InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (13)

Fabiano Horta entrega maior escola em tempo integral do país; A agenda de Fábio do Pastel com secretário Estadual de Infraestrutura; Vantoil Martins fala da demolição de prédio para construção de supermercado; Miguel Alencar e a reforma de ginásio poliesportivo; A ponte da discórdia de Araruama; O andamento das obras de Policlínica em Búzios; PL prevê Libras nas escolas de Arraial... E muito mais!

A MAIOR ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO BRASIL

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (13) traz uma grande novidade que vem de Maricá: a inauguração do CEPT (Campus da Educação Pública Transformadora) Leonel de Moura Brizola, a maior escola de tempo integral do Brasil e uma das maiores da América Latina. O prefeito Fabiano Horta (PT) destacou a importância dessa conquista para a educação pública, descrevendo-a como uma revolução. Com uma estrutura inovadora e capacidade para atender até cinco mil alunos, o campus oferece laboratórios de robótica, arte e matemática, salas psicossociais, diversas oficinas e equipamentos ao ar livre. A unidade possui 81 salas, sendo 11 delas com telas interativas, e é totalmente acessível, com recursos inclusivos para estudantes com deficiência. A escola ocupa uma área de 24 mil m² e tem como objetivo proporcionar uma educação integral, “resgatando os ideais de grandes educadores como Brizola, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira”, nas palavras do prefeito. Confira, no vídeo abaixo, alguns detalhes do interior da escola e outros registros:

_______________

ALEGRIA E SATISFAÇÃO

Durante a inauguração do CEPT Leonel de Moura Brizola em Maricá, autoridades, como o prefeito Fabiano Horta e a secretária da Educação, Adriana Costa, concederam entrevistas à coluna. Horta enfatizou a importância de investir na educação como um valor central para a transformação social. Segundo ele, a nova escola resgata o compromisso com a educação integral, tão prezado por grandes educadores do passado. O prefeito descreveu a inauguração do CEPT como a realização de um sonho para a cidade e um passo histórico em direção ao futuro. Por sua vez, Adriana Costa ressaltou a importância da escola de tempo integral para a transformação do país, destacando que Maricá está fazendo história ao oferecer uma unidade totalmente gratuita e inclusiva para até cinco mil alunos. A secretária desafiou os gestores de outros municípios a superarem o modelo de Maricá, tornando a educação integral uma realidade em todo o país. Durante a cerimônia, também estiveram presentes autoridades como o deputado federal Washington Quaquá (PT) e os deputados estaduais Zeidan (PT) e Renato Machado (PT), além de Joãozinho Maurício, presidente estadual do PT e secretário de governo de Maricá. Aliás, João disse que a nova unidade faz parte do programa do partido e que o plano é que todas as escolas do município se tornem CEPT’s.

AGENDA NO RIO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), cumpriu agenda na capital nesta terça-feira (13) e participou de uma reunião com o secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra. O encontro teve como objetivo acompanhar o andamento dos processos de obras que serão realizadas na cidade em parceria com o governo do Estado. “Foi mais uma ida que fizemos ao Rio de Janeiro, acompanhando o andamento de processos de obras importantes para a nossa cidade. Voltamos muito satisfeitos que algumas licitações já estão agendadas”, comentou o prefeito Fábio do Pastel. A reunião abordou a construção de três novas passarelas para pedestres e a construção da Clínica Escola do Autista, além da pavimentação de ruas dos bairros Parque Estoril, Colina e da Estrada da Boa Vista. O secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, acompanhou o prefeito aldeense no encontro.

NOVO EMPREENDIMENTO VINDO AÍ

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), anunciou, nesta terça-feira (13), em suas redes sociais uma importante novidade para a cidade. Ao lado do vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PL), e do chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa, Martins revelou que o antigo prédio da prefeitura está sendo demolido para dar lugar a um novo empreendimento: um supermercado de uma grande rede. A iniciativa promete trazer mais de 200 empregos diretos para a região. O prefeito expressou sua satisfação com o anúncio e destacou a importância do investimento para o município. “A cada dia vemos que estamos na direção certa do crescimento. Nossa cidade vem se tornando mais competitiva para atrair empresas que irão gerar novos postos de trabalho”, afirmou em suas redes sociais. A chegada do supermercado representa não apenas a criação de empregos diretos, mas também a oportunidade de fortalecer o comércio local e oferecer mais opções de compras e serviços para os moradores de Iguaba Grande e região.

REUNIÃO COM A UFF

O secretário de Planejamento de Iguaba Grande, Eron Bezerra, esteve, nesta terça-feira (13), em uma importante reunião com representantes da UFF. O encontro teve como objetivo discutir a elaboração de um projeto de turismo para a área da universidade, localizada na entrada de Iguaba. A reunião contou com a participação da Drª Margoth Cardoso, do Dr. Márcio e de outros membros da comunidade de Iguaba Grande. Durante o encontro, eles fizeram uma apresentação sobre um projeto de sustentabilidade para a região, que será posteriormente apresentado à Prolagos. Além disso, foram discutidos os próximos passos a serem tomados em relação à concessão da área pela UFF. Bezerra ressaltou, à coluna, a importância da reunião para definir as diretrizes e ações que serão implementadas para o desenvolvimento do turismo local. Durante o encontro, também foi mencionada a obtenção da licença ambiental para a criação de uma empresa de energia fotovoltaica, que será instalada na área da UFF. Essa iniciativa faz parte dos projetos em andamento que visam gerar emprego e renda por meio do turismo na região. Entre as propostas discutidas, foi mencionada a possibilidade de criar um hotel ou hostel dentro da área da UFF, com o intuito de impulsionar o turismo na região e atrair mais visitantes. O secretário de Turismo, Marcelo Durão, esteve presente na reunião e destacou a importância dos projetos em desenvolvimento para impulsionar o setor turístico em Iguaba Grande.

PROGRAMAÇÃO DO 28º ANIVERSÁRIO

Por falar em Iguaba Grande, a programação do mês de aniversário continua nesta quarta-feira (14). Às 9h, o prefeito, Vantoil Martins, faz visita às obras da sede da secretaria de Educação, Escola Municipal Maria Lúcia, macrodrenagem na Beira-Rio e a quadra poliesportiva do bairro Boa Vista. Além disso, na quinta (15), às 18h, tem a exposição “A Nossa História”, na Casa de Cultura.

REFORMA EM GINÁSIO

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), anunciou, nesta segunda-feira (12), que o ginásio Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, enfim passará por obras. Após quase uma década de abandono, a reforma começa no segundo semestre. “Finalmente, conseguiremos realizar essa importante entrega. Obrigado a todos os envolvidos, essa é uma conquista do esforço de todos”, pontuou o parlamentar.

PROIBIÇÃO DE EQUIPAMENTOS SONOROS

Por falar em Miguel, o vereador apresentou um Projeto de Lei nesta terça (13) que proíbe a utilização de equipamentos sonoros em vias públicas, praias e locais de visitação turística. De acordo com o documento, a proibição se dá nos casos de porte ou uso de qualquer meio de amplificação sonora, caixa de som portátil ou similares. O PL prevê também sanções, como advertência por escrito, com a anotação do CPF do portador; a obrigatoriedade de desligar o som e retirada imediata do local; apreensão do equipamento sonoro; além de multa no valor de R$ 550,00. A exceção se dá no caso de utilização de tais equipamentos para a promoção de atividades desportivas, culturais e de lazer devidamente autorizadas pelo Poder Executivo. O documento foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

VINÍCIUS TÁ ON

Continuando sobre Cabo Frio, o vereador Vinícius Corrêa (PP), está afastado mas está on. E a notícia é boa. Ele, que é pré-candidato ao legislativo ano que vem, foi para o Rio de Janeiro, a trabalho, nesta terça-feira (13), junto com Dr Serginho (PL). Ele recorreu ao deputado para intermediar a busca de tratamento ambulatorial e psicossocial para crianças e adolescentes do espectro autista, e conseguiu. Na capital, se encontraram com o professor Mário Carneiro, reitor da Uerj, que sinalizou positivamente quanto ao atendimento ser feito no Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, que é da universidade.

DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS

A jornalista Renata Cristiane, CEO do Portal RC24h, receberá, nesta quarta-feira (14), uma homenagem na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), ao lado de defensores de direitos humanos incluídos no Programa de Proteção (PEPDDH/RJ). A medida é em comemoração ao aniversário da Lei n. 9.322/2021, popularmente batizada de Lei Marielle Franco. A cerimônia será na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no centro do Rio.

POLICLÍNICA DA RASA

Em Armação dos Búzios, a Policlínica Almerinda da Conceição funcionará em novo prédio estruturado para oferecer todos os programas e especialidades médicas, evitando deslocamento dos moradores da Rasa para Manguinhos. As obras estão em fase final as obras de estruturação do imóvel desapropriado pela Prefeitura na RJ-102. Além do posicionamento estratégico, o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, também destaca que os moradores terão aumentadas a gama de cuidados de saúde, incluindo serviços de diagnósticos e de tratamento ambulatorial, com um leque diversificado de profissionais de saúde, incluindo médicos e enfermeiros de múltiplas especialidades, e também pequenas cirurgias.

imagem de arquivo

CONCESSÃO DE DIÁRIAS

Por falar em Búzios, a Câmara aprovou, nesta terça-feira (13), o Projeto de Lei que regulamenta a concessão de diárias aos servidores públicos municipais. De acordo com o projeto do Poder Executivo, o servidor que se deslocar para qualquer parte do território nacional ou internacional, por motivo de trabalho, terá direito à diária para cobrir despesas de hospedagem, alimentação e locomoção urbana. O texto estabelece os limites mensais de 12 diárias ou meias-diárias por servidor público e de 10 indenizações por deslocamento em veículos particulares, podendo ser desconsiderados, quando autorizado pelo prefeito ou secretários ou nos casos de participação de congressos e cursos que excedam 10 dias. A proposta também estabelece os valores das diárias para o prefeito e vice, secretários municipais e demais servidores; podendo ser reajustado por Decreto do Poder Executivo. O projeto segue para sanção do prefeito.

LIBRAS NAS ESCOLAS

O vereador de Arraial do Cabo Juliano do Distrito (PSD) protocolou, na sessão da Câmara desta terça-feira (13), um Projeto de Lei que vê a implantação das aulas de LIBRAS nas escolas do município. A iniciativa prevê a disciplina para estudantes de ensino fundamental e médio da rede. A medida será analisada na Casa Legislativa e a coluna segue acompanhando a tramitação.

PONTE POLÊMICA EM ARARUAMA

Em Araruama, continua rendendo o tanto que a Prefeitura vai desembolsar do dinheiro público para construir a nova Ponte do Vargas, que dá acesso à praia de mesmo nome, no distrito de Praia Seca. Será desembolsado mais de R$ 1,6 milhão para a construção de uma ponte de concreto de 15 metros de comprimento por 10 metros de largura (ao contrário do que divulgamos na coluna anterior, que seriam 10 metros de extensão). O valor total é R$ 1.637.620,04, o que significa mais de R$ 10 mil o metro quadrado. No entanto, esse valor seria mais que o dobro necessário, visto que, segundo técnicos da área com os quais a reportagem do RC24h conversou, o custo de uma ponte de concreto seria entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil por m². Ou seja, mesmo jogando para o valor mais caro do metro quadrado, o valor total cairia para mais da metade. Mesmo se levar em consideração que a ponte será de mão dupla e com passagem para pedestres, além de guarda-corpo (segundo dados da prefeitura araruamense), o custo ainda seria abaixo de R$ 1,6 milhão. Ainda conforme a Prefeitura, a empresa vencedora da licitação – Jeton Construções Ltda, do Rio de Janeiro – cobrou 24,95% abaixo do valor estimado no certame, realizado em abril, que era de R$ 2.182.114,18. A obra está prevista para durar seis meses.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo