento envolvendo pavimentação, drenagem, saúde, esporte e infraestrutura. Fábio disse que apesar de ter sido um dia muito cansativo – a primeira reunião começou às 9h – disse que estava bastante satisfeito com o resultado. “Quando vamos com fé e coragem, conseguimos avançar”, disse ele. Além de Ceciliano e Altineu Côrtes, que fez o cicerone, teve encontro com os deputados Gutemberg Reis (MDB) e Max Lemos (PDT). Por volta das 19h20, disse que era hora de jantar e descansar. Nesta quarta (21), a agenda segue com visita ao Ministério das Cidades.
CELEUMA COM VEREADOR
Uma discussão acalorada entre o vereador de São Pedro da Aldeia Isaias do Escolar (SDD) e um funcionário de uma obra da Escola Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, resultou em uma ida à delegacia nesta segunda-feira (19). Isaías foi apurar denúncias de irregularidades na intervenção em andamento. Segundo relato do vereador, há indicios de que os pisos da unidade escolar foram instalados em desacordo com o que havia sido contratado pelo município. Isaías afirmou que o funcionário em questão estaria tentando remover os pisos do local para evitar ser flagrado na presença do vereador. Acontece que a fiscalização realizada pelo parlamentar teria tido impacto direto nas indicações políticas que ele havia feito para cargos no município. Em transmissão nas redes sociais, o vereador disse que Fábio do Pastel, após ser informado sobre a situação, decidiu exonerar pessoas ligada ao gabinete do vereador. Nas redes sociais, Fábio escreveu que o trabalho de qualquer vereador é fiscalizar. “Eu respeito muito e sempre que houver uma fiscalização, irei auxiliar da melhor forma possível. Desde já, o parabenizo pelo trabalho desenvolvido no exercício de suas funções como agente público. Busquei informações e estou sabendo que houve um desentendimento entre um vereador e um dos prestadores de serviço da empreiteira que trabalhava na obra da escola naquele momento. Vamos apurar com detalhes a situação junto à empreiteira”, pontuou Fábio.
“QUERIA ENTENDER POR QUE ME VEEM COMO INIMIGA DO GOVERNO”
A vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), foi a entrevistada do RC Cast desta terça (20). A pauta principal desse bate-papo foi sobre sua relação com o prefeito, que continua rompida, e sobre as pessoas que estão “administrando a máquina” atualmente. Na entrevista, apontou Janio Mendes (Saúde), Mirinho Braga (chefia de Gabinete) e Gustavo Beranger (assessor de Zé e presidente da Comissão de Licitação da prefeitura) como mandantes, sem terem tal função. “Eles não foram eleitos, o Zé foi eleito e eu sou a vice. Essas pessoas precisam entender que existe lei”, disparou. “Fiz algumas solicitações de contratos e licitações, o que compete ao meu cargo, não pedi nenhuma informação a respeito de folha de pagamento, não mexi nesse assunto. E tem veículos de comunicação dizendo que estou querendo tomar o lugar do prefeito, isso não é verdade, nunca foi”, disse ela sobre ter solicitado informações ao executivo, já que o Portal da Transparência “não tem nada de transparente”. Inclusive, acerca dessa questão, saiu até matéria dizendo que ela queria “matar” Zé Bonifácio somente pelo fato dela ter dado entrada a esses pedidos. Ora, se onde há fumaça, há fogo e o prefeito não vai conferir, nada mais natural que sua vice tome essa providência e saber o que de fato tem acontecido. “Eu fui eleita com Zé. Queria entender: porque me veem como inimiga do governo? Essas pessoas precisam entender a minha posição nesse jogo. As posições estão invertidas”, completou. A entrevista está imperdível, confira.
HOMENAGEM A SERGINHO
Ainda em Cabo Frio, a Câmara Municipal entregou, na sessão desta terça-feira (20), diploma de Moção de Aplausos ao deputado estadual Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho, o Dr. Serginho (PL). O documento foi devido aos “relevantes serviços prestados ao município”. O Requerimento que concedeu homenagem foi de autoria do vereador Josias da Swell (PL). O espaço da Câmara ficou lotado para a homenagem. Dr. Serginho nasceu em Cabo Frio no dia 5 de outubro de 1981. Com ampla experiência em administração pública, é formado em Direito e pós-graduado em Direito Público. Foi procurador-geral em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios e membro da Comissão ‘OAB vai à Escola’, pela qual palestrou em muitas escolas públicas de todo o estado. Foi eleito deputado em 2019, se licenciou do cargo para assumir a secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Retornou à Alerj ainda em 2022 e foi reeleito.
DUPLA DINÂMICA
Falando em homenagem ao Dr Serginho (PL), o único que não esteve presente foi o presidente da Casa, vereador Miguel Alencar (UNIÃO), porque ele já tinha um compromisso agendado em Maricá, com o presidente estadual do PT, João Maurício. Que coisa, hein? Isso porque Joãozinho estava no encontro (no fim de semana, em Araruama) que anunciou Rafael Peçanha como candidato do partido. E tem mais, Miguel não tem escondido de ninguém que pode, sim, ser candidato a prefeito de Cabo Frio. Será que a conversa tem a ver com isso? Por telefone, Miguel disse que conversaram sobre partido e conjuntura partidária. “Falamos de 2024 pra caramba. Também fui buscar um apoio dele, mas semana que vem eu vou lá pra fazer uma reunião sobre isso”. Então tá, vamos aguardar a próxima reunião.
POLÊMICAS CARNAVALESCAS
Depois do pesadelo do Carnaval desse ano, que até hoje – quatro meses depois – a Associação dos Blocos não prestou conta, agora a nova preocupação é com relação à volta dos desfiles das escolas de samba, que inclusive foram encerrados diante das denúncias de escândalo de desvio de recursos. Desde 2015 não há desfiles, agora estão querendo voltar. Vamos ver como é que vai ser a aceitação da população diante disso, porque enquanto os blocos estão em alta no Brasil inteiro, e Cabo Frio era para também estar nesse ritmo, entrou em decadência. E, para piorar, ainda teve esse escândalo do depósito da dinheirama recebida pela Abaccaf, que até hoje não prestou conta, com a anuência da secretaria de Governo e também a pasta de Eventos, que passou o pano em tudo. No último sábado (17), houve uma reunião (imagem) para definir o “Calendário de Eventos da Liga 2023”, cujos encontros acontecerão na Morada do Samba, que será reaberta dia 29 de julho. Vamos aguardar e ver no que vai dar.
COORDENADORIA DE GUIAS
O presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha, reuniu, nesta terça-feira (20), quase 50 guias de turismo da cidade em um hotel na Praia do Forte para um café da manhã. O objetivo do encontro foi montar uma coordenadoria dentro da associação que terá três guias como porta-vozes. Dessa forma, os novos guias associados terão uma representatividade junto ao poder público, e poderão auxiliar a entidade na luta pelas melhorias turísticas na cidade. “A adesão dos guias de turismo a associação é de extrema importância. Estamos às vésperas da reforma do Terminal de Ônibus de Turismo (TOT) e, com essa aproximação, podemos ser mais assertivos no apontamento à Prefeitura de Cabo Frio das melhorias que são necessárias para o bom atendimento ao turista que lá irá desembarcar”, esclareceu Carlos Cunha.
NOVO VEREADOR NA CASA
Em Iguaba Grande, o prefeito, Vantoil Martins (CID), acompanhou, nesta terça-feira (20), a posse do vereador PC Brasil (CID), 3º suplente do partido, que entra no lugar de Balliester Werneck (CID), que se afastou da vereança para assumir a secretaria de Assuntos de Política e Integração Governamental. A 1ª suplente, Silvana Grimauth (CID), já tomou posse de mandato, após o licenciamento de Paulo Rito. Já o 2º suplente, Cícero Pescador (CID), não prestou contas de campanha e ficou fora. A coluna apurou que Cícero estava muito confiante de que ia ganhar a eleição. Aí, quando ele não ganhou, ficou extremamente chateado e viajou para o Nordeste, não queria saber de nada, não atendia a ligação de ninguém, falava que não queria falar com ninguém. Resultado: ficou de fora da prestação de contas e não pode assumir a cadeira agora. O detalhe é que PC Brasil, o novo vereador de Iguaba, teve 111 votos (0,60%) nas eleições de 2020.
VISITA A OBRAS
Conforme você leu na coluna Boca Miúda desta segunda-feira (19), Iguaba recebeu um encontro regional do Cidadania. A reunião de planejamento estratégico foi a quarta desse gênero, após encontros já feitos no Sul e Baixada Fluminense. Após o evento, Vantoil aproveitou para levar o presidente estadual da sigla, Comte Bittencourt, para visitar as obras do futuro mirante da Pedreira. O secretário de Educação e Governo, Jales Lins, acompanhou a ocasião.
REUNIÃO DE ALINHAMENTO
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), reuniu todos os secretários do município no gabinete, nesta terça-feira (20). Como de costume, o chefe do Executivo promove os encontros para acompanhar, no detalhe, as metas, planejamento e ações a serem realizadas na cidade. Segundo a Prefeitura, trata-se de um “momento importante para a construção e execução de políticas públicas”.
PROJETOS APROVADOS
A Câmara de Armação dos Búzios aprovou, na sessão desta terça-feira (20), o Projeto de Lei que determina que os postos de combustível da cidade tenham cartazes informativos, indicando a diferença de preço entre o litro do álcool (etanol) e da gasolina comum e qual combustível é mais vantajoso para os consumidores. O projeto estabelece ainda prazo de 30 dias para os postos de combustível se adequarem à lei, após a sua publicação. Outra matéria aprovada na mesma sessão determina que o hospital e as unidades de saúde pública de Búzios comuniquem ao Ministério Público e à secretaria da Pessoa com Deficiência indícios de maus-tratos contra pessoa com deficiência. Além desses assuntos, a Câmara Municipal de Búzios também autorizou a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente no valor de R$ 1.628.000,00, visando à aquisição de imóveis no programa manutenção das unidades escolares- Ensino Infantil. O recurso será proveniente da anulação de dotação de manutenção de unidades escolares – Ensino Fundamental. Os três projetos seguem para sanção do prefeito, Alexandre Martins (REP).
CASA DAS TRETAS
Em Araruama, quem assistiu à sessão da Câmara desta terça-feira (20) acompanhou o parlamento em chamas, mas pouca, quase nenhuma discussão sobre projetos para a cidade. O tema foram mesmo troca de alfinetadas. Os vereadores da oposição, Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB), reiteraram diversas críticas ao ex-prefeito Chiquinho de Educação (MDB). Além disso, relembraram a polêmica de suposta fraude do Minha Casa, Minha Vida. Do outro lado, os vereadores da base voltaram a minimizar o esquema que teria tirado o direito a moradia digna de diversas mães de família e defenderam, com unhas e dentes, o ex-prefeito, que, de fato, está inelegível e é, sim, conforme os vereadores da oposição lembraram, um dos maiores devedores do estado do Rio de Janeiro, com débitos acima de R$ 3 milhões aos cofres públicos. O vereador Magno Dheco (PP) chegou a, em um momento quase que emocionante, pedir desculpas aos ouvintes por conta dos ataques proferidos a Chiquinho da Educação, chamado de ladrão por Oliveira da Guarda. De fato, a última coisa que se viu foram sinais de legislatura, com direito até ao líder de Governo, Amigo Walmir (PP), dizer, enaltecendo os feitos de Lívia de Chiquinho (PP), que quer mesmo ser mandado pela prefeita. É fogo no parquinho.
BENEFÍCIO MODERNINHO
O secretário de Educação de Saquarema, Antonio Peres, anunciou, nesta terça-feira (20), que, para facilitar e agilizar o processo de pagamento do Bolsa Permanência e Auxílio Universitário, o depósito será feito por Pix. Nesse sentido, a Prefeitura solicitou que os beneficiários enviem, até sexta-feira (23), a chave PIX em CPF do titular da conta. A informação deve constar em um e-mail para o endereço contatoconexao@idpi.org.br. “Enviem quanto antes! Não deixem para última hora!”, avisou Peres.