InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (18)

Secretário de Arraial volta para a Câmara; Bonifácio e a buraqueira em Cabo Frio; Câmara cabo-friense no combate à pedofilia e segurança armada nas escolas e outros; Búzios corre atrás do DER para pavimentação; Metade do legislativo de Iguaba na corrida para o segundo biênio; Fábio do Pastel passa aniversário na labuta; Lívia de Chiquinho e a Orla Niemeyer... E muito mais!

CAJU VOLTA À CÂMARA

Em Arraial do Cabo, município em que não é um passarinho verde que conta as novidades, e, sim, a gaivota, dessas que quando erra a pesca a turma dá usca, uma delas revelou ao Portal RC24h que Pedro Caju (PSL), está deixando a secretaria de Obras para retomar suas atividades como vereador. A previsão é que na quinta-feira (20), o presidente do Legislativo, Shogum (PSL), faça o chamamento para que Caju possa voltar aos trabalhos já na próxima semana. A gente tentou apurar o motivo desse retorno repentino e aí o que se comenta nos corredores da Câmara é que Shogum tem feito sistemáticas provocações ao então secretário, inclusive, chegando a acusá-lo de botar o pessoal todo dele na obra de contenção da Prainha. No entanto, há uma preocupação de Caju no sentido de que Shogum tente fazer uma manobra política para invalidar o resultado da votação da mesa diretora para o segundo biênio, e Caju quer acompanhar de perto. E mais, uma fonte nossa viu lá no Beco da Fofoca, o Caju dizendo que vai voltar para a Câmara porque ele quer ver se Shogum “é macho para fazer na frente dele as acusações que ele costuma fazer pelas costas”. Já viram, né? Vai dar confusão. Sabe como é que é em Arraial. Agora é esperar para ver.

A LUTA DO ESTÁDIO

A superintendência de Esporte e Lazer de Arraial do Cabo vai reativar, junto ao Corpo de Bombeiros, o processo que prevê a liberação do Estádio Municipal Hermes Barcellos para jogos e eventos oficiais. Uma reunião neste sentido foi realizada nesta terça-feira (18), entre Izaías Teixeira, superintendente de Esporte e Lazer, Thiago Costa, da Strong Engenharia, e Ronnie Plácido, assessor especial de gabinete. O estádio, que tem capacidade para até 4 mil pessoas, não recebe eventos há, pelo menos, quatro anos. A expectativa é que o processo seja regularizado em até 90 dias. Neste ano, a Prefeitura investiu na revitalização do estádio e, inclusive, criou um programa para atender crianças, entre 5 e 17 anos, em 16 modalidades por meio de 28 projetos distribuídos nos bairros da área central e nos distritos.

OS BURACOS DE CABO FRIO

Um dos problemas que hoje mais irrita a população de Cabo Frio é a quantidade de buracos, especialmente depois das chuvas. Mas o prefeito José Bonifácio (PDT) diz não estar alheio ao problema. Inclusive, em todos os lugares onde discursa, acaba sempre revelando incômodo com a questão. No dia do lançamento do Selo do Produtor Rural na Fazenda Campos Novos, no domingo (16), comentou: “Tem muito buraco ainda na cidade para ser tapado. Onde eu passo as pessoas me chamam, ‘Zé! Tem que tapar o buraco da minha rua’. A gente sabe, mas não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, a saúde, a pandemia…”, disse ele. Andando de carro com prefeito, percebe-se o quanto isso o constrange. Ele alega que mandou abrir licitação para usina de asfalto, tem feito operações de tapa-buraco e o convênio com o DER está avançando apesar da demora. Bonifácio pede um pouco mais de paciência, prometendo que essa situação vai mudar em breve. É o que o povo espera ansiosamente. Na cidade, a maior queixa da gestão do pedetista é essa.

PLs DA GUARDA ARMADA

O projeto de lei do vereador de Cabo Frio, Vanderson Bento (PTB), sobre a presença de vigias armados em creches e escolas de ensino infantil e fundamental particulares do município foi oficialmente apresentado no plenário da Câmara nesta terça-feira (18). O PL foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O Portal RC24h entrou em contato durante a tarde com o presidente da comissão, Léo Mendes (DC), para saber se a matéria já havia chegado lá e ele nos informou que deve chegar até as mãos da CCJ nesta quarta (19) ou quinta (20). A partir daí, ela aguarda avaliação dos advogados para ser colocada em votação entre os membros da CCJ e, posteriormente, enviada ao plenário. Já o projeto que trata de guardas municipais armados em Cabo Frio, de autoria de Roberto Jesus (MDB), foi recebido pela CCJ na última quinta (13), e o parecer da comissão deve ser dado ainda nesta semana, de acordo com Léo. Agora é aguardar para ver a conclusão desses projetos.

COMBATE À PEDOFILIA

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, dois projetos de lei também foram apresentados na sessão Legislativa de Cabo Frio desta terça-feira (18). O PL apresentado por Alexandre da Colônia institui a Campanha Municipal Permanente de Combate à Pedofilia, ao Abuso Sexual e à Violência Contra Crianças e Adolescentes. As diretrizes e estratégia de viabilização ficam a cargo das secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde e o Poder Executivo é autorizado a firmar convênios com o Estado, União ou iniciativa privada. Já na proposição de Léo Mendes (DC), são regulamentadas ações voltadas à conscientização e combate à violência, ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações serão desenvolvidas e veiculadas em diversos locais para auxiliar na identificação de indicadores físicos e psicológicos da violência. O projeto inclui ainda o debate de temas nas escolas como castigos corporais, agressões psicológicas, exploração sexual, violência sexual, atentado violento ao pudor, trabalho inadequado, entre outros. Os dois PLs foram encaminhados para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa.

BÚZIOS E O DER

E não é só Cabo Frio que sofre com esse problema de manutenção das vias. De Búzios, o secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, o Marcão, e o coordenador de Contratos e Convênios da Prefeitura, Fábio Cardoso, estiveram reunidos na capital, nesta terça-feira (18), com o presidente do DER, Luiz Roberto Pereira e o vice-presidente, Clédson Sampaio, para conversar sobre o convênio com o município. Na pauta, o recapeamento da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, com outras vias do município. Segundo Marcão, foi decidido pela equipe técnica do DER que será elaborado um novo plano de trabalho para concluir o trecho do pórtico até a Igreja Santa Rita de Cássia. “Incluímos também novos trechos, e, especial as vias da Rasa, Baia Formosa, Tucuns, José Gonçalves, Arpoador entre outras”, disse.

LUZ PARA SÃO JOSÉ

O prefeito Alexandre Martins acompanhou nesta segunda-feira (17), a equipe da secretaria de Serviços Públicos para fazer a manutenção da iluminação pública no Loteamento Pórtico, no bairro São José. Alexandre explica que esse tipo de serviço tem ocorrido nos casos urgentes da cidade, até sair uma nova de licitação para prestar o trabalho ao município. O prefeito garantiu que em breve a cidade será toda iluminada.

PARCERIAS TURÍSTICAS E CULTURAIS

Continuando em Búzios, o secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano partiu para a capital nesta terça (18), acompanhado do diretor da escola Villa Lobos Búzios, Vinnye Rodrigues. Lá, se reuniram com a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros e o assessor especial, Adenilson Honorato. Na pauta, eventos culturais, construção do Museu, Escola de Música, comunidades quilombolas e caiçaras, entre outros. “Muitas parcerias turísticas e culturais à vista, aguardem!”, destacou Romano. Quando a população estiver totalmente vacinada, Búzios promete muito incremento cultural e turístico. O jeito é torcer na hashtag #VemVacina.

CORRIDA PARA O SEGUNDO BIÊNIO

Em Iguaba Grande, a corrida da eleição para o comando do segundo biênio da Mesa Diretora tem movimentado os corredores da Câmara Municipal. Todo mundo quer saber quem vai concorrer e, claro, quem seria(m) o(s) favorito(s). É pressão de todo lado, desde o presidente da Casa, Balliester (CID), passando pelo prefeito Vantoil Martins (CID), base do prefeito, da oposição, enfim. Fato é que praticamente metade da Casa de Leis está no páreo. Cinco dos 11 vereadores pretendem disputar: Paulo Rito (CID), Alan Rodrigues (MDB), Marciley Lessa (PL), Junior Bombeiro (MDB) e Tikinho (DEM). Quem será que leva? Façam suas apostas! Fato é que Balliester está querendo empurrar a situação, mas seus pares estão atentos a qualquer tentativa de manobra.

ANIVERSÁRIO NA LABUTA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), comemorou mais um ano de vida nesta terça-feira (18). Na manhã em que completou 43 anos, o chefe do Executivo não fugiu do trabalho e foi conferir de perto a já pronta revitalização da usina de asfalto do município, que está fazendo os primeiros ensaios para iniciar as atividades. Segundo o prefeito, o funcionamento da usina vai permitir intensificar as operações “tapa buracos” e pavimentar pequenas ruas da Aldeia. O prefeito considerou a situação como “uma perspectiva excelente”. O Portal RC24h parabeniza Fábio pelo aniversário e deseja saúde e muitos anos de vida para o chefe do executivo aldeense.

PEGOU MAL

Ainda em São Pedro da Aldeia, chamou a atenção nesta segunda-feira (17), uma postagem da Prefeitura sobre o Dia Internacional do Combate a LGBTfobia. A questão é que o município, que tem um histórico recente de engajamento em campanhas e políticas pela causa desse nicho da sociedade, apagou a publicação pouco depois. A exclusão do material gerou bastante burburinho em São Pedro e não faltaram questionamentos do porquê a Prefeitura publicou algo e apagou na sequência. Em uma nota, que não explica nada, o município se limitou a dizer que a publicação foi apagada por “problemas técnicos”, mas a Prefeitura segue engajada em combater à discriminação contra a comunidade LGBT. Por outro lado, o ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP), que instituiu, entre outras coisas, o Dia Municipal do Combate a LGBTIfobia, não deixou a data passar em branco e publicou no Facebook sobre o dia e a importância da luta dessa comunidade. Diferente do material na página oficial do município, a publicação de Chumbinho continua disponível nas redes sociais.

MICA NO BOQUEIRÃO

A Câmara de São Pedro da Aldeia aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (18), projeto de lei que obriga as autoescolas em funcionamento no município a reservarem um veículo para aprendizado de pessoas com deficiência. O PL é da vereadora Mislene de André (SDD). Também foi aprovado por unanimidade o PL do vereador Isaías do Escolar (PROS) que batiza com o nome do vereador Ivanir Leite, o Mica, uma rua no bairro Boqueirão. Mica, que foi eleito presidente da Casa para o biênio 2021-2022, faleceu recentemente vítima da Covid. Por causa do decreto que põe o município na fase laranja da pandemia, a Casa está realizando uma sessão semanal, sem plateia, sempre às terças-feiras, 11h. A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 25 de maio.

ORLA VEM AÍ

A obra de extensão da orla Oscar Niemeyer, em Araruama, começou a ganhar novos contornos nesta terça-feira (18). A prefeita, Lívia Bello (PP) assinou contrato para a abertura e asfaltamento de uma rua contornando o Centro Educacional Darcy Ribeiro, à beira da laguna de Araruama, por onde a orla vai passar até ‘se encontrar’ com a orla do Centro. A ampliação deve chegar até o bairro de Bananeiras e fazer com que a Oscar Niemeyer ultrapasse 11 mil metros de extensão, se tornando a segunda maior orla urbanizada do estado do Rio de Janeiro. No contrato assinado nesta terça também consta as obras de drenagem asfaltamento das ruas Tibor, Coronel Doring e Avenida Litorânea, no bairro Salinas.

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Por conta do Dia Nacional da Luta Antimanicomial a prefeitura de Araruama publicou um vídeo no Facebook nesta terça-feira 18 explicando sobre os dispositivos do município para tratamento de questões psicológicas. No material, a diretora do CAPSI de Araruama, Juliana Tempone, a diretora do CAPSI II, Denise Lopes, e a coordenadora da RT I, Sabyna Purgato, falam sobre a data e explicam as funções do dois Centro de Atenção Psicossocial (CAPSI), do CAPS Infantil, o ambulatório e os dois serviços referenciais terapêuticos. Os modelos servem como substitutivos aos manicômios e atendem, em geral, pessoas com transtornos psíquicos graves e persistentes e ex-institucionalizados em manicômios. Apesar de não ser um assunto que se fale todo dia, é importante lembrar que equipamentos como esses existem e são necessários para muitos. Questão de saúde pública tem que ser levada a sério.

MAIS UM ATO

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) convocou os sindicalizados para um novo ato neste sábado (22), às 9h, na Orla do Centro. Em Assembleia Geral realizada no último dia 6, o grupo decidiu pela transição da Greve pela Vida para o Estado de Greve dos profissionais da educação. Os servidores pedem vacinação dos profissionais da educação, da segurança e da política social, insalubridade, adicional noturno, auxílio alimentação, restituição dos cortes de salários na educação e kit alimentar para todos os alunos das aulas remotas. O SSMA ressalta que todos devem fazer uso de máscaras, álcool 70 e manter o distanciamento.

SUSPENSÃO TEMPORÁRIA

A Prefeitura de Maricá suspendeu a vacinação de segunda dose da Coronavac prevista para esta quarta-feira (19). De acordo com o comunicado oficial, em virtude da pequena quantidade de vacinas recebidas do Ministério da Saúde e da grande procura pelos imunizantes, todas as vacinas recebidas foram disponibilizadas nesta terça (18). O município esclarece que continua aguardando a remessa de vacinas para dar seguimento a campanha de vacinação contra a COVID-19 e aproveitou para ressaltar que a vacinação contra a gripe continua em todas as unidades de saúde da família. Com essa entrega de vacinas a conta-gotas, o #VacinaParaTodos vai ficando para depois e, por isso, a gente não pode descuidar. Vamos todo mundo tomar todos os cuidados necessários porque se tem uma coisa que não espera é a COVID.

CUTUCOU CIRO

O presidente estadual do PT e secretário de Governo de Maricá, João Maurício, fez uma publicação nas redes sociais na noite desta segunda-feira (17), fazendo uma crítica direta ao Ciro Gomes (PDT). O post teve até uma colocação um tanto quanto contundente chamando o pedetista de ingrato. O clima entre PT e PDT começa a esquentar, até porque Ciro tem insistido como estratégia para crescer na pesquisa bater no PT, invés de direcionar seus ataques mais à extrema-direita. Vamos ver se essa campanha extensa de ataques ao Partidos dos Trabalhadores vai surtir efeito, o que não parece estar acontecendo, já que é Lula quem tem crescido nas pesquisas. Vamos aguardar o desenrolar dos próximos capítulos. Fato é que o PT do estado já começa a se posicionar.

WELBERTH COM SILVA E LUNA

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), se encontrou nesta segunda-feira (17), com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna na sede da empresa no Rio de Janeiro. O prefeito conversou com Joaquim sobre temas importantes para o município, como o Terminal Portuário de Macaé, a ampliação do aeroporto e a construção de termelétricas. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Viana, fez uma apresentação sobre o Terminal Portuário e falou um pouco sobre a história do município, os impactos do Porto no coração da cidade e a importância do novo terminal. O presidente da Petrobras elogiou a apresentação e a praticidade da equipe de secretários e disse que vai estudar cada pauta para possa ser analisada a viabilidade de investimentos. Participaram do encontro o secretário adjunto de Políticas Energéticas de Macaé, Julinho Luna, e o deputado federal Christino Áureo (PP/RJ).

CPI DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

A Alerj instalou, nesta terça (18), uma CPI para apurar casos de intolerância religiosa no estado do Rio de Janeiro. Foram eleitos, por unanimidade, a deputada Martha Rocha (PDT) como presidente, a deputada Tia Ju (REP) para vice, além do deputado Átila Nunes (MDB) como relator. “Existe a intolerância religiosa e isso vai exigir de nós apresentar proposições para evitar essas ações que se traduzem em crime de ódio”, destacou Martha Rocha. Ainda de acordo com a parlamentar, de 2015 a 2019 foram registrados pela Polícia Civil cerca de 6.700 crimes por esse tipo de atitude. Em 2020, verificou-se 1.355 casos, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. O grupo também é composto pelos deputados Waldeck Carneiro (PT), Carlos Minc (PSB), Noel de Carvalho (PSDB), e pelas deputadas Dani Monteiro (PSOL), Renata Souza (PSOL), Mônica Francisco (PSOL) e Adriana Balthazar (NOVO).

ENREDO PRA NINGUÉM BOTAR DEFEITO

A CPI da COVID-19 no Senado Federal nesta quarta-feira (18), serviu mais entretenimento do que muita série da Netflix por aí, viu? O ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, foi ouvido pelos senadores, que não pareciam muito satisfeitos com o que apresentou o então chanceler brasileiro durante a pandemia. Entre as principais falas direcionadas a Ernesto estão a da senadora Kátia Abreu (PP/TO), que afirmou que Ernesto é um negacionista compulsivo, omisso e ainda complementou dizendo que “o senhor foi uma bússola que nos direcionou para o caos”. Em outro momento de nervos acirrados, o ex-chanceler negou que tenha criado qualquer atrito com a China e foi interrompido pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD/AM), que o acusou de mentir: “Vossa excelência está faltando com a verdade”. O senador se referia sobre o embate protagonizado por Ernesto com o embaixador chinês em Brasília, como, por exemplo, a vez em que o ex-ministro chamou o coronavírus de “comunavírus”. Na internet, está rolando por aí o cronograma de depoimentos da CPI da COVID-19 em formato de programação de festival musical. É a CPIpalooza, em alusão ao Lollapalooza. A expectativa da galera na internet é muito por esta quarta (19), quando o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deve dar seu depoimento. Vamos ver o que que sai disso aí.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content