BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (12)

Marcelo Magno vai distribuir mais de 5 mil caixas de bombons aos estudantes; José Bonifácio vai ter alta no sábado (16); Uso de máscara será flexibilizado em Cabo Frio; Alexandre Martins em noite musical na península; Vantoil Martins mostra as belezas de Iguaba; Fábio do Pastel a toda em meio às obras; Filho de Chiquinho da Educação fala do pai e não rebate ofensas; Mais um capítulo do 'Parlamento em Chamas' do legislativo araruamense... E muito mais!

1196

PÁSCOA NO CAPRICHO

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (12) começa por Arraial do Cabo, onde certamente os alunos da rede municipal de ensino terão uma páscoa melhor que nas outras cidades do entorno. Soubemos, em primeira mão, que a secretaria de Educação vai distribuir, nesta quarta-feira (13), 5.300 caixas de bombons Garoto para todos os estudantes, do primeiro segmento ao EJA (duvidamos que amanhã alguém mate aula). Conversamos com a titular da pasta, Isalira Gomes e ela comentou orgulhosa: “A gente quer fazer o melhor e acredita na gestão do prefeito Marcelo Magno (PL). Ele prima pela melhor forma de devolução dos recursos públicos à população. Vamos fazer essa entrega a todos os alunos, sem segregar ninguém”, disse ela, que fez questão de colocar o prefeito “lá no alto”. Isalira contou, ainda, que tudo o que a secretaria pensa e sonha, e que é levado até ele, “o prefeito aceita na mesma hora”. “Recentemente ele disse algo que nos emocionou demais, que a Educação está levantando o governo dele. Acreditamos no governo Marcelo Magno e por isso estamos preparando uma festa de Páscoa para as crianças com muito carinho. A secretária deu alguns detalhes dessa “festa do coelhinho”. Para as crianças até o 5º ano, a entrega dos chocolates terá direito a teatrinho – Isalira lembrou que esses alunos, especificamente, não poderão comer os doces dentro da escola, já que é proibido por lei o consumo de alimentos açucarados em ambiente escolar. Quero ver segurar a garotada.

INVESTIR NA EDUCAÇÃO

A propósito da fala da secretária Isalira Gomes, da educação levantar o governo de Magno, vale lembrar que essa é primeira vez que a prefeitura realiza uma ação do tipo na festa de Páscoa. Aliás, a prefeitura cabista realizou este ano várias ações inéditas na Educação, como entrega de material escolar completo, uniformes e calçados e até mesmo kit de material para os professores que bateu fundo no coração dos educadores da cidade (e deu até invejinha nos colegas dos municípios vizinhos). Fora a merenda que é oferecida nas escolas – como divulgamos aqui semana passada -, que é de deixar qualquer um com água na boca. Marcelo, até agora, passando com louvor. Também, vamos combinar, né?! Com chocolate, quem resiste?

MUDANÇAS À VISTA

A Prefeitura de Arraial do Cabo mudou as regras do licenciamento de edificações no município. Foi editada e publicada uma resolução que dispõe sobre procedimentos para obtenção de licença de construção que se aplica a todas as edificações a serem implementadas na cidade. As licenças ambiental e de obras passam a ter processos independentes, sendo o processo de licenciamento ambiental o primeiro a ser avaliado, para definir claramente as restrições ambientais do terreno. Para o secretário de Obras, Pedro Caju, essa alteração foi importante, pois deixará mais claras as restrições ambientais e dará subsídio concreto para que os técnicos façam a avaliação das regras de construção. Para Jorge Oliveira, secretário do Ambiente e Saneamento, a mudança trará mais rapidez à tramitação do processo e garantirá o entendimento do empreendedor das regras ambientais, permitindo a este que já apresente o projeto do empreendimento adequado, atendendo os requisitos ambientais.

ALTA NO SÁBADO

De Cabo Frio, o assunto mais falado ainda é a recuperação do prefeito José Bonifácio (PDT), que passou por cirurgia na última sexta (8), ficou em observação no UTI por dois dias e já está num quarto do hospital desde ontem, quando começou a se alimentar. Como dissemos aqui, ele conversou com a coluna por telefone, nesta segunda (11) e estava bastante animado e ansioso para saber quando teria alta. E nesta terça (12), o mensageiro da boa nova foi o vereador – e ex-secretário de Governo de Zé – Davi Souza (PDT). Davi esteve no Centro Hospitalar de Niterói hoje e disse que o prefeito “está se recuperando de forma excepcional”, com previsão de alta no próximo sábado (16). Desta forma, sem chances da vice Magdala Furtado (PL) ter o gostinho de sentar na cadeira do prefeito.

ORGANIZAÇÃO NO CABOFOLIA

Ainda de Cabo Frio, o secretário de Segurança Pública, Ruy França fez uma reunião nesta terça-feira (12), na sede da Guarda Municipal para organização do Cabofolia, micareta da cidade, que acontece de 21 a 23 e abril. O encontro foi com agentes da segurança da cidade como a GM, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. França, que já foi comandante do 25º BPM, sabe bem como são tumultuados esses dias de folia na cidade, principalmente em se tratando de mais de 100 mil pessoas durante os três dias, fundamental estarem todos alinhados.

USO DE MÁSCARAS VAI SER FLEXIBILIZADO

O vereador de Cabo Frio, Vanderson Bento (PTB) anunciou nesta terça-feira (12), que o município vai flexibilizar o uso de máscaras em ambientes externos ainda nesta semana. Segundo o parlamentar, a informação foi passada pelo prefeito, José Bonifácio (PDT), em uma ligação com Vanderson durante a manhã. A medida atende a uma reinvindicação de vereadores, como o próprio Vanderson e Leo Mendes (DC), e da sociedade cabo-friense em geral. Com estamos na Semana Santa, a expectativa, de acordo com Bento, é que o decreto com todos os detalhes seja publicado até quinta (14), com vistas na comemoração da Sexta-feira Santa. Cabo Frio é, até então, o único município da Região dos Lagos que mantém o uso obrigatório de máscaras em locais abertos e fechados.

NOITE MUSICAL

Em Armação dos Búzios, a noite desta segunda-feira (11) foi de uma atmosfera musical e muito alto astral, com a inauguração da nova unidade da Escola de Música Villa Lobos, nome de referência em todo estado, que fica na Rua César Augusto São Luís, no Centro. O prefeito Alexandre Martins (REP), o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, vereadores prestigiaram o evento. “Um equipamento como este, além de possuir uma grande estrutura, transforma a vida dos estudantes também pelo contato com o excelente corpo de professores que irão qualificar os nossos alunos”, disse o prefeito.

EM BRIGA DE MARIDO E MULHER SE METE A COLHER, SIM

Ainda de Búzios, foi-se o tempo em que a sociedade aceitava paradigmas como “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. Num contexto de aumento de casos de violência doméstica e de feminicídio, surge a consciência de que denunciar é uma forma de proteger a vida dessas vítimas. Diante disso, nesta terça-feira (12) a Câmara aprovou um projeto, de autoria do vereador Raphael Braga (DEM), que obriga os condomínios residenciais e comerciais a comunicarem casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos – ocorridos em seu interior – aos órgãos de segurança pública. Os condomínios também deverão afixar comunicados nas áreas de uso comum, divulgando o disposto na lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico ou administrador, quando tomarem conhecimento de violência doméstica ou familiar no interior do condomínio. O projeto prevê ainda que o Poder Executivo deverá regulamentar a lei para sua efetiva aplicação.

MOSTRANDO AS BELEZAS DE IGUABA

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) foi pra rua cedo, antes das 7h, nesta terça-feira (12), para acompanhar uma equipe de TV que vai produzir um programa a ser divulgado em junho, mês de aniversário da cidade, que completa 27 anos dia 8 de junho. A turma foi recepcionada às 6h pela secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle, e pelo subsecretário de Governo, Luiz Fernando Paixão, e logo em seguida se encontraram com o prefeito. Conheceram várias belezas que a Princesinha dos Lagos oferece, como a a trilha ecológica, a orla em toda sua extensão, percorreram de barco até a Ponta da Farinha e a Ilha de Santa Rita. Imagens bonitas para dar e vender.

FÁBIO DAS OBRAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), continua sua peregrinação pelas obras do município. Quem conhece sabe que ele não para. Nesta terça-feira (12), Fábio vistoriou – e comemorou nas redes sociais – uma intervenção que está sendo feita pela Prolagos para preparar esgoto no Canudo. Segundo Fábio, o trabalho é conduzido para que o local receba obras de asfaltamento.

A PAUTA É CHUVA

O vereador de São Pedro da Aldeia Franklin da Escolinha (CID) usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (12) para alertar sobre a situação das ruas da cidade após as chuvas. Com a ausência do presidente da Câmara, Denilson Guimarães (SDD), que viajou para resolver assuntos pertinentes à pasta, a sessão foi presidida por Franklin. O parlamentar pediu o apoio ao prefeito, Fábio do Pastel (PL), e ao secretário de Serviços Públicos para que sejam elaboradas ações que solucionem os problemas causados pelos temporais recentes. Segundo o vereador, os problemas nas ruas da cidade já são recorrentes e envolvem esgoto a céu aberto e vias intransitáveis. Dentre os bairros afetados, ele citou o Porto da Aldeia, o Poço Fundo, o Balneário e a Flexeira.

FALOU DO PAI E SE RECUSOU A REBATER OFENSAS

O #15MinutosNoRC recebeu, nesta terça-feira (12), Thiago Ribeiro (MDB), filho do ex-prefeito de Araruama Francisco Ribeiro, o Chiquinho da Educação (UB). Em transmissão ao vivo com a jornalista Renata Cristiane, Thiago abriu o coração e falou sobre a relação com o pai e a união com Paulo Melo (UB). Respondendo a comentários agressivos de internautas, Thiago se recusou a rebater ofensas, mas disse que, talvez, fossem pessoas que estivessem mandando que eles fizessem as informações. “Só perguntar para quem me conhece quem eu sou e quem conhece meu pai quem ele é”, afirmou Thiago, dizendo que não está ali para atacar o pai. A verdade é que os ataques feitos só poderiam ser de alguém que sabe da intimidade familiar. Isso diz mais sobre quem ataca do que sobre quem é atacado. Confira a entrevista na íntegra.

PARLAMENTO EM CHAMAS

Teve Casos de Família nesta terça-feira (12) na sessão da Câmara de Araruama. Mais uma vez, só faltou Christina Rocha para mediar o barraco. É que, para defender a prefeita, Lívia Bello (PP) do polêmico vídeo em que ela foi grosseira com uma moradora, os vereadores Luiz do Táxi (PL), líder de Governo, e Thiago Moura (PP) disseram que a fala tinha sido tirada de contexto. Quem não engoliu a justificativa foi Oliveira da Guarda (MDB), que questionou quais os interesses em Luiz do Táxi defender tanto o governo. Acusando Luiz de agir por interesse, o vereador falou até sobre o cargo que a filha de Luiz ocupa na Prefeitura de coordenadora de zoonoses e na Clínica Animal. Luiz do táxi não gostou nada de ter a vida pessoal de sua filha citada e rebateu os comentários do cunhado devolvendo com a pergunta: “por que que ele que gosta tanto de atacar o governo?” É, minha gente, quando junta Oliveira e Luiz no mesmo cômodo, a certeza é que a torta de climão será servida fresca.

PROMESSA DE MAIS MATERIAL

Ainda sobre a sessão, Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda prometeram publicar, nesta quarta-feira (13), um novo material contra a prefeita Lívia em que ela teria destratado um servidor. De acordo com os vereadores, eles querem ver qual vai ser a desculpa que os colegas edis vão usar para defender a prefeita de um tratamento que teria sido ainda pior do que o oferecido durante a inauguração em São Vicente. Vamos ver no que vai dar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui