15/10/2025 — 01:08
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (14)

Dr Serginho, Áureo Ribeiro e Carlão têm encontro com fazedores de cultura; Vereadores de Búzios rebatem "denúncia" equivocada da oposição; Eleição do Conderlagos acontece na sexta (17), em Iguaba; Araruama faz intervenção na RJ-106; Turismo de Arraial tem treinamento pra fortalecer setor; São Pedro da Aldeia baixa decreto de gerenciamento de resíduos sólidos; Lucimar Vidal participa de sessão solene à Educação; Quaquá aposta alto em capacitação para novo complexo turístico; MP de olho no transporte público em Macaé... E muito mais!

Compartilhe

POLÍTICA PARA OS FAZEDORES DE CULTURA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (14) começa por Cabo Frio, onde o prefeito Dr Serginho (PL) participou de um evento de fazedores de cultura com o deputado federal Áureo Ribeiro (SD), presidente do Solidariedade. Num dos encontros, que reuniu formadores de opinião e produtores culturais, Serginho e o secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto, o Carlão, destacaram o apoio do parlamentar ao município por meio de emendas parlamentares e da intermediação junto à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e à FUNARJ. Áureo Ribeiro mantém boa interlocução com a secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, o que tem contribuído para avanços em projetos culturais de Cabo Frio. A entrevista com o deputado e as autoridades locais aconteceu no auditório de um hotel na Praia do Forte. Confira:

__________________

captura de tela 2025 10 14 195742

MAIS PRISÕES, MENOS ROUBOS

Falando em Serginho, ele destacou o aumento expressivo nas prisões realizadas pela Polícia Civil após a implantação do sistema RAS, resultado do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Entre agosto e setembro de 2025, foram registradas 32 prisões, contra 7 no mesmo período de 2024 — um crescimento de 357%. O relatório também mostra queda nos índices de violência, com redução de homicídios, que passaram de 19 para 15 casos, além da diminuição dos roubos de veículos (de 10 para 6) e de rua (de 35 para 25). A produtividade investigativa também aumentou, com 125 autores indiciados em 2025, contra 98 no ano anterior. Em publicação nas redes sociais, Dr. Serginho afirmou que o resultado é reflexo direto dos investimentos municipais em segurança pública. “Colocamos mais investigadores na rua e estamos pagando o PROEIS da PM, aumentando o efetivo e a ronda ostensiva nas ruas. Além disso, investimos pesado na Guarda Civil, em equipamentos novos e monitoramento em tempo real”, declarou o prefeito.

DENÚNCIA EQUIVOCADA

A divulgação de um vídeo pelo vereador Raphael Braga (PRD) provocou reação imediata entre os parlamentares da base do governo. Os vereadores Anderson Chaves (REP) e Josué Pereira (PL), usaram a tribuna para rebater a denúncia de Braga, que tenta associar o abandono de antigos ônibus escolares à atual gestão. No entanto, os edis afirmam que o material é equivocado e desatualizado, já que os veículos mostrados foram herdados de administrações passadas e estão fora de circulação há vários anos. Segundo os parlamentares, os ônibus citados são modelos antigos, fabricados entre 2006 e 2013, sem condições de uso ou recuperação. Eles ressaltam que o prefeito Alexandre Martins (REP) foi o único gestor a enfrentar o problema, promovendo a renovação completa da frota escolar e garantindo transporte seguro e eficiente aos estudantes buzianos. Atualmente, a rede municipal conta com mais de 30 novos ônibus escolares em operação.

alexandre martins gabinete horizontal

PLs SUBSTITUTIVOS

Falando em Câmara de Búzios, a Casa encaminhou, nesta terça-feira (14), dois projetos de lei, de autoria do prefeito Alexandre Martins, que substituem as propostas do Plano Plurianual 2026-2029 (PPA) e da Lei Orçamentária Anual 2026 (LOA). Os projetos de caráter substitutivo, PL 212/2025 e PL 213/2025, têm o objetivo de adequar as propostas orçamentárias às recentes legislações que tratam da criação do Fundo Municipal do Clima e Sustentabilidade (Lei nº 2.100/2025) e gestão do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Lei nº 2.094/2025). As matérias foram lidas durante a sessão legislativa e encaminhadas à Comissão de Finanças e Orçamento, onde serão analisadas.

conderlagos

ELEIÇÃO DO CONDERLAGOS

A eleição da direção do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região dos Lagos, o Conderlagos, será realizada na sexta-feira (17), às 9h30, no auditório da antiga Apierj, em Iguaba Grande. O evento reunirá os prefeitos Marcelo Magno (Arraial do Cabo), Dr. Serginho (Cabo Frio), Fabinho Costa (Iguaba Grande), Fábio do Pastel (São Pedro da Aldeia), Daniela Soares (Araruama), Lucimar Vidal (Saquarema), Carlos Augusto Balthazar (Rio das Ostras), Ramon Gidalte (Casimiro de Abreu), Maira Figueiredo (Silva Jardim) e Alexandre Martins (Búzios). Também confirmaram presença o deputado federal Júlio Lopes e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O consórcio marca um novo modelo de cooperação regional para ações conjuntas em infraestrutura, meio ambiente, turismo e desenvolvimento econômico.

captura de tela 2025 10 14 123322

DEMANDAS LEVADAS À CAPITAL FEDERAL

Falando em Iguaba, a vereadora Sueli Dama de Ferro (SD) se reuniu com o prefeito Fabinho Costa (CID) após uma série de compromissos em Brasília. O encontro teve como foco o alinhamento de projetos e ações voltadas ao desenvolvimento da cidade, com destaque para as demandas apresentadas pela parlamentar junto a órgãos federais. Durante a reunião, Sueli apresentou propostas destinadas a atrair novos investimentos e a fortalecer políticas públicas nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.

captura de tela 2025 10 14 192633

MENOS ALAGAMENTO E TEMPO DE DESLOCAMENTO

A Prefeitura de Araruama está realizando uma intervenção de drenagem e reurbanização na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em um trecho que há anos sofre com alagamentos e engarrafamentos. Mesmo sendo uma via estadual, o trabalho está sendo executado com recursos e equipe municipais, em uma ação considerada estratégica pela gestão para melhorar a mobilidade e a segurança viária. Segundo o secretário de Obras, Daniel Moraes, a decisão de intervir foi motivada pela urgência do problema. A expectativa é que a intervenção elimine os pontos de alagamento e reduza o tempo de deslocamento, beneficiando motoristas, pedestres e o comércio local.

FORTALECENDO O SETOR

Sob a liderança do secretário de Turismo, Júnior Chuchu, Arraial do Cabo deu início, nesta terça-feira (14), ao Workshop de Trilhas de Longo Curso, Cicloturismo e Astroturismo, uma iniciativa da Prefeitura voltada à capacitação dos guias de turismo locais e ao fortalecimento do setor. O evento, que segue até quinta-feira (16), inclui palestras e treinamentos ministrados pelo Senac, com o tema “Formatação de Novos Produtos Turísticos”. A programação aborda desde a criação e identificação de oportunidades até estratégias de divulgação e comercialização de novos roteiros. De acordo com Júnior Chuchu, a proposta é qualificar os profissionais e diversificar a oferta turística da cidade, explorando segmentos em crescimento, como o cicloturismo e o astroturismo.

spa

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia publicou o Decreto 141, que regulamenta o descarte de lixo pelos Grandes Geradores de Resíduos (GGR) e os Geradores de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). A medida segue o que já está previsto na Lei Municipal nº 2.736/2017 (Política Municipal de Resíduos Sólidos) e na Lei Federal nº 9.605/1998 (Crimes Ambientais). O documento foi publicado no Boletim Informativo do município. De acordo com o Decreto, pessoas físicas ou jurídicas que produzem mais de 200 litros de lixo diariamente ou que geram resíduos de saúde serão responsáveis, de forma integral, pela coleta, transporte e destinação final adequada dos próprios resíduos obedecendo às normas ambientais. Os GGR e Geradores de RSS terão 30 dias para se adequar às novas regras. Os enquadrados como GGR e os RSS deverão realizar um cadastro autodeclaratório junto à Secretaria de Serviços Públicos, por formulário eletrônico.

lucimarvidal 1760466616874
Lucimar Vidal e o presidente da Câmara, Dinei do Rx

MEDALHA PROFESSORA CARMEM REGINA

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), participou nesta terça-feira (14) da Sessão Solene da Medalha Professora Carmem Regina, cerimônia dedicada a homenagear mulheres que se destacam na área da educação no município. O evento celebrou histórias de dedicação e reconhecimento ao trabalho das profissionais da rede de ensino. Em discurso, Lucimar Vidal ressaltou a importância das homenageadas e destacou o papel transformador da educação. “Foi uma linda celebração às mulheres que dedicam suas vidas à educação com amor, força e sensibilidade. Que cada professora homenageada se sinta abraçada em nome de todas as profissionais que fazem da nossa educação um exemplo de compromisso e transformação”, afirmou.

maruca

APOSTANDO ALTO

A Prefeitura de Maricá anunciou nesta terça-feira (14) o lançamento de dois programas de capacitação profissional que oferecerão 2.300 vagas voltadas aos setores de construção civil e hospitalidade de alto padrão. A iniciativa integra o projeto do complexo turístico Maraey, que prevê a geração de 9 mil empregos diretos na construção e 4.500 na operação. O prefeito Washington Quaquá (PT) destacou o impacto social da ação. “O Maraey é um motor de transformação social, com geração de empregos e qualificação para nossa gente. É uma oportunidade histórica para consolidar uma nova matriz econômica na cidade”. As capacitações serão divididas em duas frentes: uma voltada à construção civil (Senai) e outra na área de hotelaria e hospitalidade, certificada pela Ecole Hôtelière de Lausanne (EHL), referência mundial no setor. Segundo Celso Pansera, presidente da Codemar, os cursos de construção começam em fevereiro de 2026, e as formações em hotelaria seguirão até setembro do mesmo ano.

maca

MP DE OLHO

O MPRJ instaurou procedimento para acompanhar a transição do transporte público em Macaé após o fim da atual concessão. O órgão vai fiscalizar a implantação de nova bilhetagem eletrônica, a contratação de consultoria, a definição de subsídios e melhorias na fiscalização. Enquanto o novo modelo é elaborado, a prefeitura firmará um contrato temporário de 12 meses com a empresa atual para garantir a continuidade do serviço. A consultoria contratada terá 180 dias para desenvolver o projeto. O órgão também solicitou que a prefeitura envie, em até 20 dias, documentos sobre o contrato provisório e o cronograma do novo sistema, por meio de ofícios encaminhados à Secretaria de Mobilidade Urbana e à Procuradoria Geral do Município.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias