17/09/2025 — 01:05
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (16)

Marcelo Magno anuncia novo cemitério: o antigo não comporta mais; Daniele Martins convida pro "Ação Mulher", em Búzios; Cultura de Cabo Frio faz pagamentos do Prêmio Teixeira e Sousa da gestão anterior; Quaquá tira licença de 20 dias e Joãozinho Maurício assume; Fórum Municipal de Segurança Pública de São Pedro é nesta quarta (17); Fortalecimento das políticas culturais em Iguaba; Lucimar Vidal entrega nova ESF; Ônibus Lilás é sucesso em Araruama; Direito do Consumidor na pauta de Macaé... E muito mais!

Compartilhe

NOVO CEMITÉRIO

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (16) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito, Marcelo Magno (PL), contou com exclusividade à coluna que a cidade finalmente terá um novo, e tão sonhado, cemitério. A área já está separada – será próximo da usina de energia solar, na entrada da cidade -, e a licitação vai acontecer ainda este ano. Trata-se, segundo ele, de “um projeto inovador, humanista, com uma belíssima capela”. Até porque a necrópole antiga já não comporta mais. A lembrar, cerca de 20 anos atrás, quando Henrique Melman era prefeito, ele chegou a publicar um decreto “proibindo que se morresse” em Arraial do Cabo, foi repercussão nacional. Mas essa agonia está perto do fim.

DESTAQUE À MAÇONARIA

Ainda no Cabo e sobre Marcelo, ele e seu vice, Diego Silveira (MDB), receberam representantes da Loja Maçônica Pioneiros do Cabo – os superiores da instituição – para discutir a instalação de uma espécie de marco da Maçonaria na entrada da cidade, como forma de valorizar a história de Arraial e da própria ordem. Fundada em 1970, a Pioneiros do Cabo é a mais antiga loja maçônica em atividade no município. A prefeitura deverá estudar a viabilidade do projeto, incluindo aspectos como localização e autorização legal para a construção. Sobre isso, o prefeito comentou que apesar dele não ser maçom, há uma relação próxima e que o pessoal da maçonaria sempre o convida pra participar das festas.

MÉRITO DA DEFENSORIA

Ainda conversando com Marcelo, repercutimos com ele sobre o TJ ter suspendido a decisão das demolições de imóveis no bairro Sabiá, no distrito de Figueira. Ele comentou que já tinha conversado com o Ministério Público, “e vamos continuar conversando”, mas que não depende do município, o qual nem faz parte da ação. Mas como se trata de famílias cabistas, ele disse que já conversou algumas vezes com as famílias envolvidas e que se solidariza com a angústia delas. “Uma família aflita e preocupada é algo que nos tira a tranquilidade”. Acrescentou ainda que não é uma questão que o prefeito possa resolver, depende da justiça, mas de qualquer maneira esse alívio momentâneo foi algo que também trouxe mais tranquilidade para o prefeito. Até porque, nessas horas, é um tal de político querer ser “pai do filho bonito”, que não tá no gibi. Então, bom ressaltar aqui: o verdadeiro pai desse filho bonito é a Defensoria Pública.

HISTÓRIA VIVA: QUANTA COISA MUDOU

A imagem do cabista Ricardo Pinheiro de Miranda segurando sua foto onde ele aparece em cima de uma gigante das águas, uma baleia azul de 30m e 100 toneladas, numa época (que graças a Deus já passou) onde caçar e matar baleia não era crime. Foi no ano de 1962, quando ele era empregado da empresa japonesa Taiyo, de beneficiamento da carne do cetáceo. Naquela época, foram 4 temporadas de caça, num total 1.470 baleias de 6 espécies diferentes mortas. Mas isso é passado e agora Arraial é delas! Tanto é que na segunda foto, Ricardo está participando do evento que marcou o fim da temporada de avistamento de baleias na cidade, no último fim de semana. Ele chamou a atenção da bióloga Thaís Amaral, coordenadora de Educação Ambiental no Projeto Aruanã (de monitoramento de tartarugas marinhas), de Niterói. Aliás, seu Ricardo faz parte do livro “Histórias do Arraial e a fábrica da baleia”. O autor é Leandro Miranda, filho do ex-pescador, que saiu da caça às gigantes para trabalhar na Álcalis, onde se aposentou. Foi Leandro quem contou essas passagens para nós. Ainda bem que os tempos são outros e a conscientização ambiental está vencendo, né?

AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA

Ainda em Arraial, uma audiência pública para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 será realizada nesta quarta-feira (17), às 18h30. O encontro ocorrerá na Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho, no distrito de Monte Alto. De acordo com o município, a audiência tem como objetivo apresentar a estimativa de arrecadação e definir como os recursos públicos serão aplicados ao longo do próximo ano.

AÇÃO MULHER

A secretária da Mulher de Búzios, Daniele Martins, anunciou que, nesta quarta-feira (17), das 9h às 16h, será realizada a Ação Mulher na Praça Dona UIA (INEFI), oferecendo mais de 20 serviços gratuitos à população. “O objetivo é aproximar os serviços públicos das pessoas, facilitando o acesso a orientações e atendimentos em diversas áreas”, afirmou a secretária. Entre os serviços estão: emissão de documentos (CPF, RG, passaporte, título de eleitor e carteiras especiais), atendimento jurídico e de cidadania, aferição de pressão e glicemia, inscrição em atividades esportivas, serviços voltados para mulheres e jovens, além da Escola Móvel Pet, com cuidados para cães, e uma feira de adoção de animais.

APROVADO POR UNANIMIDADE

A Câmara Municipal de Búzios aprovou, nesta terça-feira (16), por unanimidade, o Projeto de Lei 139/2025, que declara a Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa de utilidade pública. O reconhecimento permitirá à entidade acessar parcerias, convênios e recursos para ampliar suas atividades sociais e culturais. O projeto, de autoria do vereador Victor Santos (MDB), segue agora para sanção do prefeito Alexandre Martins (REP).

PAGAMENTO DO PRÊMIO TEIXEIRA E SOUSA

A Secretaria de Cultura de Cabo Frio realizou os pagamentos dos artistas contemplados no Prêmio Teixeira e Sousa 2024, reconhecendo e valorizando talentos literários do município. O prêmio, precisou passar por analises administrativas, pois a gestão anterior não deu seguimento às etapas de pagamento, foi assumido como compromisso da atual administração e hoje é cumprido sob a liderança do secretário Carlos Ernesto, o Carlão, em conjunto com o setor de Editais. “Desde o início da gestão, assumimos o compromisso de valorizar a classe artística e honrar os prêmios e editais já firmados. Hoje, com os pagamentos realizados, garantimos o direito de cada premiado e reforçamos nosso respeito pela cultura local”, destacou Carlão.

CAUSA ANIMAL

O programa Renata Cristiane Online desta terça-feira (16) recebeu a Dra. Fenela Assed, superintendente da causa animal, para falar sobre o canil municipal e outras ações. Na entrevista, conta que, junto com a secretaria de Agricultura e Pesca, a superintendência conseguiu trazer o Castra Móvel para Cabo Frio, que castrou 4.600 animais em quase 2 meses. Falou ainda sobre o Projeto Sede, de voluntariado e ainda trouxe uma reflexão sobre o famoso símbolo nacional, o vira-lata caramelo. Confira os cortes.

LICENÇA “POLÊMICA”

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), foi às redes sociais nesta terça-feira (16) para esclarecer o pedido de licença, por 20 dias, que enviou à Câmara Municipal. O assunto rendeu comentários da oposição, mas Quaquá fez questão de explicar o motivo: compromissos importantes fora do país. Ele contou que vai representar Maricá em agendas internacionais, incluindo uma reunião na ONU, em Genebra, na Suíça. Enquanto o prefeito estiver fora, seu vice, Joãozinho Maurício (PT) ficará a frente do executivo.

FÓRUM MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

O secretário de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia, Diego Alves, participa nesta quarta-feira (17) do VI Fórum Municipal de Segurança Pública, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, aberto ao público. O evento busca fortalecer o diálogo entre autoridades, sociedade civil e instituições de segurança. “O Fórum é um espaço fundamental para integração entre as forças de segurança e a comunidade. A troca de experiências contribui para políticas públicas mais eficientes”, afirmou Diego. O encontro contará ainda com a presença da presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Micheli Batista, além de palestras sobre educação no trânsito, violência contra a mulher, reformas penais e os impactos das drogas na segurança pública, com participações de GCM Oliveira, GCM Rosana Andrade, deputado estadual Márcio Gualberto (PL), Major Matheus e Tenente Sandro Nunes.

INTEGRAÇÃO DE PASTAS

O secretário de Planejamento de Iguaba Grande, Vinícius Lavalle, recebeu nesta terça-feira (17) o secretário de Cultura, Miquéias Gomes, para alinhar ações voltadas ao fortalecimento das políticas culturais no município. A reunião abordou editais, convênios e repasses de recursos, com foco em ampliar o apoio a artistas e produtores locais. “O diálogo entre as secretarias permite ampliar oportunidades para a comunidade cultural e fortalecer os projetos em andamento”, destacou Vinícius.

INAUGURAÇÃO DA ESF

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), deu mais um passo importante para a saúde do município nesta segunda-feira (15) ao inaugurar a nova Estratégia de Saúde da Família (ESF) Thomáz de Aquino Melo, em Madressilva. A vice-prefeita, Dra. Raquel (União), e outras autoridades também participaram do evento. Lucimar destacou o impacto da nova unidade para a população: “Essa ESF vai ampliar o atendimento em Madressilva e garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços de saúde que precisam”, disse a prefeita, que segue mostrando compromisso e dedicação para melhorar a qualidade de vida da cidade.

ÔNIBUS LILÁS

Em Araruama, a Praça Menino João Hélio recebeu, nesta terça-feira (16), o Ônibus Lilás, unidade móvel que ofereceu atendimentos jurídicos, psicológicos, sociais e de saúde para mulheres em situação de violência. A ação contou também com serviços do CRAS, como trancista, barbeiro, manicure e orientações sobre o CadÚnico, além do reforço da Patrulha Maria da Penha.

FÓRUM DIREITO DO CONSUMIDOR

O vice-prefeito de Macaé, Fabiano Paschoal (MDB), participou nesta segunda-feira (15) do Fórum Regional de Direito do Consumidor Norte Fluminense, comemorativo aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), organizado pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e pelo Procon/Macaé. Estiveram presentes Celso Mussi, secretário Executivo de Defesa do Consumidor; Claudir Rodrigues, subsecretário de Estado de Defesa do Consumidor; Mayara Rezende (REP), vereadora e presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Câmara de Macaé; Rodrigo Rodrigues Sarmanho, procurador-geral do Município; Ana Agleice Poncio Destefani, presidente da 15ª Subseção da OAB; Larissa Assar, presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB/RJ; e Adilson Samora, diretor da Faculdade Estácio de Sá.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias