InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (19)

Zé Bonifácio é derrotado na Câmara e Sebastião Lan permanece público; Vantoil recebe Comte e vereadores conquistam verba para Saúde; Pastel vai ao Rio em busca do “maior Réveillon da História de São Pedro”; Alexandre atendendo em Cem Braças e Câmara define reformas nas comissões; Marcelo Magno envia proposta de Regime de Previdência Complementar; Chiquinho faz resenha com adversário da esposa nas urnas em 2020; Saúde de Rio das Ostras de mal a pior e muito mais...

BARRADA NA CÂMARA
Dez meses no poder e tantas derrotas que a gente até perde a conta. Assim tem sido o governo José Bonifácio (PDT) em Cabo Frio, aquele que toda Região dos Lagos apostava que seria “o mestre da política”. Mas parece até que desaprendeu. Por 12 votos a 5, nesta terça-feira (19), os vereadores aprovaram diante de um público expressivo, uma emenda na Lei Orgânica Municipal que que impede a Prefeitura de conceder o Mercado Municipal Sebastião Lan à iniciativa privada. Votaram a favor da proposta Alexandre da Colônia (DEM), Carol Midori (DC), Douglas Felizardo (Avante), Jean da Autoescola (PL), Roberto Jesus (MDB), Josias da Swell (PL), Léo Mendes (DC), Luís Geraldo (REP), Miguel Alencar (DEM), Rodolfo de Rui (SDD), Vanderson Bento (PTB) e Vinicius Corrêa (PP). Foram contra Adeir Novaes (REP), Alexandra Codeço (REP), Felipe Monteiro (PDT), Oséias de Tamoios (PDT) e Thiago Vasconcellos (Avante).

DERROTA SÓ DO GOVERNO?
A aprovação da emenda foi uma clara derrota do governo cabo-friense, mas também não foi só a gestão de Zé que pode ser prejudicada, mas o município inteiro. Isso porque as parcerias público-privadas são muito importantes, sobretudo, nesse momento de crise e retomada da economia pós-Pandemia. Cabo Frio tem uma dívida enorme com precatórios, vive no vermelho, para ter uma gordura, passa um sufoco danado. Então as PPP’s iriam ajudar muito a criar um desenvolvimento que fosse viável para a iniciativa privada, com empresas que tenham interesse no setor turístico, enfim. Coisas mínimas, como, por exemplo, uma cervejaria querer fechar parceria para colocar guarda-sóis na praia no verão ou patrocínio do Carnaval (sonho antigo das agremiações). Essa derrota foi compartilhada entre o governo atual e o município. Essa emenda que veda as PPP’s, protege os feirantes do Sebastião Lan, mas mira em um problema único, particular e especifico, entretanto, esquece da grandeza das PPP’s. Hoje, muito se fala da importância de integrar empresas que tenham uma visão sustentável para buscar parcerias com municípios como Cabo Frio, que tem um potencial ambiental interessante.

ERRO ESTRATÉGICO?
Agora, em relação ao governo, a derrota é dupla. Escancara, ainda mais, que o prefeito tinha que ter feito um chamamento, uma audiência pública para evitar que essa situação se agravasse, sendo instrumentalizada pela oposição, virando uma onda que colocou os edis numa situação difícil e deu no que deu. Esperar para ver, né? Nesse ínterim, ainda tem a dança das cadeiras no governo de Bonifácio, com a ida do líder de Governo, Davi Souza, para a secretaria de Governo, no lugar de Aquilles Barreto, que foi para o Rio. A falta que Davi faz no parlamento é visível. A base está completamente desguarnecida. A prova é que até Alexandre da Colônia (DEM), que tinha sucedido Davi na liderança do Governo, foi o primeiro a votar contra a proposta. Ninguém quer se queimar, né? Quando todos esperavam que o Zé, do alto de sua experiência, debaixo de um clamor social pelo seu retorno à Prefeitura, daria grandes lições de política e seria um mestre na área, o prefeito se mostra completamente perdido no jogo. O jeito é aguardar para ver quanto vai custar essa decisão. Protege os trabalhadores da Sebastião Lan por um lado, mas impede o município de avançar em outros segmentos em que PPP’s são fundamentais. A culpa, porém, recai sobre o governo, que demonstrou inabilidade para lidar com a questão, não dialogou com o Parlamento, não se abriu com a parte interessada e ainda permitiu que a oposição deitasse e rolasse com os fatos e criasse uma onda de desconfiança generalizada na cidade. Inclusive, tem vereador ali que adora uma bravata e, com um palco desse, não custa relembrar que, de bravata em bravata, Jair Bolsonaro virou presidente da República.

NA COLA DA ALDEIA
Cabo Frio se tornou mais um município a ir na esteira de São Pedro da Aldeia ao aprovar, nesta terça-feira (19), um Projeto de Lei para impedir a nomeação de agressores de mulher condenados para concursos públicos e processos seletivos. O PL, proposto por Alexandra Codeço (REP), foi para a sessão ordinária com parecer favorável da Comissão de Redação Final e segue para sanção do prefeito, José Bonifácio (PDT).

COMTE PALESTRA EM IGUABA
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebe, na noite desta terça-feira (19), o presidente estadual do partido Cidadania, Comte Bittencourt para uma palestra sobre gestão pública, no âmbito municipal, para os secretários da cidade de Iguaba Grande. Segundo o prefeito, faz parte de um projeto do Comte de conversar com as pessoas sobre “o que buscamos para um bom desempenho das atividades públicas”. “Na mesma hora convidei ele para vir falar para os secretários. A experiência de Comte é muito grande. Ouvi-lo falar sempre é um momento de muita aprendizagem de gestão, transmitindo a experiência dele em área pública ao longo da história”, comentou Vantoil. A palestra foi no auditório da Apierj, a partir das 18h. Comte Bittencourt iniciou a trajetória política como vereador e depois foi secretário de educação da cidade de Niterói, após foi eleito por quatro mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde presidiu, de 2004 a 2018, a Comissão de Educação da Casa. Em 2020, Comte Bittencourt assumiu a secretaria Estadual de Educação, onde permaneceu até junho de 2021.

VERBAS PARA IGUABA
Iguaba Grande vai receber R$ 400 mil para investimento em saúde pelo deputado federal Márcio Labre (PSL). Nesta terça-feira (19), o parlamentar recebeu no gabinete, em Brasília, os vereadores iguabenses Junior Bombeiro (MDB), vice-presidente da Câmara Municipal, e Luciano Silva (CID), líder do governo do prefeito Vantoil Martins (CID). O recurso será utilizado para custeio de melhorias na saúde, atendendo as urgências. “A Região dos Lagos é um polo turístico importante no Estado do Rio de Janeiro, por isso estamos ajudando a prefeitura de Iguaba Grande a melhorar a assistência à saúde, beneficiando a população e também turistas que visitam essa cidade tão agradável”, afirmou Labre.

REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Um Projeto de Lei enviado à Câmara de Arraial do Cabo pelo prefeito, Marcelo Magno (PL), que institui um Regime de Previdência Complementar no município foi encaminhado à Comissão de Justiça e Redação na sessão desta terça-feira (19). O documento ainda fixa o limite máximo para concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência que trata o artigo 40 da Constituição Federal e autoriza adesão ao plano de benefícios de previdência complementar.

NO RIO PELO RÉVEILLON
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve no Rio de Janeiro nesta terça-feira (19) para se reunir com o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca. O objetivo é firmar parceria para fazer “o melhor Réveillon da história da cidade”. Acompanharam o encontro a secretária de Turismo aldeense, Andréa Tinoco, o chefe de Gabinete de Fábio, Moisés Batista, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro, Claudio Viviani.

CÂMARA DA ALDEIA
Os vereadores de São Pedro da Aldeia aprovaram em primeira votação nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei dos vereadores Jean Pierre (Pode) e Mislene de André (SDD) que estabelece a obrigatoriedade de inserção de Código de Barras Bidimensional, QR Code, em todas as placas de obras públicas municipais em andamento para leitura por dispositivos. Com a ausência do presidente da Casa, Denilson Guimarães (SDD), que foi a Capital do Estado, “tratar de assuntos de interesse do município”, a sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia foi presidida pelo vice-presidente, Franklin da Escolinha (CID).

MAIS UM DIA EM CEM BRAÇAS
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) realiza nesta quarta-feira (20), mais um dia de atendimento à população no Posto Avançado da Prefeitura (PAP) de Cem Braças. Além do atendimento do gestor, o Balcão de Emprego estará funcionando. Os atendimentos no PAP já se incorporaram a rotina convencional do prefeito, que faz questão de manter estreito os laços com a população. Depois do sucesso do primeiro fim de semana do Degusta Búzios, Alexandre está nos braços do povo, portanto, não seria nesta quarta que faltaria, até para sentir o termômetro da rua. Gestor com governo assertivo, ganha o carinho e reconhecimento da população. E quem não gosta disso?

VETO DERRUBADO
Os vereadores de Búzios derrubaram nesta terça-feira (19), o veto do prefeito, Alexandre Martins (REP), no PL que cria o Dia Municipal do Guia Turístico. A decisão dos vereadores foi unânime entre os sete edis presentes. Esse projeto de autoria do vereador Niltinho de Beloca (PROS) tem como objetivo “destacar a importância do guia turístico, além de prever a realização de atividades na data comemorativa”. O Poder Executivo, entretanto, havia proposto o veto, alegando “vício formal de iniciativa”.

COMISSÕES REFORMADAS
Além disso, o Legislativo buziano fizeram a eleição de cinco Comissões Permanentes, que estavam com vacância, desde o licenciamento do vereador Lorram Silveira (PRTB). A nova composição valerá para o biênio 2021-22. A Comissão de Finanças e Orçamento terá como membros Uriel da Saúde (PRTB), Gugu de Nair (DEM) e Niltinho de Beloca (PROS). Da Comissão de Obras, Serviço Público, Saneamento, Meio Ambiente e Pesca fazem parte Uriel da Saúde, Gugu de Nair e Josué Pereira (PRTB). Na Comissão de Turismo e Cultura, integram Dida Gabarito (PRTB), Niltinho de Beloca e Gugu de Nair. A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e do Consumidor passa a ter como membros Gugu de Nair, Dida Gabarito e Victor Santos (REP). Por fim, a Comissão de Segurança Pública será formada por Uriel da Saúde, Aurélio Barros (PATRI) e Victor Santos.

RESENHA COM MEIRA
O primeiro-cavalheiro e ex-prefeito de Araruama e pré-candidato a deputado estadual Chiquinho da Educação (PATRI) se encontrou, nesta terça-feira (19), com um dos concorrentes da esposa nas eleições do ano passado para a Prefeitura: Rodrigo Meira. O advogado é filho de um outro ex-prefeito araruamense, o Meira, que governou a cidade antes de Chiquinho, nos anos 90. Rodrigo confirmou o encontro ao Portal RC24h e, sem mais detalhes, disse que “inclusive, foi uma resenha muito produtiva”. O que será que esteve em pauta na conversa? 2022 é logo ali, Chiquinho não dorme no ponto e a turma na Praça João Hélio está só observando o proceder.

PESADELO NA SAÚDE I
Mais um caso dos últimos dias mostra que saúde de Rio das Ostras não está bem das pernas. Tudo começou quando uma paciente internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com trombose, fez um vídeo denunciando a situação precária da unidade e pedindo socorro. As imagens chegaram até o vereador Marciel Nascimento (PL), que esteve na UPA no domingo (17) e constatou que faltavam profissionais no plantão do dia. Segundo o edil, foi confirmada pela administração que cinco médicos e seis técnicos de enfermagem não compareceram ao trabalho. Porém, ele xingou, em vídeo, de “vagabundos” vários profissionais. Isso levou a criação de uma nota de repúdio do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) que afirmou que o político sabe das “exonerações em todo o município, inclusive, a pedidos de muitos profissionais, por conta de salários abusivos e péssimas condições de trabalho, sendo que os poucos técnicos de enfermagem que restaram estão sem receber seus proventos”. Representantes do órgão vão nesta quarta-feira (20) ao município para apurar o que acontece com a Saúde municipal e exigir a convocação dos profissionais que passaram no concurso público.

PESADELO NA SAÚDE II
Como se tudo isso não bastasse, a situação se desdobrou e foi descoberto que, no mesmo dia, uma médica foi encaminhada para Delegacia de Rio das Ostras (128° DP) após de recusar a atender crianças que estavam aguardando consulta no hospital pediátrico anexo ao Hospital Naelma Monteiro, no Parque Zabulão. De acordo com informações dos bastidores, ela estaria atendendo sozinha e alegou estafa e falta de condições de atender todos os pacientes. O caso foi registrado como omissão de socorro e será investigado pela Civil. A condução da médica provocou o fechamento total dos atendimentos pediátricos da unidade. O Conselho Regional de Medicina do Rio (CREMERJ) se posicionou sobre o caso condenando a atitude da médica, mas, ao mesmo tempo, está prestando apoio jurídico à profissional e fará todas as apurações necessárias em relação ao caso. Quem diria que a “saúde dos sonhos” do prefeito Marcelino Borba (PV) iria virar esse pesadelo?

PREFEITO MÃO NA MASSA
A chuva incessante tem causados problemas em Macaé, além das clássicas enchentes no Centro e em bairros adjacentes, a ponte próxima ao ponto final em Serra da Cruz sofreu avarias com a água. Welberth Rezende (CID), prefeito de Macaé, já organizou uma equipe da Secretaria de Infraestrutura para dar um jeito no problema, mas foi pessoalmente ao local ver o problema ser solucionado. Nas redes sociais, ele comentou: “Estou na Serra da Cruz para adiantar os trabalhos de reparo na ponte da localidade, atingida pelo mal tempo. Faça chuva ou faça sol, nosso objetivo será sempre atender bem à população”. Isso tudo é vontade de mostrar serviço ou é um exemplo de mudança para Macaé? Fica a dúvida.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content