15/12/2024 — 17:45
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (2)

Magdala Furtado deve enfrentar CPI dos Eventos; Réveillon decepciona em Cabo Frio e recondução de secretários revela ausências; Marcelo Magno comemora virada e Arraial já tem calendário de eventos de 2024; Fábio do Pastel passa virada de ano no pronto-socorro; Vantoil Martins comemora novo ano e faz terceira prestação de contas; Alexandre Martins faz retrospectiva; Penha Bernardes ganha mais um apoio em ano eleitoral; Fabiano Horta festeja Ano Novo no meio da galera; Manoela Peres e o desafio para novo ano... E muito mais!

Compartilhe

CPI DOS EVENTOS

A primeira coluna Boca Miúda de 2024, nesta terça-feira (2), começa por Cabo Frio, que após um Réveillon frustrante, sem fogos – já que a prefeita Magdala Furtado (PL) tentou até o último momento que a Câmara revogasse a lei municipal que impede show pirotécnico com barulho – provavelmente terá que encarar uma CPI para apurar não só o imbróglio da virada de ano como os gastos com enfeite de Natal e contratos não publicados de estrutura de eventos. Neste primeiro dia útil do ano, o vereador Davi Souza (PDT) protocolou requerimento de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a falta de transparência dos contratos de execução de eventos no período que compreende os últimos meses. Outros questionamentos constam desse requerimento, como a falta de transparência na captação de patrocínios durante a produção da Expo Cabo Frio 2023, irregularidades na distribuição de pontos de venda para ambulantes, violação das normas relativas a fogos de artifício também durante a Expo, suspeitas de sobrepreço na contratação da decoração de Natal e ausência de informações no Portal da Transparência. “O imbróglio dos fogos é um dos principais pontos, mas vamos incluir gastos com enfeite de Natal e contratos não publicados de estrutura de eventos”, disse Davi ao Portal RC24h. Conforme o parlamentar, nove vereadores já sinalizaram que vão assinar pela abertura da CPI. Vamos aguardar.

CLIMA DE FRUSTRAÇÃO

Continuando em Cabo Frio, nunca antes na história dessa cidade houve uma virada de ano tão decepcionante. E não é essa colunista que vos fala, mas é o assunto mais comentado desde a madrugada de segunda (1º). Analisando essa situação, Magdala Furtado marca seu nome na história como a prefeita que desconstruiu o espetáculo pirotécnico do município, evento que sempre aconteceu, mesmo aos trancos e barrancos. Até no governo de Dr Adriano, onde foi muito criticado, ou na virada de 2022 para 2023, quando Zé Bonifácio (PDT) levou muitas críticas porque os fogos foram fracos. Este último evento de Ano Novo, Cabo Frio foi uma sucessão de lambança, primeiro com o projeto de lei querendo forçar a mudança da regra, depois o superintendente de Eventos, Marcelinho Mega Mix, garantindo que a Prefeitura tinha comprado fogos sem estampido, falando do filho dele e tudo mais, ao lado do vereador Thiago Vasconcelos (Avante), e por último ela, às vésperas da virada de ano (veja vídeo acima). Em seguida, na sexta (29), Magdala foi pra rede social e confessou que não haveria show pirotécnico. E ainda colocou a culpa no presidente da Câmara, vereador Miguel Alencar (União), que não aceitou a pressão para pautar os assuntos que ela queria. A chefe do executivo cabo-friense chamou de “retaliação política cruel” a negativa da Câmara em revogar uma medida sacramentada por lei há mais de um ano. “Fomos impedidos pela presidência da Câmara, que não colocou em votação nosso projeto”, disse ela, sendo que a história está lotada de mentiras contadas o tempo todo, e está difícil acreditar em tudo que o Magdala coloca, ela definitivamente perdeu a credibilidade com a população, não consegue mais convencer ninguém de nada, e esse episódio do Reveillon foi severo demais pra gente poder relevar.

NEM A BASE FICOU PRA VER O FIASCO

Nem mesmo aquele que se autointitula vice-líder da base e que defende Magdala com unhas e dentes ficou para ver o “segundo maior Réveillon do Estado”. Átila da Ótica (Avante), que “comprou o barulho” da revogação da lei anti-barulho, simplesmente escapou para Búzios, onde foi curtir a virada de ano. Como dizia vovó, “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”.

NÃO RECONDUZIDOS

Ainda sobre o governo Magdala, que decretou demissão em massa de servidores comissionados, incluindo os do primeiro escalão, a expectativa era que os secretários fossem renomeados logo no início desta semana, como era esperado e assim foi feito. Destes, dois nomes não constam: Bebeto Cardozo, da Fazenda, e João Félix, da Cultura. Será que a não nomeação de Cardozo tem a ver com os pareceres técnicos sincerões sobre subvenção de passagem de ônibus e reforma administrativa? Félix, por outro lado, dizem que é muito próximo do presidente da Câmara, Miguel Alencar, então talvez justifique a não recondução. Outros presidentes de autarquia chamaram a atenção por também não constarem na nomeação, como Jefferson Buitrago (Ibascaf) e Patrícia Brandão (Comsercaf). Não sabemos se haverá nova listagem de recondução, mas a ausência desses nomes causou estranheza.

PRESSÁGIO?

O deputado estadual Dr Serginho (PL), que é pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, divulgou em sua rede social que começou o ano ganhando. Depois de participar de missa, para agradecer o que passou, ele comprou uma rifa do bolo da capela de São José para ajudar o grupo jovem. E olhem quem foi o sortudo vencedor: o próprio, que ainda escreveu “adivinha quem ganhou?”. Será que Serginho encarou isso como um presságio?

ANO NOVO TOP

Se em Cabo Frio a frustração foi o clima daqueles que foram para a Praia do Forte, o evento de Réveillon de Arraial do Cabo atingiu em cheio o coração dos moradores e turistas que estiveram na Praia Grande ou nos distritos. Muita luz, fogos e eventos arrastaram uma multidão. Para se ter ideia, somente no domingo (31) mais de 400 mil pessoas entraram na cidade e segundo a Prefeitura, mais de 500 mil turistas escolheram a Capital do Mergulho para curtir janeiro e fevereiro. Não à toa, o prefeito Marcelo Magno (PL), que divulgou um vídeo com mensagem de fim de ano junto com a esposa, Gabriela, e o filho, João Marcelo, é entusiasmo puro e com gás renovado para novas entregas em 2024.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

O ano mal começou, mas o calendário de eventos 2024 de Arraial está prontinho para o turista que já quiser se programar para curtir o balneário. Segundo a Prefeitura, o calendário buscou priorizar atrações tradicionais, religiosas, esportivas, culturais e gastronômicas. E a primeira atração já vai rolar na sexta (6), quando será realizado o ‘Café com Peixe’, uma iniciativa da Associação de Pescadores da Prainha, na orla da praia de mesmo nome.

VIRADA DE ANO NO PRONTO-SOCORRO

Em São Pedro da Aldeia – que teve queima de fogos – o prefeito Fábio do Pastel (PL) preferiu virar o ano junto dos profissionais da Saúde, com os quais fez questão de cear na noite de domingo (31). Foi para o pronto-socorro municipal e fez a refeição junto dos profissionais que estavam de plantão. “Poder participar com eles desse momento especial foi uma honra”, disse. Deve ser por essas e outras que Pastel, segundo pesquisas internas, tem tido uma aprovação de governo acima dos 80%.

VANTOIL NO RÉVEILLON

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) celebrou a virada do ano ao lado da esposa, Wanessa Homobono, filhas e amigos, marcando o início de 2024 com uma bela queima de fogos, de baixo estampido, que foram colocados em balsas ao longo da orla. Ao refletir sobre o ano que se encerrou, ele expressou gratidão a Deus pelo ano de 2023 e manifestou esperança para o novo ano.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Vantoil também participou, nesta terça-feira (2), da terceira e última live de prestação de contas junto aos secretários. Semana passada, nos dias 27 e 28, houve participação de 14 titulares das pastas do primeiro escalão. Nesta de hoje, Wallace Martins, do Desenvolvimento Econômico e Urbano, destacou avanços na área, enquanto João Cavalcante, da Procuradoria Geral, abordou questões jurídicas. Vinícius Lavalle, secretário do Meio Ambiente, ressaltou iniciativas ambientais. Valdeci Júnior, da Administração, apresentou detalhes sobre a gestão interna. Cláudia Souza, Secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, compartilhou avanços sociais. Rogério Maia, na área do Previguaba, destacou medidas relacionadas à previdência municipal.

EM FAMÍLIA

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), celebrou a chegada do ano novo ao lado de sua esposa, a primeira-dama e secretária da Mulher, Daniele Martins, e os filhos. O fechamento de 2023 foi positivo para o chefe do executivo buziano, que colocou a cidade como um dos destinos mais procurados no Brasil e entre os seis mais preferidos por turistas internacionais. Em um vídeo de retrospectiva compartilhado nas redes sociais, o prefeito celebrou a retrospectiva.

MAIS UM APOIO A PENHA

O cenário político em Araruama ganha um novo capítulo com o anúncio de mais um apoio à vereadora líder da oposição e pré-candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL), que curtiu o Réveillon na cidade, com o marido, vereador Oliveira da Guarda (MDB), familiares e o mais recente membro, o filhinho Bernardo. O ex-vereador Zezinho Eurico, do Cidadania, antes situação, declarou que está do lado de Penha. “Araruama precisa de alguém determinado e disposto a defender a população. Conte comigo em cada canto desse município”, afirmou o político. Em resposta, Penha agradeceu o apoio. “Juntos construiremos uma Araruama melhor para todos. Minha gratidão e vamos nessa caminhada”, declarou ela. É minha gente, 2024 já é agora.

PRESENÇA DE LÍVIA

Falando em 2024, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP), acompanhada pelo marido, o ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB), filha, amigos e pela secretária de Governo, Daniela de Lívia, herdeira política (será?) do clã Chiquinho. Da Orla Oscar Niemeyer, assistiram a queima de fogos, que foi um verdadeiro espetáculo.

MOMENTO DE COMEMORAÇÃO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), marcou presença em Araçatiba para celebrar a chegada do novo ano ao lado da primeira-dama, Rosana Horta, e amigos. Em meio à comunidade, o gestor municipal compartilhou momentos de alegria e otimismo. Horta destacou a atmosfera positiva da cidade, enfatizando a “energia vibrante impulsionada pelo desenvolvimento, crescimento e felicidade que permeiam o local”.

DESAFIO PARA 2024

Em meio às festividades de Ano Novo, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), compartilhou uma mensagem desejando esperança e prosperidade para os moradores. Ela ressaltou a importância da fé e renovou os votos de iluminação divina para o ano de 2024. No entanto, a mensagem otimista contrasta com o cenário político desafiador que a prefeita enfrenta. Manoela, que não está em uma situação política confortável, foi recentemente denunciada pelo Ministério Público por supostas fraudes em contratações no programa “Conexão do Futuro”. A ver como vai se desenrolar isso em 2024.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo