InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (18)

O casamento de Dr. Serginho e Mauro Bernardo vai dar em chapa no ano que vem?; Vantoil Martins e comitiva cumprem agenda intensa no Rio; Marcelo Magno entrega licenças para passeio de buggy e Magda Fraga participa do RC Cast; Alexandre Martins sanciona PCCR e se reúne com quiosqueiros da Praia da Tartaruga; Fábio do Pastel visita reforma em escola; O alerta de onda rosa em Araruama... E muito mais!

TEM CHAPA AÍ?

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (18) começa com a união do deputado estadual Dr. Serginho (PL) e do ex-parlamentar Mauro Bernardo. Na semana passada, uma postagem do subtenente começou a levantar suspeitas sobre o acerto entre eles. É que o ex-PM publicou algo relacionado à máfia do reboque e disparou: “2024 é logo ali”. Essa postagem gerou alguma especulação, porque houve quem dissesse que Mauro Bernardo já estava, digamos, procurando um meio de informar para a população que ele estará na disputa pela prefeitura de Cabo Frio, “furando o olho” de Serginho. Ao que parece, o vídeo abaixo veio justamente para dar uma resposta a essa questão ou estamos enganados? Uma vez que se trata de uma troca de elogios mútua. A dúvida que fica é: será que esse vídeo sinaliza que essa dupla pode virar uma chapa em 2024? Porque, se eles estiverem de lados opostos, ambos pescam no aquário bolsonarista.

_______________

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

O município de Cabo Frio realizou uma reunião com diretores das unidades escolares para discutir a segurança nas escolas. O encontro aconteceu na Escola Municipal Alfredo Castro, na manhã desta segunda-feira (17), e teve como objetivo expor às equipes diretivas o que vem sendo realizado pela Prefeitura e pelas forças de segurança, para garantir um ambiente seguro e saudável aos estudantes e profissionais da Educação. Ainda em fase processual, também foi explicado como será realizado o monitoramento com câmeras inteligentes com identificação facial, em todas as unidades escolares municipais que ainda não possuem o equipamento. O encontro foi conduzido pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Pública, Ruy França.

AUDIÊNCIA NA CÂMARA

Também tratando sobre essa questão, da segurança nas escolas, a Câmara Municipal de Cabo Frio vai realizar, nesta quarta-feira (19), uma audiência pública. A reunião será a partir das 10h, com transmissão pelas redes sociais da Casa Legislativa. A iniciativa é do vereador Roberto Jesus (MDB). Foram convidados representantes das secretarias de Educação, Governo, Segurança Pública, Saúde, Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil e Vara da Infância e Juventude. Vale a pena ficar atento.

CAMPUS DA UERJ EM CABO FRIO RECEBE VISTORIA

O campus da Uerj em Cabo Frio recebeu uma vistoria, nesta terça, de membros das diretorias da instituição acadêmica e do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro. A visita teve como objetivo avaliar as instalações, mapear os espaços disponíveis e saber das demandas de reformas e adaptações do local, que em 2024 vai receber estudantes de Medicina, Ciências Ambientais e Geografia. Esse é o primeiro passo para que se possa avançar com o funcionamento, de fato, da universidade e garantir que ano que vem esteja contando com a presença dos estudantes. Participaram dessa agenda: o diretor da faculdade de Ciências Médicas da Uerj, Mário Fritsch; a assessora da vice-reitoria da Uerj, Maria Gorette Torres; secretária executiva da faculdade de Ciências Médicas da Uerj, Mônica Sampaio; o assistente técnico da faculdade de Ciências Médicas da Uerj, Elenilson Gomes; o diretor-geral do HURHC, Francisco Barbosa Neto; a diretora-médica do hospital universitário, Mariana Carazza; e a diretora-adminstrativa do HURHC, Érica Hoffmann.

REUNIÃO PARTIDÁRIA

Enquanto isso, o vereador de Cabo Frio Davi Souza (PDT) participou de um evento na capital nesta segunda-feira (17). Foi uma reunião do diretório estadual do PDT, com participação do Ministro da Previdência Social e presidente licenciado da sigla, Carlos Lupi. “É sempre bom rever os companheiros e estreitar os laços partidários”, escreveu Davi, que já tem dez anos no partido.

AGENDA INTENSA

A terça-feira (18) do prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), foi das mais intensas. O dia do alcaide começou acompanhando o início das obras de revitalização da Estrada do Arrastão. De lá, o prefeito e comitiva, incluindo o chefe de Gabinete, Fábio Costa, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Costa, a secretária de Saúde, Carla Valle, e o subsecretário de Governo, Luiz Fernando, foram para o Rio de Janeiro. Por lá, eles estiveram no Inepac, onde a trataram da aprovação do projeto de restauração da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, no DER, o assunto foi o Programa Asfalto Presente, do Governo do Estado. Para fechar o dia, às 16h, a comitiva iguabense teve agenda na secretaria Estadual de Saúde com o titular da pasta, Dr. Luizinho, junto com o deputado estadual Pedro Ricardo (PP). Vantoil sintetizou que a agenda encurta a distância com o governo do estado e reforçou que se avizinham melhorias em diversas áreas. “É muito importante visitar órgãos, da esfera estadual e federal em busca de recursos para o município”, declarou Martins.

_______________

ENTREGA DE LICENÇAS

Em Arraial do Cabo, o prefeito, Marcelo Magno (PL), iniciou, nesta terça-feira (18), a entrega das autorizações para as empresas que realizam passeios de buggy. Os termos foram concedidos com base na Lei Municipal n.º 2.208 de 7 de agosto de 2019, com modificações estabelecidas pela Lei Municipal n.º 2.361 de 30 de dezembro de 2021. Para ser um buggy legal, uma série de critérios devem ser seguidos, como o perfeito estado de conservação do veículo, documentação e seguro. Além destas, outras solicitações aguardam a análise da Superintendência de Trânsito e Transporte de Arraial do Cabo (COMTRANS).

‘É HORA DE CONVERSAR COM OS FILHOS E TRANQUILIZÁ-LOS’

O alerta é da secretária de Segurança Pública de Arraial do Cabo, Magda Fraga, convidada do RC Cast desta terça-feira (18). Magda, que é policial federal aposentada e psicóloga, assumiu a função há pouco mais de uma semana, mas já atuava na pasta como assessora. Entre os assuntos debatidos, destaque para as ações que estão sendo tomadas com relação à violência nas escolas. Ela comentou que crianças da rede municipal de ensino estão desenvolvendo síndrome do pânico por conta dos últimos acontecimentos de ataques em unidades escolares. E mandou uma dica aos pais. “Olhem mochilas, celulares, mensagens, sites visitados. Restringir uso de celular também é uma alternativa de segurança”. Entre as ações que o município está tomando, ela destacou um processo emergencial, via secretaria de Educação, para contratar controladores de acesso com detector de metal nas escolas, “o que deve acontecer entre dez e 15 dias”. Foi um gol de placa do prefeito Marcelo Magno (PL) em tê-la convidado. Confira.

SANÇÃO COMEMORADA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), sancionou, nesta segunda-feira (17), a Lei Complementar nº 62, que dispõe do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores municipais dos segmentos técnico e administrativo da administração municipal. O PCCR tem como principal objetivo a valorização do servidor público e seu desenvolvimento profissional, revertendo frutos em benefício da população. Segundo a Prefeitura, estes cargos comunicam-se com as atividades de planejamento e execução de rotinas e procedimentos administrativos, além de apoio direto à gestão de cada órgão da administração pública direta e indireta. De acordo com o gestor, essa categoria é merecedora, passaram por momentos difíceis num passado não muito distante e seguraram a onda, conduziram a crise com equilíbrio, determinação e profissionalismo.

REUNIÃO COM QUIOSQUEIROS

Por falar em Alexandre Martins, o prefeito buziano se reuniu, nesta terça-feira (18), com os quiosqueiros que trabalham na Praia da Tartaruga para explicar como eles deverão atuar até a conclusão do Plano de Recuperação Florestal a ser implementado pela Prefeitura. O plano foi apresentado a partir da Ação Civil Pública do Ministério Público Federal que se transformou em uma decisão judicial. De acordo com Alexandre, a reunião aconteceu para a orientar de que maneira esses trabalhadores poderão operar até o início e conclusão das obras no local. Durante a reunião, o secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento ressaltou que nunca foi intenção do município conflitar, mas dialogar para que a decisão judicial fosse cumprida em comum acordo. Haverá revitalização da orla, com uma praça de alimentação onde os quiosques poderão funcionar. Eram catorze quiosques, que ficarão condensados em sete. Eles ficarão conjugados para atender as 14 famílias e os funcionários que trabalhavam no local.

ESCOLA DO RETIRO

Em São Pedro da Aldeia, nesta terça-feira (18), após cumprir agenda interna, com compromissos no gabinete, o prefeito Fábio do Pastel (PL) acompanhou mais uma obra em andamento. O local da vez foi a Escola Municipalizada Retiro, localizada no bairro do mesmo nome, que atende alunos do segundo segmento. A unidade já havia recebido uma quadra poliesportiva em julho de 2021 e, agora, está passando por melhorias estruturais para atender alunos e funcionários com mais conforto e segurança.

ENCONTRO ESTADUAL

A secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia marcou presença no encontro anual de gestores de cultura do estado do Rio de Janeiro, realizado na segunda-feira (17), na sede da Firjan, na capital fluminense. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), reuniu representantes de 67 municípios e apresentou o tema “Potencialização do Soft Power na Democratização das Políticas Públicas”. O encontro abordou questões como a operacionalização da Lei Paulo Gustavo e o plano de ação do Ministério da Cultura para os próximos meses. Representando a Prefeitura aldeense e o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, estiveram presentes a diretora de Cultura, Giselle Lima, e o assessor administrativo da pasta, Augusto Azevedo.

‘2024 É LOGO ALI’

Quem anda pelas ruas de Araruama já começa a sentir o clima eleitoral. É que diversos carros pela cidade trazem adevisos com um recado, em letra rosa, indicando que “2024 é logo ali”. Após dois mandatos de Lívia de Chiquinho (PP), é certo que, no ano que vem, vai ter uma outra pessoa eleita para ocupar o cargo. No grupo da Prefeitura, tem mulher no páreo, como é o caso da vice-prefeita, Raiana de Chiquinho (PSD), da chefe de Gabinete de Lívia, Ângela Barreira, e até mesmo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Dani Braz. No entanto, o adesivo visto acima ocupa lugar nos carros, justamente, do principal nome da oposição, no momento, em Araruama: a vereadora Penha Bernardes (PL). Será que os carros nas ruas são indicativo de uma onda rosa de alternância de poder nas eleições do ano que vem? De fato, 2024 é logo ali, o detalhe é que, até lá, tem muita água para rolar debaixo dessa ponte. Vamos acompanhar…

ABERTURA DE INQUÉRITO

O STJ autorizou, nesta terça (18), a abertura de um inquérito por parte da Polícia Federal contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). As investigações serão no âmbito de um suposto envolvimento do político em um esquema de corrupção. A solicitação pela abertura da investigação foi apresentada em novembro do ano passado pela Procuradoria-Geral da República e diz respeito a acusações referentes a atividades de Castro no período em que ele era vereador e vice-governador carioca. A PGR defendeu a apuração de seis crimes, que teriam sido praticados a partir de 2017: organização criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e peculato, que é o desvio de dinheiro público.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo