NEM OS MORTOS SÃO RESPEITADOS
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (12) começa por Cabo Frio, que neste 13 de novembro faz 409 anos de fundação e o que vemos é uma cidade em completo caos e falta de respeito. Já vimos falando de todas as mazelas por que passa a cidade, mas hoje a gota d’água fez transbordar o copo. Imaginem um dia de muito sol, com sensação térmica de quase 40°C e você ter que esperar com o caixão de um ente querido do lado de fora do cemitério porque o local está fechado? Pois foi o que, lamentavelmente, aconteceu nesta terça, já que a prefeita Magdala Furtado (PV) ainda não havia pagado os funcionários nem do Santa Isabel e nem do Jardim dos Eucaliptos. Uma temeridade. Ou seja, melhor não adoecer – porque não tem atendimento decente nos postos e hospitais; morrer, nem pensar! Paralelo a isso, acontecia um protesto na porta da Prefeitura por causa de atraso no pagamento dos contratados, de várias pastas. Enquanto um grupo realizava o protesto, a secretaria de Fazenda da cidade informou ter iniciado os pagamentos para alguns servidores. Mas nem todos receberam na íntegra, alguns de forma parcial e sem qualquer justificativa. A Saúde disse que nesta terça foram pagos os contratados dos hospitais do jardim, São José Operário e da Mulher, além da Central de Ambulâncias e Transportes. “Os demais pagamentos vão ocorrer nos próximos dias conforme repasse da Prefeitura”. Por volta das 16h, a Prefeitura fez um comunicado no Instagram dizendo que o pagamento dos contratados da Administração foi efetuado e estará na conta nesta quarta (13). É aguardar e orar, porque o cenário não tá nada bonito.
____________________
FORAM RECEBIDOS PELA IRMÃ DA PREFEITA (OI?)
Pensa que acabou? Da porta da Prefeitura, os manifestantes foram para a Ponte Feliciano Sodré, que ficou em meia pista na parte da tarde. Antes disso, no entanto, os funcionários da Saúde foram recebidos na sede da administração municipal. Ficamos sabendo que não foi Magdala ou seu chefe de Gabinete quem atendeu o grupo, mas a irmã da prefeita, Jorgeti Furtado, que até onde soubemos, não ocupa nenhum cargo na Prefeitura, mas recebeu um título de cidadã cabo-friense na sessão solene da Câmara, semana passada. Segundo os representantes do grupo, Jorgeti disse que o dinheiro estaria bloqueado mas que sairia na segunda-feira (18). Ninguém acreditou nisso, até porque a verba da Saúde é de fundo a fundo e não poderia estar bloqueado. Mas que coisa, hein?
“CHOQUE DE ORDEM LOGO NO PRIMEIRO DIA”
Por outro lado, o prefeito eleito Serginho (PL) sabe muito bem o que o aguarda a partir de 1º de janeiro e disse que está debruçado no trabalho, estudando e dialogando com todos os setores, “ouvindo e estruturando ações para transformar nossa cidade”. Disse ainda que por isso ficou off das redes sociais nos últimos dias, começando cedo e trabalhando até tarde. “Cada reunião, cada estratégia traçada é para que, no primeiro dia, possamos dar um choque de ordem que a cidade tanto precisa”, disse. Ninguém disse que ia ser fácil, muito pelo contrário. Mas Serginho tá pronto (e com vontade) pra encarar.
29 ANOS DE HISTÓRIA
E Armação dos Búzios chegou aos 29 anos, nesta terça-feira (12). Depois do desfile cívico e missa campal ontem, hoje é dia de pagodear e curtir o mini-feriado na cidade, que decretou ponto facultativo nos dias 11, 13 e 14 (12 e 15 feriado). Mas o prefeito Alexandre Martins (REP) está pelas ruas, acompanhando os eventos, juntamente com a primeira-dama e secretária da Mulher, Daniela Guimarães. Inclusive Daniela fez um post falando do orgulho de ser buziana. “Búzios é conhecida em todo o mundo, sendo um dos destinos mais procurados, o que demonstra o nosso grande potencial. Nossa cidade é regida pelo progresso. São 29 anos de ricas histórias! Que venham mais anos de felicidade”.
DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO
Falando no aniversário de Búzios, olhem essa imagem de décadas atrás, que preciosidade. Nela aparecem os membros da Comissão Emancipatória: Jorge Russo (presidente), Marcus Vallerius, o Marcão, atual secretário de Governo (vice-presidente); Valmir da Rasa (1º secretário), Félix da Costa Gomes (2º secretário) e Mauricéia (tesoureira). Quem postou a foto na rede social foi o próprio Marcão. Esse sim, tem muita história pra contar. “Orgulho de ter feito parte da dessa luta”, escreveu. A saber, o processo de emancipação da cidade teve início em 1980, quando os moradores locais começaram a manifestar essa vontade. O primeiro plebiscito para votar a separação aconteceu em 1991, e o segundo em 1995, quando a população novamente decidiu pela emancipação.
NA CAPITAL
O prefeito reeleito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve na capital nesta segunda-feira (11) para se encontrar com o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado estadual Pedro Ricardo (PP) no Palácio Guanabara. Também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Luiz Fernando Jr., e de Saúde, Maria Márcia Sampaio. Durante o encontro, foram discutidas demandas de diversos bairros, com foco nas áreas mais afastadas e periféricas. A construção de passarelas no município e a melhoria da iluminação das rodovias também foram abordadas. Além disso, foram apresentados projetos em andamento, incluindo iniciativas para fortalecer a saúde e o desenvolvimento regional. Pastel, que se prepara para iniciar seu segundo mandato, já havia visitado Brasília há cerca de duas semanas, buscando recursos com os deputados. Fábio, nessa altura do campeonato, já está focando e se preparando para a alta temporada de verão, período considerado crucial para a economia local e a atração de turistas. Pastel segue com “um olho no padre e outro na missa”.
EM BRASÍLIA
Os prefeitos, atual e eleito, de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) e Fabinho Costa (CID), fizeram o segundo dia de agenda em Brasília, junto com a comitiva – chefe de Gabinete, Marcello Costa, o secretário de Governo, Jales Lins, e os vereadores Luciano Silva (União), Alan Rodrigues (MDB) e Tikinho (PSD). Percorreram o Congresso Nacional e vão trazer mais novidades na bagagem. Além disso, Vantoil, Fabinho e Jales estiveram na sede do partido Cidadania nacional, onde se encontraram com o presidente, Comte Bittencourt. Aliás, Comte é habitué de Iguaba, onde fez grandes amigos e aliados. “É um time que dá um orgulho tremendo ao Cidadania”, disse o presidente da legenda. A turma iguabense retorna para a cidade hoje ainda.
VISTORIA DE AVALIAÇÃO
Ainda em Iguaba Grande, o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle, junto aos representantes da Prolagos e do Instituto Escola do Mar, realizou uma vistoria de avaliação do andamento das melhorias dos equipamentos ambientais da Praia dos Ubás, tendo em vista a proximidade do início da temporada da Bandeira Azul 2024/2025. Aproveitando a ocasião, também aconteceu uma visita à Praia da Salga, no bairro Cidade Nova, que foi analisada de forma positiva para eventualmente ser candidata à temporada 2025/2026. Vale destacar que Lavalle, na semana passada, participou da Cerimônia Nacional de Entrega da Bandeira Azul 2024, em Salvador, onde a Praia dos Ubás recebeu a certificação do programa. Além da certificação para a praia, o município foi premiado com o Prêmio Destaque em Educação Ambiental no Brasil, em reconhecimento às ações promovidas na área.
PLANO DE MAPEAMENTO DE TRILHAS
O secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, reuniu-se com gestores municipais nesta segunda-feira (11) para discutir o plano inicial de mapeamento de 100 km de trilhas na região. A iniciativa busca atuar em três frentes: recreação, geração de emprego e renda e conservação ambiental. O projeto, de acordo com Jorge, visa garantir segurança e acessibilidade nas trilhas, além de fomentar a economia local e promover a preservação das unidades de conservação do município: “Explorar nossas trilhas agora vai além do lazer — é um impulso para o turismo sustentável e para a valorização da nossa cultura local! Juntos, estamos construindo um futuro onde a natureza e desenvolvimento andam de mãos dadas”. A primeira fase do projeto consistirá em um diagnóstico completo das áreas a serem mapeadas, seguido pela definição das rotas e pontos de interesse utilizando tecnologia GPS. Como parte das atividades, está marcada para o dia 21 de novembro, às 9h, uma reunião com guias de turismo. O local ainda será definido.
REPERCUSSÃO NEGATIVA
Já em Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) enfrenta uma repercussão negativa entre os moradores, especialmente após a demissão de profissionais da saúde, de estagiários da secretaria Municipal de Educação e da falta de segurança pública logo depois das eleições. E, claro, comenta-se que ela fez uma campanha milionária e agora precisa equilibrar as contas. Neste momento, ela já está reformando o estádio municipal Rei Pelé (antigo Guanabara). Como? Se não consegue nem pagar corretamente os funcionários. E a saúde? Nem se fala, com tantos descasos, conforme denúncias que temos recebido ao longo do ano. Não há leitos de UTI nos hospitais. “Enquanto isso, as ruas estão cheias de buracos”, disse um internauta em uma postagem sobre o estádio. Outro comentou: “Esse estádio está ficando melhor do que as ruas do meu bairro, e as iluminações também”. Que situação, hein?
REUNIÃO NA CPA
Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) reuniu-se nesta terça-feira (12) com o coronel Sylvio Guerra, comandante do 4º Policiamento de Área, para tratar da construção de um batalhão da Polícia Militar na cidade. Quem também esteve presente foi o vice-prefeito eleito Joãozinho Maurício (PT). A proposta prevê que o novo batalhão seja instalado em uma área estratégica, próxima à Rodovia Amaral Peixoto, visando atender à crescente demanda por segurança pública no município. Maricá, que registrou um crescimento populacional superior à média estadual nos últimos anos, tem enfrentado desafios em relação à segurança, já que o aumento do efetivo policial não acompanhou o crescimento de mais de 50% da população na última década. Em resposta a essa situação, a prefeitura investiu no PROEIS, permitindo que policiais militares atuem na cidade em dias de folga, fortalecendo o patrulhamento preventivo. Com a implementação do novo batalhão, a expectativa é que o município receba um reforço no efetivo policial, o que reduziria a sobrecarga do 12º BPM, responsável por Maricá e pela cidade de Niterói. O objetivo é garantir uma estrutura de segurança mais autônoma, com patrulhamento focado nas demandas da população local, e permitir que o efetivo do 12º BPM concentre suas atividades em Niterói.
“É MARICÁ NAS CABEÇAS DO TURISMO BRASILEIRO”
Por outro lado, o deputado federal e prefeito eleito Washington Quaquá (PT) continua ativo, buscando soluções para o início de seu mandato, que começa em janeiro. Nesta segunda-feira (11), ele se encontrou com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, em Brasília. Também estava presente o titular da pasta de Promoção e Projetos Especiais e futuro secretário de Turismo de Maricá, José Alexandre. Eles se reuniram para discutir ideias e projetos estratégicos que transformarão a cidade em um grande polo turístico, reconhecido no Brasil e no mundo. Um desses projetos é a construção do aquário projetado por Oscar Niemeyer, que deverá ser erguido na Barra de Maricá. “Será um aquário moderno, que irá mostrar peixes de água doce. Será um grande chamariz para o turismo nacional e internacional”, afirmou Quaquá. Já o ministro prometeu transformar a cidade em uma das grandes instâncias turísticas do planeta: “O presidente Lula (PT) já deu a determinação: é Maricá nas cabeças do turismo brasileiro, do turismo global”. O aquário prevê um centro de pesquisas, uma torre mirante e uma marquise que será ligada a um auditório. O complexo ocupará uma área de 14 mil m², no centro de uma grande praça. O prazo de execução do projeto será inicialmente de 240 dias, contados a partir da assinatura do contrato. De acordo com Quaquá, o ministro vai mobilizar toda a equipe técnica do ministério para ajudar a organizar as ações que transformarão o município em um case para o turismo nacional: “É parte do nosso projeto de mundialização de nossa cidade”.
LEI SANCIONADA
O projeto de lei 6249/2022, de autoria do deputado estadual Pedro Ricardo (PP), que reconhece as rampas de voo livre da Serra do Mato Grosso, em Saquarema, como patrimônio turístico estadual, foi sancionado pelo governador Cláudio Castro (PL). Com a nova lei, que já está em vigor, o poder executivo estadual fica autorizado a apoiar, por meio de seus órgãos competentes, as iniciativas que visem à valorização e divulgação desse atrativo turístico e esportivo. De acordo com o texto da lei, o novo título não impede a realização de obras, reformas, benfeitorias ou outras intervenções no local. Vale ressaltar que o projeto foi aprovado na Alerj no mês passado. “Isso é fundamental para a cidade, pois atrai cada vez mais adeptos da atividade e turistas, tanto do cenário nacional quanto internacional. Cercada por mar e montanha, a Serra do Mato Grosso oferece condições ideais para decolagem — com três rampas naturais —, pouso seguro e espaço amplo para montagem de equipamentos, atraindo muitos praticantes de voo livre e turistas”.
ORÇAMENTO DE R$ 4,8 BILHÕES
A audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual de Macaé para 2025 aconteceu na tarde desta terça-feira (12), na Câmara Municipal. O secretário adjunto de Planejamento, Wagner Mota, destacou o aumento de recursos do orçamento, que deve ultrapassar R$ 4,8 bilhões (previsão) no próximo ano. Ele também apresentou os eixos prioritários da atual administração municipal, reeleita para comandar a prefeitura nos próximos quatro anos. Dentre as ações governamentais previstas para o ano que vem, ele destacou a reconstrução do Parque da Cidade (indicado por votação popular), a infraestrutura na Estrada do Sana, a implantação de um Centro de Diagnósticos por Imagem, de uma Unidade Terapêutica da Pessoa Autista e de um Centro de Referência para a Pessoas Idosa. “Macaé também destinou recursos para o plano de contingência, proteção e defesa civil. A ideia é estarmos preparados para agir em casos de emergências climáticas”, informou Wagner.