BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (17)

Alexandre Martins quer tirar MPBúzios do papel; Prefeito buziano vai a evento do governador e Fábio do Pastel também; Começa o Censo LGBTQIA+ em São Pedro; José Bonifácio encontra Júlio Lopes, que faz tour político na cidade; Procurador-Geral de Justiça vai receber homenagem em Cabo Frio; Vantoil Martins recebe Christino Áureo; Marcelo Magno recebe cabista 'gigante'; Arraial contra a LGBTfobia; Município de Araruama deixa Vicentinos a 'ver navios'... E muito mais!

1002

MPBÚZIOS VEM AÍ

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (17) começa por Búzios, onde o prefeito, Alexandre Martins (REP) ainda comemora o sucesso total que foi o Búzios Jazz Festival. Comércio e serviços em êxtase com 90% de ocupação hoteleira e muita gente dizendo em voltar para o próximo, já que agora faz parte do calendário de eventos do balneário. Mais que isso, os dados serviram para encorajá-lo ainda mais a tirar outro projeto do papel: o MPBúzios, com shows de artistas consagrados da Música Popular Brasileira do naipe de Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Paulinho Moska, Zélia Duncan e tantos outros de peso que temos pelo país. À coluna, Alexandre disse que isso pode virar realidade ainda este ano, na baixa temporada mesmo, com objetivo de fomentar a atividade turística. Búzios é outro nível, né mesmo?! Como diria o Bruno Henrique do Flamengo, Búzios é “OTO PATAMAR”.

ALEXANDRE NO RIO

Ainda falando do prefeito buziano, Alexandre Martins marcou presença num evento partidário no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com o governador Cláudio Castro (PL), na noite desta segunda-feira (16). Nas redes sociais, Martins afirmou que o encontro foi muito produtivo e revelou seus candidatos para as eleições deste ano: o senador Romário Faria (PL), o deputado federal Altineu Cortes (PL), o estadual Rodrigo Bacellar (PL) e o próprio Cláudio Castro. E deve ter sido produtivo mesmo, até porque, quem o conhece sabe que Alexandre quase nunca participa de eventos do governo estadual. “Grandes parceiros que já ajudaram, ajudam e continuarão ajudando muito o município”, escreveu Alexandre. O prefeito destacou obras como a do início da entrada da cidade, que começa desde Campos Novos até a secretaria de Turismo (entrada do Pórtico), além da obtenção de recursos para outras obras, investimentos e destinação de emendas. “Há muito tempo, Búzios não tinha um investimento do Estado. Essa parceria é fruto de muito trabalho e dedicação mútua, de reivindicar a contribuição dos parlamentares para melhorar o nosso município”, concluiu.

PL APROVADO…

A Câmara de Búzios aprovou nesta terça-feira (17) o PL que institui o Projeto Guarda Mirim no Programa Educacional e Preventivo às Drogas, Trânsito e Violência (PROGEP) da Guarda Civil Municipal e cria a bolsa auxílio para seus integrantes. De acordo com o texto, são beneficiários do auxílio os participantes da Guarda Mirim com renda familiar até 3 salários mínimos e com bom desempenho e frequência escolar. O valor do auxílio será definido por meio de decreto do prefeito. A proposta do Poder Executivo passa a vigorar com a publicação da lei.

… E PL’s APRESENTADOS

Ainda sobre projetos da Prefeitura de Búzios, na mesma sessão da Câmara, foram encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação dois PL’s. Um visa criar o Conselho Municipal das Unidades de Conservação Terrestres e o Conselho Municipal das Unidades de Conservação Marinhas de Búzios. Já o outro trata da regulamentação da exploração comercial de atividades náuticas nas praias de Búzios e instituição do Passeio Náutico Turístico-Cultural.

PASTEL COM CASTRO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), também participou do evento do PL no Palácio das Laranjeiras, no Rio, na noite desta segunda-feira (16). No encontro, o chefe do Executivo levou as demandas do município e gravou um vídeo com o governador, Cláudio Castro (PL), e o deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL) desejando um feliz aniversário para São Pedro da Aldeia, que completou 405 anos no dia em questão.

SÃO PEDRO INICIA CENSO LGBTQIA+

Ainda em São Pedro da Aldeia, como já havíamos adiantado aqui na coluna, a prefeitura aldeense começou nesta terça (17), Dia Internacional do Combate à LGBTQfobia, ao Censo LGBTQIA+, promovido pela secretaria de Assistência Social. O levantamento que começou hoje, via internet, vai seguir ao longo de 2022. A Prefeitura quer identificar se a atual estrutura do municipio comporta a demanda por serviços de atendimento social, qualificação profissional, segurança, saúde, entre outros, desse público específico. Atualmente, em São Pedro, o atendimento pode ser buscado nos CRAS e CREAS, mas também há opção do Centro de Cidadania Baixada Litorânea I e II – Cláudio Lemos, em Arraial do Cabo.

TOUR POLÍTICO EM CABO FRIO

O deputado federal Júlio Lopes (PP) realizou um verdadeiro tour por Cabo Frio, nesta terça-feira (17). Aproveitando que ia chegar perto da hora do almoço, fez questão de parar no restaurante Village, no bairro Vila Nova, que, aliás, é reduto de boas resenhas políticas. Como eu estava lá também, aproveitei para fazer o registro. Depois, Lopes se encontrou com o prefeito José Bonifácio (PDT) – quando conversaram a respeito de emendas no orçamento – e ainda teve tempo para se reunir com moradores e pescadores do bairro do Peró, onde conversou sobre a retomada do festival do marisco na cidade. Logo mais, o deputado estará em Unamar onde terá um bate-papo com moradores e lideranças.

HOMENAGEM A LUCIANO MATTOS

O Procurador-Geral de Justiça do MPRJ, Luciano Mattos, será agraciado com Moção de Aplausos na Câmara de Cabo Frio. A solenidade será nesta quarta-feira (18), às 17h. O Requerimento que concede o diploma, de autoria do vereador Davi Souza (PDT), foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (17). Natural de Niterói, Dr. Luciano começou a trabalhar aos 15 anos como auxiliar no Cartório de Notas. Em 1994, já formado em Direito, passou no concurso para técnico judiciário. Foi lotado na 28ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça e a seguir no Conselho da Magistratura. É promotor desde 22 de setembro de 1995, após passar no XVIII concurso do MPRJ.

VISITAÇÃO DE OBRAS E REPASSE DE EMENDAS

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (16), o deputado federal Christino Áureo (PP). Secretários e vereadores aproveitaram para trocar uma ideia e fazer o registro também. O parlamentar veio visitar as obras da cidade e assinar o repasse de emendas, totalizando R$ 2,5 milhões em recursos; desses recursos R$ 600 mil já tinham sido enviados anteriormente. A verba, conforme Vantoil, é voltada para a saúde, obras de pavimentação de vias públicas, passeios e drenagem. Veja o vídeo:

_______________

LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURAS EM IGUABA

Ainda em Iguaba, na próxima quinta-feira (19) tem lançamento das pré-candidaturas de Aquiles Barreto (PSD) a deputado federal e de Comte Bittencourt (CID) a deputado estadual. Quem está divulgando o evento, que terá participação do prefeito Vantoil Martins (CID), é o vereador Paulo Rito (CID). O encontro será a partir das 19h, no colégio Genária Viana.

CABISTA ‘GIGANTE’

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) recebeu ilustre visita de um filho da terra – e amante do mar – nesta terça-feira (17), em seu gabinete. O cabista Eric Berbiere mostrou algumas das suas ‘peripécias’ nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, durante o “Nazaré Tow Surfing Challenge”, ocorrido em março. Eric levou o prêmio na categoria ‘Maior Comprometimento’. “É o Galo, ele!”

ARRAIAL CONTRA A LGBTfobia

No Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado nesta terça-feira (17), o Centro de Cidadania LGBTQIA+ da Baixada Litorânea hasteou uma bandeira no Pórtico de Arraial do Cabo. O ato reforça a importância do setor no município e comemora mais um ano de trabalho ativo em oposição a qualquer tipo de violência de natureza homofóbica na cidade. O órgão público oferece atendimento multiprofissional e, não só ampara vítimas de ataques LGBTfóbicos, como também promove jornadas formativas para os colaboradores municipais, fortalecendo as políticas públicas com o objetivo de reduzir os índices de intolerância na região. A organização presta atendimentos de segunda a sexta, das 9h às 17h, na secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, localizada na Rua José Pinto de Macedo, s/n, na Prainha. O contato com eles ainda pode ser feito pelo e-mail: ccbaixadalitoranea.dhrj@gmail.com e pelo telefone (22) 98866-0772.

VICENTINOS A VER NAVIOS

Continua repercutindo em Araruama a transferências das cirurgias do hospital no distrito de São Vicente para o Jaqueline Prates, no Centro. A sessão da Câmara desta terça-feira (17), que teve duração de 1:54:17, contou com a presença de representantes da população vicentina contrários a decisão. A população do distrito havia convocado a prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), para uma reunião na parte da tarde. Como já era previsto, a prefeita não foi, mas não mandar sequer um representante do executivo já foi uma falta de respeito, né?

CROWDFUNDING LIBERADO

Desde o último domingo (15), empresas ou entidades cadastradas pelo TSE para prestar serviço de financiamento coletivo de campanhas nas Eleições Gerais de 2022 estão autorizadas a arrecadar recursos, desde que contratadas previamente por pré-candidatos ou partidos políticos. Na consulta à página do Tribunal, 14 empresas tiveram o cadastro aprovado até o momento, e outras 12 estão em fase de cadastramento. Conhecido também como crowdfunding ou “vaquinha virtual”, o financiamento coletivo será utilizado no processo eleitoral brasileiro pela terceira vez. Esse tipo de financiamento para campanhas eleitorais foi instituído pela reforma eleitoral de 2017. Já foi utilizado nas Eleições Gerais de 2018 e no pleito municipal de 2020. É a Resolução nº 23.607/2019 (artigos 22 a 24), com as mudanças introduzidas pela Resolução nº 23.665/2021, aprovada em dezembro passado pelo Plenário do TSE, que regulamenta o financiamento coletivo nas eleições deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui