PRIMEIRA DO BRASIL
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (2) começa pela prefeita Daniela Soares (PL), que apresentou o Programa de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), iniciativa que torna Araruama o primeiro município do Brasil a implantar o sistema simultaneamente em toda a rede municipal de ensino. O lançamento ocorre menos de um mês após a sanção da Lei nº 15.249/2025, que torna obrigatória a acessibilidade comunicacional em serviços públicos. Durante o evento, Daniela destacou que o avanço foi resultado de planejamento prévio e compromisso com inclusão. “Hoje foi um dia muito especial para a nossa educação. Demos um passo à frente e Araruama mostrou mais uma vez seu pioneirismo. Somos o primeiro município do Brasil a implantar esse projeto pensando nas nossas crianças neurodivergentes. Seguimos atentos a cada detalhe, trabalhando por uma educação cada vez melhor”, afirmou. A medida abrange cerca de 1.800 alunos, que passarão a contar com sinalizações adaptadas, materiais próprios e profissionais capacitados. Diretores, professores e agentes escolares também receberão crachás de comunicação.




INICIATIVA ESTRUTURANTE
O lançamento contou com palestra do professor e especialista em Educação Inclusiva, Geraldo Peçanha, que classificou a iniciativa como estruturante para a rede municipal. A secretária municipal de Educação, Valéria Amaral, afirmou que o trabalho começou meses antes da aprovação da lei federal e reforçou o caráter histórico da política. A secretária municipal de Educação, Valéria Amaral, reforçou o caráter histórico da iniciativa. “Estávamos trabalhando nesse processo desde fevereiro, junto com a equipe técnica. Nós vimos o valor e a propriedade desse material no processo de ensino e aprendizagem para as nossas crianças neurodivergentes. A CAA é uma ferramenta de comunicação, mas também é um instrumento de autonomia, dignidade e garantia de direitos”, disse, emocionada. O evento também registrou homenagens à coordenadora de Educação Inclusiva, Lígia de Faria Souza, à própria secretária de Educação e à prefeita Daniela Soares, que recebeu o Selo Município Inclusivo.

FIM DE ANO EM ARARUAMA
O secretário de Turismo de Araruama, Thiago Moura, afirmou durante entrevista ao programa Renata Cristiane Online, da rádio RCFM 88,7, nesta terça (2), que o Réveillon do município terá dois shows de alcance nacional: a banda de pagode Di Propósito e uma cantora de funk ainda mantida em sigilo. Sobre o Natal, garantiu que a iluminação da Praça Central e da Av. Getúlio Vargas ficará pronta antes de sexta-feira, acompanhada de programação musical e teatral. Também anunciou o Circuito Musical das Águas, no sábado, na Praça Antônio Raposo, com shows de Pique Novo, Balacobaco e Fab — evento promovido pelo governo estadual, sem custos para a Prefeitura. Thiago atribuiu o bom momento turístico de Araruama à atuação da prefeita Daniela, destacando seu perfil exigente, objetivo e focado em resultados, sempre em parceria com o secretariado.

WI-FI LIVRE A PARTIR DE SEXTA (5)
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), anunciou a ampliação do programa municipal de conectividade com o lançamento do “Orla Digital”, na sexta-feira (5). A iniciativa leva internet gratuita para novos trechos da Lagoa de Araruama — Praia do Centro, Ubás e Popeye. O “Iguaba On” já funciona nas praças Edyla Pinheiro e da Estação e no Mirante Municipal Dona Célia. O secretário de Planejamento, Vinícius Lavalle, afirma que o Iguaba On representou o primeiro movimento para consolidar Iguaba Grande como referência em conectividade. Segundo ele, o projeto garantiu acesso aberto em pontos de grande circulação. “Expandir o acesso gratuito à internet para a orla é mais um passo para tornar Iguaba Grande uma cidade moderna e preparada para o futuro. Estamos investindo em tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, disse o prefeito.

UPA NOVA EM ANDAMENTO
O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), esteve nesta terça-feira (2) acompanhando as obras da nova UPA de Tamoios e aproveitou a visita para destacar o simbolismo do projeto para o distrito. Em tom descontraído, comentou sobre a participação no trabalho de fundação, afirmando que “quem manda são os operadores”, mas que faz questão de “aprender e auxiliar” na construção. Dr. Serginho afirmou que fará pessoalmente a primeira base de fundação da UPA, que, segundo ele, será “a mais moderna do Brasil”, com um design diferenciado. A lembrar, projeto prevê duas unidades distintas: uma UPA Regular, para atendimentos gerais e de trauma, e uma UPA Pediátrica totalmente separada, com ambiente acolhedor voltado para crianças e mães, garantindo mais conforto e segurança no atendimento infantil. Além das unidades em construção, a Prefeitura trabalha no planejamento da futura Cidade da Saúde de Tamoios. O complexo será instalado no terreno da antiga UPA e reunirá diversos serviços de saúde em um único espaço ampliado e integrado.

DIVIDINDO O PÃO
Os prefeitos de Maricá e do Rio de Janeiro, Washington Quaquá (PT) e Eduardo Paes (PSD), assinaram, nesta terça-feira (2), um acordo para o compartilhamento de royalties do petróleo com os municípios de São Gonçalo, Guapimirim e Magé. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL). O documento será levado ao STF e pode encerrar a disputa judicial sobre a divisão de royalties entre as cidades. Pelo acordo, Maricá e Rio abrem mão de parte de seus recursos em favor dos três municípios, com repasses progressivos até 2030. Também participaram da assinatura a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (AGIR); a vice-prefeita de Magé, Jamille Cozzolino (MDB); o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL); e os deputados estaduais Renato Machado (PT) e Vinícius Cozzolino (União), além de procuradores municipais e assessores jurídicos envolvidos na elaboração do acordo. O documento, agora, será levado ao Supremo para ser homologado.

AJUSTES DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS
O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, se reuniu com os vereadores Arthur Miranda (MDB), Professor Tayron (PL), Rogério Simas (PSDB), Bruno Carudo (PSD) e Dieguinho (PL), presidente da Câmara, nesta segunda-feira (2) para um café da manhã. O encontro serviu como último alinhamento dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Universitária. Também foram tratadas as pendências administrativas e ações planejadas para os próximos meses. A previsão é que as reuniões passem a ocorrer com mais regularidade. A próxima já deve acontecer na Câmara Municipal, onde o secretário de Educação será recebido para dar sequência ao planejamento de um 2026 mais robusto para o setor.

DESORDEM URBANA
Na sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia, desta terça-feira (2), destaque para o vereador Pedro Abreu (REP), que fez o uso da tribuna para comentar sobre uma fiscalização integrada realizada entre o executivo e o legislativo referente à concessionária Enel, destacando problemas de desordem urbana causados pela má organização dos postes na cidade. O parlamentar também apresentou indicação solicitando o recapeamento de diversas ruas do bairro Nova São Pedro e a implantação de uma faixa de pedestres.

ALTERAÇÕES DA ATIVIDADE DE TÁXI
A Câmara Municipal de Búzios aprovou, em segundo turno, nesta terça-feira (2) o Projeto de Lei Complementar 03/2025, que faz alterações na regulamentação da atividade de táxi (Lei Complementar 21/2008). As alterações referem-se a procedimentos de vistoria e renovação de autorização, além de ampliar de 8 para 10 anos o tempo máximo do uso dos veículos. Após a aprovação, o texto segue para sanção do prefeito Alexandre Martins (REP). Também foi encaminhado na sessão de hoje o Projeto de Lei 253/2025, de iniciativa do Poder Executivo, que autoriza o uso de recursos da União, provenientes de superávit financeiro, para complementação ao pagamento dos pisos salariais da enfermagem, no valor total de R$ 157,7 mil. A matéria será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

REVISÃO DOS PLANOS AMBIENTAIS
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), deu início ao processo de elaboração e atualização dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação do município. A ação, conduzida em parceria com o secretário de Ambiente, Philipe Salgado, envolve a empresa Detzel e começa pelo Pico do Frade e pela APA Rio Novo, além da revisão da APA do Sana e do Parque Atalaia. O governo ressalta que o trabalho ocorre com participação social e acompanhamento dos conselhos ambientais, reforçando o compromisso da gestão com planejamento e proteção dos territórios naturais.

USO DE PLACAS CAA
Rio das Ostras ampliou o uso de Placas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), instalando o recurso também na Praça da Baleia. A iniciativa, que já estava presente nas praças José Pereira Câmara e Prefeito Cláudio Ribeiro, reforça a política municipal de inclusão ao facilitar a comunicação de pessoas com autismo, deficiência intelectual, paralisia cerebral e outras condições que afetam fala e compreensão. As placas, produzidas pela equipe de Educação Inclusiva com projetos das professoras Zuleika Zanuzzio e Gisele Costa, seguem a Lei Federal 15.249/2025 e utilizam imagens simples para auxiliar moradores e turistas a se expressarem e compreenderem informações, criando espaços públicos mais acessíveis e acolhedores.





