InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (11)

Disputa de paternidade na Câmara de Cabo Frio; Unilagos foi prometido há 50 dias e até agora nada; Vantoil Martins reúne secretariado e manda apertar o cinto; Alexandre Martins e a 'força do esporte'; Fábio do Pastel convoca população para audiência do imbróglio da Pedreira; Secretário de Arraial vai buscar recursos para saneamento nos distritos; Em Araruama, sindicato pede equipamentos de proteção contra Covid para os coveiros... E muito mais!

DISPUTA DE PATERNIDADE

O debate sobre colocar segurança armada nas escolas voltou à sessão da Câmara de Cabo Frio, nesta terça-feira (11). De um lado, a favor, Vanderson Bento (PTB), autor do projeto, e de outro, Davi Souza (PDT), líder do governo, contrário a vigias armados nas escolas e que propõe psicólogos e assistentes sociais nas escolas. Mas então apareceu um segundo “pai” do projeto nessa discussão, o vereador Roberto Jesus (MDB), o qual, segundo a assessoria de Comunicação do parlamento, é o autor do PL sobre segurança escolar. Ligamos para Vanderson que disse que ele próprio é quem propôs. Tanto é que foi à Alerj nesta segunda-feira (10), onde conversou com os deputados Max Lemos (PSDB) e André Ceciliano (PT), presidente da Casa, para tentar apoio ao projeto pelo menos nas escolas estaduais. E aí? Quem é o autor afinal? Porque, ao que parece, são dois pais brigando pela paternidade de um filho, que nem é tão bonito assim, visto que por segurança armada dentro de escolas, está longe de resolver problemas de insegurança ou violência. Mas enfim, quem é o “papito da great ideal?”

PROMESSA DO UNILAGOS 50TONA

A promessa do governador, Cláudio Castro (PSC), de reabrir o hospital UNILAGOS, em Cabo Frio, para tratamento de COVID-19 completou 50 dias nesta terça-feira (11). A secretaria responsável pela unidade é a de Ciência, Tecnologia e Inovação, comandada atualmente pelo deputado estadual licenciado, Dr. Serginho (REP). Segundo nota enviada ao Portal RC24h, foi elaborado um plano de trabalho pela UERJ (zzzzzzz…), que vai administrar o hospital com a faculdade de medicina. “Para viabilizar a reabertura o mais rápido possível, o proprietário do hospital tem mantido contato direto com representantes do Estado. Também já está em andamento a celebração dos contratos administrativos”, diz a nota. Contudo, não há qualquer previsão estabelecida pelo governo para que a unidade esteja funcionando. Enquanto isso, somente nesses 50 dias, 146 pessoas morreram com COVID-19 só em Cabo Frio. Uma média de, aproximadamente, uma morte a cada oito horas. Tem como agilizar o processo aí, não? A descrença já tomou conta. Piada pronta, né?! Só que não…

ADMINISTRANDO A CRISE

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) reuniu seu secretariado nesta segunda-feira (10) cuja pauta principal foi crise financeira. O município já viu cair sua arrecadação em 25%, o que deixou Vantoil bem preocupado. Enquanto essa situação não é revertida, o prefeito pediu aos secretários e subsecretários que cada um ajude, da melhor maneira possível, a reduzir, de maneira escalonada, essa porcentagem, ou seja, reduzindo despesas em cada setor da prefeitura. A palavra de ordem é apertar o cinto!

AGRADECERAM E PEDIRAM MAIS

Ainda de Iguaba, enquanto Vantoil Martins (CID) conversava com os secretários, o vice-prefeito Alexandre da Farmácia (PL) e o secretário municipal de Planejamento, Eron Bezerra se encontravam com o deputado Christino Áureo (PP) para agradecer as emendas enviadas à cidade ano passado e que tem sido aplicadas à risca – R$ 1,4 milhão em pavimentação para a Rua Adinaldo Santos, no bairro São Miguel, e outros R$ 600 mil para a saúde. Agradeceram e pediram mais (é claro!) Áureo, que é amigo de Eron de longa data – desde quando trabalhavam juntos no Banco do Brasil – foi super receptivo. Quem não chora, não mama.

FORÇA NO ESPORTE

O prefeito Alexandre Martins (REP), acompanhado da secretária de Educação, Carla Natália, participou, nesta terça-feira (11), no Inefi, da solenidade que marcou o início da apresentação dos alunos ao Programa Força no Esporte e ao Projeto João do Pulo, do Ministério da Defesa. Uma parceria entre a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, vai possibilitar que alunos das escolas Professora Cileia Maria Barreto e INEFI façam parte do programa no contraturno escolar. “Desejo que nossos futuros atletas tenham determinação e foco, para conquistar o tão sonhado pódio olímpico”, disse Alexandre. E já que estava no Inefi, o prefeito de Búzios aproveitou para fazer uma vistoria na Escola, avaliando as condições estruturais da unidade e tomando ciência das carências do local. “Quero que nossas crianças e profissionais da educação sejam acolhidos na melhor estrutura possível das escolas municipais, com ambientes cada vez mais seguros e agradáveis”, frisou Alexandre.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em São Pedro da Aldeia, a Prefeitura marcou uma audiência pública no bairro Campo Redondo nesta quarta-feira (12). O objetivo do encontro será ouvir relatos e sugestões da população sobre o uso e ocupação do solo da localidade. Certamente, o imbróglio da pedreira que faz barulho e levanta poeira na casa do morador do bairro em plena hora do almoço será comentada pela população. A reunião será das 16h às 19h na praça da rua Silva Jardim. O prefeito Fábio do Pastel (PODE) vai participar do encontro junto com as secretarias de Urbanismo e Habitação, de Meio Ambiente e da Procuradoria-Geral. Vereadores também foram convocados. A Prefeitura ressalta que, em caso de chuva, o encontro será remarcado para outra data.

MANTENDO O BOM DIÁLOGO

Ainda de São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PODE), tem mostrado que o diálogo com o legislativo está em dia. O presidente da Câmara, vereador Denilson (SD) fez uma indicação solicitando a troca de manilhamento e a pavimentação com massa asfáltica da Rua Monte Verde e da Estrada do Pau Ferro, no Campo Redondo. E não é que, de pronto, o prefeito atendeu? Esteve in loco com o vereador, nessa segunda-feira (10), já com equipe e maquinário para começar as melhorias no local.

REUNIÃO NO RIO

O secretário de saneamento de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, esteve no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (10), com o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Raul Marques. O encontro serviu para tratar de recursos visando a implantação de cerca de sistemas de saneamento nos distritos do município. Vale lembrar que a bandeira dos distritos foi muito levantada por Marcelo Magno (SDD) em campanha e, pelo visto, é uma questão que tem recebido bastante energia por parte do executivo cabista.

GEORREFERECIAMENTO E TRANSPARÊNCIA

A Coordenadoria de Desenvolvimento e Organização Estratégica (CODE), em parceria com Instituto de Desenvolvimento de Arraial do Cabo (IDAC), fez um georreferenciamento dos pontos de iluminações públicas da cidade. O objetivo era mapear todos os postes com iluminação para elaborar um sistema com o intuito de dar mais transparência as reivindicações dos morados do município, através do Google Earth, tanto para reclamações ou reparos. Uma mão na roda, né?

ARRAIAL 36 ANOS

A quinta-feira (13) será de festa em Arraial do Cabo. Por conta da pandemia de COVID-19, a prefeitura preparou uma programação especial nas redes sociais para a comemoração dos 36 anos do município. As lives vão ter artistas locais nas áreas de música, teatro, dança, entre outras. A programação começa na página oficial da Prefeitura às 20h. Haverá ainda a tradicional alvorada, às 7h, com a Banda Furiosa pelas ruas da cidade. O hasteamento da bandeira em frente à Prefeitura será às 8h; às 19h, será celebrada uma missa em Ação de Graças na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

OFÍCIO DO SINDICATO

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) encaminhou um novo ofício à Prefeitura nesta segunda-feira (10), pedindo por equipamentos de proteção individual e produtos de desinfecção para os servidores que atuam nos sepultamentos das vítimas por COVID-19 no Cemitério de Morro Grande. De acordo com o presidente do SSMA, Luiz Marcel Loureiro Motta, em março, o Sindicato verificou essas condições de trabalho dos coveiros e solicitou, via ofício, fornecimento dos equipamentos. Na época, o secretário José Domingues Eurico atendeu o pedido, porém a demanda foi novamente constatada em visita ao cemitério nesta semana, fazendo com que o sindicato reiterasse o pedido. O Portal RC24h procurou a Prefeitura de Araruama para saber se o ofício foi recebido e pedir um posicionamento do município sobre a questão, mas não obteve resposta.

ESTADO DE ARLINDO

O Portal RC24h entrou em contato nesta terça-feira (11), com a Prefeitura de Araruama para atualizar o estado de saúde do jornalista e ex-candidato a vereador do município Arlindo Júnior (PATRI), internado com COVID-19 no Hospital Municipal de Campanha. A nota enviada à redação diz que Arlindo, que está na unidade há 10 dias, está em estado grave e continua sedado e intubado. A equipe do Portal, mais uma vez, manifesta os desejos de que ele se recupere em breve. Estamos orando por você Arlindo.

ALERJ VOTA PRORROGAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA

A Alerj vota em discussão única, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Decreto Legislativo 56/21, do deputado André Ceciliano (PT), presidente da Casa, para reconhecer a prorrogação do estado de calamidade pública para prevenção e enfrentamento à pandemia em quatro novos municípios: Arraial do Cabo, Belford Roxo, Tanguá e Paty do Alferes. Na votação, os deputados irão analisar emendas para incluir outros municípios na medida. A prorrogação valerá até 31 de dezembro deste ano. O reconhecimento do estado de calamidade pública permite que fiquem suspensas a contagem dos prazos e as disposições estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como o alcance dos resultados fiscais e a limitação de empenho prevista. Todas as contratações realizadas durante o estado de calamidade deverão ser disponibilizadas na internet em um prazo máximo de 30 dias.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content