PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (14) começa por Arraial do Cabo. No fim de semana, recebemos uma informação bastante curiosa vinda de uma professora. Pela primeira vez na história, a cidade realizou processo seletivo para professores. Isso foi um Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo prefeito Marcelo Magno (PL) com o Ministério Público Estadual. Porque nunca antes na história cabista havia justa competição para esses cargos, normalmente contratava-se por indicação política. Acredita-se que essa seleção vai significar maior oxigenação na intelectualidade do corpo docente. Com a chegada de professores de outras cidades da Região dos Lagos e até mesmo de fora, vão colaborar muito para a formação da juventude de Arraial, resultado que virá daqui a alguns anos. A gente conversou com o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, e ele confirmou que o processo seletivo cumpre uma exigência do MPE, já que nunca foi feito na cidade. “O princípio do processo seletivo democratiza o ingresso dos servidores e amplia as condições de concorrência. O governo Marcelo Magno acabou com aquela fase das indicações políticas para professores. Educação é coisa séria”, destacou Bernardo.
PAGANDO PELO ERRO DOS OUTROS
Falando em Arraial e a propósito da nota divulgada aqui na coluna desta segunda (13), sobre representação criminal do MPF em face do prefeito Marcelo Magno (PL) envolvendo possíveis violações ambientais em relação a um empreendimento imobiliário da Volendam, vale destacar algumas questões que não foram compreendidas. Marcelo Magno pediu para lembrar que os crimes ambientais envolvendo a Volendam aconteceram nos governos anteriores, de Andinho e Renatinho, não no dele, mas ele é quem está “pagando o pato” e tendo que se virar para prestar contas. O próprio Bernardo Alcântara – que antes de assumir a Educação estava na chefia de Gabinete e acompanhou de perto – disse que eles têm feito um diálogo muito próximo e amplo com o Ministério Público, deixando claro que vão respeitar todas as deliberações a fim de não deixar nenhum problema para o prefeito. Fato é que os governos de Andinho Brito e de Renatinho Vianna não respondiam a instituições como Ministério Público (estadual e federal), não respondiam Tribunal de Contas (do Estado e da União), ao contrário do atual governo, que está correndo atrás de responder a todos.
REFORÇO NA SEGURANÇA
Falando agora de Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu, nesta quarta-feira (14), oito novas viaturas. Elas serão destinadas para a Guarda Municipal, para o Proeis, para a Central de Monitoramento e para a Defesa Civil. Até então, o município contava com cinco viaturas e duas motos, logo, a frota foi mais que dobrada. Nesse sentido de reforço da segurança, a Prefeitura vai contratar mais 100 homens para dar apoio nas ações nesta época de Carnaval. O chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, o presidente da Câmara, Marciley Lessa (PL), e o coordenador da Guarda Municipal, Oliveira, estiveram presentes na recepção dos novos veículos.
PEGOU BEM
A propósito de Iguaba, Vantoil disse à coluna nesta segunda-feira (13) que a questão da entrega dos kits escolares tem dado uma repercussão muito positiva na cidade. Os responsáveis pelas crianças têm agradecido a ele porque a entrega do kit, que além da roupa conta com material escolar e acessórios de higiene bucal, é uma economia para as famílias, né? O uniforme é completo, com peças para o verão e inverno, vem com mochila, enfim, tudo preparado. Inclusive, com relação à saúde bucal, todo mundo sabe que a boca é uma das portas de entrada de doenças e infecções. O impacto desse kit entregue deve ainda ser sentido na rede de saúde, já que é esperado a redução de atendimentos a crianças com a higiene bucal em dia. O prefeito está bem satisfeito com a reação positiva.
PLANO DIRETOR NA CCJ
Em Cabo Frio, começou a tramitar, na sessão da Câmara desta terça-feira (14), o Projeto de Lei Complementar que institui o novo Plano Diretor Municipal de Desenvolvimento Sustentável. O documento é de autoria do Executivo e estabelece objetivos, instrumentos e diretrizes para as ações de planejamento da expansão urbana e deve ser atualizado a cada 10 anos. Desde 2019, estão sendo realizados encontros com o Poder Executivo e Legislativo, imprensa, sociedade civil, segmentos da área urbana e rural de Cabo Frio, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e consultas à população cabo-friense. A atualização do Plano deveria ter ocorrido em 2016. O PLC foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No mês de março, será realizada uma audiência pública no plenário da Câmara para debater a pauta.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM CABO FRIO
O RC Cast desta terça-feira (14) chegou ao 60º episódio e trouxe duas convidadas para falar de um assunto de peso e que infelizmente é tema quase que diário nos meios de comunicação, que é a violência contra a mulher. A superintendente dos Direitos da Mulher de Cabo Frio, Tânia Mury, e a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Ludmila Roque foram as entrevistadas. No bate-papo, falaram de como é importante procurar apoio e que há um suporte bem estruturado para esses casos que é o Ceam, o qual trabalha em equipe com a Sudim. E tudo de graça. Os profissionais auxiliam todas as mulheres – inclusive as trans – desde a estruturação do registro da ocorrência que será feito na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), medida protetiva e até um abrigo (casa de passagem). Vale destacar que a vítima terá atendimento psicossocial e jurídica (confira endereço e whatsapp no fim da matéria). A equipe também conta com intérprete de Libras. Confira na íntegra.
MUDANÇA NO HORÁRIO DESAGRADOU
Ainda sobre Cabo Frio, os foliões que há anos acompanham o bloco Carnagay não ficaram muito satisfeitos com o horário em que a agremiação vai desfilar. O dia da semana foi mantido – a segunda-feira (20) – mas este ano, a concentração está marcada para as 11h com saída prevista às 13h. Desde que foi fundado, há cerca de 18 anos, o bloco sempre arrastou a multidão no fim da tarde e início da noite. A nova deliberação partiu da Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf) e será respeitada. E com certeza a festa será maravilhosa!
AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), encaminhou à Câmara um Projeto de Lei que pretende instituir o auxílio alimentação para os servidores efetivos, comissionados e contratados em exercício no município. A matéria deu entrada no Legislativo nesta terça-feira (14). Segundo a proposta, o auxílio deverá ser pago mensalmente por meio de cartão eletrônico ou outra tecnologia para uso na rede credenciada. “A medida visa rever o valor defasado e possibilitar o pagamento através de cartão magnético em rede credenciada, com o propósito de garantir vantagens com descontos aos beneficiados”, justifica o Executivo. O valor do auxílio será estabelecido por meio de decreto, devendo ser atualizado anualmente, com base no IPCA e de acordo com a disponibilidade orçamentária. Atualmente, apenas os servidores efetivos em exercício são contemplados com o auxílio refeição; e o valor é creditado na conta corrente do servidor, juntamente com a remuneração mensal.
BLOCO NÃO É NÃO
Por falar em Búzios, vai ter bloco de Carnaval agitando a cidade já nesta quarta-feira (15). É o “Não É Não”, promovido pela secretaria da Mulher e do Idoso em parceria com o bloco Vou Ali e Volto Já. O desfile começa às 14h, na Praia de Geribá. No dia seguinte, o bloco terá saída na Rua das Pedras, às 16h. A secretaria da Mulher e do Idoso de Búzios, Daniele Guimarães, explicou a iniciativa em um vídeo nas redes sociais, que pode ser visto acima. “Além de soltar a nossa voz no combate ao assédio e à violência contra à mulher, vamos distribuir material informativo sobre o tema”, escreveu a comunicação do município na legenda do material.
DESCOBERTA GEOLÓGICA
O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, está feliz da vida com uma descoberta geológica feita no território do Quilombo de Baía Formosa. Segundo texto assinado pela geóloga Kátia Leite Mansur, publicado nesta terça-feira (14) pela secretaria, a novidade é um afloramento rochoso. Essa descoberta é importante porque revela uma conexão entre a ciência e a ancestralidade da África e do Brasil. As rochas encontradas contam a história da colisão entre o continente africano e a América do Sul, há aproximadamente 500 milhões de anos, e da sua posterior separação vulcânica há 130 milhões de anos. Esta descoberta foi realizada em uma das visitas técnicas realizadas pela secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios com o objetivo de identificar locais geológicos com importância patrimonial.
AUMENTO SALARIAL
Uma comissão de negociação com a presença de representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação dos Búzios e Região (SindiSol) e do Sindicato dos Empregados em Hotéis, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Niterói, acordou um reajuste de 7,5% no piso da categoria e nos salários dos trabalhadores que já atuam nas empresas. De acordo com o presidente do SindiSol, Thomas Weber, o resultado foi fruto de um diálogo aberto entre os dois sindicatos, que entraram num consenso que beneficiará as duas partes. Durante a Convenção, no fim da semana passada, ainda foram acordados outros pontos importantes para a categoria como: Participação nos Lucros e Resultados (PLR); Vale Transporte em espécie; Regras Auxilio Creche (30 mulheres); Jornada 12 por 36, entre outros.
CARNAVAL NA ALDEIA
Carnaval chegando e São Pedro da Aldeia é um dos municípios com maior tradição de folia de rua na Região dos Lagos. A coluna conversou, nesta terça-feira (14), com a recém-empossada secretária de Turismo do município, Cláudia Tinoco, sobre a data. Cláudia explicou que a organização do evento ficou por conta da secretaria de Cultura, mas a expectativa é grande para a festa. A secretária informou uma ocupação da hotelaria na casa dos 85%. No entanto, ponderou que São Pedro tem uma rede hoteleira pequena. “Inclusive, a gente está pensando em fazer o inventário aqui, porque a gente trabalha muito em cima dos meios de hospedagem”, explicou. Sobre a festa, a secretária pontuou que a cidade já está toda decorada e a equipe organizadora está “fazendo um trabalho fenomenal”.
NOVIDADE PROBLEMÁTICA?
A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), inaugurou, na semana passada, a reforma do refeitório municipal. Acontece que, segundo denúncias recebidas pelo Sindicato dos Servidores Municipais (SSMA), já no primeiro dia de funcionamento do dispositivo, nesta segunda-feira (13), não tinha comida para todo mundo. De acordo com o presidente da entidade sindical, Luís da Saúde, servidores que usaram o refeitório por anos não puderam fazer refeições no local após a reforma. Como é possível ver no vídeo acima, gravado nesta terça (14), o SSMA deve oficiar a Prefeitura para entender os critérios utilizados para definir quem come ou não no refeitório. Que situação, hein?
UÉ?
O deputado federal Washington Quáquá (PT) causou frisson nas redes sociais ao publicar uma foto ao lado do ex-ministro da Saúde e também deputado federal Eduardo Pazuelo (PL), nesta terça-feira (14). Na legenda, Quaquá disse que tinha consciência que seria criticado tanto pela direita, quanto pela esquerda, mas afirmou que é adepto ao diálogo. O parlamentar escreveu ainda que “a tarefa do governo Lula e da figura maior do nosso presidente é unir, pacificar e reconstruir o nosso país. Quando o diálogo e a política falham sobra a guerra. E a esquerda é dialógica e não intolerante e autoritária”. Seria até compreensível esse discurso se Eduardo não fosse o ministro da Saúde na época em que mais pessoas morreram com Covid-19, o responsável pela pasta na época em que faltou oxigênio em Manaus, na época de erros na distribuição de doses de vacina, no momento mais duro que passamos no que se refere à saúde pública na história recente do país. Para quem até esses dias estava pregando voto contra um candidato à presidência da Alerj que era “indicado de Bolsonaro”, a coerência do vice-presidente nacional do PT e ex-prefeito de Maricá parece soar um tanto quanto distante de ser uma realidade.