19/01/2025 — 03:31
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (16)

PCCR aprovado por unanimidade: Alexandre Martins fará cerimônia junto com servidores para sanção do PL; Magdala Furtado bate 'aquele' PF entre um compromisso e outro; Oposição de Arraial do Cabo faz reunião para definir convenção na sexta (19); A movimentada agenda de Fábio do Pastel; Toni Garrido põe Vantoil Martins pra dançar; A novela mexicana de Araruama; Penha e Manoela em Saquarema; Fabiano Horta recebe Benedita da Silva... E muito mais!

Compartilhe

APROVADO POR UNANIMIDADE

A Boca Miúda desta terça-feira (16) começa por Armação dos Búzios, onde foi aprovado na sessão legislativa, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração Geral dos Servidores Municipais de Búzios (PCCR) e o PCCR específico dos Profissionais da Educação Básica do Município. As aprovações aconteceram em segundo turno e por unanimidade dos vereadores presentes. Essa notícia foi aguardada por mais de 20 anos pelos servidores, que ocuparam a Câmara Municipal e comemoraram a vitória. De acordo com os projetos, as referidas Leis Complementares entram em vigor a partir de 1° de janeiro de 2025 e deverão ser revisadas a cada 2 anos. Os Projetos seguem para sanção do prefeito Alexandre Martins (REP). A coluna conversou com Alexandre, ele destacou que em três anos foi montada uma comissão de servidores de todos os setores do serviço público municipal, fizeram várias reuniões onde foram discutidos os detalhes do plano de cargos e salários. “Foi uma coisa que ninguém fez em 25 anos”, frisou ele, acrescentando que “se sente muito orgulhoso por ter conseguido cumprir mais uma promessa em três anos e meio”. Ainda segundo o prefeito buziano, haverá uma cerimônia para sancionar o plano junto com a comissão de servidores que o ajudou a preparar esse projeto.

CONVENÇÃO EM BÚZIOS

Ainda conversando com Alexandre Martins, ele disse que a convenção do Republicanos será dia 5 de agosto. Por enquanto, só tem Republicanos e PSDB, liderado por Thomas Weber, que é o pré-candidato a vereador dos tucanos em Búzios. Temos ainda a informação que o grupo do prefeito está tentando um terceiro partido, o que ainda não confirmamos Com relação a vice, Alexandre disse que até o dia 5 de agosto esse nome será anunciado, mas que por enquanto ele prefere manter um mistério.

NADA FORA DO LUGAR

Continuando na península mais badalada do Brasil, aproveitando o bate-papo com o prefeito Alexandre Martins, o questionamos acerca de uma denúncia feita pelo vereador Raphael Braga (PRD) sobre materiais da Educação largados num estoque. Alexandre disse que não tem nada de errado, assim como o secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão: “O material está estocado em lugar adequado”, disse.

QUEM SERÁ O VICE?

O presidente da Câmara de Búzios e pré-candidato a prefeito pelo PL, Rafael Aguiar, disse que terá pelo menos sete partidos em sua coligação, com 70 candidatos à vereança. Além do Partido Liberal estão o PRD, União Brasil, Patriota, PDT (sim, PDT) e que ainda que está em negociação para levar o Solidariedade e o MDB. Sobre a convenção, Aguiar disse que a data não está definida, mas diz que “tá vindo grandão”. Falando com Rafael nesta tarde de terça (16), pelo telefone, ele confidenciou que está em tratativas bem avançadas com o deputado federal Áureo Ribeiro, que é o presidente estadual do Solidariedade. Logo, questionamos se então estava selado o fechamento com Leandro de Búzios, que está no partido. Rafael disse que não, pelo menos por enquanto. Mas uma coisa ele deixou claro: será ele mesmo o candidato a prefeito e não abre mão disso. A dúvida que fica é: quem será o vice de Rafael? Joãozinho Carrilho (PRD)? Leandro? Tentamos contato com Leandro várias vezes para saber se ele vai aceitar ou não ser vice do Rafael, mas não conseguimos obter resposta até o fechamento desta edição. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.

ENTRE O GABINETE E OS BAIRROS

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV) tá na correria entre seu gabinete e andanças pelos bairros, conversando com moradores. Entre um compromisso e outro, normalmente para pra tomar um cafezinho e aproveita para mais conversas. Mas, nesta terça (16) a fome apertou e ela uniu o útil ao agradável: aproveitou que era aniversário do superintendente de Fisioterapia, André Bandeira, e almoçaram juntos. Super Mag não se fez de rogada e bateu “aquele” prato, um PF com tudo que tem direito.

MAIS UMA OBRA PRA COMEMORAR

O vereador e líder do governo de Cabo Frio, Átila Motta (PC do B) está comemorando porque finalmente começaram as obras no postinho do Jardim Caiçara, bairro onde ele nasceu e criado. Até por isso ele vinha sendo muito cobrado pela população. Correu atrás e conseguiu viabilizar mais uma entrega. Ufa!

REPRESENTAÇÃO NO MPF

O Instituto Ecovida, entidade não governamental responsável por obras de restauração em Cabo Frio a partir de emendas parlamentares, esteve à frente dos holofotes no mês de junho, por conta de denúncias de supostos desvios de verbas públicas. Um dos casos, por exemplo, foi a revitalização da Duna Dama Branca, onde a gasolina que deveria ter sido destinada para ferramentas na cidade cabo-friense, abasteceu um carro em Niterói. Com os dados levantados a partir das notas fiscais, alguns moradores engajados e defensores do meio ambiente se sentiram incomodados e resolveram buscar seus direitos, fazendo representações sobre os casos denunciados, até então dois, ao MPF. Os denunciantes questionam sobre o pagamento antecipado aos funcionários da entidade, além do parentesco entre, à época, pessoas que atuavam no Meio Ambiente de Cabo Frio e envolvidos no Instituto – sendo estas, inclusive, processadas por conta de “enriquecimento sem causa” durante atuação em outra entidade. Segundo informações, até o momento, foram duas representações – podendo haver mais. É, pelo visto o povo ficou incomodado com o que viu. Vale pontuar, ainda, que o Ecovida não retornou sobre os questionamentos relacionados à denúncia da Duna Dama Branca. Que coisa, hein?

CONVENÇÃO DE SERGINHO

Ainda sobre Cabo Frio, dissemos na coluna da última sexta (12) que a convenção do PL, partido do pré-candidato a prefeito Dr Serginho, que acontece no próximo sábado (20), seria no hotel Paradiso. Na verdade, o evento será na Associação Atlética Cabo-Friense.

O QUE É PERMITIDO?

O advogado especialista em Direito Eleitoral, Pedro Canellas, será o entrevistado do próximo RC Cast, na quinta-feira (18). Vamos bater um papo sobre as regras da pré-campanha, convenções e campanha. E também vamos debater alguns casos polêmicos de pré-candidaturas da Região dos Lagos, como a de Marquinho Mendes, em Cabo Frio, Andinho Brito, em Arraial do Cabo, e Cláudio Chumbinho, em São Pedro da Aldeia. Pedro vai dar um parecer sobre esses três casos emblemáticos, especialmente os de Marquinho e Andinho, os quais têm levantado muitas dúvidas na cabeça do eleitor. Além disso, Pedro vai falar sobre o que pode e o que não pode nas eleições deste ano. Só lembrando que o programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

FAÇAM SUAS APOSTAS

Em Arraial do Cabo, soubemos por fontes ligadas ao grupo de oposição que na próxima sexta-feira (19) vai ter reunião para definir a data da convenção e outros detalhes. Andamos apurando que o acordo é que Andinho (União) seja o candidato, pois confiam que o ex-prefeito vai conseguir a liberação da justiça, e Ton Porto (PDT), vice. Caso Andinho não esteja apto, Ton vai assumir a chapa e o vice será indicado pelo grupo. Inclusive já existem nomes no radar.

AGENDA MOVIMENTADA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), mostrou que está com a agenda movimentada neste período de pré-campanha eleitoral. Nesta segunda-feira (15), o prefeito foi visto participando de eventos por toda a cidade. Primeiro, foi convidado pelo ex-chefe de gabinete e pré-candidato a vereador, Moisés Batista, para uma reunião com moradores no bairro de Praia Linda. Em seguida, sem perder o ritmo, encontrou-se com o pré-candidato a vereador Matheus de Kikinho, no bairro Baixo Grande, onde discutiram ideias e estratégias para a campanha. Pastel sempre anda conectado. O cara é bom, não dá pra negar, e além disso está na frente das pesquisas. Tem muito pré-candidato que precisa aprender com ele.

FIRME NA CAMINHADA

O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (REP), andava meio sumido, mas foi até as redes sociais justificar o motivo e afirmar que está de volta. Ele contou que precisou ficar duas semanas afastado porque estava se recuperando de uma dengue, mas segue firme na caminhada da pré-candidatura na tentativa de governar a cidade novamente. Nesta segunda-feira (15), ele postou uma foto em sua rede social, ladeado pelos ex-vereadores Otávio Rascão e Zeco Alves, os quais, nas últimas eleições, eram parceiros da agora pré-candidata a prefeita, Bia de Guga (PSDB). Coisas da política, que chama?

INIMIGO DO RITMO?

Quem espera que o prefeito Vantoil Martins (CID) vá dançar nessa eleição, perdeu o trem da história. Ele já dançou, e dançou mesmo, no palco, na última sexta-feira (12), durante a apresentação do cantor Toni Garrido, que agradou 100% dos participantes da Feira Literária de Iguaba Grande, evento que já se consolidou como grande sucesso. Os elogios foram tremendos. Vantoil não conseguiu parar um instante, era todo mundo aclamando, abraçando, beijando o prefeito. Era uma verdadeira unanimidade. Os professores estavam se amarrando na festa, curtindo pra caramba. E, por fim, quando o prefeito subiu ao palco pra entregar uma homenagem a Garrido, foi surpreendido pelo cantor, que o desafiou a dançar. Vantoil, que, digamos, não tem muito molejo [o vídeo fala por si], se esforçou pra não fazer feio para a plateia de cerca de cinco mil pessoas, ao som da música “Saideira”. Como dizem naquela expressão “ninguém solta a mão de ninguém”, a primeira dama Wanessa subiu junto para acompanhar o marido e se surpreendeu, disse que Vantoil se superou diante ali do público e do Toni Garrido, que inclusive, é um fofo, e chegou a comentar que passou infância em Iguaba Grande.

POLÍTICA OU NOVELA MEXICANA?

Em Araruama, uma reviravolta na política tomou conta da cidade. Está parecendo saga de novela mexicana. É que a empresária Verônica Januário (Novo), que antes gritava aos quatro ventos suas críticas, decidiu abandonar sua candidatura solo para se unir à prefeita Lívia de Chiquinho (REP) e ser a vice de Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), como demos na coluna anterior. E onde melhor para selar essa união do que no Segundo Encontro de Famílias MDB Araruama? O evento aconteceu nesta segunda-feira (15), comandado por Chiquinho da Educação (MDB). O clima de hipocrisia varreu o ambiente político. E pensar que até há pouquíssimo tempo a empresária tacava pedra, agora troca olhares de amor eterno. Um tanto artificial, hein? Mas o clima de amor e união foi tão contagiante, que até o médico Marcelo Amaral não resistiu e, com um olhar que derreteria o gelo da Antártica, mostrou que existem dois milhões de motivos para um novo começo cheio de dedicação e carinho. Entendedores entenderão.

TRABALHO QUE SEGUE

Ainda sobre Araruama, o cenário político tem sido (in)tenso desde o atentado ocorrido durante um encontro de pré-campanha da vereadora e pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL), onde também estava presente a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), na última quarta (10). Mas como “o tempo urge e a Sapucaí é grande”, trabalho que segue. Em sua rede social, Penha, inclusive, postou que algumas pessoas têm preço, outras têm valores”… Será que foi uma indireta, mega-direta, pra empresária do Café? E nesta quarta-feira (17), a partir das 19h, tem nova reunião, desta vez em frente à Praça de Iguabinha, para dar continuidade ao diálogo entre Penha e Manoela junto com os moradores.

ENCONTRO DE PRÉ-CANDIDATAS

Falando em Penha, ela esteve em Saquarema na noite desta segunda-feira (15), no bairro do Engenho Grande, juntamente com Manoela e sua herdeira política, a pré-candidata a prefeita Lucimar da Educação (PL), no lançamento da pré-candidatura a vereador de Heber Kilinho. Diversas personalidades da cidade também marcaram presença, como a pré-candidata a vice-prefeita, a vice-presidente da Câmara, Dra. Raquel (SDD), e o ex-secretário de Educação, Antonio Peres.

BENÉ EM MARICÁ

Nesta terça-feira (16), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), teve uma companhia pra lá de luxuosa em suas andanças pela cidade. Acompanhado da deputada federal Benedita da Silva (PT), foram até o Campo de Educação Pública Transformadora, espaço moderno e de altíssima tecnologia. Bené ficou encantada. Ao invés das tradicionais salas de aula, os alunos de Maricá têm à disposição um verdadeiro parque temático educativo. Além da tecnologia de ponta, bibliotecas, oficinas e laboratórios de robótica, aulas de dança e podcasts, sem falar nas arenas esportivas e culturais. Quem diria que uma escola pública poderia ter um cinema, um planetário e um anfiteatro, tudo junto? Em Maricá, isso é rotina.

FORTALECENDO LAÇOS

O presidente estadual do PT e pré-candidato a vice-prefeito de Maricá, João Maurício, encontrou-se nesta segunda-feira (15) com a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT). Eles discutiram a conjuntura estadual e nacional, reafirmando a aliança para as eleições deste ano. Vale ressaltar que Joãozinho está na chapa como vice na pré-candidatura a prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), que busca dar continuidade ao governo com mais arrojo e com projetos mais ambiciosos, características que são a marca registrada dele. Entre os diversos projetos discutidos, destaca-se aquele que visa impulsionar o turismo, a pesca, o lazer e a mobilidade urbana no eixo Maricá-Rio através de um Ferry Boat. Já imaginou a facilidade para o deslocamento dos maricaenses até o Rio e Niterói? Seria de grande importância para o desenvolvimento do município.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo