DESFILE CÍVICO DOS 40 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (13) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito Marcelo Magno (PL) apareceu no desfile cívico que marca os 40 anos da emancipação político-administrativa da cidade. Ao lado dele, como manda o figurino, estavam a esposa, Gabriele Netto, e o filho, João Marcelo. O vice-prefeito Diego Silveira (MDB) e o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, também deram o ar da graça, assim como os vereadores cabistas. Durante a programação, Marcelo e Diego apontaram o desfile cívico como instrumento de resgate cultural. A Avenida Leonel de Moura Brizola virou passarela para uma massa de gente, com o enredo “40 anos de emancipação político-administrativa, 100 anos da educação cabista e 522 anos de história”. Arquibancadas cheias, calçadas ocupadas, estudantes em fila, idosos atentos e representantes institucionais completaram a montagem. Em meio ao roteiro, Marcelo declarou: “O pessoal me cobrava muito isso. Quando você vê a quantidade de gente, é sinal de vitória, sinal de que as pessoas querem estar perto.” O prefeito já considera esta edição superior à anterior. “O ano que vem é pensar sempre no melhor para a cidade.” Diego, em tom sincronizado, endossou a retomada com um toque épico: “Bastava aquela centelha pra gente resgatar isso, e a gente conseguiu. Está aí, festa linda.”

PRESENÇA POLÍTICA EM PESO
Quem também compareceu no desfile cívico pelos 40 anos de Arraial do Cabo foi o ex-prefeito de Iguaba Grande e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Vantoil Martins, acompanhado do deputado federal Gutemberg Reis (MDB). Aliás, o parlamentar foi o responsável por articular a vinda da Esquadrilha da Fumaça, que emocionou o público com sua apresentação. Ambos destacaram a importância de eventos que valorizam a cultura local e fortalecem o turismo na Região dos Lagos.

REUNIÃO COM SECRETÁRIOS
O prefeito Alexandre Martins (REP) realizou, nesta terça-feira (13), em seu gabinete, uma reunião com todos os secretários das pastas, com o intuito de alinhar e cobrar novos direcionamentos na gestão. Dentre os temas abordados, o gestor pediu mais controle sobre os funcionários, sejam contratados, comissionados ou concursados. Também foi solicitado mais empenho por parte dos servidores para que não haja perda de prazos nos contratos em trâmite, além de fiscais mais enérgicos para fiscalizar as empresas que prestam serviços à população. Alexandre foi categórico em relação ao servidor que não cumpre com suas obrigações: “Na nossa gestão não há espaço para funcionários que não querem trabalhar. Não há espaço para cargos em home office ou funcionários fantasmas — sejam contratados, concursados, o que for! Se eu souber de algum funcionário assim, vai ter problemas sérios. Se existe alguém que não quer trabalhar, o momento é agora: tragam para mim que vamos resolver o que fazer com ele.” O prefeito destacou ainda, que medidas firmes continuarão sendo tomadas para garantir que todos os servidores atuem com dedicação e respeito à população, assegurando uma administração mais justa e eficaz para todos os cidadãos.

MEDALHA “DONA EVA”
A Câmara Municipal de Búzios passou a analisar, nesta terça-feira (13), o PL nº 97/2025, que propõe a criação da medalha “Dona Eva”. A iniciativa busca reconhecer mulheres com atuação relevante na defesa dos direitos das mulheres, igualdade de gênero, participação social e promoção da dignidade feminina no município. De autoria do vereador Anderson Chaves (REP), o projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Segundo o texto, a honraria deverá ser entregue anualmente pela secretaria Municipal da Mulher, preferencialmente em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A medalha leva o nome de Eva Maria da Conceição Oliveira, moradora quilombola de Búzios, que faleceu em fevereiro deste ano aos 114 anos. A escolha do nome da medalha pretende destacar sua trajetória e simbolismo na preservação da cultura quilombola na Região dos Lagos.

DE NOVO, SEU JUIZ?
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro decidiu aposentar compulsoriamente o juiz João Carlos de Souza Correa. Ele foi acusado de furtar uma imagem sacra de um antiquário da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Com a decisão, o magistrado irá para casa, mas continuará a receber seus vencimentos. Para quem não lembra, João Carlos é ex-juiz titular da comarca de Búzios e já tinha sido acusado de levar de presente, ‘sem o devido consentimento’, algumas obras de arte do Fórum da cidade. Por volta de 2018, uma confusão envolvendo uma estátua de Dom Quixote o fez responder um processo no CNJ. O juiz recebeu pena de advertência do TJ/RJ por ter se apropriado, por determinado tempo, da estátua, que pertenceria ao acervo patrimonial do fórum de Búzios. Na época, ele alegou que se tratava de uma confusão, já que ele tinha recebido uma obra muito parecida de outro artesão da cidade. Já no caso de Tiradentes, foi aberto um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em novembro de 2021, após a apresentação da denúncia do furto pelo Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ). O caso aconteceu em 2014 e o juiz foi identificado, após a descoberta do sumiço da peça, por imagens de câmeras de segurança da loja, que foram divulgadas nas redes sociais.

LANÇAMENTO DO CALENDÁRIO OFICIAL
A Prefeitura de Cabo Frio anunciou, nesta terça, a data do lançamento oficial do Calendário Anual de Eventos do Município. Ele iria acontecer na última semana, mas foi adiado para um aprimoramento e vai ser finalmente apresentado, na segunda-feira (19), às 9h, no auditório da sede da Prefeitura. O evento está sendo muito aguardado pelo trade turístico comerciantes e toda a população. Com uma programação que promete movimentar a cidade ao longo de todo o ano, entre festivais, shows, feiras, atividades culturais e eventos tradicionais, a gestão municipal apresenta uma proposta inovadora, integrada e ambiciosa para posicionar Cabo Frio como referência em turismo, lazer e entretenimento.

OBRAS NA AVENIDA IGUABELA
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), esteve acompanhando de perto as intervenções na Avenida Iguabela. O local, que já ganhou diversos aparelhos de ginástica, deve receber agora um reforço importante: a duplicação da iluminação pública. A medida foi pensada especialmente para quem utiliza a via à noite para caminhadas e atividades físicas. “Essa é uma obra em parceria com o Governo do Estado, e agradeço ao Governador Cláudio Castro e ao Secretário de Meio Ambiente, Bernardo Rossi. Parcerias como estas estão transformando nossa cidade”, destacou Fabinho, que garantiu que outros bairros também vão receber melhorias: “é obra por todo lado”, completou.

DENUNCIOU ROMBO
O secretário de Governo de Araruama, Anderson Moura, denunciou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (12), uma informação que repercutiu bastante: o município acumula uma dívida previdenciária superior a R$ 1 bilhão. O dado, longe de ser especulação, vem diretamente do Relatório Atuarial do IBASMA, elaborado pela consultoria AtuArh e encaminhado ao TCE-RJ. Segundo o relatório oficial, o déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do município atinge essa marca, evidenciando a gravidade da situação. De acordo com Anderson, a prefeita Daniela Soares (PL) está enfrentando o problema de frente, com responsabilidade e respeito ao servidor. A meta é sanar essa dívida sem empurrá-la com a barriga e garantir que quem trabalhou a vida toda receba o que tem direito. Daniela busca evitar que erros do passado voltem a comprometer o futuro dos servidores públicos. Além disso, o relatório aponta que, mesmo com projeções de superávit previdenciário nos próximos anos — como R$ 14,1 milhões em 2024 —, essas receitas ainda não são suficientes para eliminar o déficit histórico, sendo necessária a adoção de medidas de amortização e equilíbrio atuarial. A resposta direta de Anderson aos críticos foi clara: “Curioso como dados oficiais incomodam justamente quem vive distribuindo desinformação.” É evidente que ele se referiu ao ex-prefeito Chiquinho do “Pinóquio” (MDB), que ultimamente anda espalhando fake news para todos os lados.

FAKE NEWS SOBRE A MERENDA ESCOLAR
Falando em Daniela Soares, ela falou sobre as fake news que andam sendo espalhadas nas redes sociais a respeito da não entrega da merenda escolar. Daniela foi direta ao ponto, afirmando que todas as merendas estão sendo distribuídas normalmente: “Isso é muito grave. Quero deixar aqui para toda a população o nosso compromisso com a qualidade da merenda escolar distribuída em todas as unidades escolares. Falar aqui que o nosso compromisso com a prefeitura é trabalhar com transparência.” A informação tinha caído como uma bomba na cidade, mas logo foi desmentida também pela atual secretária de Educação, Valéria Amaral: “Estão espalhando mentiras. A educação de Araruama tem avançado, com investimentos em escolas, materiais e nas merendas.” Valéria afirmou que os dados divulgados por Chiquinho da “Malcriação” não são verdadeiros. Apesar de não ser a primeira vez que Chiquinho faz esse tipo de coisa, quem também já sofreu com isso uma vez foi Daniela Soares e até mesmo a vice-prefeita, Verônica Januário (Novo), em relação às diversas fake news que andam sendo espalhadas.

SAÚDE MENTAL EM PAUTA
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença no Fórum Interinstitucional de Atenção Psicossocial e Cuidado de Álcool e Outras Drogas, um espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas voltadas para a saúde mental no Brasil. O município foi representado pela assessora especial da Gestão de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, e pela coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Nogueira Antum Gomes. O evento, que reuniu profissionais, gestores e representantes da sociedade civil, foi significativo por ocorrer em meio à revisão do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (PLANAD). A participação ativa das representantes da gestão municipal foi vista como fundamental para contribuir com a construção de uma política pública mais democrática, participativa e sensível às reais necessidades da população. De acordo com Rosemary, encontros como este representam um verdadeiro chamamento à responsabilidade coletiva na construção de estratégias mais humanas, inclusivas e eficazes no enfrentamento das vulnerabilidades relacionadas ao uso de substâncias psicoativas. “Participar deste momento foi extremamente importante, uma vez que estamos discutindo os novos rumos da política que trata o uso prejudicial de álcool e outras drogas”, destacou.
ALVO DE INVESTIGAÇÃO
Saquarema amanheceu no olho do furacão depois que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apareceu para cumprir mandatos de busca e apreensão da Operação Conexões, nesta terça-feira (13). Os agentes apreenderam aproximadamente R$ 260 mil em espécie na casa da ex-prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL). Segundo o MP, foram encontrados R$ 27 mil em moeda nacional e € 37 mil em dinheiro vivo — valor que, na cotação atual, ultrapassa os R$ 230 mil. A apuração do MPRJ aponta a existência de uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos por meio do superfaturamento e direcionamento de contratos vinculados ao programa “Conexão do Futuro”. As investigações indicam que essas empresas tinham ligação direta com a família Peres. O diretor do programa, Lucas Amorim Floriano, seria o verdadeiro proprietário de parte dessas empresas, utilizando nomes de terceiros, como o da própria sogra, para ocultar sua atuação. Ele aparece em registros de viagens internacionais ao lado da ex-prefeita e do então secretário de Educação, Antônio Peres. Além do MPRJ, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) também investiga o caso. A Prefeitura de Saquarema informou, por meio de nota, que ainda não teve acesso ao material completo do Ministério Público referente à operação desta terça-feira (13). Segundo o comunicado, a administração municipal acompanha a ação com transparência e permanece à disposição para prestar esclarecimentos e colaborar com as investigações.

LOGO HOJE?
Coincidentemente, ou não, Manoela soltou um vídeo hoje anunciando seu retorno para a prefeitura de Saquarema como secretária de Governança e Sustentabilidade. Na publicação, ela afirmou que vai estar à disposição da prefeita Lucimar Vidal (PL) para o que ela precisar e disse que estava morrendo de saudades da sala dela, das conversas do dia a dia, do ritmo de trabalho. “Que alegria poder retomar essa missão com ainda mais força, amor e vontade de fazer acontecer. Durante a minha ausência, minha equipe seguiu firme, tocando projetos lindos e agora, juntos, vamos dar continuidade a tudo que já vinha sendo construído com tanto carinho”, completou.

INFLUÊNCIA DA LAGUNA DE ARARUAMA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou nesta terça-feira (13) uma audiência pública para debater a influência da Laguna de Araruama no desenvolvimento regional. O encontro trata da despoluição, pesca, melhoria estrutural e balneabilidade na sede do Parlamento fluminense. O deputado Yuri (PSOL), membro da Comissão, disse qual é o objetivo da reunião. “Iremos debater a grave crise ambiental que afeta a laguna e os municípios do seu entorno. Ao lado do Movimento de Preservação da Laguna de Araruama, pescadores, ambientalistas, moradores e lideranças locais, queremos aprofundar o assunto. O evento serve para responsabilizar os órgãos estaduais, como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e a concessionária Prolagos”, afirmou o deputado. Foram convidados para o encontro representantes do Prolagos, Comitê Bacias, da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, do Ministério Público Federal, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Também é esperada a participação dos prefeitos de Cabo Frio, Dr. Serginho; São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel; Iguaba Grande, Fábio Costa; Arraial do Cabo, Marcelo Magno; Saquarema, Lucimar Pereira; e de Araruama, Daniela de Lívia. Até o momento, as únicas prefeituras que conseguimos confirmar, terem enviado representantes, foram as de Araruama e Iguaba Grande. O encontro foi transmitido pelo Youtube (https://www.youtube.com/live/DE4Yu1IfXeY)

VISITA DO DEPUTADO
Já em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) teve um encontro estratégico nesta segunda-feira (12). No gabinete, recebeu o deputado federal Gutemberg Reis (MDB). A ocasião foi marcada por anúncios de recursos que serão importantes para a cidade: R$ 1,5 milhão para uma Casa do Autista e R$ 2,3 milhões para mobiliário urbano e reparos variados. Carlos aproveitou o momento para mirar mais alto. Quer R$ 20 milhões para macrodrenagem. A obra promete acabar com os alagamentos. Carlos disse: “Essas conquistas não são apenas números. São o reflexo de uma nova fase para Rio das Ostras: de portas abertas, com diálogo, respeito e resultados concretos para a população. É uma honra receber essa visita ilustre de Gutemberg, que muito bem nos recebeu em Brasília várias vezes que estivemos lá em busca de verbas.” Gutemberg, por sua vez, veio com gratidão: “Você tem ido muito em Brasília atrás de recursos. Quero em nome da família Reis deixar um abraço para o senhor e dizer que viemos aqui na cidade não só visitar e nem tomar café ou almoçar. Nós viemos entregar a população esses recursos.” E assim segue. Recursos chegando e visitas marcadas. Carlos agora vai trabalhar para que a cidade possa estar, lá na frente, no topo das mais vistas no Brasil.

LICITAÇÃO DA NOVA RODOVIÁRIA
Falando em Carlos Augusto, ele anunciou uma ótima notícia para os moradores sobre a licitação da rodoviária de Rio das Ostras. A informação veio do secretário Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis. Ontem, Washington esteve na Coderte junto com o presidente Alexandre Valera e anunciou a tal licitação: “Eu quero mandar um abraço ao prefeito Carlos Augusto e também à deputada federal Soraya Santos (PL) que tanto se empenhou para esse grande sonho de Rio das Ostras estar abrindo o processo de licitação da rodoviária. Quero agradecer ao governador Cláudio Castro (PL) pela parceria”. Agora que o processo começou, Carlos está pronto para entregar a rodoviária: “Esse equipamento vai fortalecer o turismo, impulsionar a economia, facilitar o ir e vim da população e atrair mais investimentos para o nosso território”. Carlos está convencido de que tudo começa com conexão. Ele quer colocar o município no mapa, de algum tipo. Não se trata só de uma obra, segundo ele. É a tal virada de chave para o futuro de Rio das Ostras.

DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA ESTADUAL
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT e um dos nomes cotados para chefiar o diretório nacional da sigla do presidente Lula, está agora no centro das atenções. Tudo porque o partido rachou na disputa pela presidência no Rio. A eleição para a presidência do diretório estadual opõe o secretário municipal de Habitação do Rio, Diego Zeidan — filho de Quaquá — ao deputado federal Reimont. Reimont afirmou, nesta segunda-feira (12), que vai concorrer ao comando da executiva estadual do partido. “A candidatura não é minha, mas dessa frente bastante ampla, diversa e unida em torno de uma pauta comum. Juntos, temos um compromisso firme com o PT, com a história e a militância do nosso partido e com a construção de um Brasil justo, solidário e democrático”, disse Reimont, que será lançado oficialmente no próximo sábado (17). Entre os apoiadores de Reimont estão figuras influentes do PT fluminense, como Lindbergh Farias, líder do partido na Câmara dos Deputados; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e André Ceciliano, secretário de Assuntos Parlamentares da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Apesar do apoio expressivo, Reimont enfrenta um cenário incerto, já que seu adversário, Diego Zeidan, é filho de Quaquá, que tem como vice-prefeito o atual presidente estadual do PT, Joãozinho Maurício. Segundo o TSE, o PT contava com 113,9 mil filiados no Rio em 2024, com Maricá figurando como o 4º município com mais filiados. Lideranças do partido afirmam que o número de novas filiações na cidade cresceu significativamente, embora ainda não tenha sido oficialmente contabilizado.

APROVAÇÃO DO REPASSE DO FMPCA
A Câmara Municipal de Maricá aprovou, nesta segunda-feira (12), o repasse de R$ 150 milhões do Fundo Municipal de Proteção e Conservação Ambiental, gerido pela Secretaria de Cidade Sustentável, para a Sanemar utilizar em obras de esgotamento sanitário. A aprovação foi unânime. O FMPCA foi criado pela Lei Complementar nº 07/2021 para apoiar ações de gestão dos recursos naturais do município. Também foi aprovado, em primeiro turno, o PL nº 119/2024, de autoria do vereador Aldair de Linda (PT), que cria o programa “Advoga Social de Acesso à Justiça e Fomento à Advocacia Maricaense”. O programa prevê pagamento de honorários a advogados que atuarem em nomeações judiciais ou voluntárias, desde que os beneficiários sejam inscritos em programas assistenciais ou tenham direito à gratuidade de justiça. Estão previstos, ainda, microcrédito, capacitação e prioridade para advogados residentes em Maricá há pelo menos dois anos. Os profissionais devem estar inscritos na OAB, não podem ser servidores públicos e precisam estar em situação fiscal regular. Os valores pagos seguirão a tabela da OAB-RJ, considerando a complexidade do caso e a especialização do profissional. O projeto ainda será votado em segundo turno antes de seguir para sanção ou veto do prefeito Washington Quaquá (PT).

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), resolveu dar um pulo em São Francisco de Itabapoana nesta segunda-feira (12). A missão: palestrar na Câmara Municipal. A prefeita local, Yara Cínthia (SD), também apareceu por lá, acompanhada de vereadores, empresários e figuras conhecidas da região. Welberth falou sobre desenvolvimento regional. Diz que tem experiência em gestão pública e em conduzir políticas que apontam para o tal crescimento econômico. Tudo isso dentro de algo chamado “Caminhos para o Desenvolvimento em Debate”. Caminho, aliás, que ele já percorreu em março, quando esteve em Campos dos Goytacazes para um encontro parecido na sede da CDL. Durante a fala, ele explicou sua visão: “Tratar de desenvolvimento econômico é fundamental para investir em saúde, educação e em outras áreas necessárias. Aumentar a arrecadação foi e tem sido uma das prioridades de Macaé”. Depois, passou para petróleo e gás. Assunto antigo, mas com capítulo novo: os royalties. Disse ele: “Macaé tem se dedicado à agricultura. É preciso buscar novas iniciativas no agronegócio, para aumentar as fontes de arrecadação. Em algum momento, o petróleo vai acabar”. Welberth quer garantir a cidade para os próximos 20 anos. Tem como meta gerar 40 mil empregos até 2028, apostando numa empresa norueguesa junto com a Petrobras. Inclusive, já tinha mencionado isso antes. Fato é que Welberth segue no caminho. Ele está mais do que certo mesmo — tem que pensar no futuro que trará bons frutos.

ASSINOU OS DOCUMENTOS
O presidente da Câmara Municipal de Macaé, Alan Mansur (CID), reuniu-se nesta segunda-feira (12) com as taquígrafas do legislativo. As profissionais são responsáveis pelo registro das sessões e audiências da Casa, que posteriormente são disponibilizados em atas. Durante o encontro, Alan assinou os documentos que registram os trabalhos realizados pelo legislativo municipal no período da pandemia. Os registros são referentes à gestão anterior do então presidente da Câmara, Dr. Eduardo Cardoso, parlamentar com vários mandatos e que ocupou a presidência da Casa por quatro vezes.