BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (15)

Lívia de Chiquinho vai pro Rio receber honraria enquanto servidores protestam contra ela; Mais debandada da turma de Janio Mendes; A saga do ex-chefe do Ibascaf continua; Obra do novo cemitério continua dando o que falar; Alexandre Martins reúne secretariado e vereadores; Marcelo Magno divulga festa de arromba no aniversário da cidade; Vantoil Martins confere Estrada do Arrastão; Doar sangue poderá dar direito à meia-entrada... E muito mais!

1943

MEDALHA DO MÉRITO DE UM LADO…

Quem esteve na capital nesta terça-feira (15), foi o casal Lívia de Chiquinho (PP) e Chiquinho da Educação, prefeita e primeiro-cavalheiro de Araruama. Chiquinho, aliás, pelo segundo dia consecutivo. Ontem, se encontrou com o secretário estadual das Cidades, Uruan Cintra, e hoje, acompanhando a esposa no Palácio Guanabara, onde o executivo araruamense recebeu a medalha mérito da Defesa Civil, pelo apoio que o município deu a Petrópolis na tragédia das chuvas. Chiquinho está daquele jeito, todo se derretendo pro lado de Cláudio Castro (PL), não foi ao evento do Eduardo Paes – de filiação ao PSD… só não vê quem não quer: acordo selado com Castro e Paes deixado na pista. Bem que a gente avisou.

…E PROTESTO DO OUTRO

Aliás, a saída de Lívia da cidade hoje para ir ao Rio foi providencial. É porque enquanto o casal modelo araruamense desfilava humildade em receber a honraria do governo estadual, funcionários da prefeitura faziam protesto na rua por conta do não cumprimento de direitos trabalhistas básicos – como o reajuste do piso salarial do magistério (de 12,84% e 33,24%) e pagamento do vale-alimentação. O ato, de acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais (SSMA), que convocou os participantes, também é contra “os constantes atos de assédio moral” e a falta de pagamento de adicional por insalubridade aos agentes de saúde e de serviços gerais. Quem mora na Região dos Lagos conhece bem a fama da prefeita Lívia de Chiquinho (PP), que não é daquelas que abre diálogo com o funcionalismo. A reclamação é constante, mas o medo da retaliação parece ser bem maior. A ver pelos 30 gatos pingados que meteram a cara na rua para protestar. De qualquer forma, a coluna procurou a Prefeitura para pedir um posicionamento sobre as reivindicações, mas não houve resposta.

“LEVOU PARA O CORAÇÃO”

Ainda sobre o protesto, antes de acontecer, durante a convocação do ato, o sindicato dos servidores disse que “não é possível conviver com uma gestão que afirme publicamente que não concedeu direitos porque ‘levou para o coração'”. “Esta frase é incompatível com os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa! Isto é incompatível com o princípio da legalidade! Isto é inadmissível dentro do serviço público!”, disse o presidente do SSMA, Luiz Marcel Loureiro, o Luís da Saúde.

FUNDO DE RAZÃO

Tem ditado que já “manda o papo reto”, como se diz no popular. Um deles é o famoso “diga-me com quem tu andas, que eu te direi quem és”. A turma lá em Araruama tem notado, cada vez mais, a proximidade do filho do ex-prefeito do município Meira, Rodrigo Meira, com o ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Chiquinho da Educação. Desde a época das eleições de 2020, em que Rodrigo Meira concorreu contra a esposa de Chiquinho, Lívia Bello (PP), a campanha do também candidato André Mônica (PL) já pintava a proximidade entre Meira e Chiquinho. Na sexta última, os dois estiveram juntos em evento em Cabo Frio, apenas reforçando aquilo que já tinha sido dito desde 2020. Meira, ao que tudo indica, é mesmo Chiquinho Futebol Clube. Agora se Meira, que bradava os quatro ventos em 2020 que era a diferença, parece mesmo ser, como dizem os jovens, uma diferença de centavos.

MAIS DEBANDADA

Se o pré-candidato a deputado estadual Janio Mendes (PDT) ainda mantém certo prestígio com José Bonifácio (PDT), prefeito de Cabo Frio, e conquistou apoio da classe política do alto clero de Carapebus, com direito até convite para festa de aniversário do município com esse bolão que a gente vê na imagem, a coisa não está muito favorável aos apoios dele dentro do próprio partido na Região dos Lagos. É que o Janio, que é coordenador regional do PDT, já havia perdido Arraial do Cabo, uma vez que Ton Porto fechou com outro pré-candidato. Agora foi a vez de São Pedro da Aldeia se debandar da pré-candidatura do diretor financeiro da Alerj. Nós entramos em contato com o presidente do PDT de São Pedro da Aldeia, Filipe Mau Mau, para entender e confirmar se essa informação que se falava era verdadeira. À coluna, Filipe disse que sim, que procede. O motivo é que ele simplesmente não confia mais em Janio. É, minha gente, outubro fica cada vez mais perto e perder apoio a uma altura dessa do campeonato pode acender sinal de alerta aí, hein?

A SAGA DE CARDOZO

Em Cabo Frio, o ex-presidente do Ibascaf, Bebeto Cardozo, continua com ‘aquela’ dor de cabeça, típica de enxaqueca, porque não consegue se desvincular da Prefeitura. Depois da saída estremecida do executivo cabo-friense, mesmo contra a vontade, teve que engolir sua nomeação – retroativa – como diretor da Comsercaf. “Cargo esse que jamais aceitei. Por que fizeram isso? Para dizer que o prefeito estava certo? Por erro? Enfim venho lutando para ser exonerado. É engraçado mas é a verdade. Por enquanto sou um ” fantasma” contrariado e indignado”, disparou Bebeto.

SERÁ QUE AGORA VAI?

Em Cabo Frio, a reforma e/ou revitalização das praças da cidade (são cerca de 90) é uma demanda pra lá de urgente, desde antes do governo atual, mas agora, mais do que nunca. Afinal, se der um giro pela cidade, não há uma que esteja em condições de receber ninguém para dar uma relaxada ou levar as crianças para brincarem. O prefeito Zé Bonifácio (PDT) até tem essa demanda no radar, mas essa parte ainda não foi mexida. Contudo, isso deve sair do papel em breve. O vereador Vanderson Bento (PTB) esteve com o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, que apresentou o projeto para a nova praça do bairro Jardim Caiçara, de onde Vanderson é cria. Super empolgado com a novidade, o parlamentar contou que também serão contempladas as praças do Seninha, Itajuru, Boca do Mato, Gamboa, Boca da Barra e Jacaré. “Quero agradecer ao corpo de funcionários que foram incansáveis nessa conquista”.

PROJETO NOVO NA CASA

Falando em legislativo, nesta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Cabo Frio vai lançar o #NoPlenário. Será uma conversa com autoridades municipais para mostrar à população os caminhos e projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano. O primeiro convidado será o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Coronel Ruy França. A reunião terá transmissão nas redes sociais a partir das 10h.

É PROIBIDO MORRER

Em São Pedro da Aldeia, continua repercutindo a fake news de que o TCE mandou suspender as obras emergenciais do novo cemitério por irregularidade de contratação da empresa que está fazendo o serviço. Na verdade, como divulgamos ontem, o TCE pediu esclarecimentos sobre a emergência da obra, atendendo a pedido de uma empreiteira de Cabo Frio (Confiança Participações, Locações e Serviços), já que não houve um procedimento licitatório normal em função dessa emergência, que é a falta de vagas na necrópole atual. Como se trata de serviço essencial prestado pelo município, é uma questão urgente a ser resolvida. A procuradoria municipal disse que está tranquila em mostrar as contrarrazões, até porque basta lembrar do fatídico episódio, em novembro do ano passado, onde um caixão se quebra por não caber na cova que havia sido aberta pela falta de espaço (clique aqui). São Pedro chegou num ponto em que ninguém mais pode morrer, né? Tem um caso até engraçado sobre isso, que só os mais antigos vão lembrar. Em Arraial, Henrique Melman quando prefeito mandou baixar um decreto inusitado que ganhou repercussão nacional. Melman havia sido proibido por órgão de fiscalização a fazer obras no cemitério. E aí, o que ele fez? Proibiu morrer na cidade. O decreto foi o assunto da época e fez com que ele conseguisse reverter a situação. Já pensou se Fábio do Pastel (PL) resolve copiar Henrique Melman?

JUSTIFICANDO A GAFE

A propósito da nota divulgada pela coluna na edição de ontem, falando da falta de educação do deputado Gutemberg Reis (MDB), que não parou de mexer no celular durante o evento de reinauguração da Escola Municipalizada Manoel Martins Teixeira, em São Pedro da Aldeia. Nem mesmo quando o prefeito Fábio do Pastel discursou (PL). A assessoria de Gutemberg mandou nota explicando: “O deputado federal Gutemberg Reis estava com dois pedidos de saúde que precisava dar atenção. Duas vagas de CTI, uma senhora com câncer no reto e uma criança com meningite. Como demorou mais de 3h o evento, ele teve que dar a atenção para esses pedidos. O deputado tem o costume dele mesmo ir atrás quando recebe essas demandas”.

A REUNIÃO

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) reúne secretariado e vereadores nesta quarta-feira (16), “reunião normal, de rotina”, disse ele, por telefone. Não é pra demitir secretário nem fazer mudança no governo, garantiu. Ah que bom! Afinal, depois daquela mancada de Dom no lançamento do calendário de eventos, ficou a dúvida no ar. Mas segundo Alexandre, o encontro servirá para fazer um ajuste, um alinhamento, para que governo e base falem uma língua só, especialmente no que diz respeito às eleições para governador e deputado. O prefeito fez questão de destacar que Cláudio Castro (PL) tem ajudado muito o município, e que por isso, ele quer todo o empenho da equipe dele para apoiar Castro na tentativa de se eleger.

FESTA DE ARROMBA

Lembra que a gente comentou por aqui que a Prefeitura de Arraial do Cabo está doida para chegada do aniversário do município. Pois é, a festa é só em maio, mas os preparativos já estão a todo vapor. Nós já conseguimos, com fontes na Prefeitura e com o próprio prefeito, Marcelo Magno (PL), confirmar que as atrações que se apresentarão no evento são: Zé Ramalho, Péricles, Seu Jorge e o cantor gospel Tony Allysson. Os dias ainda serão confirmados, mas o evento deve começar em uma quarta-feira e se estender até domingo. O aniversário de Arraial é comemorado no dia 13 de maio, que cai na sexta. Nessa mesma semana, o município vai receber o Campeonato Brasileiro de Vela, de 11 a 15 de maio. O próximo evento do município, porém, será o tradicional Festival Gastronômico da Lula, já no mês que vem. A animação da Prefeitura com os próximos eventos se dá muito pelo cancelamento do Festival de Verão, que já ia começar a aquecer os motores do turismo cabista nesse começo de ano, mas não foi possível ser realizado por conta da pandemia e a variante Ômicron da Covid-19.

MUDANÇAS NA COMISSÃO

O presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Ângelo Shogum (UNIÃO) mudou o responsável pela Comissão de Finanças e Orçamento da casa, que vai dar o parecer para as contas do ex-prefeito da cidade Renatinho Vianna referentes ao ano de 2020. De Ayron Freixo (REP), a “batata-quente” passou para as mãos do novato no Legislativo cabista, Rogério do Taí (UNIÃO). Rogério vai ter 15 dias para emitir o parecer que, portanto, deve ser votado até o fim do mês na câmara de Arraial do Cabo.

O CAIFÁS DO CABO

Continuando em Arraial do Cabo, o ‘imparável’ diretor de Eventos, Max Magalhães, além de estar às voltas com os eventos de aniversário da cidade, está super empolgado com os ensaios da encenação da Paixão de Cristo que vai acontecer na Semana Santa do município. Quem não o conhece, Max é ator e já fez participações em novelas da Globo e outras produções. Nesta encenação, vai interpretar Caifás, que na Bíblia é um dos sacerdotes que participou do julgamento de Jesus antes dele ser crucificado. Vai ser bonito de ver.

ESTRADA DO ARRASTÃO TOMANDO FORMATO

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) esteve na manhã desta terça-feira (15) de “um sol pra cada um” vistoriar as obras da Estrada do Arrastão, principal via de ligação entre os bairros Vila Nova, Arrastão das Pedras e Igarapiapunha, e também, via de acesso à rodovia RJ-124 (ViaLagos). Serão quase três quilômetros de pavimentação com drenagem, meio-fio, ciclofaixa e sinalização com redutores de velocidade, ou seja, pacote completo que deve beneficiar cerca de 10 mil pessoas. “Só foi possível fazer através de economicidade e gestão eficiente dos recursos públicos. Essa é a receita do nosso governo, fazer obra para os próximos 20, 30 anos”, disse Vantoil.

AGORA TURMA VÊ VANTAGEM…

Doadores de sangue passarão a ter direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos mantidos por entidades públicas do Estado do Rio. É o que determina o Projeto de Lei 915/19, da deputada Alana Passos (PSL), que cria o Cadastro Estadual de Sangue, com o objetivo de incentivar a doação. A medida, aprovada em segunda discussão pela Alerj nesta terça-feira (15), será encaminhada à sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL). O cadastro englobará em sua base de dados todas as pessoas que tiveram o sangue coletado em hemocentros e bancos de sangue dos hospitais do estado. Serão considerados doadores regulares aqueles registrados no cadastro, identificado por documento oficial expedido pela Secretaria Estadual de Saúde. Conhecendo o povo fluminense, com esse incentivo, a situação dos bancos de sangue deve melhorar. Quer apostar quanto?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui