“FORA QUEIROZ” E “MILÍCIA NÃO”
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (18) começa por Saquarema, onde, ao que parece, o eleitor não está lá muito satisfeito com a presença do “soldado de Bolsonaro”, Fabrício Queiroz, no 1º escalão da Prefeitura. Já que na sede do executivo não poderiam entrar e fazer protesto, um pequeno grupo aproveitou a sessão da Câmara, onde tem a assistência do plenário, de livre acesso, para se manifestar. E a sessão quase beirou o tumulto, o clima esquentou de vez. O presidente da Casa, vereador Dinei do Raio X (PSD) não gostou nadinha dos gritos de “Fora Queiroz” e “Milícia não”, lançados pelo grupo. Achou uma falta de educação. Queiroz, depois de ser preso em 2020 por suposta participação em um esquema de rachadinha quando o hoje senador Flávio Bolsonaro (PL) ocupava uma cadeira na Alerj, e solto no ano seguinte (o caso foi arquivado), tentou vaga no Parlamento fluminense, em 2022, mas não se elegeu. Então, nas eleições passadas, tentou se lançar na vida política novamente, pela Câmara saquaremense, mas seus 588 votos só alcançaram a suplência. Como prêmio de consolação, virou o “02” da Segurança Pública municipal: a prefeita eleita, Lucimar Vidal (PL), o nomeou como subsecretário da pasta.


MOVIMENTO POPULAR DE REPÚDIO À INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MILÍCIA
Voltando ao fato, o protesto também aconteceu do lado de fora da Câmara, com pessoas segurando cartazes e citando palavras de ordem. Já no plenário, a manifestação quase tirou Dinei do sério, ficou a um passo da quebra de decoro. “Podem fazer silêncio, por favor? Por gentileza, vou pedir para evacuar. Será a última vez que vou falar, estão ouvindo? Falta de educação da parte de vocês”. Mas, pro caldo não engrossar, preferiu recuar e suspender a sessão. A situação, claro, virou assunto na cidade. Confira o vídeo acima.
CONTRATAÇÕES À VISTA
A prefeita de Araruama, Daniela Soares (MDB), anunciou em seus stories, no fim da manhã desta terça-feira (18), que assinou a abertura de dois processos seletivos para contratação de fisioterapeutas e motoristas com CNH categoria D. Os candidatos interessados devem atender aos requisitos específicos de cada função e participar das etapas de seleção. Para saber outras informações, como prazos e formas de inscrição, os interessados devem ficar atentos ao canal da Prefeitura no Instagram. Confira o que ela diz no vídeo acima.
BOTOU A BOCA NO TROMBONE
A sessão da Câmara desta terça-feira (18) teve fogo no parquinho. O vereador Thiago Pinheiro (MDB) botou a boca no trombone e foi direto ao ponto. Tava revoltado, idignado. Antes fidelíssimo, no último mandato dele, à ex-prefeita Lívia de Chiquinho (PODE), ao que parece ele cansou de suportar as críticas infundadas do marido de Lívia, o Chiquinho da “Educação” e soltou o verbo. Chamou o ex-prefeito de vagabundo e de safado. Ainda no discurso, “convidou” o ex-primeiro-cavalheiro pra “fazer a mão na rua”: “com a minha família, não”. Mas, como todo mundo sabe que Chiquinho é valente só com mulher ou quando tá com uns amigos truculentos pra proteger, a gente duvida que ele vai ter disposição pra enfrentar o vereador. Porém, uma coisa é certa, a gente tá vendo que o povo não tá mais aguentando esse assédio de Chiquinho, que inclusive botou um programa de rádio achando que tá intimidando. O pessoal tá perdendo, descaradamente, o medo, e tá falando as verdades que foram silenciadas durante muitos anos. Válido destacar que isso tudo é mérito do grito de libertação de independência da prefeita eleita Daniela Soares (MDB), né? Se Daniela, uma mulher, não tivesse tomado a iniciativa, estava até hoje todo mundo engolindo seco os desaforos do clã Chiquinho.

“CHIQUINHO É UM SOCIOPATA E O CARÁTER DELE É O PIOR POSSÍVEL”
E não foi só o vereador Thiago Pinheiro que largou o aço em Chiquinho. O prefeito de Rio Bonito, Marcos Abrahão (União), que esteve em Araruama e se encontrou com a prefeita Daniela, também foi à Câmara. E assinou embaixo das palavras de Thiago: “Chiquinho aperta a mão dos outros e não cumpre, é um grandissíssimo 171 (…) Teve dois mandatos de merda, eu tenho sete, minha vida pública é ilibada. Ele é um sociopata e o caráter dele é o pior possível”, disparou Abrahão. Confira a entrevista que ele deu ao jornal Fala Araruama aqui.

LANÇADOS EM 47 DIAS
Em Cabo Frio, destaque para o lançamento de quatro editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), lançados na noite desta segunda-feira (17), com um investimento de R$ 1,6 milhão para o fomento de projetos culturais. O evento aconteceu no salão nobre do Charitas e reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, membros da imprensa e representantes da sociedade civil. O prefeito Dr Serginho (PL), e seu vice, Miguel Alencar (União), também participaram, assim como o secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, que aliás foi elogiadíssimo em colocar os editais na rua em 47 dias da atual gestão, coisa que não foi feita em 365 dias de 2024 pela administração anterior. Entre as outras autoridades estavam a secretária nacional do Comitê de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins; o coordenador do Escritório Estadual do MinC-RJ, Eduardo Nascimento; os secretários municipais Victor Escapini (Governo), Paulo Becker (Comunicação) e Marcelo Dusi (Desenvolvimento Econômico). O presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, vereador Milton Alencar (PODE), também participou da solenidade. Confira algumas falas e entrevistas das autoridades, nos vídeos abaixo.
MANDOU BOTAR ÔNIBUS PROS ARTISTAS DE TAMOIOS
Quem também participou do evento foi a coordenadora do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural, Josefane Silva, é ela quem vai orientar os fazedores de cultura com seus projetos e eles estarem capacitados a fazer, numa espécie de oficina de capacitação. Nessa hora, o pessoal de Tamoios perguntou como seria para o pessoal do 2º distrito participar, pela dificuldade da distância. Na mesma hora, Serginho disse para o secretário Carlão providenciar um ônibus e trazer a turma até o Charitas. É fato que o pessoal diz que o partido de Serginho, o PL, não apoia a cultura mas, pelo menos aqui em Cabo Frio, não foi o que se viu na noite desta segunda. Aliás, muito pelo contrário, o que se viu foi um show de cordialidade entre os entes envolvidos no processo. Destaque para a fala da secretária nacional de Cultura do MinC, Roberta Martins, ressaltando que o governo Lula (PT) não vê sigla partidária na cultura. Para além disso, Serginho saiu do evento e continuou sua agenda de trabalho. Por volta das 22h, deu uma “incerta” na UPA do Parque Burle. Que fôlego, hein?

INTERVENÇÃO EMERGENCIAL
Ainda em Cabo Frio, o vice-prefeito, que é secretário da Cidade, Miguel Alencar, deu início, nesta terça-feira (18), a uma intervenção emergencial para a correção do solo em dois pequenos trechos da orla da Praia do Forte, na altura da Rua 13 de Novembro. O trabalho será feito em parceria com as secretarias de Obras e de Meio Ambiente. A Defesa Civil esteve no local na última sexta (14) e constatou o rompimento da estrutura do piso causado pela erosão do solo e o deslocamento das pedras portuguesas, causados possivelmente pelas marés cheias e a presença de alto índice de umidade no local, bem como o trânsito de pedestres. O local foi isolado para evitar acidentes. “Após essa avaliação técnica, foi determinada uma intervenção imediata para sanar essa questão. Com a proximidade do Carnaval, teremos uma orla bonita e bem cuidada para receber os nossos turistas”, explicou Miguel. Vale ressaltar que essa parte da orla não foi feita na época em que a ex-prefeita, Magdala Furtado, entregou obra de revitalização do deck.

SOLENIDADE NO CABO
Em Arraial do Cabo, teve solenidade de início oficial do ano legislativo. A Câmara de Vereadores da cidade deu início às suas sessões ordinárias com um evento que atraiu bastante gente. O vice-prefeito Diego Silveira (MDB) – que nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, completa 49 anos , parabéns!- foi um dos destaques da solenidade, demonstrando sua disposição em dialogar com os cidadãos e reforçar a importância da participação popular. O evento contou ainda com a presença do secretário de governo Thiago Fantinha, da chefe de Gabinete Suellen Rodrigues, do secretário de Saúde Jorge Diniz, do advogado Daniel D’Assumpção e do juiz da vara de Arraial do Cabo, José Renato. Após a sessão solene, teve intervalo e coquetel aos presentes. Em seguida, a Câmara deu início à sua primeira sessão ordinária do ano. Dentre os principais pontos discutidos na sessão, destacaram-se as propostas do presidente da Casa, vereador Dieguinho (PL), que sugeriu a instalação de um quebra-molas e placas de sinalização na RJ 140. Essa iniciativa visa aumentar a segurança viária em uma das principais vias da cidade. O líder do governo, Bruno Carudo (PSD), também apresentou uma indicação focada na urbanização e pavimentação do bairro Praia do Pontal.
PASTEL FAZ NOVA REUNIÃO SOBRE LAGUNA
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) segue com o compromisso de discutir a situação sanitária nada boa da lagoa de Araruama, uma pauta que já dominou várias de suas reuniões. Ele já conversou com a Prolagos, com os pescadores, com os representantes dos municípios da Região dos Lagos e até voltou a se reunir com estes nesta terça-feira (18). Ele quer formar uma frente intermunicipal para levar isso adiante. No encontro, ficou decidido que vão criar novas leis municipais para proteger a lagoa e uma comissão intermunicipal com participação do INEA, CILSJ, e as empresas Prolagos e Águas de Juturnaíba. Além disso, os prefeitos assinarão um termo de compromisso, selando a união entre os municípios em prol da lagoa. Pastel, de forma clara e objetiva, declarou: “Essa frente de trabalho é uma união histórica entre os municípios e nossa prioridade é garantir a preservação da lagoa de Araruama. Eu coloquei meu nome para fazer uma gestão apropriada e vejo, de coração mesmo, que cada um está aqui com uma vontade muito grande de resolver essa questão da Lagoa. E a gente precisa fazer isso. Cada um fazendo a sua parte, vamos avançar e trazer nossa lagoa de volta.” Estavam lá, claro, todos os representantes locais e mais um time de secretários e assessores, além de membros do INEA e da Prolagos. Os vereadores Moisés Batista (SDD) e Pedro Abreu (REP) também marcaram presença.

FÓRUM DE SECRETARIADO
Ainda na Aldeia, o secretário Adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo, participou nesta segunda-feira (17) da 2ª edição do Fórum de Secretariado da Região dos Lagos, realizado em Silva Jardim, no município de Aldeia. O evento foi organizado pela Codin. Também esteve presente o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth, que comentou sobre a importância do encontro. Segundo Bouth, “as discussões e trocas de ideias resultam em projetos que permitem a colaboração entre os municípios da região para desenvolver estratégias que fortaleçam o setor econômico, com apoio da Codin e da Firjan”. O foco das propostas é promover um interior forte e sustentável. O principal objetivo da iniciativa é discutir o fortalecimento do setor industrial, com ênfase na melhoria do ambiente de negócios e no aumento de emprego e renda para a população da Região dos Lagos e Baixada Litorânea.

VISITA À REGIÃO DOS LAGOS
A partir desta quarta-feira (19), o Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas do Rio de Janeiro, Uruan Andrade, estará nas cidades da Região dos Lagos e outros municípios onde foram realizadas importantes obras e ações pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas. Ele começa por Silva Jardim e Casimiro de Abreu. Já na quinta (20), passa por Araruama, Iguaba e São Pedro da Aldeia. Na sexta (21), é a vez de Cabo Frio, Rio das Ostras e Búzios. No sábado (22), último dia, Uruan visitará Cachoeiras de Macacu, Tanguá e Rio Bonito.

SEGURANÇA NO CARNAVAL
Em Búzios, a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, em parceria com o MP, reuniu nesta terça-feira (18) diversos órgãos para definir ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval. O encontro, realizado no auditório da secretaria de Turismo, contou com a participação da secretária Josiani Meira, do promotor Rafael Dopico, da coordenadora do CREAS Cristiane Gonçalves, do secretário de Segurança Sérgio Ferreira, além de representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Comunitário de Segurança e outros órgãos. Além dessa reunião, Josiani também se encontrou com o secretário de Turismo, Thomas Weber, para garantir que hotéis e pousadas adotem medidas de proteção durante o evento. A reunião abordou o Plano de Ação da Coordenadoria da Criança e do Adolescente, com foco na prevenção de violações de direitos e na proteção dos menores. Rafael detalhou como cada instituição deve atuar em ações coordenadas. As principais ações incluem fiscalização do uso de substâncias por menores, divulgação de canais de denúncia, conscientização dos responsáveis sobre os cuidados necessários e parcerias com a Guarda Municipal para reforçar a segurança.

SESSÃO ORDINÁRIA E AUDIÊNCIA PÚBLICA
O PL 22/2025, de autoria do vereador de Búzios Aurélio Barros (SDD), foi encaminhado à CCJR, nesta terça-feira (18), durante a sessão da Câmara Municipal. A proposta cria o selo “Escola Amiga da Inclusão”, a ser concedido às escolas que promovam a inclusão de pessoas com deficiência, com validade de dois anos e possibilidade de renovação. Também foi enviado à CCJR o PL 20/2025, de autoria de Victor Santos (MDB), que cria o programa “Movimenta Búzios Kids”, destinado ao treino funcional de crianças e adolescentes nas praias de Búzios. Na sessão, Anderson Chaves (REP) foi eleito membro da CDMCAJI, ocupando a vaga deixada pela vereadora Jô da Saúde (REP). A comissão, composta ainda por Raphael Braga (PRD) e Aurélio Barros, terá validade para o biênio 2025-2026. Além disso, a Câmara realizará uma audiência pública nesta quarta (19), às 14h, para discutir o planejamento do Carnaval 2025, com foco no ordenamento da cidade e na mobilidade urbana, conduzida pelo vereador Felipe Lopes (DC), presidente da Comissão de Turismo e Cultura.

GERAÇÃO DE RENDA NO CARNAVAL
Em Iguaba Grande, vai ter o “Mirante Workshow”, na próxima quinta-feira (20), no Mirante Municipal Dona Célia. A atividade é do Centro de Capacitação Lahylton César Teixeira Neves, ligada à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, comandada por Vantoil Martins. O tema é Geração de Renda no Carnaval e dará oportunidade pras pessoas terem um dinheirinho extra no Carnaval. O evento acontece das 17h30 às 20h, imperdível. Fora o visual, né? Um fator a mais pra inspirar os participantes.

VICE OU CO-PREFEITO?
O vice-prefeito de Maricá, Joãozinho Maurício (PT), está mais pra “co-prefeito” do que pra vice. Se tem evento, lá está ele, com ou sem o prefeito Quaquá (PT). Se tem entrega, lá está ele. Agora, foi a vez de marcar presença, nesta segunda-feira (17), no lançamento do Centro de Recondicionamento de Computadores e da Incubadora de Inovação Social em Inoã. Na cerimônia, Joãozinho fez questão de pegar os computadores antigos, que vão passar por um cuidadoso processo de reaproveitamento. Enquanto isso, estudantes do projeto aprendem informática e tecnologia, adquirindo conhecimento e habilidades para o mercado. O evento não foi pouca coisa: contou com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho; da deputada estadual, Zeidan (PT); do secretário de Governo, Arlen Pereira; do presidente da Somar, Francisco Lameira; e até do Diretor Operacional de Obras Indiretas, Honorato Fernandes. Mas, claro, o destaque ficou por conta do vice-prefeito. Do passaporte universitário ao recondicionamento de computadores, Joãozinho está sempre na ativa.

ENCONTRO COM LULA
O prefeito Welberth Rezende (CID) não para um minuto. Semana passada, estava em Brasília, depois no Rio, e agora, nesta segunda-feira (17), já estava de frente com o presidente Lula (PT), em Angra dos Reis. E não foi sozinho – Lula levou junto o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e ministros de Estado. Tudo isso para falar da tão esperada fábrica de fertilizantes. O prefeito está focado em reduzir a dependência do Brasil, que atualmente importa 92% dos fertilizantes que usa. Além disso, ele aposta que a fábrica vai movimentar a economia da cidade, gerar empregos e diminuir a dependência dos royalties do petróleo: “Essa fábrica é fundamental para a cidade, pois nos permitirá reduzir a dependência dos royalties do petróleo, garantindo uma economia mais sustentável.” Agora, com essa reunião no currículo, o próximo passo é levar o projeto ao Ministério de Minas e Energia para seguir com as negociações. Outro detalhe crucial para fazer a fábrica sair do papel é o preço do gás da Petrobras, que precisa ficar mais competitivo. Welberth está correndo contra o tempo para desenrolar esse projeto e colocar tudo em prática.

CONEXÃO RIO DAS OSTRAS-CANADÁ
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), tem sido um verdadeiro anfitrião em seu gabinete. Já nesta terça-feira (18), recebeu uma visita internacional: o Cônsul Geral do Canadá, François Jubinville. Durante o encontro, Carlos fez questão de apresentar os números da cidade, reforçando que o município está pronto para crescer e atrair investimentos. A conversa também girou em torno da possibilidade de trazer empresas canadenses do setor offshore para a Zona Especial de Negócios, mirando no desenvolvimento e na geração de empregos. Mas a pauta não parou por aí. O Canadá terá um estande no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, e, segundo o prefeito: “Nosso evento é considerado e confirmado como o melhor da América Latina, mas estamos em busca de tornamos também o melhor do mundo. E que essa colaboração cultural seja o início e o começo de uma colaboração mais ampla entre o Canadá e Rio das Ostras.” E para selar a aproximação, Rio das Ostras foi convidada a visitar Montreal e participar do maior evento de festivais de jazz do mundo. Carlos terá a oportunidade de estreitar ainda mais os laços internacionais e consolidar essa nova conexão Rio das Ostras x Canadá.