InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (17)

Manoela Peres reúne autoridades da Região dos Lagos e do Estado no Fórum de Economia do Mar; O autoveto de Lívia de Chiquinho sobre IPTU e a volta da que não foi na Saúde; Vantoil Martins comemora 1 ano da Caboclinho; Marcelo Magno recebe imagem da Padroeira e comemora boas novas do TCE; Magdala Furtado em Brasília; Alexandre Martins discute ordenamentos das escunas; Fábio do Pastel na confraternização dos professores... E muito mais!

ECONOMIA DO MAR EM PAUTA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (17) começa por Saquarema, que realizou o 1º Fórum da Economia do Mar. A iniciativa reuniu autoridades de dez municípios, incluindo a Região dos Lagos inteira, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio das Ostras. Além da prefeita e anfitriã, Manoela Peres (PL), estiveram presentes diversas autoridades, como o secretário estadual de Economia do Mar, Hugo Leal, os secretários de Ambiente e Turismo de Arraial do Cabo, respectivamente, Jorge Oliveira e Junior Chuchu, e o titular da pasta de Governo de Cabo Frio, Roberto Jesus. Outras autoridades, como o secretário de Educação de Saquarema, Antônio Peres, e o ex-vice-prefeito de Araruama Anderson Moura também compareceram, assim como o deputado estadual, Pedro Ricardo (SD). No fórum, houve o lançamento da parceria Lagos 2030 – Um Mar de Oportunidades, cujo intuito é fortalecer as políticas públicas da Economia do Mar na Região dos Lagos, além da troca de experiências e casos de sucesso envolvendo o tema. “Um dos principais objetivos é aprender junto com eles (os outros municípios) a desenvolver as potencialidades de cada um”, disse Manoela Peres.

_______________

‘ALTÍSSIMO NÍVEL DE DISCUSSÃO’

Quem também participou do fórum em Saquarema foi o vice-presidente da TurisRio, Anderson Moura. Disse que ficou muito feliz com o que viu. “Foi um evento em altíssimo nível de discussão, pioneiro em todos os sentidos. Tratar esse tema dessa forma é muito importante para nossa região. Principalmente uma região que a gente têm visto interesse da maioria dos prefeitos em qualificar a gestão, as políticas públicas. Além disso, a oportunidade de a gente mostrar que a gente, enquanto poder público, estamos fazendo nossa parte”.

NÃO SE FALA EM OUTRA COISA

A vereadora e pré-candidata prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), utilizou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (17) para falar sobre o veto que a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) fez a um Projeto de Lei Complementar que ela própria mandou ao Parlamento. Confuso, né? É que a chefe do Executivo tinha enviado à Câmara um projeto de reforma do Código Tributário do município, que culminaria num aumento expressivo do IPTU na cidade. Acontece que a medida gerou uma baita repercussão negativa nas redes sociais e a própria prefeita vetou o artigo da lei que tange o IPTU. A vereadora da oposição questionou não só esse ponto, mas outros do projeto de lei controverso, que foi aprovado em regime de urgência na terça-feira passada (10). O vereador Elói Ramalho (PSD) também utilizou a tribuna da Câmara para se posicionar contra o projeto de lei complementar da Prefeitura e solicitou que a prefeita fizesse não um veto parcial, mas um veto integral à medida. Um vídeo publicado pelo ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) mostra bem qual é o tom que o governo pretende adotar: Lívia jamais aprovaria um projeto para aumentar impostos. É uma clara postura de fingir que não é com eles, fugir da realidade. O veto que a prefeita propôs ao projeto dela própria, ilustra bem essa tentativa de dissociação. Ao que parece, sentiram a pressão. Sentiram a pressão.

A VOLTA DA QUE NÃO FOI

Mas como polêmica pouca é bobagem, a ex-secretária de Saúde de Araruama, Ana Paula Bragança Corrêa, já foi nomeada novamente pela Prefeitura. Após sucumbir à pressão causada pela denúncia do vereador Oliveira da Guarda (MDB), que flagrou eletrodomésticos do patrimônio público municipal indo para casas particulares de Ana Paula, a ex-secretária foi “rebaixada” para coordenadora de Atenção Básica. O assunto se espalhou como pólvora na cidade nesta terça-feira (17). Que situação, hein? Antes de exonerar Ana Paula, Lívia tinha aberto procedimento administrativo para investigar as denúncias. No lugar de Bragança, Lívia nomeou Sebastião Teixeira Carvalho, que já exercia o cargo de superintendente da secretaria desde 2021. Dizem na Praça do Blindex que o homem é “o olho de Chiquinho” na Saúde.

1 ANO DA CABOCLINHO

A Prefeitura de Iguaba Grande realizou, nesta terça-feira (17), uma comemoração em alusão ao primeiro aniversário da Moeda Social Caboclinho. O prefeito, Vantoil Martins (CID), discursou sobre na sede da moeda, ao lado da equipe do programa e convidados. Outros representantes da Prefeitura estiveram presentes, como a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza. Os titulares das pastas de Administração, Valdeci Junior, de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Wallace Martins, e de Turismo, Marcelo Durão, foram outras autoridades presentes. Atualmente, a Caboclinho atende a mais de 2,5 mil famílias de Iguaba Grande com o valor mensal de 160 caboclinhos, que equivalem a R$ 160. “A Moeda Social representou muito, não só no aspecto social, mas no fomento ao comércio local. Afinal de contas, são quase meio milhão de reais injetados, mensalmente, em nossa economia”, declarou Vantoil, que se disse “muito feliz” por contribuir “na melhoria da vida das pessoas, das famílias e, de alguma forma, ajudar os comerciantes que geram emprego em nosso município”.

IMAGEM DA SANTA E BOAS NOVAS

Se tem alguém com muito a agradecer e comemorar nesta terça-feira (17) é o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL). O dia do chefe do Executivo começou mais abençoado com chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora dos Remédios na Prefeitura. “Um momento de fé e muita oração. A reprodução da imagem foi trazida por uma comitiva, representando o Padre Helcimar Sardinha”, explicou Marcelo. A visita faz parte das festividades da Padroeira da cidade. A programação, inclusive, conta com missa em Ação de Graças pelo município, nesta quarta (18), dia da Santa, às 10h, na igreja da Praia dos Anjos. Além da animação pela Festa da Padroeira, Marcelo pode comemorar também o acórdão do TCE, que deu parecer prévio favorável às contas dele de 2022. No beco da fofoca, o comentário é que “não foi milagre de Nossa Senhora dos Remédios, foi gestão mesmo”. Tá com moral, hein?

EM BRASÍLIA

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL) está em Brasília. Foi com a secretária de Administração, Marcilene Barreto. A gente ficou sabendo dessa viagem à capital federal na semana passada, mas a assessoria dela havia pedido para não divulgar antecipadamente. E nesta terça-feira (17) ela postou nas redes sociais uma das agendas, com a deputada Daniela do Waguinho (REP). Como está próximo de fechar a janela das emendas parlamentares, Magdala tratou de pegar o pires e o avião e voar atrás de dinheiro para engordar o orçamento municipal.

RESULTADO DE LEVANTAMENTO

Continuando em Cabo Frio, divulgamos aqui na coluna anterior sobre a cidade ter um dos piores índices na gestão dos royalties entre 2022 e o primeiro semestre de 2023. No entanto, vale destacar que a prefeita Magdala Furtado (PL) está no comando da cidade há três meses, ou seja, o resultado da pesquisa tomou por base o governo anterior. De qualquer forma, a matéria deu o que falar na cidade, até a Prefeitura nos procurou para saber de onde havia saído a informação.

EM BUSCA DO VICE IDEAL

Nesse período de pré-campanha, o que não falta são pesquisas para orientar os pré-candidatos. Um instituto de pesquisa aqui da nossa região apontou um dado curioso. Considerando os possíveis candidatos com chances reais de vencer a eleição para a Prefeitura de Cabo Frio, ao questionar a população qual seria o vice ideal na chapa, o resultado unânime é o vereador Ruy França (CID). Interessante, né? Cabe-se alientar que Ruy ficou pouco mais de um mês como secretário de Governo, foi pré-candidato a prefeito em 2020, mas não colocou seu nome para tal, até então, com vistas em 2024. No entanto, o parlamentar goza da simpatia da população quando o assunto é fortalecer uma chapa. Olha que Ruy não é de fazer esforço para aparecer, diferente de outros vereadores que têm movido mundos, fundos e rios para conseguir ver se pontuam na pesquisa e, mesmo assim, têm patinado.

ORDENAMENTO DAS ESCUNAS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), recebeu, junto com o secretário de Turismo, Cristiano Marques, integrantes da Associação de Barcos de Turismo de Búzios (Abatur). A reunião foi nesta segunda-feira (16) e trouxe demandas e sugestões da categoria. À coluna, Cristiano Marques explicou que a pauta foi o ordenamento visando a alta temporada. A reunião foi um bate-papo rápido e discutiu, basicamente, a implantação de uma tarifa única de R$ 80,00 para os passeios de escunas. A Prefeitura se comprometeu a entrar na causa para fazer, de fato, essa fiscalização.

Imagem de arquivo

FOGOS EM BÚZIOS

Ainda em Búzios, o prefeito Alexandre Martins enviou à Câmara um Projeto de Lei que propõe alterar o artigo 3º da Lei que Proíbe Fogos de Artifício Sonoros na cidade (Lei n° 1690/2021). O novo texto estabelece que a lei não se aplicará quando da realização de shows pirotécnicos, com manuseio de fogos e artefatos explosivos, realizados por balsas próprias, ancoradas após a linha preamar e devidamente autorizadas pelos órgãos competentes. O projeto foi encaminhado na sessão desta terça-feira (17) e será analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

FESTA DOS PROFESSORES

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), participou, nesta segunda-feira (16), da confraternização com professores e demais profissionais da educação do município. O chefe do Executivo foi um dos mais animados do evento. “Eu tenho muito orgulho que estamos construindo juntos com todos os nossos servidores do município, eles entenderam a nossa missão em fazer da educação um modo para melhorar e dar mais dignidade para a vida dos profissionais da educação e dos alunos. Hoje é dia de celebrar o legado desses grandes profissionais, a entrega e o amor pela vocação de cada um que está aqui”, declarou Fábio. Segundo o próprio prefeito, mais de 1 mil pessoas participaram da confraternização, que começou às 10h e durou até o fim de tarde. O local escolhido foi um famoso restaurante da cidade no Bairro Poço Fundo, em frente à Lagoa. A atração ficou por conta do pôr do sol paradisíaco, palco para música ao vivo, danças e brindes para os educadores. Além de Fábio do Pastel, que se emocionou com o carinho dos servidores, a secretária de educação Sheila Atalla fez um discurso de gratidão perante todos que estavam presentes.

RC CAST ESPECIAL

O 109º episódio do RC Cast será uma edição especial. Nesta quarta-feira (18), a entrevistada será Carla Pessano, que é mãe do jovem trader de criptomoedas, Wesley Pessano, morto em 2021. Ele tinha 19 anos quando foi assassinado, segundo as investigações, a mando de Glaidson Acácio dos Santos, o ‘faraó dos bitcoins’. Carla estará Cabo Frio para uma reunião com o Ministério Público e vai aproveitar a vinda à cidade para participar desse bate papo conosco. Vocês estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, a partir das 17h, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

‘PUBLICIDADE SÓ NÃO BASTA’

Ainda sobre a pesquisa de gestão dos royalties, quem não perdeu tempo de sua pré-campanha foi o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Saquarema, Paulo Melo (MDB). Aproveitou o resultado do levantamento, nada animador para uma cidade rica – nota 4,99 no grupo das cidades com até 100 mil habitantes -, e “alertou” os eleitores. “Tem que prestar atenção para onde está indo o dinheiro dos royalties. Nossa cidade tem que estar mais bem situada no cenário nacional”, disse ele, lembrando que o município ficou atrás de cidades de orçamentos bem menores, como Quissamã, São João da Barra e Casimiro de Abreu. “Publicidade só não basta”, alfinetou.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo